Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • É possivel... ?
    Iniciado por abrodriguez
    Lido 10.053 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tokobá de Xango
Precisamente F. Leite
Por todas essas razões que apresentaste!!!!
Sobretudo pela ultima razão: infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas avalia o que não conhece pelo preço. Se eu for comprar um barco, e estiver indeciso entre um que custa 2000 e outro que custa 6000, imediatamente, se tiver os 6000 euros disponíveis, vou comprar o mais caro, porque, na minha ignorância, é um indicador de qualidade....coisa que nem sempre é verdade, é certo, mas é um indicador que tenho...
Por outro lado, de vez em quando, lá vem a estória do dom... "ah e tal é um dom não se cobra"... A ser assim, a Maria João Pires, não cobrava para dar concertos de piano... Ou o Ronaldo, jogava só porque tem o dom nos pés e pagava do bolso dele as próprias chuteiras!!!!
Aqui em cima, houve alguém que se manifestou que seria caro um trabalho que custaria 300 euros e o mesmo implicava ofertas diárias a uma entidade durante um mês...
Pessoalmente, não faço trabalhos de "amarração, recuperação de amor, volta para mim"... mas vamos lá desmontar a coisa:
Um trabalho que implique ofertas diárias durante um mês custar 300 euros está a ser cobrado muito abaixo do custo... está muito barato!!!
Vejamos:
Se for bem feito (e eu não tenho razões para duvidar da sabedoria, talento e capacidade de ninguém) implica:
preparação de alimentos e flores (30 minutos diários)
entrega em altar da oferta (15 minutos de entrega e oração)
levantamento da oferta na manha seguinte, lavagem da louça suja e limpeza do espaço -- 15 minutos).
Estamos a falar de uma hora por dia, se cobrarmos o mesmo preço de uma empresa de limpezas 10 euros hora, estamos a falar de, só em trabalho efectivo 30 horas, logo 300 euros...
A acrescentar 30 velas de um dia (+/-15 euros)...
Mais 30 flores (+30 euros)
Mais alimentos que constituem as ofertas (apontando por baixo uns 50 euros).
E ainda os dois lançamentos de oráculo que devem sempre ser feitos (sejam cartas ou búzios)
um no inicio para perceber se é preciso fazer mais alguma coisa,
outro no final, para perceber se está tudo bem... nestes dois lançamentos até podemos cobrar um valor residual, por exemplo 20 euros pelos dois...
Pois é... já ultrapassamos e bem os 400 euros...
Se ainda tivermos que ir fazer entrega do trabalho final no mar, na mata, na encruzilhada...
Estamos muito próximo dos 500 euros...
É muito?
Para quem paga se calhar é...
Mas para quem está a trabalhar, não é tanto quanto isso!
Mas lá está, se a pessoa não tem dinheiro para ir de avião, pode ir de comboio,  ou a pé... demora é um bocadinho de mais tempo a chegar lá....
Agora voltemos do avesso a questão, se eu pagar a um técnico para diariamente dispensar uma hora do seu tempo a trabalhar para mim... estou disposto a pagar? quanto?
Quanto pago a um técnico para arranjar um computador?
Quanto custa um arranjo de carro na oficina?
quanto custa uma consulta de um médico?
e de um veterinário?
quanto custa almoçar num restaurante melhorzinho a dois?
quanto custa ficar uma noite num hotel de 3 estrelas?
quanto custa um bilhete para um concerto?
Então as pessoas acham legitimo pagarem 150 euros para um festival de verão, ou 60 euros pelo arranjo do portatil, ou 50 euros pela consulta e vacina do bobi... mas acham caro pagarem 50 euros por uma consulta num cartomante, vidente, ou pai de santo?
Várias questões...
Pessoalmente prefiro trabalhar com pessoas que valorizam o que eu faço...
Sem grandes certezas, com uma grande dose de ignorância... mas o que é facto é não posso pagar com boa-vontade nem com o "meu dom" a conta da electricidade nem o supermercado!
;-)
Fiquem bem
Fiquem em paz


Este debate está interessante ^^ vou juntar o meu grãosinho de sal :D

O grande problema que se encontra nesse setor, é a falta de adaptação e a falta de se pensar nas coisas.

