Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Convento de São Francisco, Setúbal
    Iniciado por desant
    Lido 15.407 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Citação1410 - construção do convento, não se conservando vestígios da época da sua fundação. Pertencia a Religiosos Observantes da Província dos Algarves tendo sido, provavelmente, a primeira ordem estabelecida em Setúbal. Deveu-se à protecção de D. Maria Anes Escolaris;
1619 - aí se hospedou Filipe III de Castela quando visitou Setúbal;
séc. 17 / 18 - o convento encontra-se muito degradado;
1747 / 1749 - executam-se trabalhos de reedificação;
1755 - é severamente atingido pelo terramoto;
1834 - os frades são expulsos com a extinção das Ordens Religiosas e o edificio incorporado nos bens próprios nacionais, pertencendo ao governo que o vendeu por arrematação a Joaquim O'Neil;
1840 - as ruínas pertenciam à família Torlades O'Neil; João Torlades O'Neil mandou demolir a maior parte do mosteiro;
séc. 19 - são feitas obras no convento;
1874 - Francisco José Pereira compra o mosteiro a João O'Neil e reconstrói-o;
1875 - o mosteiro é comprado por padres da Companhia de Jesus que concluem as obras reedificando a igreja e adaptando o edifício para o estabelecimento de ensino; a igreja estabelece-se na antiga casa do Capítulo;
1876 - inauguração da igreja e do colégio a 4 de Outubro;
1878 - estabeleceu-se uma aula gratuita de instrução primária;
séc. 20 - é adaptado a quartel, recebendo o Batalhão de Infantaria 11; com a saída dos militares fica devoluto;
Cronologia retirada de http://abelaadormecidasetubal.blogspot.com/2008/02/convento-de-so-francisco-que-futuro.html

Após o seu abandono foi ocupado por uma comunidade "gigante" de imigrantes ilegais de origem africana, que ali viviam numa comunidade extremamente fechada. Tão fechada que muitas das pessoas que lá morreram, foram enterradas naquele mesmo terreno. Após muito tempo de ocupação, foram realojados, a maioria no bairro da bela vista. Desde aí tem estado ao abandono, foi cedido à Casa Pia, que ainda andou por lá a preparar o terreno mas que nunca chegou a construir lá nada (desistiram do projecto). Fui lá há uns anos e dá pra sentir um ambiente pesado, talvez também por toda a sua história. Não tirei fotos, pode ser que o faça num futuro próximo, mas como parece que ninguém aqui conhece este sitio, resolvi colocá-lo para conhecimento de todos.




O circulo branco marca as ruinas de uma igreja / capela.





"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

#1
Brutal!!!!Já lá andei a fazer umas "rondas" nocturnas a ver se conseguia entrar.Mas não consegui.Tinha que saltar o portão de entrada,e ouvi vozes e achei melhor não.Ainda levava um tiro ou assim.
Ainda tentei tirar fotos de longe mas não consegui nada de jeito.
Um grande spot mesmo!
Sim,só de estar la perto de noite arrepia  :(
Bom post!!

Cumps ;)
Believe to see...

Já não passo por lá há algum tempo, mas aquilo não tem guarda nenhum..e pelo menos antigamente haviam sitios na vedação que davam para entrar sem ter que saltar.. lá vou eu ter que rondar aquilo pois  ;D
Localização no Virtual Earth:
http://www.bing.com/maps/default.aspx?v=2&FORM=LMLTCP&cp=38.522808~-8.905879&style=h&lvl=14&tilt=-89.7259391979597&dir=0&alt=199.599337800406&cam=38.522803~-8.905879&scene=23007167&phx=0.00879275848468898&phy=-0.266513681881796&phscl=1.99526231496888&encType=1
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Posso jurar que ouvi lá vozes.
Na meia hora que la estive (estive sentado mesmo ao pé do portão onde tem a placa a dizer "não sei o quê da casa pia")
Não parei de ouvir vozes vindas de lá de dentro.Eu e as pessoas que estavam comigo  ???
Believe to see...


Citação de: Jetson em 15 julho, 2009, 17:15
podiam ser drogados...(??)





