Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Jesus e seus precursores - Ramatís
    Iniciado por Marta149
    Lido 3.318 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JESUS E OS SEUS PRECURSORES

PERGUNTA: — Tendes afirmado que o Cristianismo é a Religião Universal; e Jesus o seu fundador insuperável. No entanto, muitos espiritualistas estudiosos e simpáticos à filosofia oriental afirmam que o Budismo é um movimento superior. Que dizeis?

RAMATÍS: — Sabe-se que os homens e suas religiões evoluem de modo paralelo; conforme o povo se faz cada vez mais civilizado, a sua religião também progride tanto em seus aspectos quanto na sua prática. A medida que a humanidade assimila e cultua ideais mais elevados, esforçando-se para uma realização moral mais sadia, também o seu culto e o seu entendimento da Divindade manifestam-se sob melhor compreensão e bom senso. Assim, enquanto as religiões primitivas condizem com os povos atrasados, o homem civilizado do século XX requer uma doutrina religiosa compatível com o progresso atual.
Os estudiosos ateístas acham que a religião nunca teve uma origem além do entendimento e dos costumes do próprio homem; mas o homem não é exclusivamente um organismo carnal, porém, um espírito atuando do mundo oculto na composição provisória desse corpo denso. Em consequência, o sentimento religioso é inato no homem e o precede mesmo na sua adaptação ao mundo material, como o provam os selvagens na sua busca de Deus, adorando o vento, o sol e outros fenômenos da natureza. O homem civilizado e inteligente difere nessa mesma procura deísta, porque a sua devoção sublima-se em aspectos mais delicados, como a Luz, Energia, Divindade ou Absoluto!
Eis por que ainda há lugar para qualquer espécie de religião e doutrina religiosa no vosso mundo, uma vez que existem na humanidade tipos adequados aos mais exóticos e excêntricos movimentos de "procura" e "relação" com o mundo oculto. No seio do Catolicismo, do Protestantismo e mesmo do Espiritismo, nascem movimentos doutrinários à parte, como verrugas situadas no corpo da doutrina principal. Ante a psicologia e o temperamento dos crentes primários, ainda incapacitados para se ajustarem à matriz religiosa original, é suficiente um
indivíduo fanático, excêntrico ou tomado de arroubos messiânicos, iniciar um movimento religioso, por mais fantasioso ou ridículo, para que, em seguida, não tardem a aparecer adeptos que levarão a sério o empreendimento absurdo, convencidos de que encontraram a única Verdade! Daí a inutilidade das discussões religiosas quanto a fixar-se a religião mais certa, uma vez que essa condição é dependente, primordialmente, da compreensão e do grau de cultura dos próprios adeptos. Porém, a despeito dessa diversidade de credos, o Cristianismo é a única Religião Universal prevalecente, no futuro, porque suas bases são absolutamente inconfundíveis e imodificáveis. Mesmo que a humanidade alcance o mais alto índice de cultura e sabedoria, jamais repudiará conceitos cristãos como o "ama ao próximo como a ti mesmo" ou "fazes aos outros o que queres que te façam"!
Em qualquer posto de comando ou grau de cultura, os fundamentos do Cristianismo continuarão inalteráveis, porquanto aconselham ou determinam um "estado de espírito" superior na criatura humana, qualquer que seja a sua raça, inteligência ou posição social. É uma doutrina que se ajusta ao anjo, ao selvagem, ao senhor, ao escravo, ao rico, ao pobre, ao santo, ao criminoso, ao sábio ignorante!
Há muitos séculos, os precursores de Jesus têm ensinado máximas semelhantes, porém, nenhum deles conseguiu consolidá-las em bases indestrutíveis no entendimento comum de todos os homens! "Ama ao próximo como a ti mesmo" é sentença de fulgência moral eterna, pois o seu sentido fraterno envolve toda humanidade. Jesus, portanto, fundou a Religião definitiva ou a doutrina imutável da atualidade e do futuro; deu-nos o meio de relações espirituais entre a criatura e o seu Criador, a qualquer momento e em qualquer latitude geográfica. As contradições que ainda existem entre a Religião Católica Romana, primitiva, surgiram a Igreja Católica Brasileira, a Ortodoxa e o Protestantismo; deste, surgiram seitas como os Luteranos, os Mormons, Adventistas, Presbiterianos,
Batistas, Congregacionistas, Assembléia de Deus, Testemunhas de Jeová, Ciência Cristã, Metodistas e outras. Mesmo na área espiritista há os cardecistas, redentoristas, ecléticos, mediunistas, neo-espiritas; e a própria Teosofia e a Rosa-Cruz cindiram-se em outros movimentos separados. os religiosos que cultuam o Cristianismo ou desmentem seus conceitos sublimes são frutos de interpretações pessoais e especulações religiosas, que se distanciam da fonte iniciática por força de convicção fanática ou presunção. Ninguém poderá "fundar" ou "inventar" outro credo mais sábio, justo e sadio do que o Cristianismo, cujo alicerce, o Evangelho, é um Código divino que, através de sem; conceitos de alta moralidade, é um reflexo vivo das próprias leis do Cosmo.
O Cristianismo baseado nas fórmulas do Evangelho, imutável no tempo e no espaço, dispensa que alguém, lhe altere uma vírgula ou um til na sua estrutura doutrinária! Jesus, seu fundador, deve ser considerado o mais elevado instrutor espiritual do orbe, acima de seus precursores, embora estes sejam dignos do tributo devocional, visto terem-lhe preparado o caminho messiânico. Embora o Budismo seja um movimento ético religioso de elevado alcance espiritual, falta-lhe aquela tonalidade da amplitude universal do Cristianismo. Enquanto, para ser cristão dentro da ética por Jesus, o homem de qualquer raça ou posição social pode aceitar e viver os seus princípios, o budismo está confinado a uma espécie de limitação geográfica, a um tipo de raça e gosto. Enquanto o oriental pode ser tão cristão quanto o ocidental, o asiático será sempre um "melhor" budista do que o latino, o eslavo ou o germânico.


