Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • A páscoa
    Iniciado por Amunet
    Lido 2.349 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

A resposta da Bíblia

O modo como a Páscoa é comemorada hoje não tem origem bíblica. Pesquisando mais a fundo, você descobrirá o verdadeiro significado da Páscoa moderna; verá que ela é uma tradição baseada em antigos ritos de fertilidade. Veja alguns costumes comuns em muitos países.

    Nome: O nome usado em português dá a entender que a Páscoa atual é uma versão cristianizada da Páscoa judaica. Mas isso não é verdade. Em inglês, por exemplo, essa festividade é chamada de Easter. A origem dessa palavra é incerta, mas a Encyclopædia Britannica apresenta sua provável relação com ""Eostre, deusa anglo-saxônica da primavera"". Outras obras de referência relacionam esse nome a Astarte, deusa fenícia da fertilidade, correspondente à deusa babilônia Istar.

    Lebres e coelhos: Esses são símbolos de fertilidade que ""foram herdados de celebrações pagãs relacionadas à primavera nos países europeus e no Oriente Médio"". — Encyclopædia Britannica.

    Ovos: Segundo o Funk & Wagnalls Standard Dictionary of Folklore, Mythology and Legend (Dicionário-Padrão de Folclore, Mitologia e Lendas, de Funk e Wagnalls), a brincadeira de procurar ovos supostamente trazidos pelo coelhinho da Páscoa ""não se trata de mera brincadeira de criança, mas é o vestígio de um ritual de fertilidade"". Em algumas culturas, as pessoas acreditavam que os ovos decorados ""tinham o poder mágico de trazer felicidade, prosperidade, saúde e proteção"". — Traditional Festivals (Festas Tradicionais).

    Usar roupa nova: ""Era considerado desrespeitoso e um sinal de azar receber a deusa escandinava da primavera, ou Eastre, sem estar usando vestimentas novas."" — The Giant Book of Superstitions (Livro Gigante de Superstições).

    Cultos religiosos realizados ao amanhecer:
Esses cultos têm sido relacionados a rituais que antigos adoradores do Sol ""realizavam no equinócio da primavera para acolher o Sol com seu grande poder de trazer vida nova a tudo que cresce"". — Celebrations: The Complete Book of American Holidays (Celebrações: O Livro Completo dos Feriados Americanos).

A origem da Páscoa é bem descrita pelo The American Book of Days (Livro Americano dos Dias): ""Não há dúvida de que a Igreja, nos seus dias primitivos, adotou os velhos costumes pagãos e lhes deu um significado cristão.""

A Bíblia nos alerta contra adorar a Deus por seguir tradições ou costumes que o desagradam. (Marcos 7:6-8) Isso está de acordo com 2 Coríntios 6:17, que diz: "'"Separai-vos', diz Jeová, 'e cessai de tocar em coisa impura."'" Assim, fica claro que a Páscoa moderna tem origem pagã, e aqueles que querem agradar a Deus devem evitar celebrações desse tipo.

https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/biblia-diz-sobre-pascoa/

E para vocês , o que é a Páscoa ? Tem significado ?



A Pascoa coincide com a Crucificação do Mestre Jesus, é isso que supostamente os Cristãos "comemoram". A Pascoa faz-me lembrar isso, o dia da Crucificação. Toda a Igreja Romana adoptou o antigo costume pagão  para fazer esquecer esses rituais. Se formos a ver todas as festividades católicas ou quase todas coincidem com antigas festas pagãs
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Isso dos coelhinhos trazerem ovos é uma grande mentira: desde quando é que coelhos põem ovos?
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 25 março, 2016, 16:27
Isso dos coelhinhos trazerem ovos é uma grande mentira: desde quando é que coelhos põem ovos?

"...a brincadeira de procurar ovos supostamente trazidos pelo coelhinho da Páscoa...".

Supostamente, acho que essa palavra diz tudo. Em nada no texto diz que os coelhos põem ovos.

Citação de: Amunet em 25 março, 2016, 16:37
"...a brincadeira de procurar ovos supostamente trazidos pelo coelhinho da Páscoa...".

Supostamente, acho que essa palavra diz tudo. Em nada no texto diz que os coelhos põem ovos.

tens razão ... sim senhora
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Acho graça os alertas sobre os simbolismos pagãos como forma de desagradar a Deus...

Um dos 10 mandamentos proíbe expressamente fazer e adorar imagens e não vejo ninguém da igreja, seja lá ela qual for!, a dizer que não se pode fazer imagens de Jesus ou adorar santinhos.

Em relação ao tópico, pessoalmente a Páscoa não tem grande significado.

No contexto religioso, a Páscoa "original" é uma celebração judaica e tem um significado concreto.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Boa Páscoa a todos e famílias

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 25 março, 2016, 16:27
Isso dos coelhinhos trazerem ovos é uma grande mentira: desde quando é que coelhos põem ovos?
Os coelhos trazem os ovos de "chocolate", correctíssimo. =)
Aude id scire, memento, ut obliviscatur!
https://www.facebook.com/tutuga.fotografia.7?fref=ts

Citação de: Amunet em 25 março, 2016, 15:57

E para vocês , o que é a Páscoa ? Tem significado ?

Tem. Para mim, comemora-se a ressurreição de Jesus. A vitória da vida sobre a morte. A derrota das trevas pela luz.

Ao facto de acontecer nesta altura do ano não há-de ser estranho coincidir com a chegada da primavera. Esta estação traz nova vida à terra. Fertilidade. Degelo. Abundância. Sol. Calor. Esperança. Luz.

Para trás ficaram os dias frios, cinzentos, chuvosos. O gelo e a neve.

;)

Creio que a Pascoa era comemorada pelos Judeus pela libertação do povo por Moisés que estava escravisado no Egipto. Por "coincidência" calhou na crucificação de Jesus.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 27 março, 2016, 12:06
Creio que a Pascoa era comemorada pelos Judeus pela libertação do povo por Moisés que estava escravisado no Egipto. Por "coincidência" calhou na crucificação de Jesus.
Pois, "coincidência"!

Simbolicamente, a Páscoa foi uma escolha interessante para a crucificação.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: misticopt28 em 27 março, 2016, 12:06
Por "coincidência" calhou na crucificação de Jesus.

Ainda bem que colocaste a expressão "coincidência", entre aspas.

Porque segundo parece, coincidências e "acasos" são bilhetes da vida em eventos, que Deus manda entregar quando prefere não assinar.

Era costume, na páscoa judaica, conceder indulto a um criminoso. O povo exerceu sua escolha e como às vezes acontece, erra.

A data, no entanto, afora os exageros, é como um lembrete à reflexão necessária ao livre arbítrio baseado nos valores que adotamos.

Eu nunca percebi é porque a Páscoa muda sempre de dia, e como se Jesus ressuscitasse num dia diferente todos os anos, não tem nexo  >:D

Segundo a Wikipédia:
CitaçãoA Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul)

Mais uma vez, é uma questão simbólica.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 27 março, 2016, 20:14
Segundo a Wikipédia:
Mais uma vez, é uma questão simbólica.

E porque e que o Natal e os outros feriados católicos são fixos? Só a Páscoa e que muda de dia todos os anos, enfim, a mim tanto me dá mas não vejo lógica nenhuma nisso.