Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Sondagem mundo pós-covid
    Iniciado por Miguel Fernandes
    Lido 5.576 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: MMFH em 26 maio, 2020, 16:59
Não é um canudo que nos define enquanto bons ou mau profissionais, não é um canudo que te dá um bom emprego, pelo menos na minha geração não dá. Conheço muita gente com canudos em empregos com condições miseráveis e a trabalhar na sua área de formação e outros em trabalhos que nada tem que ver com a sua área de formação. Um canudo não nos define em absolutamente nada. Podemos efetivamente cumprir o sonho de tirar uma licenciatura numa área que se goste e ter a sorte de se conseguir trabalhar nessa área com condições.

Conheço a tua realidade, mais do que imaginas e tenho muita pena que assim seja. Sei que as empresas aproveitaram os lay off para aproveitar os apoios do estado sem terem necessidade absolutamente nenhuma. Sei de empresas que faturaram milhares de euros com isso e continuam a faturar, e quando me estou a referir a milhares são centenas de milhares; vamos imaginar empresas com a dimensão das do ramo alimentar (hipermercados). Não se coibiram em pedir estes apoios e foram-lhes concedidos. O que me intriga é o facto da prestação de contas de todas as empresas estar disponível para consulta e continuaram a dar apoio a quem não precisa. Eu sei o motivo, mais tarde vais ser o assunto mais falado na comunicação social...

Pior, terem empregados em lay off e pedirem aos que estão a trabalhar que façam horas extraordinárias porque tem "picos" de trabalho! Este país é uma anedota!

Há efetivamente quem precise dos apoios, mas muitos não precisam e são aos que mais facilmente são atribuídos.

Sabes, eu antes de ter um canudo, trabalhei muito desde perfumarias a call centers e já depois de o ter tive trabalhos deploráveis, com condições desumanas, e para quê; para conseguir ir fazendo o que faço atualmente e ir pagando contas. Tive que arriscar e criar a minha própria independência. Hoje tenho uma empresa faço o que gosto mas ninguém me deu absolutamente nada, cada cêntimo fui eu que o ganhei com muito trabalho, esforço e dedicação. O meu trabalho também é ingrato e muitas vezes apetece-me atirar a toalha ao chão, porque no país em que vivemos é só lobbies... mas ainda assim prefiro manter-me por cá, se faço bem ou mal, não sei.. O nosso país tem muita coisa que precisa de ser mudada, mas os outros países também tem.

Aposta na tua formação, tenta um projeto teu, tenta numa área de trabalho que gostes, qualquer coisa que te faça feliz. Encontramos sempre obstáculos, mas com força e foco acabamos por conseguir.
Desejo que encontres um trabalho onde te valorizem, porque sei o que é fazer algo que se detesta (e por vezes não é o trabalho que se faz que se detesta) e onde não nos valorizam.




Eu sei que um canudo não é tudo, mas em muitas empresas contam muito, mesmo que a pessoa seja idiota (tenho dois primos exemplo disso :P , mas como sugaram todo o dinheiro do meu avô, lá têm o seu canudo). Eu tenho o 12° de um curso profissional, na época decidi nao fazer faculdade, porque não queria dar muita despesa aos meus pais, e como vivia longe da faculdade mais próxima, teria de trabalhar e estudar, e como me conheço bem , sei que não iria consegui render nem no trabalho nem na faculdade, hoje em dia, já não penso muito fazer a faculdade, tenho aproveitado e fui fazendo umas formações aqui e ali.
Mas sabes, isso que mencionaste é outra coisa que me irrita muito, tipo, só tens duas soluções, ou trabalhas para outro e és escravizado, ou arranjas o teu próprio negócio...não tenho nada contra quem o faz, mas parece como se não tivesses outra saída, mas vou te dizer que quem o faz tem o meu respeito, porque ter uma empresa por conta própria e conseguir equilibrar tudo não é para toda a gente, olha que eu não tenho essa capacidade. Estou a pensar no futuro trabalhar como freelancer, acho que tem mais a ver comigo.
Indigo, o nosso país é excelente mas está mal gerido e mal aproveitado.