Antigamente, em tempo imemorável, não havia capitalismo. As "oferendas" não passavam de alimento, roupa arranjo de telhado e afins. Na altura, a vida era simples e respeitava-se tudo e todos, desde como a pessoa age, o que tem, o que faz..e ia-se a currandeiro tratar o doidoi. Todos tinham a sua utilidade e o seu lugar. Todos eram "uteis".

Infelizmente o tempo vai passando, a maneira de pensar também, e o simples currandeiro que trata com plantas sem ter efeitos secundários é desvalorizado por "drugs" (medicamento em inglês). E as Drugs ficaram.

Depois tivemos o belíssimo Maellus Maleficarum (Martelo das bruxas), apelo para  o facto de ser puramente contra o género feminino, pois senão seria MaleficOrum, com "O".

AS coisas ficaram "escondidas" até bastante recentemente, e as pessoas, ainda não aprenderam a dar valor as coisas. Estão mais focados no telemóvel e na tv que na realidade pura e crua. Temos agora capitalismo a bombar e uma ditadura fingida de democracia... As pessoas são cada vez mais rancorosos e desconfiadas, cada vez mais precisam de se encontrar consigo próprias e esquecem as origens, e, a verdadeira vida.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Perdoem-me o off-topic, mas ainda estes dias tive um problema com o meu carro, e um amigo (que é mecânico) do meu irmão disponibilizou-se para ir até ao meu local de trabalho e ver o que se passava com o carro, perguntei-lhe quanto era, mas ele disse que não era nada, mesmo assim, achei que lhe devia dar alguma coisa, afinal, ele foi lá no final do trabalho dele  (e aquilo ainda fica desviado do seu local de trabalho), e acabei por lhe dar algum dinheiro. Posto isto, concordo que se deva dar alguma coisa, a quem se presta a ajudar, ninguém é escravo de ninguém, inclusive os mediuns, se nem os relógios dão horas de graça. Agora, existem pessoas no meio que se aproveitam da aflição alheia, mas isso já são outros quinhentos, às vezes a linha de separação é tenue, embora ainda existam pessoas de bem nesse meio.

Citação de: Tokobá de Xango em 07 fevereiro, 2019, 15:13
Precisamente F. Leite
Por todas essas razões que apresentaste!!!!
Sobretudo pela ultima razão: infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas avalia o que não conhece pelo preço. Se eu for comprar um barco, e estiver indeciso entre um que custa 2000 e outro que custa 6000, imediatamente, se tiver os 6000 euros disponíveis, vou comprar o mais caro, porque, na minha ignorância, é um indicador de qualidade....coisa que nem sempre é verdade, é certo, mas é um indicador que tenho...
Por outro lado, de vez em quando, lá vem a estória do dom... "ah e tal é um dom não se cobra"... A ser assim, a Maria João Pires, não cobrava para dar concertos de piano... Ou o Ronaldo, jogava só porque tem o dom nos pés e pagava do bolso dele as próprias chuteiras!!!!
Aqui em cima, houve alguém que se manifestou que seria caro um trabalho que custaria 300 euros e o mesmo implicava ofertas diárias a uma entidade durante um mês...
Pessoalmente, não faço trabalhos de "amarração, recuperação de amor, volta para mim"... mas vamos lá desmontar a coisa:
Um trabalho que implique ofertas diárias durante um mês custar 300 euros está a ser cobrado muito abaixo do custo... está muito barato!!!
Vejamos:
Se for bem feito (e eu não tenho razões para duvidar da sabedoria, talento e capacidade de ninguém) implica:
preparação de alimentos e flores (30 minutos diários)
entrega em altar da oferta (15 minutos de entrega e oração)
levantamento da oferta na manha seguinte, lavagem da louça suja e limpeza do espaço -- 15 minutos).
Estamos a falar de uma hora por dia, se cobrarmos o mesmo preço de uma empresa de limpezas 10 euros hora, estamos a falar de, só em trabalho efectivo 30 horas, logo 300 euros...
A acrescentar 30 velas de um dia (+/-15 euros)...
Mais 30 flores (+30 euros)
Mais alimentos que constituem as ofertas (apontando por baixo uns 50 euros).
E ainda os dois lançamentos de oráculo que devem sempre ser feitos (sejam cartas ou búzios)
um no inicio para perceber se é preciso fazer mais alguma coisa,
outro no final, para perceber se está tudo bem... nestes dois lançamentos até podemos cobrar um valor residual, por exemplo 20 euros pelos dois...
Pois é... já ultrapassamos e bem os 400 euros...
Se ainda tivermos que ir fazer entrega do trabalho final no mar, na mata, na encruzilhada...
Estamos muito próximo dos 500 euros...
É muito?
Para quem paga se calhar é...
Mas para quem está a trabalhar, não é tanto quanto isso!
Mas lá está, se a pessoa não tem dinheiro para ir de avião, pode ir de comboio,  ou a pé... demora é um bocadinho de mais tempo a chegar lá....
Agora voltemos do avesso a questão, se eu pagar a um técnico para diariamente dispensar uma hora do seu tempo a trabalhar para mim... estou disposto a pagar? quanto?
Quanto pago a um técnico para arranjar um computador?
Quanto custa um arranjo de carro na oficina?
quanto custa uma consulta de um médico?
e de um veterinário?
quanto custa almoçar num restaurante melhorzinho a dois?
quanto custa ficar uma noite num hotel de 3 estrelas?
quanto custa um bilhete para um concerto?
Então as pessoas acham legitimo pagarem 150 euros para um festival de verão, ou 60 euros pelo arranjo do portatil, ou 50 euros pela consulta e vacina do bobi... mas acham caro pagarem 50 euros por uma consulta num cartomante, vidente, ou pai de santo?
Várias questões...
Pessoalmente prefiro trabalhar com pessoas que valorizam o que eu faço...
Sem grandes certezas, com uma grande dose de ignorância... mas o que é facto é não posso pagar com boa-vontade nem com o "meu dom" a conta da electricidade nem o supermercado!
;-)
Fiquem bem
Fiquem em paz


