Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Crianças devem praticar meditação nas escolas
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 4.577 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Crianças devem praticar meditação nas escolas

"Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração." (Dalai Lama)

Imagine que a meditação se torna uma prática regular na vida escolar das crianças. Basta pensar o quão diferente o mundo seria se cada criança for capaz de conectar ao oceano de consciência que permeia tudo, o desejo de fazer mal ao outros iria ser significativamente menor, pois a meditação permite-nos descobrir através da experiência, quem realmente somos.

O problema na sociedade hoje em dia, é que estamos constantemente a fugir de nós mesmos, e consequentemente, da verdade. Estamos tão ocupados com a correria do dia a dia que nunca temos tempo para descobrir quem somos no âmago do nosso ser. A maioria de nós aprendeu a ser algo que não é, a ajustar-se para se conformar e obedecer às normas e regras sociais. Aprendemos a colocar uma máscara e sermos escravos do nosso próprio ego. E somos tão bons nisso que somente a ideia de tirar essa máscara já causa um desconforto desagradável. Então traímos a nós mesmos e deixamos o nosso ego comandar, ficamos insensíveis ao mundo e a todos os seres que nele vivem. Vendemos a nossa alma por uma ilusão de quem somos, e no fundo, uma parte nossa sabe que algo está errado.


E se desde cedo, parássemos de fugir de nós mesmos? E se aprendermos a olhar para dentro de nós próprios desde a tenra idade?

Se as escolas ensinarem a meditação, as crianças podem descobrir as suas verdadeiras paixões, seus interesses e potencial criativo. Elas não seriam tão incomodadas, inseguras e aprenderiam a viver para o momento presente.

A meditação ajuda a compreender a vida, através dela, as crianças não seriam tão propensas ao stress, preocupações e doenças. Elas também poderiam desenvolver laços mais fortes com todos os seres e teriam menos necessidade de competir com seus semelhantes.


Muitos estudos clínicos têm demonstrado que a meditação desenvolve a capacidade do cérebro, e com isso, melhora o foco e a concentração. Além de fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo contra doenças.

Estudos desenvolvidos pela Universidade de Califórnia revelaram que a prática da meditação aumenta o número de dobras no córtex cerebral e, com isso, melhora o processamento de informações e emoções. Os resultados foram publicados na revista Frontiers in Human Neuroscience (Fronteiras da Neurociência Humana). Presume-se que quanto maior o número de dobras, melhor a capacidade do cérebro de processar informações, tomar decisões e formar memórias, além de aumentar o autocontrolo. O córtex é a camada externa do cérebro e tem papel fundamental na memória, atenção, pensamento e consciência.


Uma outra pesquisa realizada pelo Instituto de Medicina e Prevenção Natural da Universidade de Maharishi, observou 201 pessoas com doença arterial coronária (DAC) que se dividiram em dois grupos: um programa de meditação transcendental e um programa de educação para a saúde. Depois de cinco anos de observação, o grupo que praticou meditação mostrou uma redução de risco de 48% de sofrer um acidente vascular cerebral.

O Departamento de Psiquiatria da Universidade Emory Atlanta, também chegou a uma conclusão semelhante num estudo sobre o impacto da meditação no cérebro. Pesquisadores compararam a massa cinzenta no cérebro de praticantes Zen e não praticantes durante um longo período de tempo. Embora a massa cinzenta diminua normalmente com a idade, no caso dos praticantes Zen não houve nenhuma redução.

Felizmente a meditação nas escolas já é uma realidade e está acontecer um pouco por todo o lado. No Brasil, por exemplo, há um ano, as notas dos alunos do Centro de Apoio O Visconde, no Real Parque (zona oeste de São Paulo) melhoraram por causa da introdução de yoga e meditação. Antes das aulas de português e matemática, 134 alunos fazem um conjunto de exercícios físicos e de respiração e praticam 20 minutos de meditação (fecham os olhos e mentalizam palavras ou sons).
A Sociedade Internacional de Meditação é a favor da incorporação da prática na rotina das escolas.


Basta imaginar o quanto futuras gerações podem ganhar com esta prática regular, os benefícios são extraordinários. É realmente importante implementar a meditação nas escolas, se vamos aprender a viver pacificamente uns com os outros, precisamos primeiro descobrir que a paz se encontra dentro de nós.


Fonte: Texto de Will Stanton | Traduzido e adaptado por Despertar Coletivo
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#1
Os beneficios imediatos são estes, entre outros:

Concentração e atenção são fundamentais para acalmar a mente
Aprender a respirar  
Libertar o ruídos dos pensamentos e dos sentimentos.
Aprender a libertar o passado a não limitar o nosso futuro.
Ajuda a percepcionar verdadeiramente as nossas emoções sem críticas internas
A prática diária faz-nos conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e acções,
Mudar intencionalmente as nossas respostas emocionais e os nossos padrões mentais.