Citação de: cosmos seed em 26 maio, 2020, 17:32


Eu sei que um canudo não é tudo, mas em muitas empresas contam muito, mesmo que a pessoa seja idiota (tenho dois primos exemplo disso :P , mas como sugaram todo o dinheiro do meu avô, lá têm o seu canudo). Eu tenho o 12° de um curso profissional, na época decidi nao fazer faculdade, porque não queria dar muita despesa aos meus pais, e como vivia longe da faculdade mais próxima, teria de trabalhar e estudar, e como me conheço bem , sei que não iria consegui render nem no trabalho nem na faculdade, hoje em dia, já não penso muito fazer a faculdade, tenho aproveitado e fui fazendo umas formações aqui e ali.
Mas sabes, isso que mencionaste é outra coisa que me irrita muito, tipo, só tens duas soluções, ou trabalhas para outro e és escravizado, ou arranjas o teu próprio negócio...não tenho nada contra quem o faz, mas parece como se não tivesses outra saída, mas vou te dizer que quem o faz tem o meu respeito, porque ter uma empresa por conta própria e conseguir equilibrar tudo não é para toda a gente, olha que eu não tenho essa capacidade. Estou a pensar no futuro trabalhar como freelancer, acho que tem mais a ver comigo.
Indigo, o nosso país é excelente mas está mal gerido e mal aproveitado.

Fizeste-me sorrir quando dizes que em certas empresas mesmo sendo-se idiota o canudo é mais importante que a experiência entre outras coisas, deste o exemplo perfeito do nosso país, no nosso país há médicos a gerir municípios a gerir unidades hospitalares, há de tudo. Dei este exemplo porque me lembrei de dois ilustres senhores que o fazem, mal, mas fazem...

Guess what?

As contas estão uma vergonha, se houvesse uma auditoria externa eram constituídos arguidos, mas neste país isso não acontece. Os senhores gerem dinheiro público, mesmo que não percebam de gestão ou de economia estão a comandar as "tropas" quem é que paga? O zé povinho, pois claro! Como já é habitual.
Agora pergunto, não seria mais fácil ser um gestor a gerir dinheiro público? Digo eu, na minha santa ignorância. Não me parece que um gestor possa dar consultas ou fazer cirurgias, logo os senhores doutores também não devem estar habilitados para a gestão do que quer que seja, calculo que nem a do economato do gabinete consigam fazer.

Já a minha avozinha dizia, quem não sabe fazer, não sabe mandar!
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Cosmos, Existem outras hipóteses,mas não são visíveis ao olho do português lamba.

12º nada muda mas as empresas preferem a masturbação intelectual do que a gente eficiente. Tenho legamente neste belo país o 11º. E só. Fora do país, é.me reconhecido todas as minhas formações fora sistema de educação portuguesa, grande parte das minhas pesquisas o mesmo. Mas em portugal, nem varr o chão posso, pois para isso é necessário o 12º ano!

Se te queres atirar ao mar, eis algumas coisas a ter em conta:

- olha para onde tens medo que te julgam. É aí que está o que te é importante. Se não fosse, porque terias medo do olhar dos outros nesse aspeto?

- Guarda o que queres realizar PARA TI MESMA, parece mau, mas a quantidade de pessoas que brincar a estragar os planos é impressionante.

- O segredo para ter bom emprego não está nos canudos, mas no conhecimento que tens. muitos saem da escola e param de aprender.  Maioria dos que desistiram da escola nunca pararam de aprender ou de procurar sabedoria. Bem mais inteligentes e menos formatados do que o portugues lamba (caramba de terrorista ao sistema!!)

