Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.431
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Bruxaria: boa ou má?
    Iniciado por LilithP
    Lido 5.282 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá a todos os membros! :)

Enquanto estava a ler uns topicos bastante interessantes reparei que a palavra "bruxaria" é usada muitas vezes para definir alguma coisa muito má que foi feita a alguem.

Ora sem querer insultar algumas pessoas que possam ser muito sensiveis gostaria de dizer que eu sou wicca e basicamente pode-se dizer que sou uma bruxinha! :D
Pessoalmente acho que utilizar a palavra bruxaria maioritariamente para definir magia negra cria mal entendidos.

Para quem não sabe Wicca é uma religião neopagã e vem da Antiga Religião, uma religião que vem de muito antes do pre-cristianismo. A igreja recorreu ao medo para fazer as pessoas deixar essa religião e a magia de maneira a mante-los sob controlo. A Wicca não tem nada a ver com satanismo, pelo contrario, porque os valores satanicos vao totalmente contra a moral Wicca que acredita que todos os seres vivos tem direito a viver e que a natureza deve ser respeitada.

Sendo que as Wiccans ficaram conhecidas como bruxas e se utiliza a palavra bruxaria para definir coisas más, tal como já disse, as pessoas acham que tem tudo a ver.

Ora a magia é nada mais nada menos que utilizar energia neutra da natureza e do universo e direciona-la para um fim. Magia dita branca utiliza essa energia para fins bons sem o intuito de fazer mal. A magia negra utiliza essa energia para fins maus com o intuito de fazer o mal. O simples facto de faze uma amarração (por exemplo prender o nosso namorado a nós para que nunca nos deixe) é fazer magia negra porque estamos a tirar-lhe o livre arbitrio.

Resumindo, na minha opinião enquanto pessoa e Wicca, bruxaria é muito mais do que fazer mal é também fazer o bem, se for isso que queremos :)

Espero não ofender ninguem e que respeitem as minhas crenças que eu tento fazer o mesmo. Estou so a tentar esclarecer uma coisa que ainda hoje em dia faz muita gente ser julgada.

Obrigado e bom dia a todos! :3
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
Vi este documentário baseado em factos, talvez te seja útil  :)

http://www.youtube.com/watch?v=PT-PRN0Dz7s#

#2
Perseus obrigado pelo video foi bastante interessante :)

No entando tenho de dizer que houve umas coisas que nao minha opinião não estão certas.

Por exemplo, para começar o pentagrama simboliza o espirito acima das coisas materiais (se for invertido é o contrario) e é um simbolo da Deusa.
Alem disso Cernunnos é o deus celta da vida, da natureza e da fecundidade :) Não é o diabo apesar de a igreja te-lo usado para dar cara ao diabo como forma de assustar tal como ja disse.

Também ha outra coisa, a wicca é uma religião tal como o cristianismo ou o hinduismo e os montes de rituais que ela fez pareciam mais feitiços e parecia que nem todos foram feitos com as melhores intençoes.
Os principais rituais wiccans são feitos para harmonizar as nossas energias com as da natureza e realizam-se em datas expecificas como o fim de ano celta e o solesticio (e a titulo de curiosidade muitos dias santos cristãos são feitos nesses dias especiais) :)
Dito isto não concordo nada que tenham utilizado a palavra ocultismo para definir Wicca. A Wicca simplesmente é uma religião "com mente aberta" que utiliza as vezes magia e está ligada ao esoterismo como forma de tornar-nos melhores pessoas :)

Para ser sincera e apesar de ter sido muito interessante não entendi porque seria util? :)

Seja como for obrigado!

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
#3
Em relação ao documentário aquilo foram actores que "recriaram" os acontecimentos que se fizeram presenciar na vida daquela mulher e daquele homem que comentavam o que lhes tinha acontecido após essa mulher ter-se envolvido de uma forma inexperiente, no oculto.
É certo que havia ali muita "fantasia" pelo meio, pelo menos assim o achei... contudo a cultura wicca envolve os seus Deuses e Demónios tal como nas outras religiões cristãs, hindus, budistas etc, porém, a mensagem que o video nos passa é que ao "evocar-se" algo através de rituais, estamos certamente a abrir portas, que porventura, podem trazer coisas boas e más para as nossas vidas. Todavia, não querendo julgar ninguém que pratique qualquer tipo de culto, as manifestações que possam vir a ocorrer são sempre coisas que estão para além da nossa compreensão e nunca saberemos as suas reais intenções para connosco.
:)

Citação de: Perseus em 12 outubro, 2013, 17:05
Em relação ao documentário aquilo foram actores que "recriaram" os acontecimentos que se fizeram presenciar na vida daquela mulher e daquele homem que comentavam o que lhes tinha acontecido após essa mulher ter-se envolvido de uma forma inexperiente, no oculto.
É certo que havia ali muita "fantasia" pelo meio, pelo menos assim o achei... contudo a cultura wicca envolve os seus Deuses e Demónios tal como nas outras religiões cristãs, hindus, budistas etc, porém, a mensagem que o video nos passa é que ao "evocar-se" algo através de rituais, estamos certamente a abrir portas, que porventura, podem trazer coisas boas e más para as nossas vidas. Todavia, não querendo julgar ninguém que pratique qualquer tipo de culto, as manifestações que possam vir a ocorrer são sempre coisas que estão para além da nossa compreensão e nunca saberemos as suas reais intenções para connosco.
:)

Para começar a religião Wicca não acredita em demonios :)

E eu tenho perfeita noção de que eram atores ;D é bastante obvio ;D

Pois isso de abrir portas para coisas boas ou más é como tudo na vida e como qualquer outra religião que exista e como qualquer outra coisa ligada ao esoterismo ou espiritismo :)

Obrigado pela resposta e mais uma vez pelo video :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
Citação de: LilithP em 12 outubro, 2013, 17:12
Para começar a religião Wicca não acredita em demonios :)

As possessões, opressões, obsessões e manifestações começam dessa forma... não acreditando :)

Pois isso de abrir portas para coisas boas ou más é como tudo na vida e como qualquer outra religião que exista e como qualquer outra coisa ligada ao esoterismo ou espiritismo :)

Não sei como é nas religiões hindus e budistas, contudo na religião católica/cristã só se acredita em duas entidades "Deus" e "Jesus"... Contudo os únicos rituais que tenho conhecimento é a Páscoa o Natal e o Exorcismo, mas nada desses rituais evolve qualquer tipo de feitiço, magia branca ou negra... Deus na Bíblia chega mesmo a condenar essas práticas, contudo cada um se responsabiliza pelos seus actos :)

Obrigado pela resposta e mais uma vez pelo video :)

De nada, se puder ajudar em mais alguma coisa, dispõe  ;)

#6
Citação de: Perseus em 12 outubro, 2013, 17:32


Ok deixa ver se consigo explicar melhor. Para a Wicca não existem demonios. Existem pessoas que usam as coisas para o mal e pessoas que usam as coisas para o bem mas não existem demonios no sentido da palavra. Nem sequer existem demonios no espiritismo segundo Allan Kardec existem espiritos inferiores.
Isto tudo é o que eu vejo e sinto porque a religião wicca não dita regras e deixa os wiccans chegarem as suas conclusões. Não existem uma biblia pagã, existe o bom senso e a fé de cada um :)

E existe o natal (a arvore de natal é um costume pagão), existe a pascoa, existe varios dias que são dedicados a santos que são dias de festividades pagãs. Não estava a falar so de rituais mas dos dias que sao festejados em si de diversas formas.

E sim a igreja começou logo a banir a magia e as religiões pagãs pois eram um grande adversario ao seu poder :) Na minha opinião e segundo varias coisas que li.
E muita gente acha que oraçoes é um tipo de magia por isso... :)

Agora cada um ve de acordo com a sua fé

Mais uma vez obrigado pela opinião :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: Perseus em 12 outubro, 2013, 17:32


Por que a religião católica o Natal é na mesma Dada? E a Pascoa em datas diferentes? O que é pedra Dara? No eclesiástico deve ser a citação sobre os cultos, mas este também fala de cultuar imagens? Não estou aqui para defender nenhuma religião, mas acredito que devemos lembrar que todas são feitas pelos homens logo tem falhas, então não atiremos a primeira pedra. E sobre abrir portas ou não, fica conforme o estudo e fé da cada um, com suas ações reações e consequências. ;)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

LilithP,

não leio muito e não fazia a minima ideia do que era a religião Wicca, gostei do que escreveste, na tua opinião, se não existisse o Cristianismo, achas que hoje essa seria a religião com maior número de seguidores?

