Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Hackers franceses encontram microfone oculto em robô de cozinha do Lidl
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 2.424 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Há alguns dias foi proposto a dois amigos, estudantes de informática franceses, que instalassem um videojogo no robô de cozinha vendido pela cadeia de supermercados Lidl. O aparelho chama-se Monsieur Cuisine Connect e é mais um concorrente low cost da popular marca Bimby.

Alexis Viguié e Adrien Albisetti não tardaram a por mãos à obra, mas quando tentavam hackear o aparelho acabaram por descobrir algo inesperado: um microfone oculto dentro do robô. Conta o El País que, além disso, perceberam que o eletrodoméstico vinha com um sistema operacional Android que não era atualizado desde outubro de 2017. Mas já lá iremos.

Ao jornal espanhol, o francês Adrien explicou que o robô, apesar de o ter usado pouco, "funciona muito bem" e que não acreditam "que o Lidl queira espiar ninguém". No entanto, o finalista de Adminstração de Sistemas Informáticos quer que se saiba "que a versão do Android é antiga e vulnerável a piratas que podem tomar o controlo do aparelho e escutar o som ambiente através do microfone".

O risco, explica, "é limitado", pois só pode ser feito enquanto o aparelho está ligado, mas apela a que as pessoas se lembrem de desligar o robô sempre que não esteja a ser utilizado para impedir acessos inesperados.

O Lidl esclareceu à publicação espanhola que o microfone está desativado e que "a segurança do Monsieur Cuisine está garantida", explicando que o microfone tinha sido concebido para "futuras funcionalidades como o controlo de voz, tal como já acontece com outros eletrodomésticos de características semelhantes".

A empresa não menciona nem na página da internet nem no manual de instruções a presença do microfone. Mas os jovens comprovaram que estava em perfeitas condições. Num vídeo publicado no Youtube é possível vê-los a utilizar a aplicação Discord, habitualmente usada por 'gamers' [jogadores de videojogos] para falarem entre si e onde utilizam as colunas e o microfone incorporado do robô de cozinha para manter uma conversa.

O Monsieur Cuisine Connect é uma versão melhorada da primeira geração do produto que foi lançada em 2016. Foi desenhado na Alemanha e produzido na China pela marca normalmente vendida nas cadeias Lidl 'Silver Crest'. Tem um ecrã tátil e tem ligação ao wifi para fazer download de receitas. É comercializado em vários países como o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França, onde já antes desta notícia, dávamos conta das filas que ocorreram no país aquando da venda do eletrodoméstico.

Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/hackers-franceses-encontram-microfone-oculto-em-rob%c3%b4-de-cozinha-do-lidl/ar-AACVIpo?ocid=ientp
ILYM

Nunca mais chega cá a Portugal...

Não vejo nada de extraordinário ter um microfone para futuras actualizações e funcionalidades!
Os telemóveis também têm, assim como as boxes de tv e não me parece que as pessoas tenham a preocupação de os desligar quando não estão a ser usados.

Citação de: hoopsy em 16 junho, 2019, 18:57
Nunca mais chega cá a Portugal...

Não vejo nada de extraordinário ter um microfone para futuras actualizações e funcionalidades!
Os telemóveis também têm, assim como as boxes de tv e não me parece que as pessoas tenham a preocupação de os desligar quando não estão a ser usados.

Mesmo assim, não deixa de ser errado ter um microfone ativo que, através de wireless, pode estar a ser enviado a terceiros  :-\
Ou não achas?
ILYM

#3
Citação de: Paraphenomenal em 16 junho, 2019, 18:59
Mesmo assim, não deixa de ser errado ter um microfone ativo que, através de wireless, pode estar a ser enviado a terceiros  :-\
Ou não achas?

O microfone não está activo!
Se pensares assim, deixas de usar o telemóvel, portátil, gps, etc...
Acho muito sensacionalismo e demasiado trabalho apenas para se ouvir o que se passa na cozinha das outras pessoas... sim porque não estou a ver alguém ter um robot desde no quarto ;D

Citação de: hoopsy em 16 junho, 2019, 19:06
O microfone não está activo!
Se pensares assim, deixas de usar o telémovel, portátil, gps, etc...
Acho muito sensacionalismo e demasiado trabalho apenas para se ouvir o que se passa na cozinha das outras pessoas... sim porque não estou a ver alguem ter um robot desde no quarto ;D

Imagina que queres fazer uma sopinha no quarto...  ::) ::) ;D ;D
Agora a sério, até no próprio telemóvel é assustador e, se fores ver, não é assim tão descabido ter um microfone naquela máquina. Penso que a procura é a opinião das pessoas perante a própria máquina, criticas, melhorias, etc.... mas acredito que, neste caso, seja mesmo só isso, agora nas restantes máquinas não (telemóvel, etc.)....
ILYM

Citação de: Paraphenomenal em 16 junho, 2019, 19:13
Imagina que queres fazer uma sopinha no quarto...  ::) ::) ;D ;D
Agora a sério, até no próprio telemóvel é assustador e, se fores ver, não é assim tão descabido ter um microfone naquela máquina. Penso que a procura é a opinião das pessoas perante a própria máquina, criticas, melhorias, etc.... mas acredito que, neste caso, seja mesmo só isso, agora nas restantes máquinas não (telemóvel, etc.)....