- O verdadeiro segredo é o "social skill", se não sabes te ligar e entreter relações com as pessoas, ficarás para sempre nas sombras.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#18
Espero não a estar a ser um optimista demasiado inocente, mas eu acho que Portugal vai ganhar ainda mais turistas do que já tinha, daqui a 1 ou 2 anos, quando a epidemia já tenha sido praticamente esquecida ( espero eu ) já estávamos a crescer imensamente nesse sector, uma das maiores fontes de riqueza e empregabilidade do país, conheci colegas meus que deixaram até os empregos para terem " qualquer coisinha " com turistas, pois dizem eles que ganham mais nesse negócio , seja em alugar quartos, ou a organizarem viagens, ou até mesmo como guias turisticos, do que no emprego...e já para nem falar quem fazia horas extras a trabalharem em hoteis , restaurantes e bares com estrangeiros...toda esta calamidade que aconteceu, o nos termos sido um dos menos afectados, ainda aumenta mais a nossa imagem lá fora, principalmente com os Espanhois, os nossos politicos andam todos amiguinhos deles, mas fazem eles muito bem, só a Espanha deixa muito dinheiro cá dentro...por mais que eu admire as mentalidades do tipo germânicas pela sua eficiência e inteligência, mais depressa defenderia a Espanha do que a Holanda ou Alemanha...temos que pensar é já na parte económica, e não somente no covid.
Tecnologia e saúde ( principalmente na área de investigação ) mas também agricultura e conservação da natureza, seriam 4 áreas que eu apostaria fortemente, para o bem económico e de vanguarda futurista de uma nação.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

O turismo... Quem trabalha no turismo não se apercebe o que realmente querem os turistas, recusam-se a vê-lo. Turismo está morto, agricultura também.

Agora só sobra arregaçar as mangas e criar riqueza interna, para isso é preciso agricultura, trabalho, consumir local... quando se aperceberem que que de nada serve vender 1 kilo e maçãs portuguesas ao preçode de 3 kilos de maçãs bulgaras... E sim, mudar as mentalidades.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: MMFH em 26 maio, 2020, 17:55


Já a minha avozinha dizia, quem não sabe fazer, não sabe mandar!

De acordo. ;D
Sou do mar, sou do surf, sou da tranquilidade e da positividade.

#21
Darksmile, eu sei que a Agricultura ainda tem muitos interesses políticos, muita coisa que nem sequer faz sentido ou o mínimo de lógica a não ser para os políticos com suas manobras que ninguém entende, mas que a eles lhes interessa e de que maneira...

mas quanto ao turismo, na tua opinião, o que os turistas querem ?

------- // ----------
Eu pela experiência que tenho com eles, não gostam apenas de sol comida e hospitalidade, como normalmente se apregoa, ás vezes até pergunto a alguns que vão ficando mais íntimos na amizade, e as opiniões deles são das mais variadas que se possa imaginar, e por vezes até divergentes uns dos outros, mas razões como a segurança , o não haver historial de terrorismo, o andarem à vontade, preços mais baratos que outras nações, as regiões diferentes umas das outras, a pouca poluição , a nossa imensa história, os palácios museus castelos ,encontra-se também como as opiniões mais comuns de se encontrarem a par da tal " sol, comida e hospitalidade " há também que prefira vir de férias, mas ao mesmo tempo a procurarem oportunidades de negócios principalmente quintas que produzam vinhos ou outros bens rentáveis, outros procuram apenas quintas e casas para gozarem a reforma, outros ainda há porque fazem parte já de pacotes de viagens pela Europa onde está incluído Portugal, muitos espanhóis que eu já recebi, eles mesmos dizem em tom de brincadeira " história, museus, cultura, isso nós já temos em Espanha, não nos gostamos de vir a Portugal para comer bem e barato, ou então para passear de mota lol " há também frases que me puseram a pensar, entre eles, um casal de congressistas Alemães, disseram que não faziam ideia de que Portugal era tão rico...e eu: Rico? como assim! ...e eles : nos conhecemos Portugal de Sul a Norte, e vcs têm mais auto-estradas por km quadrado do que tem a Alemanha, costumam vir no mês de Agosto e encontram sempre muitos carros topo de gama, e grandes casas por toda a costa, enquanto que na Alemanha não se vê assim tanto esbanjamento de riquezas...nisso eu tenho que lhes dar razão, e perdoem-me sem querer ofender ninguém, mas acho que por vezes nós temos é mais vaidade do que propriamente riqueza...outra vez, um casal de franceses donos do "Boulangerie Paris" cadeia de confeitarias em Portugal ( que entretanto deixaram de existir ) também ficaram com  a impressão de que em Portugal se vivia muito bem, pois aqui todo o mundo saía para tomar café e comer, coisa que na França , esse modo de vida é muito caro ( excepto claro MacDonalds )...bom, não sou eu que o digo, eles mesmo o dizem, desde empresários, politicos e congressistas, têm ideia de que em Portugal se vive muito bem, melhor do que em muitos países...