Na Wikipédia estava assim: Autoridades como Alex Sanders referem-se a ela como religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida como Witchcraft (em português: "bruxaria") ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wica". A partir dos anos 60 seu nome foi normalizado para "Wicca".

Nada como denegrir o termo "bruxa" e queimar algumas para acabar com elas.

O engraçado é que hoje acordei a pensar em bruxas, estava a imaginar qual seria a reacção da minha mãe se lhe tentasse explicar algumas coisas acerca de rezas e rituais, acabando por concluir que a ia deixar muito triste, decerto iria pensar que a filha tinha virado bruxa.

Quando se fala em memória colectiva faz-me lembrar isso, ideias enraízadas que inibem as pessoas de pensar por si.

Depois concluí que se eu lhe disser que ando a "estudar" "religiões" e lhe explicar as mesmas coisas vai ficar muito feliz.

Se tiveres oportunidade de recomendar algo que possa ser consultado, sem necessáriamente ter de aprofundar o assunto, gostava de saber mais acerca dessa religião. Interessam-se por artes divinatórias, por exemplo?

Achei mesmo muito interessante   :)
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: BACHOR em 16 outubro, 2013, 04:39
Por que a religião católica o Natal é na mesma Dada? E a Pascoa em datas diferentes? O que é pedra Dara? No eclesiástico deve ser a citação sobre os cultos, mas este também fala de cultuar imagens? Não estou aqui para defender nenhuma religião, mas acredito que devemos lembrar que todas são feitas pelos homens logo tem falhas, então não atiremos a primeira pedra. E sobre abrir portas ou não, fica conforme o estudo e fé da cada um, com suas ações reações e consequências. ;)

Muito bem dito :)

Citação de: Lilith Lua Negra em 16 outubro, 2013, 09:00
LilithP,

não leio muito e não fazia a minima ideia do que era a religião Wicca, gostei do que escreveste, na tua opinião, se não existisse o Cristianismo, achas que hoje essa seria a religião com maior número de seguidores?

Na Wikipédia estava assim: Autoridades como Alex Sanders referem-se a ela como religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida como Witchcraft (em português: "bruxaria") ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wica". A partir dos anos 60 seu nome foi normalizado para "Wicca".

Nada como denegrir o termo "bruxa" e queimar algumas para acabar com elas.

O engraçado é que hoje acordei a pensar em bruxas, estava a imaginar qual seria a reacção da minha mãe se lhe tentasse explicar algumas coisas acerca de rezas e rituais, acabando por concluir que a ia deixar muito triste, decerto iria pensar que a filha tinha virado bruxa.

Quando se fala em memória colectiva faz-me lembrar isso, ideias enraízadas que inibem as pessoas de pensar por si.

Depois concluí que se eu lhe disser que ando a "estudar" "religiões" e lhe explicar as mesmas coisas vai ficar muito feliz.

Se tiveres oportunidade de recomendar algo que possa ser consultado, sem necessáriamente ter de aprofundar o assunto, gostava de saber mais acerca dessa religião. Interessam-se por artes divinatórias, por exemplo?

Achei mesmo muito interessante   :)

Olá! Fico feliz que tenhas achado interessante :3

Em primeiro lugar sim. Acho que sim até porque na era pre-cristã já era a religião com maiores seguidores. A Antiga Religião (e tal como o nome indica deve ser a mais antiga) pode-se dizer que vem da idade do bronze talvez antes porque basicamente era adorar a natureza e tudo o que ela engloba respeitando-a e tentando estar em harmonia com ela :) porque assim tinha-se boas colheitas e caçadas e a tribo prosperava :P
Mas depois o cristianismo apareceu e sentiu-se ameaçado porque normalmente não se tem mais que uma religião e as pessoas não estavam a aderir tanto como os cristãos queriam.

Alegaram que as bruxas adoravam satanas e que usavam magia, algo que Deus cristão proibia (claro que os papas que usavam magia e eram alquimistas o esconderam de quase todos!). E então os seguidores da Antiga Religião passaram a esconder-se para não morrer e para a sua religião não morrer com eles :)

Bom se queres saber encontrei um livro bastante interessante que explica a Wicca do ponto de vista da autora (a religião Wicca é bastante simples porque cada um deve fazer como acha melhor usando o seu bom senso como já disse :) o essencial é não magoar ninguem e respeitar os outros incluindo animais e plantas e ate pedras!) O livro chama-se "Wicca A velha religião do ocidente" de Garcia Baptista tenho ideia que a autora é portuguesa :) o livro é interessante no minimo
(espero que os moderadores não pensem que estou a fazer publicidade x.x xP )

