Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Elementos e Doença
    Iniciado por Gens
    Lido 4.744 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Os Antigos consideravam que a matéria era constituída por 4 elementos, Terra, Ar, Água e Fogo. Tal como todo o Universo material é constituído por 4 elementos, tal também é a constituição do nosso corpo físico. Importa não confundir o conceito de elemento em Química com o conceito de elemento na Medicina da Antiguida ou na Astrologia. Também é importante não confudir o elemento Água com a água enquanto substância química,  ou o elemento Ar com a mistura de gases da atmosfera terrestre, embora se possam estabelecer analogias entre ambos os conceitos.

De acordo com a Medicina Oculta, a doença resulta de uma desarmonia nos elementos que constituem o corpo físico.  Este desiquilíbrio pode ser inato, ou seja, ter a sua origem no momento do nascimento, ou pode ser adquirido. Também existem desiquilíbrios inatos que são amplificados pelos nossos estilos de vida.

Na elaboração da carta astral pode ser estimada a percentagem constitucional de cada elemento, para cada indivíduo. Por exemplo, um nativo Touro pode ter 40% Terra, 40% Água, 10% Fogo e 10% Ar. O excesso de Terra pode traduzir-se nesse indíviduo, se for do sexo masculino, por uma tendência para ter excesso de pêlos corporais, problemas glandulares (tiróide, pâncreas ou glândulas sebáceas- acne), excesso de peso com o envelhecimento, calcificações em diversas estruturas do corpo; em relação aos traços de personalidade, será materialista, com vocação para profissões que lidem com dinheiro, gostará do luxo e será algo preguiçoso. Este indivíduo deverá então adoptar um estilo de vida que permita um equilíbrio dos elementos, para prevenir doenças e para melhorar a sua personalidade.

Os desiquilíbrios dos elementos podem ser atenuados pela dieta. Os alimentos possuem propriedades alquímicas muito características.

Terra: batata, doces, lacticínios
Fogo: cebola, alho, canela, gengibre, malagueta
Água: melão, melancia
Ar: diversas leguminosas


Por sua vez, as ervas medicinais também possuem propriedades alquímicas. Por exemplo, o alecrim está ligado ao elemento Fogo.


Com tempo e paciência, diversas doenças comuns como acne, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, ansiedade, depressão ou obesidade pode ser prevenidas ou mesmo curadas equilibrando os elementos do nosso corpo físico. O primeiro passo é o cálculo das percentagens constitucionais para cada elemento, com recurso à carta astral. Depois com base na carta e numa análise do aspecto físico, saúde e personalidade é elaborada a dieta, o plano de exercícios, a hora das refeições e os exercícios de meditação a praticar, ou ainda a fitoterapia adequada. Por exemplo, pessoas com carência de Fogo devem tomar a principal refeição do dia ao meio-dia, e doentes com excesso de Terra devem praticar muitos exercícios de flexibilidade e exercício aeróbico várias vezes por semana.
C'est dans l'air.

Na astrologia "estuda-se" os efeitos do desequilibrio dos elementos num mapa natal como dizes.

Outra coisa que se pode fazer é meditação de elementos ou simplesmente estar em contacto com os ditos.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Saudações.

Podemos aqui tambem ampliar os elementos.

Consuante a cultura em questão podemos ter quatro, cinco, sete ou nove elementos.

Pessoalmente, identifico 10 elementos.

Sendo 7 elementos principais:
Ar, água, fogo, terra, vazio, tempo, eter

E 3 secundarios ou mistos

Cristal, mineral, vida .

#3
Citação de: Lancelot em 14 junho, 2014, 12:24
Saudações.

Podemos aqui tambem ampliar os elementos.

Consuante a cultura em questão podemos ter quatro, cinco, sete ou nove elementos.

Pessoalmente, identifico 10 elementos.

Sendo 7 elementos principais:
Ar, água, fogo, terra, vazio, tempo, eter

E 3 secundarios ou mistos

Cristal, mineral, vida .


Para estudo de Medicina oculta só interessam 4 elementos. Alguns autores consideram também um quinto, o éter.

Citação de: LilithP em 14 junho, 2014, 11:33
Na astrologia "estuda-se" os efeitos do desequilibrio dos elementos num mapa natal como dizes.

Outra coisa que se pode fazer é meditação de elementos ou simplesmente estar em contacto com os ditos.

Mas para curar não chega. É necessária a dieta, exercício e práticas de respiração. O factor mais importante é a dieta, para que o corpo absorva as energias subtis dos alimentos.

