Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.623
Total de tópicos
26.966
  • Doppelgänger
    Iniciado por DIANA
    Lido 1.990 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Segundo as lendas germânicas de onde provém, é um monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo suas características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).
Existem muitas controvérsias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o Doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é mau, ou o oposto.
O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal se perde, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doppelg%C3%A4nger
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Existe uma pessoa igual a si no mundo. Quer encontrá-la?
E não é apenas uma, são sete. É nesta teoria que assenta a página de Facebook Twin Strangers, onde três amigos ajudam centenas de pessoas a encontrar o seu sósia.

Não, estas raparigas não são irmãs gémeas nem tão pouco se conheciam:



O que aconteceria se duas pessoas iguais, sem nenhuma relação de parentesco, se encontrassem frente a frente? Esta pergunta foi feita por José Saramago no seu romance O Homem Duplicado, onde um professor de História e um actor, fisicamente idênticos, se debatem com questões de identidade e existencialismo do princípio ao fim do livro. A trama até inspirou um filme, Enemy, que estreou o ano passado, com Jake Gyllenhaal a interpretar os dois personagens.

O fascínio pelo doppelgänger — termo alemão para sósia, mas com uma carga paranormal e supersticiosa associada — tem mais barbas do que a figura homónima do Benfica. Basta uma veloz pesquisa pela palavra no Google Images para centenas de dípticos de famosos e respectivos sósias invadirem o ecrã. Encontrar alguém idêntico a Nicolas Cage ou a Matthew Mcconaughey — mesmo que em fotografias do século XIX — é muito fácil, já que a sua cara está espalhada por séries, filmes e fait-divers. Já encontrar um sósia de qualquer um dos outros sete mil milhões de seres humanos à face da terra é outra história.



Niamh Geaney quis ver o quão difícil poderia ser essa busca. Encorajada pela história da jornalista Sophie Robehmed que, em 2011, encontrou uma sósia, depois de tornar o seu objectivo – e fotografia – virais, Niamh lançou um desafio aos seus amigos Terence Manzanga e Harry English: descobrirem os seus duplos em menos de um mês. Para acelerar o processo da aposta criaram a página de Facebook Twin Strangers e um site com o mesmo nome. Inicialmente, e apesar de lhes terem sido enviadas imagens de pessoas parecidas dos Estados Unidos à Austrália, nenhum dos candidatos se revelou impressionante. Porém, duas semanas depois, Niamh recebeu o contacto de Karen Branigan que, não só era (aparentemente) igual a si, como vivia apenas a uma hora de distância. Dada a conveniente coincidência, as duas decidiram encontrar-se.



Depois do sucesso deste encontro – e apesar de Harry e Terence ainda não terem atingido o mesmo patamar na sua demanda – o projecto e história do trio ganhou força e deu origem a artigos em sites como o Mashable e o Huffington Post. A visibilidade valeu-lhes centenas e centenas de pedidos de ajuda do mundo inteiro. As fotografias de pessoas em busca do seu sósia entupiram-lhes de tal forma a caixa de mensagens do Facebook que se viram obrigados a remover essa opção. Sendo assim, o melhor é ler com atenção as regras de utilização da página, onde está explicado que a única forma de encontrar o seu sósia é ajudar a encontrar o dos outros. Para isso há um álbum com dezenas de fotografias, onde, mesmo sendo proibido pelos administradores da conta, os utilizadores insistem em comentar com imagens de amigos parecidos.

Quando finalmente for desbloqueado o acesso e puder enviar o seu retrato lembre-se que o mito doppelgänger  tem contornos muito mórbidos: encontrar um duplo é prenúncio de má sorte e até morte. Já diz o provérbio, a curiosidade matou o gato.

Fonte : observador.pt
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Hehe! Eu uma vez vi no banner do site do Montepio uma rapariga que se fosse minha irmã não era tão parecida comigo! :D

Bom tópico!

Puca
Pois é. Já várias pessoas me abordaram como se eu fosse uma professora de uma terra aqui da região. Mas não sou eu...parece que somos muito parecidas. Tenho de ir á procura dela. :)

É , eu por acaso já encontrei alguns sósias meus  ... 
Uma vez no facebook um colega meu mandou-me uma foto de alguém exactamente igual a mim, e eu como tinha acabado de acordar ainda tava de pestana meia fechada, quando vi a foto pus-me a pensar, onde raio tirei esta fotografia? Não me lembro de nada de isto... Depois quando abri bem o olho é que vi que não era eu  :o
Mas que vontade de rir que  me deu na altura hehehe

uma vez a minha prima ficou muito chateada comigo porque diz que eu passei por ela na rua e não lhe falei. e eu estava a trabalhar e bem longe dela...


Muito interessante: os genes repetem-se algures.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

eu tenho quase a certeza que já vi o meu sósia num autocarro da Carris, em Lisboa, há muitos anos atrás..creio que em 1994, pelo que já não tenho uma lembrança vivida, mas na altura achei aquilo assustador, o homem era igual a mim..
e pensei eu como era possível na altura haver dois homens tão feios no mundo ao mesmo tempo?? sim é possível.. ;D ;D
agora a sério, ele não me viu mas quando eu olhei para ele parecia estar a ver um gémeo...
Dá que pensar isto... :)
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

No mundo a cerca de 6 pessoas iguais a nós, apenas temos 9 % de probabilidade de algum as vir a conhecer!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"