Então com tudo isso, eu emigrar por dinheiro? hum acho que não.. só se fosse para os países do petróleo ficar lá 4 ou 5 anos para me encher de dinheiro e voltar, de outro modo acho que só sairia do meu país para enriquecer ideias,  ou me desenvolver na mentalidade ou na profissão, mas só por dinheiro, está fora de questão, com ou sem covid...
embora falar pelo pelo menos 2 ou 3 línguas , e perceber de informática, hoje estejam a ser cada vez mais importantes, quase tanto como era ter pelo menos a 4ª classe no tempo de nossos avós.

claro, é só a minha opinião :)
e obrigado por debaterem...as opiniões de todos, aumenta a nossa própria maneira de ver o mundo
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Boa tarde

Há muitas pessoas que andam a ver a vida por um canudo. (Eu principalmente)
A experiência só conta para trabalhos mais esforçados, ou seja, os tais trabalhos "Arre Macho!"... Para ter uma secretária com um Computador à frente a ver folhas de Excel (Sem perceber patavina do que lá está) e também ver sites de "Forrobodó", basta ter um Parente, próximo ou afastado, com o apelido "Cunha".

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Tá boa essa....
bem, mas em vários casos, tenho mesmo que concordar contigo lol
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#24
Citação de: _Indigo_ em 27 maio, 2020, 17:32
Boa tarde

Há muitas pessoas que andam a ver a vida por um canudo. (Eu principalmente)
A experiência só conta para trabalhos mais esforçados, ou seja, os tais trabalhos "Arre Macho!"... Para ter uma secretária com um Computador à frente a ver folhas de Excel (Sem perceber patavina do que lá está) e também ver sites de "Forrobodó", basta ter um Parente, próximo ou afastado, com o apelido "Cunha".

Cumprimentos

Sim isso de facto acontece com muita frequência, mas é porque vivemos num país onde o factor cunha tem mais importância que a experiência adquirida pelas pessoas ao longo da vida.
Creio que os empresários mais jovens já começam a contratar de outras formas. Tenho visto muitas empresas a contratar jovens e pessoas mais velhas pela experiência e não pelas licenciaturas.
Fiz o mesmo, contratei alguém sem experiência para a minha empresa, tive e tenho pessoas a enviarem curriculum´s todos bonitinhos, com mestrados pós graduações e sei lá mais o quê.
Preferi contratar um rapaz que tinha apenas a formação do IEFP e  ensiná-lo, e ele a mim, claro! Tenho visto esse exemplo em mais sítios. Claro que há áreas mais específicas em que a licenciatura é fundamental ,mas há muito trabalho noutras áreas que pode muito bem ser feito por alguém sem licenciatura. Para isso basta que tenham vontade de aprender e nós jovens empresários vontade de formar, ensinar e dar oportunidades!
Esta é a minha visão, sei que está muito distante da visão de gerações anteriores, contudo acredito que os jovens empresários deste país sejam pessoas com outro tipo de valores e visões.
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

