Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.468
Total de tópicos
26.918
  • A páscoa
    Iniciado por Amunet
    Lido 2.348 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: YESNO em 27 março, 2016, 19:26
Ainda bem que colocaste a expressão "coincidência", entre aspas.

Porque segundo parece, coincidências e "acasos" são bilhetes da vida em eventos, que Deus manda entregar quando prefere não assinar.

Era costume, na páscoa judaica, conceder indulto a um criminoso. O povo exerceu sua escolha e como às vezes acontece, erra.

A data, no entanto, afora os exageros, é como um lembrete à reflexão necessária ao livre arbítrio baseado nos valores que adotamos.


Creio ter lido também que  nessa  altura viajavam milhares de pessoas para Jerusalem para comemorar a Pascoa. Também era uma boa altura para as pessoas testemunharem a Divindade de Jesus e crer na sua Doutrina de  sabedoria e Amor.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Jesus foi a Jerusalem para "cumprir" as profecias de Zacarias sobre a vinda do Messias.

A escolha da Páscoa não seria inocente, tendo a Páscoa o significado que tinha (e tem) para os judeus.


"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Também não percebo porque e que a páscoa não tem um dia fixo.

#18
Vocês estão a ver os dias de nascimento e morte de Jesus como se Jesus fosse uma pessoa comum.
Pode-se acreditar ou não na existência de um Jesus histórico, mas Jesus enquanto personagem bíblica é o motivo pelo qual nasceu uma nova religião.

É o motivo e é um símbolo. E como símbolo que é, em relação a ele nada foi deixado ao acaso. No mundo actual estas coisas de solestícios e luas cheias não nos fazem muito sentido, mas faziam antigamente. Nascer e morrer em certas alturas era significativo.

Daí que tudo o que rodeia a personagem Jesus tenha um significado simbólico. Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, isso foi uma data escolhida pela igreja, e não foi ao acaso.

Vem na bíblia que Jesus morreu na altura da Páscoa (e como já disse, isso também não foi ao acaso...), e actualmente parece-nos que logica e racionalmente podiam ter fixado um dia. Não o fizeram na altura em que se tomaram estas decisões porque a forma como a data da Páscoa é calculada tem o tal valor simbólico.

O tempo passa, os significados foram-se perdendo. Mas eles existiam no início. A igreja não pretendia lembrar os dias de nascimento e morte historicamente verdadeiros, mas pretendia sublinhar o carácter divino/ místico da personagem em que basearam a sua religião, Jesus, e estas datas foram escolhidas com este propósito.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Amunet em 27 março, 2016, 21:08
Também não percebo porque e que a páscoa não tem um dia fixo.

A questão é que a referência leva em conta o ciclo lunar. Embora muitos crentes sejam avessos àquilo que se refira à astrologia, os judeus só tinham os fenômenos das estações e dos astros como parâmetros.

Sem mistérios

#20
Cassandra, há sim religiões que proibem a adoração de imagens sim...

Citação de: Intrigada7 em 28 março, 2016, 15:36
Cassandra, há sim religiões que proibem a adoração de imagens sim...
O problema é que todas as que se baseiam na Bíblia deviam proibir...
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 28 março, 2016, 15:58
O problema é que todas as que se baseiam na Bíblia deviam proibir...

Concordo.

Hoje em dia, estes dias "sagrados" (Páscoa, Natal, etc) já nada têm de "sagrado".
É apenas puro e duro consumismo, cobiça alheia, gula e avareza.  (Ah e tal sou rico vou encher-me com um banquete... Ah e tal de tanto comer "Agora eu fiquei Doce Doce Doce Doce") :P
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein