Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Espiritismo e Perturbação Obsessivo-Compulsiva
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 6.400 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: buterfly em 05 fevereiro, 2015, 08:36
Obrigado pelo apoio.
Compreendo que todos queiram saber o porquê deste disturbio mas não podemos perder tempo com considerações e procurar apoio terapeutico porque todos merecemos uma melhor qualidade de vida. Esconder a cabeça na areia não é solução porque os sintomas pioram e deve-se procurar ajuda sem vergonha. A minha filha não sabe como vai ser o futuro mas  diz-me muitas vezes: ainda bem que eu segui o tratamento porque agora vejo que é possivel melhorar. De resto não sei como será o resto das nossas vidas mas espero que ela se faça mais forte e quem sabe podem aparecer cada vez mais tratamentos adequados...
Uma coisa tenho a certeza: nunca a vou deixar cair e Deus me dê forças cada dia.
Sabe que quando é precocemente tratada e, considerando o empenho e força do paciente, pode ser uma perturbação que dilua com o tempo? Há um programa na TV que apresenta milhares de casos de POC, que depois de um tratamento terapêutico (nos EUA ainda mais comportamental do que cognitivo, felizmente!) e com ajuda farmacológica, os sintomas reduzem tremendamente, bem como o sofrimento associado.

Tenho uma pessoa muito próxima de mim que tem uma POC (mais obsessiva - pensamento - do que compulsiva) e sei perfeitamente o sofrimento. Por isso, considerei a hipótese "espiritual" para interpretar estes casos.

Certamente, Buterfly, que Deus não fechará o seu coração ao sofrimento destas pessoas e apazigua-lo-á sempre! E terá forças para ultrapassar tudo isso, pois o Amor é a cura perfeita para todos os males :)

Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigado  pela resposta ,eu também tenho esperança mas  sem paciência não conseguimos e temos que ter noção que estas terapeuticas levam tempo . Como acredito em reencarnação é claro que penso que possa vir de outras vidas mas também acredito que ,ao entrarmos num novo corpo estaremos sujeitos às fraquezas  fisicas desse corpo. Os pacientes de t.o.c reagem positivamente a certo tipo de medicação o que me leva a crer que seja neste caso então alguma fraqueza do cerebro. Alguma dificuldade em reagir a determinadas frustrações. É o mesmo para quem sofre de depressão ou bipolaridade. A terapia resulta mas sempre acompanhada de medicação. Porque não podemos simplesmente pedir a alguém assim para se controlar só com a força de vontade. Para mim é o mesmo que pedir a um diabético para deixar de o ser, certo? ::)

É verdade, não é fácil. E quando há uma compulsão é tão difícil controlá-la! Imagine se a obsessão é apenas no pensamento... tentar controlar o pensamento é algo muito difícil de ser feito. A terapêutica resulta, mas com empenho e dedicação e há dias e dias... nem sempre sentimos a mesma força, nem sempre conseguimos estar "lúcidos" para aceitar tudo isto. Mas sabe uma coisa? Em mim está sempre a mesma frase: "nada darei aos meus filhos que eles não possam suportar"... por isso acredito que, se assim é, Ele sabe que em nós reside a verdadeira Luz para ultrapassar todos os nossos obstáculos, criados por nós próprios certamente... Teremos, sem dúvida, a fé e o apoio necessário para saltarmos estas pedras que nos surgem no caminho.

Beijinho grande para si! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

A mente nao pode mais que o mestre :) é preciso fé e coragem pra enfrentar. (digo isto mas faço o contrario)
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Puca

CitaçãoÉ o mesmo para quem sofre de depressão ou bipolaridade.

Eu não colocaria a depressão no mesmo patamar, pois pelo que vejo diariamente, o diagnóstico de depressão é dado com excesso de facilitismo. Praticamente todas as pessoas acima dos 65 anos tomam algum tipo de ansiolítico ou anti-depressivo, alguém que está triste lá vai também com uns medicamentos para a depressão, será que não há outros interesses por trás de tanta depressão?

Não considero que a existência de desânimo e tristeza causada por momentos difíceis da vida seja patológica, mas sim uma reacção natural que também naturalmente o ser humano terá capacidade de superar. Existem casos pontuais de pessoas que entram em estados depressivos sem motivo aparente, isso sim será patológico e deve ter um acompanhamento especializado, porém raramente é apenas "depressão" terá outra patologia associada. Por exemplo "anemia" pode ser causa de estados depressivos.

Acho que se entrou num exagero de "depressões" uma pessoa já não pode estar triste que imediatamente fica com diagnóstico de "depressão" e medicado para tal, assim o ser humano perde a sua capacidade de lidar com as adversidades de forma natural. Acho que o controle químico de estados emocionais deveria ser restrito a situações muito especificas.

Faty Lee, gostava de uma opinião sua a este respeito. :)

Sim concordo que não se deve medicar por medicar mas devemos estar atentos e encaminhar alguém que precise de ajuda. Não desvalorizemos a saude mental. Também é certo que muitos sofrem de solidão e só falta muitas vezes alguém para os ouvir...

Isa Mar
Citação de: Puca em 06 fevereiro, 2015, 14:03
Eu não colocaria a depressão no mesmo patamar, pois pelo que vejo diariamente, o diagnóstico de depressão é dado com excesso de facilitismo. Praticamente todas as pessoas acima dos 65 anos tomam algum tipo de ansiolítico ou anti-depressivo, alguém que está triste lá vai também com uns medicamentos para a depressão, será que não há outros interesses por trás de tanta depressão?

Não considero que a existência de desânimo e tristeza causada por momentos difíceis da vida seja patológica, mas sim uma reacção natural que também naturalmente o ser humano terá capacidade de superar. Existem casos pontuais de pessoas que entram em estados depressivos sem motivo aparente, isso sim será patológico e deve ter um acompanhamento especializado, porém raramente é apenas "depressão" terá outra patologia associada. Por exemplo "anemia" pode ser causa de estados depressivos.

Acho que se entrou num exagero de "depressões" uma pessoa já não pode estar triste que imediatamente fica com diagnóstico de "depressão" e medicado para tal, assim o ser humano perde a sua capacidade de lidar com as adversidades de forma natural. Acho que o controle químico de estados emocionais deveria ser restrito a situações muito especificas.

Faty Lee, gostava de uma opinião sua a este respeito. :)

Excelente comentário Puca.


#37
Puca, tocou num ponto essencial que me parece muito comum hoje em dia. Quando se fala de tristeza, fala-se logo do rótulo da depressão. Diversos estudos, mais antigos, não reconheceram nunca a depressão em crianças, por exemplo. Hoje em dia, é normal os médicos prescreverem antidepressivos para crianças ou jovens :'(

A verdadeira tristeza tem a sua razão de ser e essa pode nem sequer se associar a nada visível, simplesmente ao nosso estado de alma. Se, como diz a Puca se perdessem mais tempo com os idosos, se colocassem as pessoas desempregadas a trabalhar com os idosos para os ouvir, falar com eles, dar-lhes amor e carinho, o volume de vendas dos antidepressivos para estas faixas etárias, certamente decresceria.

Se ao invés de prescreverem "perdessem" tempo para ouvir os pacientes, certamente que grande parte das doenças de foro mental decresceriam e depois, não iriam encontrar uma razão para tal. Mas, não podemos esquecer, também, que as empresas farmacêuticas (e não só) não iriam gostar e, consequentemente, arranjariam mais uma (pseudo) doença com outro fármaco qualquer associado!
Isto prende-se apenas com a "desumanização" crescente da nossa sociedade e nós, temos que ser inteligentes para não nos deixarmos cair nesta teia. A depressão acaba por ser o "caixote do lixo" onde mais nenhuma explicação se encaixa.

Vou dizer-vos uma coisa. Eu tenho pacientes que me "pagam" só para eu os ouvir. Isto é muito triste, mas é a realidade. Eles não têm nada... apenas necessidade de falar. Tenho uma pessoa em específico que desde que entra, até que sai, não para de falar... essa pessoa nem ouve o que eu digo... e depois, no final, diz-me: "gostei muito desta consulta. Correu muito bem". Claro que correu, porque ela precisa de alguém que a ouvisse... apenas isso!

Quando é colocada aqui a comparação com a depressão e a bipolaridade, parece-me que foi apenas analogia para a doença mental. Pois são campos completamente diferentes, embora tocantes em muitos critérios.

Vejam por favor no google, no público, a informação sobre a Depressão não é uma doença, um livro polémico que foi "abafado" assim que saiu! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Em relação aos medicamentos digo que quando estive naquela fase muito complicada de saúde mental eu era altamente medicado. Eu estava completamente drogado eu tomava xanaz como quem bebe um copo de água. Eu tomava para aí uns 5 ou 6 comprimidos por dia. Enfim....
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Uma das causas da depressao pode ter a ver com um encosto. Se somos perseguidos por um espirito que nos quer prejudicar ficamos deprimidos, tristes, mundança de humor repentinas, olhar maqueavelico
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.