Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • E então como é que se mudam as mentalidades?
    Iniciado por incertus
    Lido 4.752 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
CitaçãoEssa sim é uma discussão que seria muito útil. E devia invadir a praça pública. Mas o nosso povo só se interessa com o "colinho" ou falta dele. Por mim abria-se um tópico com isso

by: pressplay in: https://portugalparanormal.com/index.php/topic,35822.msg324094/topicseen.html#msg324094

ora aqui está uma boa ideia...  ;)

como é que se mudam mentalidades?

quais as mentalidades potencialmente erradas?

os amigos estão dispostos a mudar a vossa "mentalidade"? e em que circunstancias?

eu... arrogantemente afirmo que faço tudo por viver da forma que prego...  ::) ...muito embora...
a minha religião é a verdade...

#1
"Olha para aquilo que eu digo...." :P @incertus

Uma boa maneira de mudar mentalidades, ou pelo menos provocar reflexão. É este forum e outros, da web.
Para mim, mudar mentalidades nos aspectos mais básicos da nossa vida (alimentação, saúde, etc). Começa pela evidência científica e mais tarde com a implementação constitucional.
Conto-vos uma história....
Clair Patterson, foi provavelmente provavelmente um dos Senhores responsáveis por salvar o nosso planeta. Ele, através da evidência, mostrou à comunidade científica e governo que o chumbo é extremamente prejucial à saude. Ganhou essa guerra e hoje temos um planeta muito menos poluido, do que nada fosse feito. Ele mudou as mentalidades de uma forma, como poucos fizeram. Quem ganhou foi a saúde pública.
Como este senhor, há outros referentes ao tabaco, ao fast-food, aos açucares etc etc. Salvadores que ficam nas sombras e dão contributos inimaginaveis.

Do ponto de vista mais profundo e moral da questão. Penso que as mentalidades se mudam através, de primeiro que tudo... Alguém com uma fibra moral inquebrável. E acima de tudo, alguém que possa servir de exemplo. Dar a vida por uma ideia, custe o que custar.
Foi assim com o próprio Jesus Cristo... Para os mais desatentos, na altura as pessoas achavam que havia gente mais digna da sua vida que outros. Que os imperadores erão Deus-Vivos, e mereciam tudo e a relé só tinha de servir. Ele chega cá e diz algo assim "nós somos todos iguais\irmãos, filhos do mesmo Deus". Morreu na cruz pelo ideal...
Gandhi, não deu a vida é certo. Mas acreditem, levou muita cacetada.. A sua convicção era a revolução sem violência. E levou a sua avante, graças à fibra moral. Mudou mentalidades, mas não mudou o mundo inteiro. O exemplo fica e será relembrado e fará com que reflitamos.
Mandela...Madre Teresa...Tantos... São vozes vivas, que rompem com as coisas que estão estabelecidas. São os heróis, que o nosso planeta tem, e salvam vidas pelos exemplos ou conquistas científicas.

Resumidamente é isto..
EDIT: Sem ser com técnicas evasivas e contrariando o livre-arbitrio das pessoas. Não há forma de mudar as mentalidades, apenas se pode tocar no véu...mandar um pequeno sopro e esperar que se reflitam nos vários assuntos em questão. A maneira mais prática penso ser mesmo a discussão\foruns\debates. Em vez de 6 sobre bola, deviam ser 6 sobre a actualidade

Eu acho que as mentalidades não se mudam... vão-se mudando... as coisas não podem decorrer radicalmente, de um momento para o outro. Vai-se tudo operando passa a passo...

E as pessoas não querem mudar, pois isso significa sair da sua zona de conforto. Isto acontece em todo o lado... é tão bem mais fácil ficar no nosso canto, continuar a agir e pensar da forma como sempre fizemos do que mudar... ninguém pára para refletir... ninguém pára para aceitar pontos de vista diferentes daqueles que está habituado... a resistência à mudança é tão grande que nem sequer ouvimos o ponto de vista do outro, que em parte, até poderá fazer sentido...