Mas eu não acho que seja descabido!

Sim, uma escuta num telemóvel ou portátil é algo completamente diferente... aliás, já falámos sobre isto no outro dia... e da função de pesquisa por voz, da google!

Citação de: hoopsy em 16 junho, 2019, 19:17
Mas eu não acho que seja descabido!

Sim, uma escuta num telemóvel ou portátil é algo completamente diferente... aliás, já falámos sobre isto no outro dia... e da função de pesquisa por voz, da google!

Podes não achar descabido, mas não deixa de ser perigoso  :-\ é uma violação de privacidade.
ILYM

Citação de: hoopsy em 16 junho, 2019, 19:06
O microfone não está activo!
Se pensares assim, deixas de usar o telemóvel, portátil, gps, etc...
Acho muito sensacionalismo e demasiado trabalho apenas para se ouvir o que se passa na cozinha das outras pessoas... sim porque não estou a ver alguém ter um robot desde no quarto ;D

Um microfone por cada robot, pensando que cada lar poderá ter um robot semelhante o que deve perfazer uns bons milhares ou milhões, deve dar uma boa base para os serviços secretos descobrirem umas coisas jeitosas.
Um robot por si só não faz diferença nenhuma, mas o que parece é que a ideia será massificar a presença de microfones nos lares do todo o mundo e de facto um robot de cozinha é uma excelente ideia para concretizar esse projeto.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 16 junho, 2019, 19:38
Um microfone por cada robot, pensando que cada lar poderá ter um robot semelhante o que deve perfazer uns bons milhares ou milhões, deve dar uma boa base para os serviços secretos descobrirem umas coisas jeitosas.
Um robot por si só não faz diferença nenhuma, mas o que parece é que a ideia será massificar a presença de microfones nos lares do todo o mundo e de facto um robot de cozinha é uma excelente ideia para concretizar esse projeto.

Porque não uma televisão, ou um ar condicionado? São aparelhos que podemos pôr em qualquer parte da casa!
Ou num frigorifico, ou microondas... qualquer pessoa tem pelo menos...
Acho demasiado rebuscada esta nova "teoria da conspiração" numa máquina  low cost que vem competir com toda a legitimidade contra a gigante da Vorwerk...

Segundo um conhecido que é engenheiro informático já há tecnologia de reconhecimento de voz. E ele também me disse que é perigoso mencionar palavras chave em telefonemas, mensagens ou e-mails. Uma palavra chave pode ser por exemplo o nome do presidente da República. A conversa passa a ser gravada e automaticamente transcrita. Há aliás muito informação sobre isto na net. Portugal é aliás um dos países onde há maior controlo declarado sobre os cidadãos dentro das democracias ocidentais. Mas só isto dava um longo tópico.
C'est dans l'air.

Citação de: hoopsy em 16 junho, 2019, 19:48
Porque não uma televisão, ou um ar condicionado? São aparelhos que podemos pôr em qualquer parte da casa!
Ou num frigorifico, ou microondas... qualquer pessoa tem pelo menos...

Desconfio que isto é só um degrau na escadaria que leva ao Grande Irmão, porque com a justificação da "funcionalidade do controlo de voz", mais cedo ou mais tarde todos os aparelhos que mencionaste hão-de ter microfones incorporados.

Aliás, algumas televisões já os têm, bem como ligação à internet não é?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Para terem noção onde nos estamos a meter, pensem nisto.

Em Portugal existe uma lei que obriga a declarar às finanças sempre que alguém dá uma mesada de 500 euros. Declarar e pagar imposto de selo. Mas se a prenda ou dádiva não for feita de pais para filhos paga imposto de 10%. Se for feita de pais para filhos e não for declarada a multa é de 100 euros. Por acaso a lei nunca foi aplicada. Mas a malta anda toda feliz e contente a dar o n. de contribuinte sempre que toma cafézinho. O dia que quiserem, pegam nos estudantes e multam-nos todos por não declararem as mesadas. A lei afinal existe. Está a ser criada em Portugal uma ditadura por alguns funcionários públicos e corporações profissionais e a situação agravou-se bastante desde que este Governo tomou posse. Se num futuro juntarmos estas tecnologias a todas as leis que foram lançadas em Portugal para controlar cidadãos temos o caldinho preparado para uma ditadura que fará Salazar parecer um menino de coro.
C'est dans l'air.

Esse tipo de ideologia já existe na China e é só uma questão de tempo até ser implementado na Europa.

Questão de tempo? Depende. Só acontecerá se deixarmos. Agora houve eleições europeias, eu não votei em nenhum dos principais partidos. Nas Legislativas vou votar num partido pequeno que efectivamente defenda a liberdade. Por isso ou vou votar na Joana Amaral Dias do Nós Cidadãos ou no Iniciativa Liberal.
C'est dans l'air.

Já imaginaram o que é começarem a cantar enquanto cozinham e as vossas músicas aparecerem num album de músicas à venda na Worten?
Se forem convidados a ir ao programa "A tua cara não me é estranha" já sabem do que é. O malandro do robô a fazer das suas.
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein