Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Servir a Deus ou ao dinheiro?
    Iniciado por KALKI
    Lido 3.808 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boas

Uma vez mais, este tema não me deixa em paz na consciência, talvez porque no meu intimo ainda sonhe com o euromilhões Lol

Por um lado, o dinheiro é um utensilio e fundamental na sobrevivência neste plano terreno.
Por outro lado, algo que temos que separar de Deus .... pois não há preço e valor para entrar no reino dos Céus.

O dinheiro é mais apetecido para a humanidade.

Jesus em forma de sentença nega categoricamente ser possível determinado tipo de atitude:

a) Ninguém pode servir a dois senhores:

b) ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro.

c) Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).


O texto apresenta-se de maneira proverbial e disjuntiva (ou isto, ou aquilo), comunicando uma constatação de Jesus acerca da conduta humana diante destas duas realidades: "Deus" e "dinheiro". Depois de ouvir ou ler sentença tão clara e direta, não há como não perguntar: de que lado estamos, do lado de Deus ou do dinheiro? Pelo menos parece ter sido essa a intenção de quem a pronunciou e de quem a redigiu.

Dinheiro = Diabo ?


A verdade doi, mas liberta

Excelente tópico, KALKI.

De facto, o dinheiro é uma coisa boa. Podemos pagar por todos os bens materiais que nos mantêm com qualidade de vida. Refiro-me a esta qualidade como saúde, alimentação, conforto. Nem falo no conforto material adjacente ao euromilhões, lol.

Mas... quando não temos dinheiro para pagar as contas, assumir os compromissos, ir ao médico, dar de comer aos nossos filhos... lá se vai a saúde, lá se vai a alimentação. Deixamos de dormir, entramos em depressão. Há pessoas que se suicidam por causa das dívidas.

Ou seja, o dinheiro interfere apenas no mundo material, mas pode afectar o espírito quando entramos nesta espiral de preocupações e desespero.

sofiagov
O dinheiro é um meio para...

Deus no coração e o dinheiro na mão...separando as águas como se costuma dizer....
bom tópico.

Boas,

Penso que Deus tem o seu lugar na nossa vida bem definido.
O dinheiro tem o valor de troca. No mundo ocidental, precisamos de dinheiro para a vida diária, pois tudo está organizado nesse sentido.

O que acho importante é não dar ao dinheiro mais valor do que ele de facto tem. Não faz sentido esquecer o ser humano, imagem e semelhança de Deus e também a natureza no seu todo, por causa do dinheiro.

É pelo exagero de sacrificar o ser humano e a natureza, por cauda de dinheiro, que este adquiriu uma má fama.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Kalki este tópico não me faz qualquer tipo de confusão interior. Vou dar-te a minha opinião pessoal. Deus é o alento do teu espírito o dinheiro o alento do teu corpo, um está no plano da essência e o outro no plano da existência.

O dinheiro pode ser sinónimo de "diabo" mas não necessariamente, apenas se deixares que o espírito seja corrompido por ele e te afastares de Deus.

Precisamos do dinheiro para viver, não que ele se torne na nossa vida. E por isso aceito que a nossa postura perante o dinheiro deva ser sensata, pois se a tivermos, nada nos faltará, porque Deus ajudará e fará com o dinheiro chegue a nós.

Eu não me consigo queixar a este nível. Muitas vezes aconteceu falar com Ele, dizendo-lhe que precisava disto ou daquilo para fazer face a x. Incrivelmente, um ou dois dias depois, tudo surgia na minha vida, trazendo dinheiro e resolver as situações. Por isso aprendi que acima de tudo, importa a tua gratidão perante tudo aquilo que Ele faz chegar até ti. Sabendo que Ele está sempre em primeiro lugar nos teus pensamentos. A preocupação com o dinheiro faz com que uma grande parte do teu pensamento fique atinente a ele... e o objetivo é ficares tranquilo perante as preocupações, pois tudo será resolvido.

Esta é a minha crença e naquilo que acredito, como disse, com base na minha experiência pessoal.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#5
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
Mateus6 25:34

Nao valemos muito mais do que os que nao semeiam nem colhem e tem alimento e abrigo? Homens de pouca fe diz o Mestre Jesus

Porque preocupar com o dinheiro se nao e nosso e o Pai celestial da nos tudo o que precisamos?
Nao se ve pobres orgulhosos e materialistas e ricos humildes? Nada deste mundo passa para o outro

Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#6
Misticopt28

Percebo o teu ponto de vista.
No entanto, deixo aqui a pergunta:

Um homem que tinha a sua vida organizada com emprego, casa, carro, alimento, saúde, etc. Por vicissitudes da vida, perde o emprego, consequentemente, perde a casa, carro, entra em ansiedade, perde a saúde.
Busca ajuda nas várias instituições que supostamente têm essa missão.  Nada consegue.
A pessoa desespera e quase duvida da existência de Deus. Pensa em suicídio e, por vezes, tenta e consegue.
O que pensar de casos como este. Agora, infelizmente, há muitos por aí.
Sei que Deus não abandona ninguém, mas são situações muito difíceis.
O dinheiro faz falta para a organização da própria vida.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 13 maio, 2015, 16:30
Misticopt28

Percebo o teu ponto de vista.
No entanto, deixo aqui a pergunta:

Um homem que tinha a sua vida organizada com emprego, casa, carro, alimento, saúde, etc. Por vicissitudes da vida, perde o emprego, consequentemente, perde a casa, carro, entra em ansiedade, perde a saúde.
Busca ajuda nas várias instituições que supostamente têm essa missão.  Nada consegue.
A pessoa desespera e quase duvida da existência de Deus. Pensa em suicídio e, por vezes, tenta e consegue.
O que pensar de casos como este. Agora, infelizmente, há muitos por aí.
Sei que Deus não abandona ninguém, mas são situações muito difíceis.
O dinheiro faz falta para a organização da própria vida.