#25
Então, eu também faço igual, apesar de não precisar de gente a tempo inteiro, só de vez em quando, os c.v nem me interessam, para mim eu gosto de conhecer a pessoa, para aquilo que realmente me interessa, já cheguei a contratar gente sem experiência nenhuma e sem estudos nenhuns, mas com uma "ambição saudável" vontade determinante em aprender e trabalhar, fiel, pontual e que dava mesmo para confiar, e a minha intuição não me enganou, jamais me arrependi de contratar alguém, e também já cheguei a rejeitar gente cheia de proas e manias que eram os " ban ban bans do mundo " que não havia outro alguém como ele....xi, esses comigo não se safam, nem que tenham toneladas de experiências ou de prémios ou raio que os partam ( permitam-me a expressão ) ..para quê gente assim ? só para criar mal estar na equipa de trabalho, e darem cabo do ambiente ? não, obrigado lol
a meu ver o comportamento e a motivação da pessoa que tenho diante de mim, é muito mais importante do que aquilo que está escrito num papel..
quanto ás cunhas, não vou ser hipócrita, as vezes uma pessoa não se consegue esquivar facilmente por várias razões, mas muitas vezes sim, estou de acordo com MMFH a mentalidade de quem emprega está a mudar já desde algum tempo, mas ainda é uma batalha algo dura de lidar por vezes, mas tudo começa com um passo de cada vez, para que os paradigmas e os sistemas realmente mudem nalguma coisa para melhor ao longo do tempo.

Se eu empregasse mesmo a tempo inteiro, se eu tivesse oportunidade de o fazer, pagaria à comissão, mas com um ordenado base, isso na minha opinião acho que motiva muito mais alguém que seja realmente trabalhador, do que aquele ordenado sempre igual, tanto faz ter muitos ou poucos clientes, são talvez os tais que têm tempo para os sites de " forrobodo " vendo as horas passarem até irem para casa ( alguns, não todos )
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Miguel, na Alemanha não se vê assim tanto isso? Já vivi lá e acredita que estás muito enganado... A diferença é que lá eles têm dinheiro para gastar ao contrário dos portugueses que só pensam que têm.

Citação de: MMFH em 26 maio, 2020, 12:41
Eu creio que emigrar não seja a solução, muito sinceramente, há países que são bem piores que o nosso em todos os sentidos, vendem-nos uma imagem de países culturalmente e socialmente evoluídos mas quem para lá emigra dá-nos um feedback completamente diferente; tenho alguns amigos que durante a recessão económica do nosso país emigraram e a realidade deles é bem diferente da dos residentes e naturais desses países. Trabalhar de forma remota parece-me a mim uma solução mais sensata, até porque hoje em dia é comum e já há muitas empresas que o fazem com bastante frequência.

Estive na Inglaterra tenho pena de nao estar, amo o país, e conheci varios portugueses e outros estrangeiros e nao se queixam, tem pena de terem imigrado pk tiveram mas nao se arrependem
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 29 maio, 2020, 19:58
Estive na Inglaterra tenho pena de nao estar, amo o país, e conheci varios portugueses e outros estrangeiros e nao se queixam, tem pena de terem imigrado pk tiveram mas nao se arrependem

Essa foi a sua experiência e ainda bem que correu tudo bem.
Relativamente a amigos que tenho e se viram obrigados a emigrar fizeram - no porque na altura da recessão económica não arranjavam trabalho. Tenho uma amiga que foi selecionada como hospedeira de bordo de uma conhecida empresa europeia, segundo ela e os colegas que também emigraram de outros países, sentiam -se excluídos pelos locais foi de tal forma mau que ela assim que pode pediu transferência para Barcelona e nos dias de hoje está em Portugal. Poderia dar mais exemplos mas creio que com este basta. Nos países da UE não gostam que os portugueses vão trabalhar para lá para irem ocupar os seus lugares e os trabalhos que eles gostam, os únicos que aceitam são "as Marias portuguesas" que vão limpar casas e serem amas dos seus filhos. Custa - me dizer isto mas é o que me transmite quem está lá fora, salvo raras excepções, claro!
Ainda bem que teve uma boa experiência, gostava que assim tivesse sido com muito boa gente que conheço.
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

