Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • O Sal!
    Iniciado por gabriellus
    Lido 31.822 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gabriellus
Boas, não sei se este é o tópico certo para postar esta questão, desde já peço a compreençao dos moderadores.
Então a pergunta é simples.
Já aqui abordei no fórum uma questão com outro membro que nos despertou curiosidade.
O sal.
Será que este afasta espíritos?
Séria que afasta os espíritos temporariamente?
Ou não causa efeito algum?
Opinem pessoal , eu tenho uma opinião formada sobre isto e gostava de ouvir mais algumas pois gostei bastante do debate com o outro elemento do fórum.. ;)

#1
Se afasta espíritos não sei,mas sempre ouvi dizer que afasta pessoas mal intencionadas,os maus olhados...é bom tê-lo por baixo do tapete da entrada ou num saquinho transparente por trás da porta de casa... ;)

Os Poderes do Sal Grosso

O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes.
Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado e deixar a casa a salvo de energias nefastas.
O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados.
As energias densas costumam concentrar-se nos cantos da casa. Por isso, colocar um copo de água com sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve.
Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas, é hora de renovar a salmora.

A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação.
A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado.

Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um óptimo jeito de relaxar e renovar as energias.
Já foi considerado o ouro branco (salmoura para consersar alimentos).

Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas:
Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada . 'A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.'
Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.
Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.
Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver.
No Japão, o sal é considerado poderoso purificar. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumo. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.


Fonte: Revista Bons Fluídos
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin


Eu ouvi dizer que é preciso muita fé e não só sal...

uma vez disseram me que era bom trazer no carro um saco transparente com sal grosso e um bocado de pão e era mais qualquer coisa que já não me lembro já alguém ouviu falar nisto?.

gabriellus
Tem uma certa lógica o que postou a Susy .
Mas mesmo assim sou um pouco séptico quanto ao sal.
Sei que no voodo utilizam-no misturado com outras substancias mas para atrair entidades.
Começo a pensar que depende mais da crença de cada religião ou culto.  ::)

Citação de: gabriellus em 11 maio, 2010, 19:11
Tem uma certa lógica o que postou a Susy .
Mas mesmo assim sou um pouco séptico quanto ao sal.
Sei que no voodo utilizam-no misturado com outras substancias mas para atrair entidades.
Começo a pensar que depende mais da crença de cada religião ou culto.  ::)

também é optimo para banhos, misturados com ervas que fazem bem a pele ou ao stress.  :)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

O sal é bom para muitas coisas!

Desde temperar a comidinha  :P a limpar energias negativas.

Banhos de descarga com sal marinho são muito bons para limpar e afastar energia negativa.
Mas atenção, o sal é bom para limpar mas deixa-nos "desprotegidos". Como tal, convém sempre depois do banho de sal, fazer um outro banho com ervas que nos traga protecção e boas energias.

Não sei se aqui alguém já fez mas os rituais de limpeza espiritual podem levar sal (depende do tipo de ritual) mas eu por norma, quando os faço, embrulho-os num pano de cetim branco e vou leva-los ao mar e peço ao mar que leve as energias negativas que aquele trabalho carrega para o fundo do mar e que nas suas ondas apenas venha boas energias para a pessoa em causa.

O mar limpa, revitaliza-nos... tem uma energia inexplicável.... Pelo menos, para mim  :angel:

Mas o sal é sem dúvida um bem precioso que nós temos ao nosso alcance.

Sal atrás da porta, nos cantos da casa, dos terrenos.... Evitam muitas coisas menos positivas.

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Falo na 1ª pessoa, o sal afasta as energias negativas :D
Agora, o seu "efeito" é temporário. Quando usado em locais (sacos transparentes por baixo do tapete da entrada da casa por exemplo), deve ser substituído regularmente. Já ouvi dizer que devemos sempre usar um saco que ainda não foi enxertado, ser aberto para esse efeito e não usar o resto na alimentação..agora porquê..não sei... :-\
"O verdadeiro mistério do mundo é o visível, não o invisível."


Quando tinha ideia de ser wicca falava-se muito no sal para purificar, mas acho que é preciso ter-se fé nalgum culto ou crença para isso daí advir...

Bem, o sal ajuda-me muito.

Estive 8 meses desempregada e à espera da proposta da minha vida... tinham dito em Abril 2008 que me contactavam e nada...
Em Agosto (eu sou assim lentinha) tomei um banho de sal com td a minha fé, que infelizmente nao era muita mas está sempre a crescer e passado menos de uma semana contactaram-me para me comunicar a proposta....
A partir daí passei a tomar 1 banho de sal periodicamente para me limpar das más energias...

AndreiaLi
#11
O sal nos rituais

O sal está presente em rituais religiosos de diversas épocas e civilizações. Foi usado por gregos, romanos, asiáticos e árabes. Mas talvez nenhuma tradição lhe tenha dado tanto destaque quanto a judaico-cristã. O Antigo Testamento menciona o sal com frequência, ora no contexto da vida prática, ora simbolicamente. Sal significa, por exemplo, pureza e fidelidade. No Novo testamento, a menção ao sal torna-se mais metafórica. Jesus diz a seus apóstolos - "Vós sois o sal da terra".
Até o início da industrialização e em diferentes civilizações, o sal na mesa significou prestígio, orgulho, segurança e amizade. A expressão romana para exprimir ser infiel a uma amizade era "trair a promessa e o sal". Desde aqueles tempos a ausência de um saleiro sobre a mesa representava um presságio, tanto quanto o sal derramado. Ao pintar sua famosa "Santa Ceia" Leonardo da Vinci tratou de colocar diante de Judas um saleiro derramado.


