Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • qual o teu grupo sanguineo ?
    Iniciado por SofiaWolfie
    Lido 20.637 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Aset Ka em 29 dezembro, 2011, 22:05
Tenho uma dúvida: - o grupo sanguinio de uma pessoa pode ser alterado de alguma forma?
Eu já ouvi dizer que sim mas não sei se é verdade...

A tua questão vem mesmo a jeito pelo seguinte:

Sempre pensei que o meu grupo sanguíneo era A-. Como a minha mãe também é A-, quando eu nasci fizeram-me o teste para saber se haviam de lhe dar a vacina por causa da incompatibilidade de Rh. Não deram pois eu era A-. Passado uns anos nasceu o meu irmão que é A+ sem nenhum problema de saúde (apesar da minha mãe não ter tomado a vacina, pois não se justificava, tendo em conta que eu era - como ela e ela não criou anticorpos contra o Rh+).

O problema vem agora... é que eu estou grávida e a minha médica de família passou-me umas análises. Como não fui ao laboratório do costume, para me fazerem o cartão de lá, identificaram também o meu tipo sanguíneo e qual não é a minha surpresa quando me dizem que é A+! Voltaram a repetir e voltou a dar A+, fui a outro laboratório e, novamente, deu A+...

Será que o meu Rh mudou com o avançar dos anos (nunca ouvi tal coisa), ou as técnicas de detecção não eram tão sensíveis há 20 e tal anos atrás? Mas se assim for, o meu irmão nasceu sem nenhum problema de saúde... muito estranho.

Citação de: Sharkuel em 24 dezembro, 2011, 20:59
Eu creio que o meu é O - se não estou em erro...

Não posso é dar sangue pois sou anémico crónico... ::)


Aqui também existe um O-

Qual não é o meu espanto na sua afirmação: "sou anémico crónico", pois eu também sou anémico crónico, desde que nasci.

Anemia hemolítica congénita com défice de pirunvirato.
Fiz extracção do baço aos 6 anos de idade.

Será que isto é herança do nosso tipo de sangue? :)

desculpem o off topic mas é uma coincidência muito grande pois nunca conheci ninguém com um problema semelhante ao meu.

Sou O+ , agora percebo porque sou intolerante à lactose
veni, vidi, vici

Sou 0- e graças a Deus que não sou anémica crónica. :X
"Quando as pessoas são almas gêmeas, sempre acabam juntas no final."
One Tree Hill

Citação de: Llith em 20 janeiro, 2013, 19:14
Sou 0- e graças a Deus que não sou anémica crónica. :X

eu estou sempre no limite :o
veni, vidi, vici

Talvez tenha a haver com o tipo de actividade que as pessoas façam ou o que comem, não sei :X
"Quando as pessoas são almas gêmeas, sempre acabam juntas no final."
One Tree Hill

Citação de: Llith em 20 janeiro, 2013, 21:02
Talvez tenha a haver com o tipo de actividade que as pessoas façam ou o que comem, não sei :X


é assim há anemias que são causadas por má alimentação das pessoas, estilo ou ritmo de vida, essas anemias podem ser controladas e fazer com que desapareçam.

No meu caso é mesmo uma questão genética, nasceu comigo e ficará comigo para sempre, apesar de controlada, tem que se ter cuidados, pois as defesas não são as mesmas.

E há muitos tipos de anemia, era engraçado ver que isto acontece mais com determinado tipo de sangue.

há por aqui algum médico que esteja ligado á Hematologia? :)

Ligeia
Citação de: Marlene em 04 janeiro, 2012, 13:12
A tua questão vem mesmo a jeito pelo seguinte:

Sempre pensei que o meu grupo sanguíneo era A-. Como a minha mãe também é A-, quando eu nasci fizeram-me o teste para saber se haviam de lhe dar a vacina por causa da incompatibilidade de Rh. Não deram pois eu era A-. Passado uns anos nasceu o meu irmão que é A+ sem nenhum problema de saúde (apesar da minha mãe não ter tomado a vacina, pois não se justificava, tendo em conta que eu era - como ela e ela não criou anticorpos contra o Rh+).

O problema vem agora... é que eu estou grávida e a minha médica de família passou-me umas análises. Como não fui ao laboratório do costume, para me fazerem o cartão de lá, identificaram também o meu tipo sanguíneo e qual não é a minha surpresa quando me dizem que é A+! Voltaram a repetir e voltou a dar A+, fui a outro laboratório e, novamente, deu A+...

Será que o meu Rh mudou com o avançar dos anos (nunca ouvi tal coisa), ou as técnicas de detecção não eram tão sensíveis há 20 e tal anos atrás? Mas se assim for, o meu irmão nasceu sem nenhum problema de saúde... muito estranho.