Já é a segunda vez que fala no membro que acha caro.

Digo isso porque já vi muitos ditos, a cobrarem 2000 e 3000 e mais, por trabalhos de um dia, 2 rezas, 1 defumadouro e 3 arrotos, tá pronto, paga e anda..

É lógico que se houver sinceridade entre partes, um valor justo é justo.. se te aparecer uma mulher com uma criança com chagas ou possuída e que não possa pagar, vais negar?
Mas se aparecer outra que diz que quer saber como estão as energias, saber do passado ou futuro, lógico que essa pode e deve pagar .

Tokobá de Xango
Citação de: mrpauloaguiar em 07 fevereiro, 2019, 18:22

Já é a segunda vez que fala no membro que acha caro.

Digo isso porque já vi muitos ditos, a cobrarem 2000 e 3000 e mais, por trabalhos de um dia, 2 rezas, 1 defumadouro e 3 arrotos, tá pronto, paga e anda..

É lógico que se houver sinceridade entre partes, um valor justo é justo.. se te aparecer uma mulher com uma criança com chagas ou possuída e que não possa pagar, vais negar?
Mas se aparecer outra que diz que quer saber como estão as energias, saber do passado ou futuro, lógico que essa pode e deve pagar .
Precisamente.
Tens toda a razão.
Felizmente que as clientes para ver o nível da energia são mais frequentes...até porque pessoalmente não cobro para ver nenhuma criança...
Agora vê, ontem aconteceu um Benfica Sporting, se te chamassem para ires fazer um trabalho ao estádio da Luz, para ganharem o jogo, quanto cobranças?
10 mil consideravas caro?
E 20 mil?
Eram umas ofertas, umas rezas e uma coisa que se faz numa hora...
Que te parece?
...
Fica bem
Fica em Paz

Está um debate interessante.

A questão dos serviços sobrenaturais muitas vezes prende-se (ou atrevo a dizer a grd maioria dos casos) com resultados que não são visíveis a olho "nu" ou pelo menos no tempo que se pretende.

Vejamos o exemplo do mecânico... Eu se tiver um problema no motor vou a uma oficina e arranjam e substituem ... em dias ou poucas semanas tenho o problema resolvido e vejo o novo motor no meu carro.

Se for a um cabeleireiro cortar vejo que o cabelo está mais curto.

