Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Calcula a tua Pegada Ecológica (com votação)
    Iniciado por Susy
    Lido 5.622 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Qual a tua Pegada Ecológica?

menos de 4 hectares
1 (5.3%)
de 4 a 6 hectares
10 (52.6%)
de 6 a 8 hectares
6 (31.6%)
de 8 a 10 hectares
0 (0%)
mais de 10 hectares
2 (10.5%)

Número de membros que votaram: 17

Nenhuma acção do homem sobre o seu planeta vem sem uma consequência. As compras que fazemos, como nos transportamos, a quantidade de lixo que produzimos, se reciclamos ou não, são tudo factores que afectam a nossa pegada ecológica.



O termo Pegada Ecológica, criado pelo ecologista e professor canadiano William Rees, é utilizado em todo o mundo como um indicador da sustentabilidade ambiental. Refere-se, em termos de divulgação ecológica, à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações actuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos por uma determinada população.

Cada pessoa pode fazer um simples teste para descobrir qual a sua pegada ecológica.
Depois de saber qual o seu impacto no ambiente, cada pessoa pode tomar medidas para reduzir a sua pegada ecológica. Diminuir a produção de embalagens, evitar actos consumistas, evitar substituir grandes aparelhos electrónicos sem necessidade, evitar produtos descartáveis, reduzir os gastos energéticos e de água em casa e utilizar meios de transporte mais económicos e ecológicos, são só algumas ideias.

fonte: ecoideias.com

coloquei um questionário, em pdf, em anexo, para responderem e calcularem a vossa pegada ecológica.
:-*
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Resultado do teste: 280 (entre 4 e 6 ha).
Não sei se isso é bom ou mau.

a minha pegada é entre 4 a 6 h, a pontuação foi de 375.
no questionário, tem o ano de 2008, mas é o ano corrente que devem valorizar.
:) :-*
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: Zanahoria em 03 maio, 2010, 10:51
Resultado do teste: 280 (entre 4 e 6 ha).
Não sei se isso é bom ou mau.

Quer dizer que tens a medalha de prata!  ;D


P.S: que fizes-te ao teu Avatar?


____________________________________


tive 295--> 4 a 6 tb, quer dizer que não somos maus de todo!




Eheh, obrigada. ^^

Para dizer a verdade, tento ser "amiga" do ambiente no meu dia-a-dia; reciclo tudo o que é reciclável, tento andar a pé e utilizar transportes públicos ao máximo, etc.

(Foi para a reciclagem por uns tempos, já estava farta. ;) )


E eu que nem esforço (se não era de ouro!) :P


(o meu também já o reciclei!) ;D

Oi pessoal

Eu tive 360 pts, o que dá 4/6 ha.
Onde  tive maior pontuação foi na cilindrada do carro familiar que é superior a 1200cc, mas tenho a dizer em minha defesa, que o meu carro anda a GPL, mandei instalar o kit já há 4 anos, portanto acho que deveria ser levado em consideração.

A ultima pergunta do quadro 5, quantos fins de semana viajas, é por mês, trimestre, semestre ou por ano? Eu respondi como se fosse anual.

Já agora podes dar a conclusão dos resultados, tipo, o que quer dizer o tamanho da pegada.

Obrigada
Beijokas

Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

quanto menor o total melhor, no teu caso como eu e a "cenoura" ;D tivemos a medalha de prata!  8)

#8
Eheh. ;D
O meu pecado, no teste, foi mesmo o "ir comer fora", como não sei cozinhar mesmo nada, passo a vidinha em cantinas e assim. ::) (edit: mas convém acrescentar que eu praticamente não tenho cozinha - não tenho forno nem microondas, só tenho um fogão fraquito - e é mais uma questão de sobrevivência... *cof cof* desculpas... :laugh:)

#9
Vai aqui mais informação, não sei é se vamos gostar de saber...   :o

A Pegada Ecológica é um instrumento desenvolvido pela Global Footprint Network que mede o nosso impacto no mundo, ou seja, quanta terra e água são necessários para produzir os recursos que consumimos e absorver os resíduos que produzimos.

A Terra tem aproximadamente 12 mil milhões de hectares de terra bio-produtiva – isto é aproximadamente 2 hectares por cada homem, mulher e criança no Planeta.

Contudo, o montante de terra bio-produtiva necessária para produzir o que é consumido por um cidadão americano com um estilo de vida médio, a cada ano, é aproximadamente 10 hectares.

Por outras palavras, se todos os habitantes do mundo tivessem o mesmo estilo de vida que um americano, a população precisaria de 5 planetas para a produção de alimentos, vestuário e habitação para todos.

Um estilo de vida sustentável, ou uma pegada ecológica sustentável, é aquele cujo padrão de consumo pode ser assegurado por 2 hectares de terra bio-produtiva.

fonte: wwf



Dez Princípios Para Um Planeta Vivo



fonte: wwf
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

É impressionante o contraste entre os EUA e a Etiópia...

Ainda que muitos abusem, a distribuição também não equitativa, há muitas sobras por aí...

Um colega meu de geografia, disse que viu numa reportagem que no futuro vamos ser capazes de recriar todos os recursos artificialmente! (Incluindo água e tudo!)  ;)

Citação de: Zanahoria em 03 maio, 2010, 23:18
É impressionante o contraste entre os EUA e a Etiópia...

É o David e Golias! >:D

#13
Coloquem os vossos resultados na votação para sabermos a Pegada Ecológica dos membros do PortugalParanormal.
:)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin