Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Espiritismo e Perturbação Obsessivo-Compulsiva
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 6.399 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: cody sweets em 02 fevereiro, 2015, 21:48
Oh Faty :'( .... Será que é assim? Será que não é um castigo?

Eu sei que eles olham por mim e sabes qual é a coisa que mais me orgulho na vida? Ter chegado onde cheguei sozinho e poder mostrar aos meus pais que se podem orgulhar de mim, depois das tretas que já fiz na vida.

Todos nós fazemos tretas na vida... a vida é mais para ser vivida com e sem tretas percebes? Não podes olhar para isto como um castigo. Se na vida terrena os pais são amigos dos filhos, procuram protege-los, ajudá-los, etc... não achas que um Pai do Céu não quererá muito mais para os seus filhos? Cody.... acorda! Os sinais estão em todo o lado!! Tens mais é que te amar, amar o lindo ser que és e amar a vida, como uma verdadeira oportunidade que te foi confiada. Todos os seres espirituais, os teus pais, Deus... esperam que sejas criativo e vitorioso a lidar com a dor e o sofrimento ... que não cruzaste os braços, que a tua força interior e o teu Acreditar te acompanharam na tua libertação kármica! E essa é a verdadeira aprendizagem da vida...podem vir inúmeros "testes" mas a tua aprendizagem está de tal forma "inscrita" nas tuas células, nas sinapses das tuas células, que passarás todos os testes, mesmo de olhos fechados!

E acredita que os teus pais, a tua mãe em especial, ficará extremamente orgulhosa de ti! Não interessa seres bem sucedido na tua existência... mas sim na tua essência, porque é nessa que a aprendizagem ficará gravada, amigo!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigado Faty :) As tuas palavras tocaram-me bastante.

Obrigado novamente, um grande abraço. :)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#17
Olá Faty

  Desculpa esta resposta copy-paste, mas a já são 4h e mais logo às 8h, ja estarei a trabalhar, mas a sorrir. No entanto ja escrevi esta resposta, mas quando vou para enviar, dá-me um erro de falha de net.

  Ambas as influências, ambas as causas têm o mesmo efeito. No entanto, e por agora, a Ciência tem o conhecimento de uma delas.
  Sobre a causa espiritual, coloco o tal copy-paste.
  Bem, indicava-lhe os vários livros, do espirito Joanna de Angelis, mais particularmente,"Aspectos Psiquiátricos e Espirituais nos Transtornos Emocionais", do medium Divaldo Franco. É tido muito em conta e sempre referido pela AME (associação médica espirita). Esta espirito tem um excelente conjunto de livros sobre todas as questões da psique humana.

"(...)
A saúde, sob qualquer aspecto considerado - físico, mental, emocional, moral - é patrimônio da vida, que constitui meta a ser conquistada pelo homem e pela mulher no processo da sua evolução. Engrandecendo-se o ser por meio dos esforços que empreende na conquista dos múltiplos valores nele adormecidos, penetra-os, no mundo íntimo, a fim de exteriorizá-los em hinos de alegria e de bem-estar.

Porque desperdiça as oportunidades que deveriam ser utilizadas em favor da auto-iluminação, da conscientização de sua realidade, infelizmente envereda pela trilha dos prazeres exorbitantes e deixa-se arrastar pelos vícios perniciosos, estacionando na marcha ascensional e sofrendo as seqüelas que a insensatez lhe brinda, em forma de conseqüência dolorosa quase imediata.

É nesse mundo íntimo, no inconsciente pessoal, que se encontram as fixações perversas e desvairadas do primarismo do ser, que permanecem durante o período da razão, gerando distúrbios que reaparecem na consciência atual, desestruturando os equipamentos da saúde física, psíquica e, especialmente, da emocional.

Entre outros, pela sua gravidade, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo se destaca, infelicitando não pequeno número de vítimas em toda a Terra.

Nesse capítulo, podemos anotar três diferentes itens, que são o pensamento compulsivo, a atividade compulsiva e a personalidade ou caráter obsessivo.

Quando se é portador de pensamento compulsivo , a consciência torna-se invadida por representações mentais involuntárias, repetitivas e incontroláveis, variando de paciente para paciente. Trata-se de idéias desagradáveis umas repugnantes outras, que infelicitam, e o enfermo não dispõem de meios lúcidos para enfrentá-las, superando-as. Trata-se de um objetivo defensivo do inconsciente pessoal, impedindo que o doente tome conhecimento da sua realidade interior, dos seus legítimos impulsos e emoções. Nele fixam-se pensamentos repetitivos, alguns ridículos, mas dos quais o enfermo não consegue libertar-se . Outras vezes, manifestam-se em forma de dúvidas inquietantes, que desequilibram o comportamento.

A atividade compulsiva apresenta-se como incoercível necessidade de ações repetidas. Desde o simples ato de traçar linhas e desenhos em papel ao de contar lâmpadas ou cadeiras num auditório, que parecem sem sentido, mas não se consegue evitar, incidindo-se sempre na mesma atividade. De alguma sorte, é um mecanismo para fazer uma liberação da ansiedade de que se é vítima. Nas tentativas para evitar a atividade compulsiva, em razão de circunstâncias poderosas, o paciente sofre, transtorna-se, terminando por entregar-se à ação tormentosa de maneira discreta, simulada que seja...

Por fim, os indivíduos portadores da personalidade ou caráter obsessivo se apresentam sistemáticos, impressionando pela rigidez do comportamento, inclusive para com eles próprios. São portadores de sentimentos nobres, confiáveis e dedicados ao trabalho, que exercem até o excesso. No entanto, foram vítimas de ambiente emocional duramente severo desde a infância, quando sofreram imposições descabidas e tiveram que obedecer sem pensar, pois essa era a única maneira de se livrarem das imposições e castigos dos adultos. Sentindo-se obrigados, desde cedo, a reprimir as emoções, tornam-se ambivalentes, escapando-lhes de controle os sentimentos que se constituem de natureza hostil, apresentando-se mais com intelectuais do que como sentimentais.

Cumpre destacar ainda as heranças dos atos de outras encarnações, que se encontram inscritos no inconsciente pessoal, como desencadeadores dos transtornos psicóticos. Estes ecos do passado acabam atraindo entidades desencarnadas que, vinculando-se às mentes dos portadores de transtornos obsessivos, impõem o direito de cobranças esdrúxulas, mediante processos espirituais devastadores.

Trata-se de Espíritos que foram vitimados por crimes perversos contra eles cometidos, e que não conseguiram superar os traumas e os ressentimentos. Agora, na condição de vingadores que vêm prestar contas com o passado, promovem obsessões vigorosas contra aqueles que foram seus adversários outrora.

Porque a dívida moral permanece impressa nos painéis do inconsciente pessoal, os pacientes assimilam as ondas mentais das suas antigas vítimas, que são convertidas em sensações penosas, em forma de consciência de culpa. Sob outro aspecto, esses endividados espirituais reencarnam com os fatores neurológicos e orgânicos, em geral impressos no corpo perispiritual, em face dos transtornos morais que se permitiram anteriormente, de forma a experimentarem a recuperação moral mediante o processo depurador a que ora fazem jus.

A psicoterapia cognitivo-comportamental ameniza ou até mesmo produz a cura dos efeitos danosos do transtorno obsessivo-compulsivo. Evidentemente, a contribuição de alguns fármacos apropriados, sob cuidadosa orientação psiquiátrica, torna-se de inestimável significado para o reequilíbrio do paciente.

Por outro lado, a terapêutica espírita pode ajudar nestes processos, orientando e confortando os agentes espirituais, que terminam por abandonar os seus propósitos de vingança, libertando os seus inimigos. Compete ainda à Doutrina Espírita orientar o enfermo, auxiliando-o na mudança de atitude perante a vida, de comportamento mental, de sentimento rancoroso e agressivo em relação ao seu próximo.

Ideal, portanto, que sejam tomadas providências para que as referidas terapêuticas – psicológica, espiritual e psiquiátrica – sejam utilizadas, a fim de facultar ao paciente a sua recuperação."

Abraço,

Mas não podia de deixar uma palavra ao Cody sweets,

  Pode não acreditar, mas o amigo, têm que ser uma alma/espirito muito forte. Pois só devido à sua capacidade de vivenciar uma estadia por aqui, sem a presença fisica dos progenitores, é caracteristica de um espirito que tem bagagem para tal. Os seus pais estão no mesmo patamar, pois fizeram o seu caminho, e agora continuam, na espiritualidade. No entanto, quando por aqui estamos, é dificil imaginar as coisas sobre este prisma, e invertemos até a situação, onde temos pena dos filhos por não crescerem com os pais, como temos pena dos pais, por não terem vivenciado o crescimento dos filhos. Sob a visão materialista e até de alguma visão espiritualista ainda infantil, podemos achar uma situação injusta, que nos tira a fé, que nos faz questionar da justiça de Deus, e até nos revoltarmos.
  A questão meu amigo, é que o amigo é mais forte, tem mais bagagem, que muito de nós. Pois muitos de nós, não só fariamos as mesmas coisas erradas, como até piores, e sucumbiria-mos a esta vivência.
  Tu consegues viver aqui uma vida sem os teus pais, como os teus pais conseguiram e aceitaram estar fisicamente afastados. Estas situações não acontecem por acaso, e tambem não é Kharma nenhum vosso, mas como são fortes, ja elevados num certo patamar, onde a necessidade da presença fisica, seja substituida pelo aproveitamento para outras missões, e sempre como resultado de uma escolha vossa e pretérita antes da reencarnação. Consegui me explicar? Se considerar uma aberração o que escrevi, não faça caso, apenas estava a dar a minha opinião, sem querer ofender.

Abraço,



I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#19
Creio que essas pessoas que tem comportamentos obsessivos possam ser influenciados por Espiritos Obsessores. Eu por exemplo tenho o trauma com o gás e com as janelas, se durante a noite vier a cozinha 3 vezes verifico sempre o gás e se as janelas da marquise se estao fechadas, as vezes tou a chegar outra vez a cama e lá aparece a voz "fechas-te o gás?" "desligas-te o esquentador?" fico na duvida e volte a ir verificar. Ás vezes que até devem gozar comigo e a rir da minha cara de certeza. Varios mediuns de casos relatados ao pensarem que estavam a receber comunicaçoes de seres divinos ficaram obsessionados e tinham comportamentos invulgares, muitos deles o proprio Espirito obsessor tinha total control do corpo do medium sem o seu consentimento. Isto da mediunidade tem muito que se lhe diga e um mediun inexperiente pode ser facilmente enganado por Espritos inferiores. Se formos a ver o caso do sucidio a pessoa nao o faz de um momento para o outro, nao é tipo "vou me matar!" e faz, por experiencia propria que sao sugerencias dais quais nao temos control e se a pessoa nao tiver onde se "agarrar" acaba por fazer e se o Espirito vir que é facil nao desiste enquanto nao conseguir. As coisas sao sugeridas para nos fazer acreditar que é o melhor, o fim o sofrimento e as vezes sao muito duros e sao mesmo diretos tipo "Vá lá mata-te"
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Olá misticopt28, uma coisa é nós termos dúvidas e regressarmos para confirmar. A perturbação é algo mais "grave" porque sai dos limites do razoável. Lol, há dias que me levanto a meio da noite e vou ao andar de cima da minha casa ver se estão as janelas fechadas... acho que isso é normal.

Agora a questão que o João Paulo Soares assinalou é que me parece interessante e você acaba por referi-la também, que é a possibilidade de ser um espírito obsessor que influencia a saúde mental o sujeito. Este pensa que as coisas são dele (e na realidade são), mas às páginas tantas, podem ser "ideias" que sejam influenciadas por esses espíritos.

Muito interessante mesmo! Vou tentar encontrar o livro que foi sugerido para poder tirar mais conclusões.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#21
No meu ponto de vista, quando acontece tenho essa sensaçao que nao é meu, nao se pode  ter duvidas cada vez que venho a cozinha. noto claramente que sao sugerencias qus me fazem ter essas duvidas,esses espiritos  talvez  ate  possam fazer duvidar da sanidadr mental das pessoas. Se partimos da ideia que a inteligencia está no espirito, a "sanidade" nao pode estar no cerebro. O cerebro como todas as parte do nosso corpo tem desgaste é acho normal quando se está na idade avançada é normal que nao funcione corretamente
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Eu acho que os comportamentos compulsivos estão directamente relacionados com a saúde mental, como referiu a Faty Lee. Mas será que é sempre influência de um espírito obsessor?...
Porque não de outro?

Citação de: Faty Lee em 02 fevereiro, 2015, 20:48
Rabugento:
Claramente que se trata de uma questão ancorada em raízes familiares que acaba por se estender para os contextos adicionais (e.g., sociais e profissionais). Até aqui tudo bem e inclusivamente há tratamentos muito desenvolvidos nos EUA, realizados pela equipa do Dr. Phil... mas esta é a questão científica. 

A minha questão pretende ir mais longe e se a componente espiritual é, na verdade, uma componente que faz parte do ser humano, tal como a própria definição de saúde da OMS contempla, pretendo indagar que explicações "espirituais" poderão servir para a compreensão desta perturbação?

Na minha perspetiva, vidas passadas é para mim uma hipótese, uma vez que se sabe que há resquícios que de outras vidas e que influenciam a nossa vida atual. Veja, a título de exemplo as múltiplas investigações realizadas por Ian Stevenson com crianças com marcas atuais decorrentes de anteriores reencarnações.

Porque razão considera a hipótese das vidas passadas "improvável"?
E porque razão retira daqui a hipótese cármica? Com base em quê é que chegou a estas conclusões?

Devo começar por afirmar que não é a reencarnação que ponho em causa. Quando digo que é relativamente ''improvável'', refiro-me ao facto de ser extremamente difícil a personalidade actual ser perturbada de forma tão determinante. Mesmo que se encontrem os citados resquícios de vidas passadas, a probabilidade destes se manifestarem obsessivamente é mínima. Porquê? Porque é bem mais plausível que se apresente sob a forma de memórias, marcas, faculdades, etc.

No que ao karma diz respeito e na minha opinião pessoal, penso que este não é mais do que a frequência de vibração de consciência da vida actual de qualquer indivíduo e da sua relação com a consciência global, ou seja, a forma como é influenciada por esta última.

Quanto à hipótese dos espíritos obsessores, sou decididamente céptico. Tanto mais que até para estes se tornaria insuportável essa forma de tortura e não seria a tal vingança contra o plano físico, como é referido anteriormente:

CitaçãoTrata-se de Espíritos que foram vitimados por crimes perversos contra eles cometidos, e que não conseguiram superar os traumas e os ressentimentos. Agora, na condição de vingadores que vêm prestar contas com o passado, promovem obsessões vigorosas contra aqueles que foram seus adversários outrora.
Tempus fugit!

É verdade tudo aquilo que aqui está comentado. Questiono-me se a própria obsessão não será escravizante para o sujeito, como forma dele próprio se "auto-punir" nesta vida. E se assim for, a sua atitude nesta vida tem obrigatoriamente que mudar para apaziguar os resquícios que ainda o assombram nesta vida. Esta vida é sem dúvida a preparação a próxima e se esta não estiver "arrumada", a próxima certamente será difícil! :(

Poderá ser um estado de culpabilização imenso? Talvez... ou seja, o sujeito não se perdoando a si mesmo... não conseguirá desfazer as amarras que o prendem ao sofrimento que ele próprio criou.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

sofiagov
Citação de: Faty Lee em 03 fevereiro, 2015, 17:26
(...) Questiono-me se a própria obsessão não será escravizante para o sujeito, como forma dele próprio se "auto-punir" nesta vida. E se assim for, a sua atitude nesta vida tem obrigatoriamente que mudar para apaziguar os resquícios que ainda o assombram nesta vida. Esta vida é sem dúvida a preparação a próxima e se esta não estiver "arrumada", a próxima certamente será difícil! :(


uma questão que também faço Faty.

Tenho uma filha com P.o.c.

Está a ser seguida em pedopsiquiatria e medicada . Temos visto melhoras mas não é fácil. Eu acredito que tudo o que passamos na vida é porque assim foi planeado antes de para cá virmos. A minha menina veio com esta perturbação mas também tem todo o nosso apoio . Ela é um ser humano e espiritual e não apenas uma p.o.c .
Aprendemos a dar valor à vida e a viver um dia de cada vez...

Citação de: buterfly em 04 fevereiro, 2015, 10:51
Tenho uma filha com P.o.c.

Está a ser seguida em pedopsiquiatria e medicada . Temos visto melhoras mas não é fácil. Eu acredito que tudo o que passamos na vida é porque assim foi planeado antes de para cá virmos. A minha menina veio com esta perturbação mas também tem todo o nosso apoio . Ela é um ser humano e espiritual e não apenas uma p.o.c .
Aprendemos a dar valor à vida e a viver um dia de cada vez...

Um grande bem haja para si, buterfly. :)

Citação de: buterfly em 04 fevereiro, 2015, 10:51
Tenho uma filha com P.o.c.

Está a ser seguida em pedopsiquiatria e medicada . Temos visto melhoras mas não é fácil. Eu acredito que tudo o que passamos na vida é porque assim foi planeado antes de para cá virmos. A minha menina veio com esta perturbação mas também tem todo o nosso apoio . Ela é um ser humano e espiritual e não apenas uma p.o.c .
Aprendemos a dar valor à vida e a viver um dia de cada vez...
Ainda bem que vocês detetaram a tempo, pois assim, o sofrimento dela será grandemente apaziguado.
Bem-haja!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigado pelo apoio.
Compreendo que todos queiram saber o porquê deste disturbio mas não podemos perder tempo com considerações e procurar apoio terapeutico porque todos merecemos uma melhor qualidade de vida. Esconder a cabeça na areia não é solução porque os sintomas pioram e deve-se procurar ajuda sem vergonha. A minha filha não sabe como vai ser o futuro mas  diz-me muitas vezes: ainda bem que eu segui o tratamento porque agora vejo que é possivel melhorar. De resto não sei como será o resto das nossas vidas mas espero que ela se faça mais forte e quem sabe podem aparecer cada vez mais tratamentos adequados...
Uma coisa tenho a certeza: nunca a vou deixar cair e Deus me dê forças cada dia.