Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Coincidências
    Iniciado por tig
    Lido 4.583 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
tig
Foristas o que vocês acham de coincidências?

São mesmo apenas meras coincidências ou acham que tudo tem uma razão de acontecer e aquilo aconteceu com alguma função?

A minha opinião é que "coincidências" existem pela razão de algo acontecer. Para mim estão interligadas.
Patrícia

tig
De algo acontecer derivado a essa coincidência certo?

Exato. A coincidência existe com o propósito "de" para levar "a" alguma situação.
A minha opinião é apenas baseada nas "coincidências" na minha vida.  ;)
Patrícia

tig
Mas isso tudo é... Qualquer acontecimento vai gerar outro acontecimento...

Mas quando toca a coincidências tudo se torna mais estranho, é como houvesse uma ligação maior entre os acontecimentos.

"Coincidência é o termo utilizado para se referir a eventos com alguma semelhança mas sem relação de causa e consequência. Por exemplo, jogar uma moeda não viciada e obter três caras consecutivamente é uma coincidência, não existe relação de causa e efeito entre o resultado anterior e o próximo resultado. Quando muitos eventos ocorrem simultaneamente é esperado que ocorram muitas coincidências também. Pode ser apenas resultado de uma sincronicidade.

Em estatística identificar signicados para eventos coincidentes é considerado um Erro do tipo I ou resultado falso positivo.

O ser humano tem uma tendência natural a identificar padrões onde eles não existem e fornecer significados conhecida cientificamente como Apofenia ou Pareidolia.

Diversos eventos paranormais e religiosos são baseados em coincidências, especialmente quando lidam com grandes números, pois quanto maior a amostra e o número de opções, maior a chance de coincidências impressionantes.

Na psicologia ações baseadas em interpretações de coincidências são chamadas de comportamento supersticioso.

Estatisticamente é muito difícil comprovar que existe uma relação causal entre duas variáveis pois correlação não significa necessariamente causalidade. É necessário testes empíricos para chegar a uma conclusão de causa e efeito e nem sempre isso é possível."


(In Wikipédia)


A tua pergunta, na minha opinião, é quase como perguntar se se é crente ou céptico, eu penso que as pessoas cépticas acreditam que todos os fenómenos do género são coincidências, obras do acaso, acontecimentos à toa e que os crentes acreditam que nada é por acaso, que tudo está programado de forma a atingir um fim pré determinado, isto dito assim resumidamente.

Eu pertenço ao segundo grupo, por experiência e conclusões tiradas ao longo da vida, creio mesmo que é apenas uma questão de vivência, com o tempo vamo-nos apercebendo das consequências que se interligam ao que antes consideravamos coincidências e que com o tempo se vieram a verificar como determinantes nos acontecimentos da nossa vida.

A pessoa que se dedica ao pensamento e reflexão, rebuscando e comparando tudo aquilo por que passou e a sua vida actual, facilmente conclui que as coisas não aconteceram por acaso e que aquelas pequenas coincidência foram afinal pequenos milagres.

Há quem lhes chame "sinais", eles estão ao nosso redor a todos os momentos, mas só os vê quem está disposto a ter alguma Fé, depois também há quem deixe de escolher, usar o seu livre arbítrio, apenas à espera deles. Para tudo é necessário um meio termo, acredito que as coincidências são sinais, para as mais variadas realidades, nem que seja apenas para nos provar que nada é por acaso, mas que não podemos usar-nos delas como substituto da nossa consciênca.

Para provar se são coincidências ou não, basta estar atento às consequências, algumas só se revelam após muitos anos, outras talvez apenas tenhamos conhecimento delas depois de morrer.

Seja como for é um exercício inocente que pode verificar-se muito interessante, experimentem tentar encontrar uma causa divina para todas as pequenas "obras do acaso", ou como o tópico refere, coincidências, depois tirem as vossas conclusões, ah, mas não se esqueçam de abrir a mente, o que significa pensar por vós mesmos, como se nunca ninguém vos tivesse influenciado, ou colocado na vossa mente as ideias que hoje têm, ou seja, sejam crianças de novo à decoberta do mundo e talvez tenham algumas surpresas.  ;)

O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

#6
Não vejo as coisas assim. O "tudo" queres te referir ao dia a dia normal, aquilo que é previsível. Por exemplo: Vais pro trabalho, sabes quem vais la encontrar, com quem vais falar, vais te cruzar na rua com as mesmas pessoas...etc...etc...
As coincidências geram alguma situação com um propósito. Um exemplo simples: Imagina que tens de te dirigir a um serviço numa rua que não é habitual ou até nunca lá passaste, a coincidência dá-se se encontras alguém nessa rua ou serviço, que já não vês á muito tempo. Mais ainda, pode ser que essa coincidência de encontrar esse alguém, te vá ajudar a resolver o que ias fazer ou ficar simplesmente pela reencontro das pessoas.