Olá Marlene!
O tipo de sangue nunca muda: quem nasce A morrer A, quem nasce 0 morre 0, etc.
Quanto ao factor Rh: o que certamente aconteceu foi terem usado metodologia inadequada para a determinação do factor; os antigénios mais fracos, se analisados em lâminas, podem perfeitamente dar um falso negativo quando, na realidade, estamos perante um + (soa-te familiar?  ;D). Nos dias de hoje a análise em lâmina caiu em desuso precisamente por esse motivo, recorrendo-se a outras formas muito mais fiáveis (centrifugação e microplacas escavadas por exemplo, investigação dos antigénios através de incubação e da prova de Coombs, etc).

Já agora, só por curiosidade, qual é o tipo sanguíneo do teu pai (se não for indiscrição)?

#53
Citação de: Ligeia em 21 janeiro, 2013, 12:11
Olá Marlene!
O tipo de sangue nunca muda: quem nasce A morrer A, quem nasce 0 morre 0, etc.
Quanto ao factor Rh: o que certamente aconteceu foi terem usado metodologia inadequada para a determinação do factor; os antigénios mais fracos, se analisados em lâminas, podem perfeitamente dar um falso negativo quando, na realidade, estamos perante um + (soa-te familiar?  ;D). Nos dias de hoje a análise em lâmina caiu em desuso precisamente por esse motivo, recorrendo-se a outras formas muito mais fiáveis (centrifugação e microplacas escavadas por exemplo, investigação dos antigénios através de incubação e da prova de Coombs, etc).

Já agora, só por curiosidade, qual é o tipo sanguíneo do teu pai (se não for indiscrição)?

Sendo a mãe A- e o pai A+ e a Marlene A+ porque é que não houve incompatibilidade de Rh quando nasceu o segundo filho?
A mãe devia criar anti corpos que inviabilizassem a segunda gravidez. Fico um bocado confusa.

Ligeia
#54
Olá Romi  :)

A injecção de imunoglobulina anti-D é uma medida profilática que visa minimizar a considerável probabilidade de complicações numa segunda gravidez. No entanto, o não ser ministrada não significa necessariamente complicações sérias nem a morte do feto - há bebés que "apenas" apresentam doença hemolítica (eritroblastose fetal) do recém nascido (anemia, icterícia,...) e outros rigorosamente nada de nada (não vou falar sequer aqui de complicações maiores que não vale a pena); se numa primeira gravidez o risco de complicações é relativamente baixo, em gravidezes futuras este aumenta significativamente, daí a "necessidade" da injecção.

A razão para não ter havido incompatibilidade na segunda gravidez é que - felizmente! - a produção de aglutininas anti-Rh pelo organismo da mãe não é em quantidade insuficiente para provocar a doença hemolítica ou quaisquer outras complicações. Outro factor a ter em conta é o resultado da prova de Coombs indirecta na 2ª gravidez... Conheço pelo menos duas mamãs em que só na 3ª e 4ª gravidez é que fizeram a anti-D sem terem complicações na 2ª e nas 2ª e 3ª gravidezes, respectivamente.
No entanto, mesmo existindo a possibilidade de efeitos adversos passíveis de afectar o feto aquando a administração da injecção, é sempre preferível fazer a profilaxia e, qualquer grávida (nestes casos de possível incompatibilidade), pode sempre optar por pedir a injecção (assina o consentimento informado e pouco mais).
Existem ainda outras razões genéticas (além dos rr, RR ou Rr) que podem justificar a não incompatibilidade, mas não me vou alongar mais  ;D

Por isso não é impossível o sucedido do ponto de vista médico/genético; tal não significa que tenha havido negligência ou um acaso fortuito de sorte grande - o facto de os anticorpos poderem atravessar a placenta não quer dizer que aconteça inevitavelmente (estes casos são uma equação com muitas fórmulas, digamos)  ;)


anokidas
Foi o que aconteceu quando nasci que tive de levar uma transfusão de sangue  ;)

Ligeia
#56
Citação de: anokidas em 21 janeiro, 2013, 18:03
Foi o que aconteceu quando nasci que tive de levar uma transfusão de sangue  ;)

E hoje temos uma mulher linda por dentro e por fora, quando a genética queria era pregar uma partida ruinzinha  ;D
Sempre vencedora, Anokidas  :-*

Ah, já agora, para voltar ao tópico: sou 0+ e não me parece que a dieta do tipo sanguíneo possa ser tida em conta...  ;D

anokidas
#57
 :D Aí que já ganhei o dia ,agora até fiquei coradita  :P Obrigado :-*

O meu tipo de sangue é AB+  ;)

O+ quer dizer que podes dar a todos mas só podes receber o teu tipo de sangue? O Anokidos também é O+

Ligeia
Sim, os 0+ podem doar a todos os tipos Rh+ e receber apenas de 0- e 0+; o 0- pode doar a todos mas só recebe 0-.Os AB+ podem doar a AB+ e receber de todos os tipos (sejam - ou +)  :)


anokidas
Obrigado Ligeia ;)  mas há pessoas que ainda fazem uma confusão com estas coisas do sangue... :P