:)


fonte: adaptado de: tratamento da depressão org




Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Não há interesse por parte das organizações que gerem a educacação que haja essa abertura de consciência. Também ninguém se disponibliza para ir 1 ou 2h a uma escola gratuitamente para ensinar as crianças
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#3
Não poderia concordar mais. É muito imporante que aprenda-mos desde muito cedo a "desligar a ficha". Vivemos numa sociedade da informação, que circula a uma velocidade vertiginosa. É essencial aprender a "segurar os cavalinhos", para que o efeito do stress e ansiedade não se façam sentir. Para mim, tão importante como música e\ou desporto.

nã... nã... é melhor dar-lhes uma doutrina sobre um Deus vingativo e castigador se não se "portarem bem"... senão ninguém tem mão neles... e depois quando forem a dar conta já tem sonhos e esperanças para o futuro e o catano...  ::)
a minha religião é a verdade...

Citação de: misticopt28 em 23 maio, 2015, 16:43
Não há interesse por parte das organizações que gerem a educacação que haja essa abertura de consciência. Também ninguém se disponibliza para ir 1 ou 2h a uma escola gratuitamente para ensinar as crianças

Porque terá alguém que disponibilizar 1 ou 2 horas a fazê-lo de forma gratuita? Porque não alguns professores que não estão no ativo ou mesmo os do ativo aprendendo com uma formação a este nível? Afinal de contas, todos nós conseguimos relaxar, por isso todos conseguimos meditar... é uma questão de se ser prático... quando não se é, naturalmente que só existirão entraves... se a prática fosse comum logo no infantário... seria tudo bem diferente, não te parece? As educadoras poderiam perfeitamente fazê-lo nas novas gerações de crianças e depois ver-se-ia o resultado :)

Citação de: incertus em 23 maio, 2015, 19:25
nã... nã... é melhor dar-lhes uma doutrina sobre um Deus vingativo e castigador se não se "portarem bem"... senão ninguém tem mão neles... e depois quando forem a dar conta já tem sonhos e esperanças para o futuro e o catano...  ::)

Pois ao que parece a doutrina sobre um Deus vingativo e castigador não está a dar os seus frutos... acho que deu no início das nossas gerações, porque o medo de "pecar" era grande... não com estas novas gerações cujo "pecado" não existe nos seus dicionários ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#6
Mas o intuito é que as crianças pratiquem a meditação para se harmonizar desde cedo e puder entrar em contato com o seu Eu Superior ou ganhar dinheiro com o ensino da meditação? Como tu bem dizes Faty bastava alguém influente no assunto fosse lá uma ou 2 vezes para ensinar a técnica e os próprios professores poderiam continuar com o trabalho. Até mesmo poderiam fazer isso em horário extra curricular no caso das escolas e nos infantários poderiam aplicar isso como pratica diária. É que querer implantar a técnica para ganhar dinheiro é uma coisa e querer implantar para o bem estar das pessoas sem vontade de receber algo em troca é outra. No meu ponto de vista quando se quer implantar algo pago o único objectivo é interesse financeiro. O que poderiam fazer era admitir nas escolas ou infantários alguém da área pagos pelo estado, para aplicar a técnica. Ficavam funcionários da escola.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#7
Citação de: misticopt28 em 23 maio, 2015, 19:50
Mas o intuito é que as crianças pratiquem a meditação para se harmonizar desde cedo e puder entrar em contato com o seu Eu Superior ou ganhar dinheiro com o ensino da meditação? Como tu bem dizes Faty bastava alguém influente no assunto fosse lá uma ou 2 vezes para ensinar a técnica e os próprios professores poderiam continuar com o trabalho. Até mesmo poderiam fazer isso em horário extra curricular no caso das escolas e nos infantários poderiam aplicar isso como pratica diária. É que querer implantar a técnica para ganhar dinheiro é uma coisa e querer implantar para o bem estar das pessoas sem vontade de receber algo em troca é outra. No meu ponto de vista quando se quer implantar algo pago o único objectivo é interesse financeiro. O que poderiam fazer era admitir nas escolas ou infantários alguém da área pagos pelo estado, para aplicar a técnica. Ficavam funcionários da escola.