As Wiccans normalmente acreditam que tudo é energia logo costumam estar muito ligadas as artes divinatorias, praticam reiki e tudo :) Por exemplo eu adoro as minhas cartas de tarot e o meu pendulo :P

Desculpem ser tão longo ;D E peço desculpa se ofender alguem com a minha visão das coisas mas pronto é a minha :P

Espero ter ajudado!
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
Citação de: BACHOR em 16 outubro, 2013, 04:39
Por que a religião católica o Natal é na mesma Dada? E a Pascoa em datas diferentes?

Por exemplo no antigo testamento está escrito que Sábado é sagrado e que foi o dia em que Deus descansou após ter feito toda a sua "obra"... contudo outros dizem que o dia sagrado, é o Domingo.
Para nós a Páscoa é apenas 1 dia, mas naquela altura durava uma semana e sendo essa semana sagrada apenas dedicavam-se a agradar a Deus, com festas e holocaustos ( sacrifícios com animais )... O ano novo para alguns é na transição de 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, mas para outras religiões as datas são diferentes. Como podes ver essas situações todas têm sido alteradas consoante as religiões que se criam ao longo dos séculos. A partir dessas pessoas criadoras das religiões, vão influenciado os seus seguidores com as palavras que acham ser correctas... contudo cabe a cada um ver qual a religião que corresponde melhor às suas expectativas e não apenas seguir uma religião só porque X e Y disse que era bom ou mau e influênciar a decisão da pessoa em causa.



O que é pedra Dara?

Pedra D'ara creio que seja uma pedra semi-preciosa tal como a pedra sardónica. Nessa altura as pedras preciosas tinham muita importância a nível "religioso", contudo ao longo dos tempos a cobiça por matéria sagrada tornou-se obsessiva, daí essas mesmas pedras estarem tão sobrevalorizadas nos dias de hoje.

No eclesiástico deve ser a citação sobre os cultos, mas este também fala de cultuar imagens?

Sim é verdade, contudo também está escrito que Deus condenava adoração a "figuras"... Moises por exemplo era um grande fiel de Deus mas o seu povo era obstinado porque só ele (Moisés) tinha a permissão de Deus para ser "guia" daquele povo... porém como eram muito benificiados em ouro decidiram criar os seus próprios Deuses com figuras em ouro... surgiram imagens de vacas em ouro que usavam para adorar o seu Deus... Existem também figuras como "Asteroth e Moloque" que eram entidades que alguns consideravam Deuses, contudo os fieis de Deus decidiram colocar à prova esses "pseudo-deuses" porém está escrito que esses pseudo-deuses nunca se manifestaram para defender os seus seguidores, como Deus defendia os seus.

Não estou aqui para defender nenhuma religião, mas acredito que devemos lembrar que todas são feitas pelos homens logo tem falhas, então não atiremos a primeira pedra.

Deuteronómio alegava ser um profeta mas nem sempre as suas profecias eram certas. Hoje talvez se possa considerar um "medium" ser profeta e o mesmo profetiza coisas que lhe vão sendo transmitidas na sua consciência.

E sobre abrir portas ou não, fica conforme o estudo e fé da cada um, com suas ações reações e consequências. ;)

Claro  :)


Supostamente a pascoa é em datas diferentes para não coincidir mesmo com a lua cheia a seguir ao festival pagão do equinocio da primavera, Ostara.

O equinocio é celebrado porque é quando a Deusa descobre que carrega o Deus Sol no ventre o que significa que a luz vai voltar. Na religião cristã é nesta altura que Maria é visitada pelo anjo que diz que ela vai ter Jesus :P
A lua cheia é celebrada por causa do retorno da Deusa do mundo dos mortos passado 3 dias de lá ter ido (Jesus voltou dos mortos 3 dias depois também, engraçado não é?)
Como a igreja não festeja as luas tornou-se uma festa movel :)

Quanto ao natal não é movel porque a igreja decidiu que era melhor para ela se coincidir.

Mais uma vez é as conclusões que eu tiro das minhas pesquisas, por favor não se sintam insultados :)

Não sabia o que era a Pedra D'ara obrigado pelo esclarecimento :3
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Este tópico está a ficar muito interessante, parabéns a todos os intervenientes, eu não posso falar do que não sei, mas estou super interessada em aprender mais.