Abolido por Lutero no ritual de baptismo da religião protestante ainda no século 16, o uso do sal perdurou no baptizado católico até 1973, simbolizando a expulsão do demónio e o sinal de sabedoria sobre o recém-nascido. Ainda hoje, as batatas e ovos cozidos servidos no Pessach, a Páscoa judaica, são regados com água salgada, que simboliza as lágrimas derramadas pelos judeus na travessia do deserto, durante a fuga do Egipto.


Nas bruxarias


Nas crenças populares, ele é um ingrediente obrigatório para afastar demónios e feiticeiras. No Brasil, senão uma prática, o banho de sal grosso é uma expressão comum para designar protecção contra o mau-olhado. Recipientes com sal e uma cabeça de alho podem ser vistos com frequência não apenas em casas, mas também em lojas e escritórios. A final, que las hay, las hay...


Acredita-se que foi a Igreja que tomou emprestado esse uso para seus rituais, sobretudo os de exorcismo, e não o contrário. A explicação de um demonólogo francês do século 16 para os poderes anti-diabólicos do sal: "ele é a marca da eternidade e da pureza, porque jamais apodrece ou se corrompe. E tudo o que o diabo procura é a corrupção e a dissolução das criaturas, tanto quanto Deus busca a criação. Daí a obrigação, pela lei de Deus, de colocar sal na mesa do santuário..."

Povos antigos atribuíram ao sal poderes afrodisíacos e acreditavam que sua carência reduzia a potência sexual dos homens. Uma gravura satírica francesa do século 16 mostra mulheres de diversas classes sociais numa actividade insólita: debruçadas sobre maridos sem calças, que esperneiam, aprisionados em barris, elas esfregam com sal, vigorosamente, suas partes íntimas.

Até hoje é grande o número de superstições em torno do sal. Algumas delas:


• o saleiro passado de mão em mão a outra pessoa da mesa traz má sorte. No Brasil, recomenda-se que ele não seja levantado da superfície da mesa. Nos Estados Unidos, existe o ditado "passe-me sal, passe-me sofrimento".

• jogar sal afugenta os vampiros.

• usar um sachê de sal pendurado no pescoço afasta os maus espíritos.

• derrubar sal traz má sorte, a menos que se jogue uma pitada por cima do ombro direito.

• para afastar maus espíritos, joga-se sal por cima do ombro esquerdo.

• cada grão de sal derrubado equivale a uma lágrima. Para evitá-las, leva-se imediatamente o sal derrubado para uma panela no fogo. Isso bastará para secar as lágrimas.

• emprestar ou pedir emprestado sal ou pimenta destrói a amizade. É melhor oferecê-los e aceitá-los como um presente.

• no oriente médio acredita-se que quando duas pessoas comem sal juntas, formam um vínculo. Por isso, usa-se sal para selar um contrato.

• no Hawaí, a pessoa que volta de um funeral polvilha sal sobre si mesma, para garantir que maus espíritos que rondassem o defunto não a acompanhem em casa.

• no Japão, espalha-se sal no palco antes da apresentação para evitar que maus espíritos joguem pragas sobre os actores.

• em muitos países espalha-se sal no umbral da porta de uma casa nova para impedir a entrada de maus espíritos.


Banho de Água e Sal


O Sal é um purificador por excelência.

Unido com a água torna-se num purificador do corpo, mente, alma e locais. Óptimo para primeiros socorros e para fazer uma limpeza semanal.

Como é muito poderoso é aconselhado juntar um pouco de óleo essencial para carregar energéticamente o banho.

è que o sal pode limpar o que é "bom e mau", mas principalmente o "mau"


Quando fores tomar banho prepara uma tigela com sal.

Purifica e Consagra a tigela e o sal.


Quando estiveres para terminar o banho, coloca água na tigela recitando com a voz e o coração:

"Água e Sal unam-se para que,

Através do vosso amor,

Me limpem e purifiquem,

De Forma a eu poder manifestar o meu Eu mais Elevado."

Depois de diluído o sal na água, jorra tudo pelo teu corpo abaixo.

De preferência, depois, passar o corpo só por água e deixar o corpo secar naturalmente.


fonte: Norsal, e Cosmo Paganismo

Citação de: Strela em 11 maio, 2010, 20:06
Já ouvi dizer que devemos sempre usar um saco que ainda não foi enxertado, ser aberto para esse efeito e não usar o resto na alimentação..agora porquê..não sei... :-\

Já ouviste e muito bem :) Qualquer coisa que faças para obter protecção deve ser de algo virgem, puro e neutro.
Se utilizares sal de um saco já aberto, perdem-se essas características.

Mas se te sentes bem com banhos de sal, então tenta também fazer banhos de alfazema, alecrim, arruda, pétalas de rosa branca... isto ajuda-te a repor a protecção que os banhos de sal nos deixam fragilizados.

Mas tenta em vez de usar sal para fins culinários, usar mesmo o sal marinho  ;) vais ver que sentes a diferença  ;)
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Citação de: canidger em 10 maio, 2010, 14:14
uma vez disseram me que era bom trazer no carro um saco transparente com sal grosso e um bocado de pão e era mais qualquer coisa que já não me lembro já alguém ouviu falar nisto?.

nao levem a mal mas ninguem mesmo ouviu falar nisto?

Por acaso não...

Mas até faz sentido... Sal> energia negativa; Pão (todos precisamos) e o "qualquer coisa" talvez folha de loureiro < para €  ;D
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."