DO LIVRO: "O SUBLIME PEREGRINO" RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.

Estes textos são de um novo movimento dentro do espiritismo? Ou seja.. Espiritismo universalista.


Ramatis é Espiritualista, mas não Espirita. Dá sim comunicações através de um medium Espirita
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#4
Fica a questão.. Quem terá razão? :-P
A propósito destas divisões.. Eu simplesmentemaria adorei ler o livro dos espíritos. Mas depois.. Quando mais tarde me apercebi do foco dado em torno da figura de Jesus e a falta dele noutros profetas, de igual elevação moral (para mim e pelos exemplos dados). Entrei numa onda de descrédito em relação a isto.. Porque para mim uma doutrina universal não pode ter o foco num Messias, que não é diferente em todo o mundo. Assim a transição não se dá. Acho eu..

O místico deu a resposta mais correta.
Ramatís traz palavras para a união por isso eu disse o início... Não é espírita mas "usa" médiuns espiritas.
Ele difunde o início do Universalismo Cristico, os ensinamentos de Jesus como o centro de tudo...
(não sei se me faço entender)

Porque Jesus é o ser mais perfeito que pisou a Terra é o Guia e Modelo da Humanidade. Questão 625 do LE. Por isso se dá mais interesse em Jesus. É o nosso guia na direção ao Pai. A Doutrina Espirita não desvaloriza os outros profetas, pois eles deram a base á vinda do Mestre. Nas obras de Ramatís há muitas verdades, mas também há misticismo, não estou a tirar mérito, pois é bastante evoluido em relação a nós. Temos que seguir o conselho de Paulo de Tarso, estudar tudo, meditar e guardarmos o que achamos que está correto.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 11 novembro, 2015, 01:09
Porque Jesus é o ser mais perfeito que pisou a Terra é o Guia e Modelo da Humanidade. Questão 625 do LE. Por isso se dá mais interesse em Jesus. É o nosso guia na direção ao Pai. A Doutrina Espirita não desvaloriza os outros profetas, pois eles deram a base á vinda do Mestre. Nas obras de Ramatís há muitas verdades, mas também há misticismo, não estou a tirar mérito, pois é bastante evoluido em relação a nós. Temos que seguir o conselho de Paulo de Tarso, estudar tudo, meditar e guardarmos o que achamos que está correto.
Partindo desta linha é muito, mas mesmo muito fácil atirar uma figura como Maomé para o lado negro da história. Uma espécie de anti Cristo.

Citação de: credatis em 11 novembro, 2015, 01:56

Partindo desta linha é muito, mas mesmo muito fácil atirar uma figura como Maomé para o lado negro da história. Uma espécie de anti Cristo.


Eu não estou a desvalorizar os profetas, nem a Doutrina Espirita o faz. Jesus é um ser Divino, é um Cristo. Atingiu os topos da Evolução que podemos conhecer e compreender. Não se pode comparar os profetas a Jesus pois estavam muito longe de Jesus e devem estar, embora se calhar já seres perfeitos a evolução não cessa e um ser como o Mestre Jesus não estanca. Chegando a Cristo, não estão mais sujeitos a errar mesmo encarnando para missão.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#9
Citação de: credatis em 11 novembro, 2015, 01:56

Partindo desta linha é muito, mas mesmo muito fácil atirar uma figura como Maomé para o lado negro da história. Uma espécie de anti Cristo.