Para mim, e é isso que faço na minha vida, a melhor  forma de se ir mudando é com a abertura de consciência e essa depende certamente do sujeito, da sua vontade própria e dos seus objetivos... a abertura de consciência pode ser realizada pelo próprio e com a ajuda dos demais. No entanto, não podemos esquecer que se eu assumo a mudança, ou seja a abertura de consciência, isso não significa que os restantes também o façam. Pelo contrário, podem querer continuar uma vida inteira mergulhados nas suas crenças e assumir o papel de vítima, pois certamente que têm benefícios secundários com isso. O processo de mudança é interior, de dentro para fora... sempre! Quando acreditamos veementemente em algo somos capazes de levar uma multidão atrás de nós... tem que haver grande coerência entre aquilo que digo e aquilo que faço!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov

pois...  ::) ...foi o que eu pensei...  ::) ninguém está interessado em mudar a mentalidade...

...o que as pessoas estão realmente interessadas é que os outros todos mudem a mentalidade deles de forma a pensarem como elas...  :P

o ser humano anda sempre a gabar-se de ser "espiritual"... "inteligente"... "racional"...

...e depois no dia a dia continua a "jogar à defesa" e a responder aos estímulos de forma "animalesca" como qualquer outro primata...  ::) ...a única coisa que pretende é "poder social" e "bem estar"... tudo o resto são cantigas...

Citação de: sofiagov em 25 maio, 2015, 09:50
a mentalidade muda de dentro para fora

é verdade... a questão é falsa logo à partida porque não compete a ninguém mudar a mentalidade de outro...

mas compete a todos consciencializar os demais... de forma a que todos percebam que ainda que tenham o direito de conservar a sua "mentalidade", não têm o direito de prejudicar outros para esse efeito...

a minha religião é a verdade...

Incertus adoro as suas especulações... vamos a factos concretos??

- Você partilha as suas ideias com um amigo seu que tem uma visão diferente da sua. Você justifica, compara, apresenta, reformula até se for necessário. E mesmo assim, ele mantém a visão dele, que para si é caótica, reducionista e que mostra que ele não pretende sair da zona de conforto dele. O que é que você faz? Já tentou de tudo para mostrar x, y e z e mesmo assim ele mantém a sua visão... desiste? Faz-lhe uma lavagem ao cérebro? Ou deixa-o ficar na "obnubilação" dele, pois não deixa de ser uma escolha?

- Aqui no PP todos partilhamos as nossas ideias e pontos de vista. Já reparou que, mesmo não concordando com muitas delas, você até acaba por (no seu silêncio) interiorizar algumas delas porque lhes faz sentido? Então, não acha que isso pode ser o "levantar do véu", mesmo que subtilmente? Ou acha que o véu tem simplesmente que ser retirado e recolocado um novo?

Só a possibilidade de se se mostrar"recetivo" por si só, já é um passo para a mudança, não lhe parece? ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#6
CitaçãoSó a possibilidade de se se mostrar"recetivo" por si só, já é um passo para a mudança, não lhe parece? Grin

sim... é o primeiro passo... mas temos de ir mais longe...  ;)

Citaçãovamos a factos concretos??

vamos... olhe... vou-lhe dar um exemplo...

no inverno passado, peguei no meu "burrito" e fui dar uma volta para a neve mais um amigo que também tem um (jeep)...

mete-mo-nos lá por uns caminhos manhosos... cheios de gelo e neve até chegar-mos a um cruzamento que tem um largo em que paramos... isto no meio do monte a uns 7 ou 8 quilómetros da estrada mais próxima...

tinha-mos então duas escolhas... o caminho da direita... ou o caminho da esquerda... iam ambos dar mais ou menos ao mesmo local, mas um era mais curto, embora mais acidentado... o outro era mais longo, mas menos problemático...

como tinha passado uns tempos antes pelo "curto" e encontrei algumas dificuldades e o jeep dele é um pouco mais baixo que o meu, propus irmos pelo mais longo... mas ele insistiu em ir pelo mais curto... e que o tamanho não interessa...  ::)

depois de uns minutos a tentar convence-lo a ir pelo outro caminho sem sucesso disse-lhe:

"para mim é igual... se queres ir por ai e ficar preso num buraco qualquer... bora lá..."

ele foi à frente e eu segui-o...