Nas questões espurituais como referiram é uma questão de confiança e fé... e mesmo a apresentar resultados como garantir que não se trata de acaso? Ninguém o pode dizer...


É sabido que nem tudo se deve a trabalhos espirituais e a vida pode mesmo correr mal e a vizinha do lado, tia, prima não foram a correr à bruxa para nos infernizar a vida.

Sou da opinião que todas as profissões têm de ser renumeradas. Ouço casos de pessoas que inicialmente não cobram nada e depois da dita dependência são balurdios. Como ouço casos de bons samaritanos que ajudam sem nada cobrar e etc etc etc

Infelizmente como em todas as prestações de serviços há "profissionais" que não cobram ... roubam literalmente.

Mas cabe à pessoa perceber que se calhar está a ser roubada...

Se me cobrarem 3 euros por um café não vou achar estranho?

Não, porque em Veneza pediram-me 16€ por um café.

Citação de: mrpauloaguiar em 07 fevereiro, 2019, 20:45
Não, porque em Veneza pediram-me 16€ por um café.

O meu exemplo é meramente uma analogia.

Repara não menciono cidades e poder de consumo.

Num sítio "turístico" como Roma 16 euros até pode ser perfeitamente aceitável.

O exemplo que dei é comparativo ao que aqui foi relatado com os preços que chegam a ser pedidos para limpezas e afins.

Citação de: Tokobá de Xango em 07 fevereiro, 2019, 15:13
Precisamente F. Leite
Por todas essas razões que apresentaste!!!!
Sobretudo pela ultima razão: infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas avalia o que não conhece pelo preço. Se eu for comprar um barco, e estiver indeciso entre um que custa 2000 e outro que custa 6000, imediatamente, se tiver os 6000 euros disponíveis, vou comprar o mais caro, porque, na minha ignorância, é um indicador de qualidade....coisa que nem sempre é verdade, é certo, mas é um indicador que tenho...
Por outro lado, de vez em quando, lá vem a estória do dom... "ah e tal é um dom não se cobra"... A ser assim, a Maria João Pires, não cobrava para dar concertos de piano... Ou o Ronaldo, jogava só porque tem o dom nos pés e pagava do bolso dele as próprias chuteiras!!!!
Aqui em cima, houve alguém que se manifestou que seria caro um trabalho que custaria 300 euros e o mesmo implicava ofertas diárias a uma entidade durante um mês...
Pessoalmente, não faço trabalhos de "amarração, recuperação de amor, volta para mim"... mas vamos lá desmontar a coisa:
Um trabalho que implique ofertas diárias durante um mês custar 300 euros está a ser cobrado muito abaixo do custo... está muito barato!!!
Vejamos:
Se for bem feito (e eu não tenho razões para duvidar da sabedoria, talento e capacidade de ninguém) implica:
preparação de alimentos e flores (30 minutos diários)
entrega em altar da oferta (15 minutos de entrega e oração)
levantamento da oferta na manha seguinte, lavagem da louça suja e limpeza do espaço -- 15 minutos).
Estamos a falar de uma hora por dia, se cobrarmos o mesmo preço de uma empresa de limpezas 10 euros hora, estamos a falar de, só em trabalho efectivo 30 horas, logo 300 euros...
A acrescentar 30 velas de um dia (+/-15 euros)...
Mais 30 flores (+30 euros)
Mais alimentos que constituem as ofertas (apontando por baixo uns 50 euros).
E ainda os dois lançamentos de oráculo que devem sempre ser feitos (sejam cartas ou búzios)
um no inicio para perceber se é preciso fazer mais alguma coisa,
outro no final, para perceber se está tudo bem... nestes dois lançamentos até podemos cobrar um valor residual, por exemplo 20 euros pelos dois...
Pois é... já ultrapassamos e bem os 400 euros...
Se ainda tivermos que ir fazer entrega do trabalho final no mar, na mata, na encruzilhada...
Estamos muito próximo dos 500 euros...
É muito?
Para quem paga se calhar é...
Mas para quem está a trabalhar, não é tanto quanto isso!
Mas lá está, se a pessoa não tem dinheiro para ir de avião, pode ir de comboio,  ou a pé... demora é um bocadinho de mais tempo a chegar lá....
Agora voltemos do avesso a questão, se eu pagar a um técnico para diariamente dispensar uma hora do seu tempo a trabalhar para mim... estou disposto a pagar? quanto?
Quanto pago a um técnico para arranjar um computador?
Quanto custa um arranjo de carro na oficina?
quanto custa uma consulta de um médico?
e de um veterinário?
quanto custa almoçar num restaurante melhorzinho a dois?
quanto custa ficar uma noite num hotel de 3 estrelas?
quanto custa um bilhete para um concerto?
Então as pessoas acham legitimo pagarem 150 euros para um festival de verão, ou 60 euros pelo arranjo do portatil, ou 50 euros pela consulta e vacina do bobi... mas acham caro pagarem 50 euros por uma consulta num cartomante, vidente, ou pai de santo?
Várias questões...
Pessoalmente prefiro trabalhar com pessoas que valorizam o que eu faço...
Sem grandes certezas, com uma grande dose de ignorância... mas o que é facto é não posso pagar com boa-vontade nem com o "meu dom" a conta da electricidade nem o supermercado!
;-)
Fiquem bem
Fiquem em paz