Misticopt28 nunca seria para ganhar dinheiro... mas sim para o bem-estar individual. Tal como referiu o pressplay seria uma componente essencial tal como a música, o desporto.... O que pretendi dizer, tu percebeste... seriam os professores a fazê-lo naturalmente... poderiam ter ajuda de uma ou outra pessoa que lhes ensinassem... e a meditação, normalmente é sempre gratuita... a não ser meditações específicas muito orientadas que pedem uma contrapartida livre. Saber meditar é saber relaxar e isso deveria ser ensinado desde cedo às crianças... não sei é se convém muito.... pois acho que os níveis de hiperatividade, problemas de aprendizagens, comportamentos disruptivos, emocionais e afins teriam um decréscimo grande que poderia não ser bem aceite por todos ;)


Um outro problema que aqui se coloca é a recetividade dos pais... muitos destes erradamente associam a meditação às espiritualidades e espiritismos e tudo mais e não se mostram nada recetivos a este nível :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#8
Claro que não interessa Faty e todos nós sabemos o motivo. Mas as novas gerações já vêm preparadas com Espiritualidade e mais cedo ou mais tarde, todos irão seguir esse caminho porque assim está destinado. Não vamos andar sempre com o olhos tapadinhos, achas que é por acaso que muitos de nós, nos interessamos já por estes assuntos? Claro que não, há um motivo e os nossos filhos certamente seguirão os nossos passos.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 23 maio, 2015, 20:02
Claro que não interessa Faty e todos nós sabemos o motivo. Mas as novas gerações já vêm preparadas com Espiritualidade e mais cedo ou mais tarde, todos irão seguir esse caminho porque assim está destinado. Não vamos andar sempre com o olhos tapadinhos, achas que é por acaso que muitos de nós, nos interessamos já por estes assuntos? Claro que não, há um motivo e os nossos filhos certamente seguirão os nossos passos

Eu quero acreditar que sim! Já chega de estarmos submersos na caverna de Platão ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#10
Vou te dar um exemplo pessoal, não tenho ninguém na família que se interessa-se por estes assuntos, são todos católicos e na hora certa conheci o Espiritismo, embora dentro de mim já havia a chama, sempre me questionava desde que me lembro como ser pensante. Parecia que possuía informação que me estava ocultada e quando comecei a ler livros espíritas foi como se as coisas se fossem desvendando aos poucos e consegui-se associar aquelas informações com as que já tinha e não sabia como possuía. Bem agora depois de algum estudo sei :P
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Pois misticopt28 mas isso és tu. Conheço muitas pessoas de famílias católicas, que têm essa chama acesa desde que se conhecem e sempre a reprimiram nunca aceitando para não fazer frente à família.

Todos temos, uns mais outros menos, essa chama dentro de nós. E quando falo dessa chama, falo da nossa voz interior... se a meditação te permite contactar com a tua voz interior e se começares desde cedo na tua vida, imagina onde poderias estar tu em termos espirituais hoje em dia? É algo positivo e não nefasto dai a necessidade de trabalhar desde cedo... Naturalmente que hoje em dia o "despertar" surge tarde porque a opção espiritual não nos é dada sob o ponto de vista espiritual, mas sim religioso... damos cabeçadas na parede, caímos e só mais velhos encontramos outras alternativas que não nos foram apresentadas... há muita gente a meditar hoje em dia, de várias idades, mas grande parte delas faz parte de gerações antigas... porque será??
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Deus sempre nos fala no intimo, porque embora ainda muito distantes de conseguir chegar a sua presença ele está sempre em nós, nós é que estamos longe dele infelizmente :(
Quem sabe mais harmonizado não conseguimos perceber melhor aquilo que ele quer de nós?

Sobre o medo de enfrentar a família por causa das crenças só posso dizer isto que foi o que me veio logo a cabeça

Assim sendo, todo aquele que me declarar diante das pessoas, também eu o declararei diante de meu Pai que está nos céus.
Entretanto, qualquer que me negar diante das pessoas, também Eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

Mateus10 32:33

Quando se confronta as crenças das pessoas só se tem que dizer que usem a formula que o Mestre nos deixou e se nao estiverem de acordo que lhe vão perguntar :P

Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

Lucas 6 43:45
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

CitaçãoPois ao que parece a doutrina sobre um Deus vingativo e castigador não está a dar os seus frutos... acho que deu no início das nossas gerações, porque o medo de "pecar" era grande... não com estas novas gerações cujo "pecado" não existe nos seus dicionários Wink

Acho completamente errado dizer isto. Os problemas entre gerações são tão velhos quanto a humanidade. Para os mais velhos isto está sempre a caminhar para o cataclismo, é impressionante. No entanto, aqui estamos nós, num mundo muito melhor que havia à 30 anos, 50...100...

Nunca nenhuma geração foi tão tolerante à homossexualidade, aos problemas ambientais, à igualdade de género. Como é natural continuam a aparecer videos do bullyng. Mas na minha altura, o bullyng nem existia... era levar "porrada". Pelo menos agora os ofensores ficam a descoberto. Mas nós, mais velhos, ainda respondemos com violência à violência... Acho que esta geração, como todas as outras tem um potencial enorme, nomeadamente (e principalmente) na componente espiritual. Mas noto que o assunto ainda é um tabu muito grande, por isso cabe ás pessoas mais velhas aplanar o caminho.

Mesmo com 'benefícios' comprovados pela ciência, a meditação, aqui no Brasil, seria proibida por ser coisa do capeta... segundo religiosos fundamentalistas... :P

Já em Portugal, eu não sei?
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)