Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Animação sobre História da Melancolia
    Iniciado por SaraRS
    Lido 6.650 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
https://youtu.be/8li-3pRrA5Y

"A gente se sente como se estivessemos de mãos e pés atados no fundo de um poço profundo escuro, totalmente desamparados" Van Gogh escreveu numa das suas muitas cartas expondo a sua angústia mental. E ainda assim a própria melancolia que o afligia também foi o impulso para a inquietação criativa, que provocou a sua arte lendária. Em seu diário, o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard e poeta - um dos pensadores mais influentes do milénio passado - escreveu que muitas vezes ele "se sentiu sortudo na melancolia e tristeza" e pensava que estava a ser "usado pela mão de um poder superior através da sua melancolia." Nietzsche, também, acreditava que uma certa quantidade de sofrimento é essencial para a alma.

O moderno e industrial complexo da felicidade parece inclinado a erradicar este escuro, desconfortável, mas criativamente vitalizante estado - algo que Eric G. Wilson explora com grande subtileza e sabedoria no seu livro Against Happiness: In Praise of Melancholy

Considerando o que está por trás do nosso desejo de expulsar a tristeza das nossas vidas, Wilson adverte que a nossa obsessão com a felicidade - algo que ele considera uma exportação americana - "poderia levar a uma súbita extinção do impulso criativo."

Wilson diz:
"Há uma linha ténue entre o que eu chamo de melancolia e o que a sociedade chama de depressão. Na minha mente, o que separa os dois é o grau de actividade. Ambas as formas são mais ou menos de tristeza crónica que leva a um mal-estar em curso com a forma como as coisas são - sentimentos persistentes de que o mundo como ele é não é muito justo, que é um lugar de sofrimento, estupidez e do mal. Depressão (a meu ver, pelo menos) provoca apatia diante deste mal-estar, quase paralisia total, uma incapacidade de sentir muita coisa de uma forma ou de outra. Em contraste, a melancolia (a meus olhos) gera um sentimento profundo em relação a esta mesma ansiedade, a turbulência do coração que resulta em um questionamento activo do status quo, uma saudade perpétua para criar novas formas de ser e de ver.

A nossa cultura parece confundir estes dois e, assim, tratar a melancolia como um estado anormal, uma ameaça vil para as nossas noções difusas de felicidade - a felicidade como a gratificação imediata, a felicidade como conforto superficial, a felicidade como contentamento estático."


Artigo completo em:http://www.brainpickings.org/2014/11/28/against-happiness-melancholy-wilson/

Excelente partilha!

Eu admito que gosto de alguma melancolia na vida de vez em quando :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Obrigada Cody.
Realmente há uma grande confusão entre depressão e ser melancólico.
Acho que pessoas com tendência para a melancolia são altamente sensíveis e inclinadas para a criatividade...
Como no vídeo...é preciso descer a sentimentos mais profundos e obscuros para mais tarde encarar as coisas com um maior sorriso e consciência. A vida não é uma estrada a direito e nós não devemos tornar-nos robot's sempre com um sorriso parvo na cara.
Há momentos para tudo...e o maior erro é cair na superficialidade e gratificação imediata.

A melancolia é bem aceite em determinados momentos, pois ela nem sempre é negativa.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Não pode ser uma forma de estar na vida?
Eu considero-me uma pessoa melancólica

Pode sim, pois a melancolia pode fazer parte de um quadro de personalidade. Significa que a pessoa não "está" melancólica mas "é" melancólica.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

É uma maneira muito própria de ser, estar e sentir que muitas vezes é confundida com tendências depressivas Lol

A melancolia pode ser um indicador/critério do diagnóstico de depressão, mas não é o único, por isso não podem ser sinónimos
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Uma pessoa pode até ser melancólica na forma como vive um momento feliz
(isto está a ficar profundo lol)

Sim, é natural que pessoas com traços melancólicos vivam a alegria da mesma forma.

Viste o filme Rothenburg? (se não, não vejas porque é muito mau mesmo) o ator principal, à volta do qual gravita toda a ação tem uma personalidade melancólica e nota-se perfeitamente, pois ali não há altos nem baixos... é tudo muito soft, quer seja uma coisa muito triste, quer seja uma coisa alegre.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Por acaso não vi.
Mas já houve pessoas que brincaram comigo por causa disso do 'soft'...Posso estar muito zangada ou incomodada com algo, a forma como me expresso é sempre muito serena, não expludo. Do género, digo "estou farta que brinquem com isso", mas digo com um tom sério mas sereno Lol Ou posso estar super contente com algo, raramente me expresso de uma forma muito relevante, é sempre mais subtil.
Não sei se era a isso que te referias.

É isso mesmo, há como que uma constância do humor (melancólico) em situações boas ou más. Às vezes as pessoas até podem dizer: "bolas não ficaste feliz?" parece que precisam que seja mostrada mais "animação".
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 23 abril, 2015, 10:36
Às vezes as pessoas até podem dizer: "bolas não ficaste feliz?" parece que precisam que seja mostrada mais "animação".

É algo que oiço algumas vezes :D
ou: 'estas triste?' e eu estou normal, só por estar sossegada.

Penso que a melancolia nunca é permanente. Penso que o Comportamento da Sarars se deve mais a uma forma de estar na vida.

Também não sei até que ponto o facto da pessoa ser soft a expressar os seus sentimentos fisicamente, não se deve também a um grande auto-controlo.

Mas Oculto, o que a Faty Lee dizia é que a melancolia pode ser uma forma de ser/estar na vida :)

A melancolia é associada ao signo de Capricórnio. A Lua é responsavel pela forma como sentimos as coisas, a nossa sensibilidade. Quando a Lua está em capricórnio, é visto como o auge astrológico da melancolia. Curiosamente, eu tenho essa posição :D