Olá.
Eu compreendo tudo o que escreveste. Até porque sendo eu um adepto de uma religião naturalista, conheço esses procedimentos.
Mas volto a afirmar, cabe à consciência de cada um ditar o seu modo remuneratorio.
No que me toca, nunca cobrei um tostão. Também não faço vida disto, tenho a minha profissão. E só ajudo quando me procuram e faço-o sempre de forma desinteressada. O certo é que até hoje ainda não faltou pão na mesa.
Mas é uma conduta pessoal e cada um é livre de seguir a sua.
Quanto a valorizarem ou não o meu trabalho, eu não me incomodo muito com isso. Tudo o que faço é feito em consciência. E pouco me incomoda se gostam ou não. Quem quer, quer, quem não quer vai procurar noutro lado. Não estou aqui para fazer favores ou para agradar. Faço o que é justo dentro do meu conceito de justiça.

Por isso acho que seria justo todos aqueles cobram e recebem, que paguem seus impostos sobre o dinheiros auferidos. Tal como qualquer outro profissional.

Só por curiosidade, de todos os que aqui estão neste fórum, quantos pagam impostos sobre o dinheiro auferido com a espiritualidade?

#24
Citação de: Lancelot em 08 fevereiro, 2019, 18:35


Olá.
Eu compreendo tudo o que escreveste. Até porque sendo eu um adepto de uma religião naturalista, conheço esses procedimentos.
Mas volto a afirmar, cabe à consciência de cada um ditar o seu modo remuneratorio.
No que me toca, nunca cobrei um tostão. Também não faço vida disto, tenho a minha profissão. E só ajudo quando me procuram e faço-o sempre de forma desinteressada. O certo é que até hoje ainda não faltou pão na mesa.
Mas é uma conduta pessoal e cada um é livre de seguir a sua.
Quanto a valorizarem ou não o meu trabalho, eu não me incomodo muito com isso. Tudo o que faço é feito em consciência. E pouco me incomoda se gostam ou não. Quem quer, quer, quem não quer vai procurar noutro lado. Não estou aqui para fazer favores ou para agradar. Faço o que é justo dentro do meu conceito de justiça.

Por isso acho que seria justo todos aqueles cobram e recebem, que paguem seus impostos sobre o dinheiros auferidos. Tal como qualquer outro profissional.

Só por curiosidade, de todos os que aqui estão neste fórum, quantos pagam impostos sobre o dinheiro auferido com a espiritualidade?

Não pago, pois a única coisa que recebi foi uma pizza..a não ser que o estado queira 23% de um pizza...Pois, eu não cobro...

Pois, também tenho um emprego e que vivo dele, porque sem o meu emprego "de treta" como muitos lhes chamam, tu e muitos outros não poderia passar faturas,por falta de matéria prima  ;)
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 08 fevereiro, 2019, 18:43
Não pago, pois a única coisa que recebi foi uma pizza..a não ser que o estado queira 23% de um pizza...Pois, eu não cobro...