...e ele ficou preso...  ::) ...e eu não o conseguia puxar para trás porque aquilo era a descer... também não conseguia passar para a frente porque o caminho era estreito... e depois de 2 horas a empurrar e meter pedras debaixo do jeep dele acabamos por voltar atrás no meu jeep para irmos dar a volta e puxá-lo do outro lado...

resultado... perdemos um dia de "passeio" na neve no meio de um charco de lama gelada... levamos quase 4 horas a tirar o jeep de lá... chegamos a casa parecia que tínhamos andado a apanhar porcos numa pocilga... e ainda tivemos prejuízos com os burritos...

eu sabia que ia dar nisto... e tentei avisá-lo... mas se ele precisava de passar por aquilo tudo para se "consciencializar" que um jeep "de origem" e com pneus mistos não está preparado para ir "brincar" para a neve... o que é que eu podia fazer mais além do que acompanhá-lo e ajudá-lo a tirar o jeep do buraco?  ;)

moral da história... ele acabou por mudar a suspensão e meter uns pneus de jeito... e um Guincho...  ::)


editado:

CitaçãoOu acha que o véu tem simplesmente que ser retirado e recolocado um novo?

o véu deve ser retirado... ponto...  ;)
a minha religião é a verdade...

Ah! Então estamos de acordo... nós abrimos os horizontes, damos alternativas, mostramos opções de mudança... se eles aceitarem interiormente, muito bem, se não aceitarem, muito bem também, pois já fizemos a nossa parte  ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

É um exemplo, que tem a sua validade. Mas estamos a falar de algo mais profundo que a discussão simples e do quotidiano de dois teimosos :P eheheh
Aposto que a experiência que teve, fará refletir para a próxima...Isso também é mudar a mentalidade =D

Citação de: pressplay em 25 maio, 2015, 23:51
É um exemplo, que tem a sua validade. Mas estamos a falar de algo mais profundo que a discussão simples e do quotidiano de dois teimosos :P eheheh
Aposto que a experiência que teve, fará refletir para a próxima...Isso também é mudar a mentalidade =D

Esta é para mim o verdadeiro cerne da questão. Acho que as mudanças mais difíceis são as que estão mais enraizadas dentro de nós e quase que inabaláveis... é preciso termos "coragem" para mudar...

Rapidamente posso contar-vos uma situação. Tenho uma paciente que é alvo de maus-tratos por parte do marido há anos. Há pouco tempo (menos de 1 mês) decidiu deixá-lo, encheu-se de coragem, inclusivamente pediu-lhe o divórcio e agora que estava tudo encaminhado para o fazer... desistiu e vai mudar de casa com o marido para "recomeçarem" uma vida novamente :( Hoje, quando ela me disse isso, ficou à espera que eu lhe desse um "puxão de orelhas"... mas não o fiz, pelo contrário. Disse-lhe que tinha sido a decisão dela... e que ela sabia que nada iria mudar... que ela se estava a enganar a ela própria... mas que respeitava a decisão dela....

Naturalmente que esta senhora não quer mudar. Ela teve a oportunidade da vida dela para ao fazer mas não o irá fazer. Porquê? Porque ela já não sabe viver sem ser como vítima... se ela deixar o marido, como é que ela vai viver? Que papéis vai ela assumir... por isso, é melhor mesmo não sair da zona de conforto... lá está... a mudança dentro dela ainda não ocorreu a pontos de a impulsionar para a mudança cá fora...
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Isso é algo já patológico. Penso que temos de analisar de outra maneira. Mas como não estou dentro da área, não me consigo alongar mais.

CitaçãoO bom julgamento vem da experiência. E de onde vem a experiência? A experiência vem do mau julgamento.

Mark Twain

nada mais podemos fazer do que ajudar os outros a levantar-se depois de caírem... e ao ajudá-los a eles estamos a ajudar-nos a nós mesmos...
a minha religião é a verdade...

Citação de: pressplay em 26 maio, 2015, 00:03
Isso é algo já patológico. Penso que temos de analisar de outra maneira. Mas como não estou dentro da área, não me consigo alongar mais.

Pressplay será que a resistência que o ser humano tem relativamente à mudança não é "patológica"? :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 26 maio, 2015, 00:21
Pressplay será que a resistência que o ser humano tem relativamente à mudança não é "patológica"? :)

isso deve ser uma pergunta com rasteira...  :P ...pois só pode ser patológica... TUDO se transforma diariamente... inclusivamente nós próprios... resistir à mudança mais do que patológico é antinatural...

a minha religião é a verdade...