Também podia ser.Naquela zona há muitos  :-X
Mas acho que nunca irei saber se realmente eram ou não  :(
Believe to see...


é lixado andarem esses seres noturnos a empatar quem trabalha...  ;)


esses aposto que já viram muito mais coisas q nós mas para eles é normal: vozes na cabeça, vultos, puxões, calafrios e what not... : )

se virem um orb pensam logo se aquilo dá pa fumar ou não.heheheheheheheh 



Earendill
Citação de: Jetson em 15 julho, 2009, 17:15
podiam ser drogados...(??)





Vias assim um gajo a andar de lado e pensavas , olha mais um drogado todo lixado , mas depois reparavas que era um fantasma a voas aos zize - zagues ;D


Parece-me muito interessante , se quiserem la ir , digam-me :)

ANA
Ola :)
Julgo que esta guardado. morou lá muitas pessoas depois do 25 de Abril. É um local fascinante.
À quem diga que tem uma passagem até ao Castelo de são Filipe infelizmente as passagem estão todas bloqueadas. :)   

Mas é estranho.
Se está guardado,porque é que cada vez que lá passo aquilo parece estar cada vez mais degradado?Deviam restaurar aquilo.Se realmente é guardado,por alguma razão é  :-\
Believe to see...

ritota
Eu preciso de um testemunho de alguem que tenha la entrado, se aconteceu alguma coisa fora do normal. agradecia mesmo q alguem desse o seu testemunho. Mas alguem que tenha la entrado mesmo. é muito importante.

Citação de: desant em 01 julho, 2009, 18:04

Cronologia retirada de http://abelaadormecidasetubal.blogspot.com/2008/02/convento-de-so-francisco-que-futuro.html

Após o seu abandono foi ocupado por uma comunidade "gigante" de imigrantes ilegais de origem africana, que ali viviam numa comunidade extremamente fechada. Tão fechada que muitas das pessoas que lá morreram, foram enterradas naquele mesmo terreno. Após muito tempo de ocupação, foram realojados, a maioria no bairro da bela vista. Desde aí tem estado ao abandono, foi cedido à Casa Pia, que ainda andou por lá a preparar o terreno mas que nunca chegou a construir lá nada (desistiram do projecto). Fui lá há uns anos e dá pra sentir um ambiente pesado, talvez também por toda a sua história. Não tirei fotos, pode ser que o faça num futuro próximo, mas como parece que ninguém aqui conhece este sitio, resolvi colocá-lo para conhecimento de todos.




O circulo branco marca as ruinas de uma igreja / capela.









Olá,

Peço desculpa mas a informação histórica está errada. Essa informação pertence ao conhecido "quartel do 11" no final da Av. Luisa Todi, junto ao ferryboats, apesar de apresentar diversos erros.
"Desejei fazer o bem mas sem fazer barulho, pois senti que o barulho não fazia o bem, e que o bem não fazia barulho." Louis Claude de Saint-Martin

Citação de: Conde de Tebas em 30 março, 2010, 21:16


Olá,

Peço desculpa mas a informação histórica está errada. Essa informação pertence ao conhecido "quartel do 11" no final da Av. Luisa Todi, junto ao ferryboats, apesar de apresentar diversos erros.
lol então onde é que arranjamos a história verdadeira?

Conde de tebas, não está errada não. Aliás, o quartel do 11 de que falas, na av. luisa todi, foi construido no século 18, ao passo que este é muito mais antigo, conforme a cronologia. Mais, o quartel do '11' ou baluarte da Conceição, foi construido mesmo para fins militares, e este foi adaptado.  ;)
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

catalon
Citação de: ritota em 30 março, 2010, 16:04
Eu preciso de um testemunho de alguém que tenha la entrado, se aconteceu alguma coisa fora do normal. agradecia mesmo q alguém desse o seu testemunho. Mas alguém que tenha la entrado mesmo. é muito importante.

A única coisa que esta la é um cão que ladra a noite toda já entrei la dentro mas o cão a ladrar constantemente não deu para avançar muito mais mas dei a volta la dentro aquilo