Jesus não é um profeta. É o Messias. E Ele veio. O próprio Deus feito homem.

Aos profetas incumbiu a missão de "preparar" a vinda do Messias. Houve falsos profetas e profetas que, por uma ou outra razão, provavelmente se "desviaram" da mensagem que lhes cumpria anunciar / divulgar.

O seu ensinamento é intemporal.


#10
Citação de: Malik_ em 11 novembro, 2015, 11:43
Jesus não é um profeta. É o Messias. E Ele veio. O próprio Deus feito homem.

Aos profetas incumbiu a missão de "preparar" a vinda do Messias. Houve falsos profetas e profetas que, por uma ou outra razão, provavelmente se "desviaram" da mensagem que lhes cumpria anunciar / divulgar.

O seu ensinamento é intemporal.


É por causa de afirmações dessas tão taxativas que o Islão e cristianismo estão em guerra desde que se formaram. Jesus é isso tudo... Então o que é Maomé? Um desviante? Diga isso a um muçulmano..

Citação de: misticopt28 em 11 novembro, 2015, 02:36



Eu não estou a desvalorizar os profetas, nem a Doutrina Espirita o faz. Jesus é um ser Divino, é um Cristo. Atingiu os topos da Evolução que podemos conhecer e compreender. Não se pode comparar os profetas a Jesus pois estavam muito longe de Jesus e devem estar, embora se calhar já seres perfeitos a evolução não cessa e um ser como o Mestre Jesus não estanca. Chegando a Cristo, não estão mais sujeitos a errar mesmo encarnando para missão.

Maomé é o que então? Aos olhos do espiritismo? É que se foi um engano.. Foi um engano que custou a vida a muita gente. Mas lá está. E sempre fácil dizer que tudo tem um propósito.. O bem maior.. Evolução...

Citação de: credatis em 11 novembro, 2015, 13:07

É por causa de afirmações dessas tão taxativas que o Islão e cristianismo estão em guerra desde que se formaram. Jesus é isso tudo... Então o que é Maomé? Um desviante? Diga isso a um muçulmano..

Não, não é! Eu sou livre de tornar público o meu pensamento e as minhas convicções sem desrespeitar qualquer outra crença/religião.

Jesus é o Messias e Maomé um profeta.

Porque é que esta afirmação provoca a guerra? Primeiro porque há no Islão fanatismo elevado ao extremo. Segundo porque há ainda uma grande mistura no Islamismo entre religião e Estado. Terceiro porque em países Islâmicos há quem use a religião, não olhando a meios, para chegar ao poder. 4º porque... 5º porque...


Citação de: credatis em 11 novembro, 2015, 13:07

É por causa de afirmações dessas tão taxativas que o Islão e cristianismo estão em guerra desde que se formaram. Jesus é isso tudo... Então o que é Maomé? Um desviante? Diga isso a um muçulmano..


Maomé é o que então? Aos olhos do espiritismo? É que se foi um engano.. Foi um engano que custou a vida a muita gente. Mas lá está. E sempre fácil dizer que tudo tem um propósito.. O bem maior.. Evolução...


O problema não está em Maomé nem na Torah, mas sim nos homens. O problema não é da religião, mas sim dos homens que a professam. Não são os cristãos que perseguem o islão, mas sim o contrário.

Há Dois mil anos os que seguiam os ensinamentos do Cristo eram lançados ao Circo junto com os escravos para serem comidos vivos por leões enquanto a curia romana assistia. Todos os grandes profetas que trouxeram a verdade foram martirizados 
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

João 14


1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.

26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.

29 Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30 Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;

31 Mas é para que o mundo saiba que eu amo o Pai, e que faço como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

A verdade doi, mas liberta

#14
Citação de: Malik_ em 11 novembro, 2015, 13:26
Não, não é! Eu sou livre de tornar público o meu pensamento e as minhas convicções sem desrespeitar qualquer outra crença/religião.

Jesus é o Messias e Maomé um profeta.

Porque é que esta afirmação provoca a guerra? Primeiro porque há no Islão fanatismo elevado ao extremo. Segundo porque há ainda uma grande mistura no Islamismo entre religião e Estado. Terceiro porque em países Islâmicos há quem use a religião, não olhando a meios, para chegar ao poder. 4º porque... 5º porque...


Então você não se sente minimamente ofendido que um muçulmano ache o contrário  ? Deviam ser todos assim...
Como não são,  fazem se guerras em nome de Deus.. Fácil.