O mundo pós-covid continuará a ser igual a ele mesmo. Um universo inexorável na sua evolução, que trata a vida em todas as suas formas como meras consequências da sua própria existência. Existimos somente porque o universo existe e nada mais que isso.

A forma dos humanos viverem (e por arrasto, todas as outras formas de vida), é que poderão sofrer alterações. Mas tudo o que está a acontecer de momento, não mudou ninguém, pode quando muito ter trazido ao de cima a parte animal de todos nós que se traduz na luta pela sobrevivência. E isso é simplesmente a consequência do medo intimo da morte.

Quem já era de ajudar os outros, continua a ajudar pelo prazer de ajudar. Mas quem não o era e agora o faz, age diferente somente pelo medo ou pela hipocrisia.

Quem já era praticante da violência vai continua igual ou ainda vai piorar pois o confinamento gerou revolta no seu íntimo pois são pessoas que não sabem conter os seus impulsos. E essa violência já se começa a notar de forma camuflada quando se vê muitas pessoas que deforma consciente não fazem uso de medidas sanitárias que protejam terceiros.

Seria interessante um estudo das causas que fazem muitas pessoas agirem assim.

Depois temos a questão religiosa. Eu tenho frequentado muitos sites religiosos e ateus, para saber do que por lá se diz e fico pasmado. Cá em Portugal até que somos moderados, mas noutros países, o fanatismo instalasse aos poucos e as pessoas na sua ignorância, não têem pejo em expôr a sua santa estupidez. Isto é o arrebatamento, é o regresso de Jesus, é castigo de deus para os gays, e muitas frases do género que demonstram que o humano inteligente no auge da sua sapiência se brutalizou e deixou de saber pensar como seria de sua obrigação.

Nunca vi tanta ignorância, tanta falta de respeito, tanta submissão, nem tanta vaidade como a que se vislumbra nesses sites. E isso é a imagem do mundo que nos espera no futuro próximo.

Ninguém pensa em causas e consequências do que está a acontecer, somente sabem (?) esgrimir o que julgam saber no auge do fanatismo que o seu próprio medo amplia e vários governos que deveriam primar pela liberdade do seu povo, simplesmente aproveitam o momento para porem em prática medidas que, a curto prazo, restringirão essa mesma liberdade. E o povo, iludido nas suas crenças, desvaloriza as consequências destas medidas como sendo necessárias para o bem comum.

O povo quer é sol, praia e gozar a vida e entretanto é a vida que nos goza à farta. Achamo-nos importantes e que com os nossos conhecimentos somos à prova de qualquer conspiração, quando na realidade são esses mesmos conhecimentos que conspiram contra nós.

Mais que humanos, transforma-mo-nos em máquinas de fazer dinheiro. Somos o motor da economia que serve somente os que já têm muito. Deixamos que as tecnologias assumissem o controle da nossa vida mas esquecemo-nos que a tecnologia não tem moral nem sentimentos e presentemente, sem essa tecnologia não conseguíamos sobreviver, tal a nossa dependência.

Até o bem estar da nossa vida sentimental passou a depender das ofertas da tecnologia, pois sem Internet as pessoas sentem-se vazias como se algum órgão físico faltasse nelas. Puro sinal de dependência.

E será essa dependência que nos ira tolher a vida neste mundo pós-covid.

E o universo continuará impávido e sereno, pouco se lixando para a nossa pseudo eternidade ou evolução, visto que eterno e em constante evolução somente ele mesmo desde a sua génese.

O planeta terra pós-covid, será um lugar pouco aprazível para se viver.