É engraçado que à dias tive de fazer um introdução para um trabalho que estou a realizar e fui ter precisamente ao início das coisas, ou seja, à pré-história, então as ideias vinham-me à cabeça e encaixavam na perfeição, o que estou a saber agora é ainda mais curioso, porque continuam a encaixar-se naquilo que eu referi lá.

Espero que o tópico não morra cedo.

:-*
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

#13
Citação de: LilithP em 16 outubro, 2013, 12:45
Supostamente a pascoa é em datas diferentes para não coincidir mesmo com a lua cheia a seguir ao festival pagão do equinocio da primavera, Ostara.

O equinocio é celebrado porque é quando a Deusa descobre que carrega o Deus Sol no ventre o que significa que a luz vai voltar. Na religião cristã é nesta altura que Maria é visitada pelo anjo que diz que ela vai ter Jesus :P
A lua cheia é celebrada por causa do retorno da Deusa do mundo dos mortos passado 3 dias de lá ter ido (Jesus voltou dos mortos 3 dias depois também, engraçado não é?)
Como a igreja não festeja as luas tornou-se uma festa movel :)

Quanto ao natal não é movel porque a igreja decidiu que era melhor para ela se coincidir.

Mais uma vez é as conclusões que eu tiro das minhas pesquisas, por favor não se sintam insultados :)

Não sabia o que era a Pedra D'ara obrigado pelo esclarecimento :3

Minha colega de fórum sua citação acima sobre a lua cheia e a igreja pode existir controversas, veja a exposição abaixo:
Festividade de Páscoa e a ressureição:
Como de costume, essas celebrações foram incorporadas pela Igreja Católica, e a palavra carnaval, segundo a maioria dos historiadores, se liga à expressão carne levare, "afastar a carne" – um último grito de alegria antes dos sentimentos pesarosos da Quaresma. A ressurreição de Cristo teria acontecido próximo do equinócio da primavera (quando dia e noite têm a mesma duração) e durante uma lua cheia. Por isso a data da Páscoa deveria ser calculada com base nesses dois fenômenos. Em 325 d.C., o Concílio de Nicéia estabeleceu regras bastante rígidas para a determinação da Páscoa: ela é celebrada no primeiro domingo após a lua cheia que vier depois de 21 de março, início da primavera no hemisfério norte – e isto substituiria os ritos pagãos de fertilidade. Mas essa regra baseava-se na suposição de que o equinócio da primavera boreal acontecia sempre no dia 21 de março. Naquela época o calendário utilizado era o Juliano, instituído pelo Imperador Júlio César, que embutia vários erros. Com o passar dos séculos, o equinócio da primavera se afastou do dia 21 de março, fazendo a Páscoa se deslocar pouco a pouco para o verão.
Mudando o calendário:
NO ANO DE 1582 O PAPA GREGÓRIO XIII, aconselhado pelos melhores astrônomos da época, decidiu fazer uma reforma no calendário. A partir de então, a Páscoa passou a ser determinada com base no movimento médio de uma lua fictícia e não do verdadeiro satélite. O novo calendário gregoriano permite que essa lua cheia média venha a cair num dia diferente da lua cheia verdadeira. Em 2001, por exemplo, a lua cheia caiu no domingo 8 de abril e a lua cheia pascoal (ou eclesiástica) no dia 15, o domingo de Páscoa. A nova regra estabelece que a Páscoa cai sempre no 1° domingo após a lua cheia eclesiástica (13 dias após a lua nova eclesiástica), que ocorre após (ou no) equinócio da primavera eclesiástica (21 de março). Isso faz com que a Páscoa nunca venha a ocorrer antes do dia 22 de março ou depois do dia 25 de abril. Período que nem sempre coincide com aquele que seria obtido se a definição seguisse critérios astronômicos.

Acredito que esteja correto o exposto acima, caso tenha algo a melhorar ou corrigir aceito estas correções.

OBS.: Não sigo a Wicca apesar de ser conhecido como Bruxo ou Mago como queira.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Olá! :)

Wow obrigado o texto foi bastante interessante.

Se calhar interpretei mal o texto mas parece-me que essencialmente é o que eu disse?

A igreja queria substituir o festival pagão mas não queria na lua cheia e fez com que fosse movel. Mas depois surgiu um problema e voltou a mudar.
Não é? :)

Não és wiccan mas és bruxo?
Então?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."