Foi exactamente neste pensamento que baseei o meu comentário.

Citação de: cleopatra em 13 maio, 2015, 16:30
Um homem que tinha a sua vida organizada com emprego, casa, carro, alimento, saúde, etc. Por vicissitudes da vida, perde o emprego, consequentemente, perde a casa, carro, entra em ansiedade, perde a saúde.
Busca ajuda nas várias instituições que supostamente têm essa missão.  Nada consegue.
A pessoa desespera e quase duvida da existência de Deus. Pensa em suicídio e, por vezes, tenta e consegue.
O que pensar de casos como este. Agora, infelizmente, há muitos por aí.
Sei que Deus não abandona ninguém, mas são situações muito difíceis.
O dinheiro faz falta para a organização da própria vida.

Sim , o dinheiro é fundamental para a organização da vida , mas se nos agarrarmos fielmente a Deus , será mesmo que nos vai faltar algo ?
Não eram os grandes Santos , verdadeiros seguidores da verdade, de Deus os primeiros a abandonar o conforto da própria vida?
Não se abandonavam eles da sociedade financeira e ligavam-se apenas aos corações da humanidade?
A verdade doi, mas liberta

#9
Citação de: KALKI em 13 maio, 2015, 16:50
Sim , o dinheiro é fundamental para a organização da vida , mas se nos agarrarmos fielmente a Deus , será mesmo que nos vai faltar algo ?
Não eram os grandes Santos , verdadeiros seguidores da verdade, de Deus os primeiros a abandonar o conforto da própria vida?
Não se abandonavam eles da sociedade financeira e ligavam-se apenas aos corações da humanidade?


Tudo isso é verdade. Mas, como disseste, eram Santos e não comuns mortais.
É o "ideal", mas nem todos conseguem.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Concordo com ambos! :)

Acho que nenhum está errado!...

sofiagov
Citação de: misticopt28 em 13 maio, 2015, 16:07
"Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?'
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.
Mateus6 25:34

Nao valemos muito mais do que os que nao semeiam nem colhem e tem alimento e abrigo? Homens de pouca fe diz o Mestre Jesus

Porque preocupar com o dinheiro se nao e nosso e o Pai celestial da nos tudo o que precisamos?
Nao se ve pobres orgulhosos e materialistas e ricos humildes? Nada deste mundo passa para o outro



bom comentário muito rico em informação e ponto de vista.. :)

Citação de: cleopatra em 13 maio, 2015, 16:53
Tudo isso é verdade. Mas, como disseste, eram Santos e não comuns mortais.
É o "ideal", mas nem todos conseguem.

Normalmente os Santos não se devem sentir Santos em vida ... pois se alguma vez se sentissem assim, perdiam a sua natureza primitiva , a humildade.
´
Poucos conseguem sim , infelizmente.
A verdade doi, mas liberta

#13
Citação de: KALKI em 13 maio, 2015, 17:09
Normalmente os Santos não se devem sentir Santos em vida ... pois se alguma vez se sentissem assim, perdiam a sua natureza primitiva , a humildade.
´
Poucos conseguem sim , infelizmente.


Isso significa que os verdadeiros Santos não sabem que o são, certo? Não se apercebem não ligam a si mesmos, mas apenas dedicam-se à busca da verdade.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#14
Os verdadeiros Santos não se sentem Santos, os verdadeiros Génios não se sentem Génios. Só são assim reconhecidos (geralmente) após a sua morte. Se fossem vistos como tal em vida, seria um verdadeiro teste para eles...agora um verdadeiro Santo sentir-se Santo? Nunca.
Devemos todos agir como comuns mortais, que é o que os Santos e os Génios são, mas de uma forma totalmente aliada a Deus e ao seu Amor e Simplicidade.

Citaçãoa) Ninguém pode servir a dois senhores:

b) ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro.

c) Não podeis servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24).

Ouvi da biblia (não sei se é confusão minha) que o objectivo de todos nós é procurar ser Santos, livres de pecados. E ser Santo é isto, levar a Bondade, a Humildade, o Amor realmente ao máximo da sua pureza...dar-se aos outros totalmente...prescindir de tudo. E, de facto, o dinheiro é visto como um pecado. Para estarmos realmente do lado de Deus, não podemos estar com um pé fora e outro dentro, é agarrar realmente a missão que ele pede de nós.
No entanto, não penso que por precisarmos do dinheiro estaremos a ser "más pessoas"...Desde que não vivamos para o dinheiro, que usemos apenas o necessário...Já me parece um bom começo :)

O dinheiro afasta-nos da santidade, isso é certo...como qualquer outro tipo de dependência.
Mas Deus continua a estar lá para nós e a acreditar em nós.
E nem todos nascemos para ser Santos, nem todos temos essa força, essa consciência; apesar deste facto, é tentar dar sempre o nosso melhor nesse aspecto.