Pois, também tenho um emprego e que vivo dele, porque sem o meu emprego "de treta" como muitos lhes chamam, tu e muitos outros não poderia passar faturas,por falta de matéria prima  ;)

Nesse caso estou melhor que tu. Aceitei 20€ para pagar materiais há uns bons anos atrás.
É mesmo, na sociedade todos estamos interligados. Eu também contribuo para a tua alimentação. 😎

#26
CAE 96093. Para astorologos, videntes, e atividades paranormais. Passar recibos e pagar a segurança social não é só um dever, é um direito que temos enquanto fornecedores de serviços. Podermos trabalhar legalmente foi uma grande conquista! É com orgulho e com reverencia para com aqueles que no passado lutaram para que o nosso trabalho fosse reconhecido que pago os meus impostos.

Citação de: Tokobá de Xango em 08 fevereiro, 2019, 22:24
CAE 96093. Para astorologos, videntes, e atividades paranormais. Passar recibos e pagar a segurança social não é só um dever, é um direito que temos enquanto fornecedores de serviços. Podermos trabalhar legalmente foi uma grande conquista! É com orgulho e com reverencia para com aqueles que no passado lutaram para que o nosso trabalho fosse reconhecido.

Obrigado.

Resta saber quantos passam recibos dos cursos, consultas ou trabalhos. Dos muitos que conheço, nenhum o faz.

Mas falo pelo que conheço. Mas é certo que não conheço tudo.

#28
Ao nivel dos Terreiros de Candomblé e Umbanda a minha convicção é que quase todos pagam impostos. E digo isto porque ha tanto preconceito que a forma que os dirigentes espirituais, vulgo Pais e Mães de Santo, se protegerem é terem tudo legalizado ao nivel de licenças e impostos...
Neste nosso país, se a paroquia fizer um baile até as quatro da manha no centro da aldeia, ninguém vai chamar a GNR... Mas se num terreiro de candomblé os tambores se ouvirem às nove da noite, é certo e sabido que às nove e cinco chega a polícia chamada pelos vizinhos...
Por isso vos digo que a maioria dos Pais e Mães de Santo em Portugal, pagam impostos, tem a contabilidade organizada, licenças para ruido com horário definido, licença para celebrar cultos, documentos da inspeção dos bombeiros,  extintores, saídas de emergência assinaladas, etc,etc,etc...

Citação de: Tokobá de Xango em 08 fevereiro, 2019, 22:44
Ao nivel dos Terreiros de Candomblé e Umbanda a minha convicção é que quase todos pagam impostos. E digo isto porque ha tanto preconceito que a forma que os dirigentes espirituais, vulgo Pais e Mães de Santo, se protegerem é terem tudo legalizado ao nivel de licenças e impostos...
Neste nosso país, se a paroquia fizer um baile até as quatro da manha no centro da aldeia, ninguém vai chamar a GNR... Mas se num terreiro de candomblé os tambores se ouvirem às nove da noite, é certo e sabido que às nove e cinco chega a polícia chamada pelos vizinhos...
Por isso vos digo que a maioria dos Pais e Mães de Santo em Portugal, pagam impostos, tem a contabilidade organizada, licenças para ruido com horário definido, licença para celebrar cultos, documentos da inspeção dos bombeiros,  extintores, saídas de emergência assinaladas, etc,etc,etc...

Irmão, não falei disso. Mas os que eu conheço estão definidos como associações religiosas.

Eu falei dos muitos cursos, das muitas consultas e dos muitos trabalhos.

Irmão eu não estou aqui a falar deste tema para denegrir nenhuma religião, até porque como eu já falei sou adepto da Umbanda. Sou adepto, não sou umbandista. E pelo o que conheço, esses 3 temas (cursos, consultas e trabalhos) passam sempre ao lago dos impostos. Muitos têm lojas esotéricas como "fachada". Outros cobram velas de 5€ a mais de 100€ cada.
Um dos últimos cursos que fiz tinha mais 30 pessoas. Foi de Magia Divina. A 250€ cada um, façamos as contas. Outro que eu fiz eram mais de 90 pessoas, todos pagos a dinheiro e 200€ cada.
E quantos cursos de reiki não são feitos anualmente assim?
E será melhor ficarmos por aqui.

Como eu acima falei, que cada um haja de acordo com sua consciência.