É obrigatorio ler as regras antes de postar.Não é permitido escrever uma ou mais mensagens seguidas. Vai a anterior e edita. Obrigada! :)
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 14 junho, 2014, 18:14

Para estudo de Medicina oculta só interessam 4 elementos. Alguns autores consideram também um quinto, o éter.

Meu caro, tudo depende daquilo que estudas. Até porque medicina oculta é bastante diversificada.

No mais só dei o meu parecer e os elementos com que trabalho.

Mas não interessa com quais elemntos tu trabalhas, o que interessa éo resultado final.

#5
Citação de: Lancelot em 14 junho, 2014, 18:20
Meu caro, tudo depende daquilo que estudas. Até porque medicina oculta é bastante diversificada.

No mais só dei o meu parecer e os elementos com que trabalho.

Mas não interessa com quais elemntos tu trabalhas, o que interessa éo resultado final.

Exacto, existem várias escolas de Medicina Oculta. Aquela que estudo é a Greco-Latina, dos autores da Grécia e Roma. Também me interesso pela obra de Paracelso.
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 14 junho, 2014, 18:22
Exacto, existem várias escolas de Medicina Oculta. Aquela que estudo é a Greco-Latina, dos autores da Grécia e Roma. Também me interesso pela obra de Paracelso.

Se por exemplo olhares para o oriente, encontras o elemento madeira e metal.

Eu pessoalmente considero que sem o elemento tempo, as coisas não se concretizam.

E sem o elemento vazio, as coisas não têm por onde crescer.

Mas são opiniões, é claro, o que conta é o resultado.

Embora sendo escorpião, tenho muito elemento ar na minha carta astral! 62.2% de ar, 19.2 de água, 11.9% de fogo e 6.8% de terra. Sendo assim, devo evitar as leguminosas e compensar nos outros alimentos que estão presentes nos outros elementos?

Citação de: anascorpion em 14 junho, 2014, 20:19
Embora sendo escorpião, tenho muito elemento ar na minha carta astral! 62.2% de ar, 19.2 de água, 11.9% de fogo e 6.8% de terra. Sendo assim, devo evitar as leguminosas e compensar nos outros alimentos que estão presentes nos outros elementos?

O excesso de Ar equilibra-se com o elemento Terra.

Podes consultar este site: http://www.alchemylab.com/guideto.htm
C'est dans l'air.

Citação de: Gens em 14 junho, 2014, 21:18
O excesso de Ar equilibra-se com o elemento Terra.

Podes consultar este site: http://www.alchemylab.com/guideto.htm

Muito obrigada. Vou dar uma olhada no link  :)

Como é que poderei saber a percentagem dos elementos ligadas ao meu signo e a mim?

Aqui está um tema que acho muito interessante. ;)

Citação de: hoopsy em 14 junho, 2014, 23:06
Como é que poderei saber a percentagem dos elementos ligadas ao meu signo e a mim?

Aqui está um tema que acho muito interessante. ;)


Se procurares um pouco na net encontrarás programas que calculam essas percentagens, basta introduzires data de nascimento, hora e local.
C'est dans l'air.

#12
Citação de: hoopsy em 14 junho, 2014, 23:06
Como é que poderei saber a percentagem dos elementos ligadas ao meu signo e a mim?

Aqui está um tema que acho muito interessante. ;)


Procura por "astrology elements calculator" e chegas lá num instante  :)

#13
obrigada!
vou já ver o que me aparece ;)

Já fiz!

água- 44.7%
ar- 35.3%
fogo- 20.0%
terra- 0.0%

não tenho terra  :-\

agora, como interpretar isto?  :)

Citação de: Gens em 14 junho, 2014, 18:14

Para estudo de Medicina oculta só interessam 4 elementos. Alguns autores consideram também um quinto, o éter.

Mas para curar não chega. É necessária a dieta, exercício e práticas de respiração. O factor mais importante é a dieta, para que o corpo absorva as energias subtis dos alimentos.

É obrigatorio ler as regras antes de postar.Não é permitido escrever uma ou mais mensagens seguidas. Vai a anterior e edita. Obrigada! :)

Eu uso so isso e tem resultado :)
Mas depende de pessoa para pessoa como em tudo.

Da para ver tambem quais os elementos que tens no mapa astral. Nao mostra percentagem mas da para ver geral.
Na astrologia interpreto esta parte :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."