Edit: Tig, creio que queres uma resposta para algo que te aconteceu ou está a acontecer. Não queres partilhar isso para que te possam responder mais diretamente?
Patrícia

tig
Criei o tópico mais para debater o que as pessoas acham e pensam sobre isso porque há sempre distintas opiniões. Mas é claro que se não tivesse coincidências na minha vida muito dificilmente pensaria nisto e não me traria aqui a criar este tópico :)

Mas posso contar por exemplo uma coincidência que eu acho estranha.

Eu há alguns anos dei uma peça de roupa a uma pessoa e há coisa de um ano atrás conheci uma pessoa que mais tarde vim a descobrir ter a peça de roupa que eu tinha dado à outra pessoa. Essas duas pessoas conheciam-se claro, mas eu ainda não conhecia a pessoa a quem a peça de roupa foi dada no momento que esta foi dada. Então depois conheci essa pessoa e descobri que ela tinha a minha peça de roupa que lhe foi dada por acaso. E não será de estranhar que eu estava apaixonado por essa pessoa quando descobri esta "coincidência". E agora que essa tal pessoa que ficou com a peça de roupa que era minha me deixou de falar sem razão alguma fico a pensar que raio de coincidência foi aquela!?

Se estiveres atento e for suposto saberes o porquê enquanto cá andares, decerto saberás e depois vens-nos contar, se não, contas-nos depois lá em cima, quem sabe à lareira.

Em todo o caso, foi uma fantástica coincidência, muito original, fico curiosa pelo desfecho.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: tig em 13 setembro, 2013, 13:54
Criei o tópico mais para debater o que as pessoas acham e pensam sobre isso porque há sempre distintas opiniões. Mas é claro que se não tivesse coincidências na minha vida muito dificilmente pensaria nisto e não me traria aqui a criar este tópico :)

Mas posso contar por exemplo uma coincidência que eu acho estranha.

Eu há alguns anos dei uma peça de roupa a uma pessoa e há coisa de um ano atrás conheci uma pessoa que mais tarde vim a descobrir ter a peça de roupa que eu tinha dado à outra pessoa. Essas duas pessoas conheciam-se claro, mas eu ainda não conhecia a pessoa a quem a peça de roupa foi dada no momento que esta foi dada. Então depois conheci essa pessoa e descobri que ela tinha a minha peça de roupa que lhe foi dada por acaso. E não será de estranhar que eu estava apaixonado por essa pessoa quando descobri esta "coincidência". E agora que essa tal pessoa que ficou com a peça de roupa que era minha me deixou de falar sem razão alguma fico a pensar que raio de coincidência foi aquela!?


Para mim a peça de roupa foi a ligação para chegares á pessoa por quem te apaixonaste. Essa coincidência levou a conheceres essa pessoa. O fato dela ter deixado de falar contigo não me parece ter a ver com a "ligação" criada mas sim consequência de algum ato ou mal entendido. Desta forma, creio que deverias conversar com a pessoa em questão e perceber o que a levou a deixar de te falar.
Podemos ver as coisas por outro lado, essa coincidência trouxe a pessoa em questão ate ti e a sua missão contigo poderá ter terminado, mas claro, isto so vale se tu acreditas nessa teoria. Eu acredito.
Patrícia

tig
Atenção que eu só soube daquela peça de roupa 2 meses e tal depois de a conhecer, que foi quando a vi com ela :P

Ou seja a ligação provavelmente é outra. Talvez quem sabe fazê-la recordar as coisas e perceber que eu não merecia tal tratamento.

Acredito nisso sinceramente.


PS: A razão de não me falar tem haver com decisões (sem sentido) e orgulho da parte da pessoa. Mas era uma longa história ;)

Eu também acredito, por algum motivo foi, aceita e se não estiver na tua mão mudar de atitude, ela que pense, todos temos o direito de aprender, nem que seja com os nossos erros, mais acredito que jamais poderá vir uma experiência nova se continuarmos agarrados a uma antiga, não sabemos o futuro, talvez seja ainda mais sorridente que o passado, ou tenhas de passar por algo menos bom agora, nós não mandamos no destino, na minha opinião evidentemente, podemos fazer as nossas escolhas, com o livre arbítrio, mas os obstáculos e boaventurança a ultrapassar, de uma ou outra forma, terão de ser ultrapassados.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

tig
Eu sou uma pessoa que só dá importância às coisas boas que aconteceram ou acontecem as más tento ao máximo esquece-las, não pensar nelas nem me preocupar com elas. Afinal de contas o que nos deixa felizes é as coisas boas não as más, mas se calhar um bocado devido a isso não me consigo deslargar das coisas que foram boas na minha vida, neste caso dos momentos.

Quanto ao resto todo o mundo erra e quem nunca errou atire a primeira pedra, mas mais importante que isso é admitir-mos os nossos erros!

#13
Eu tenho muitas coincidências na minha vida. Se fosse homem teria o nome do meu marido. Quando era pequena o meu pai levava-me a um café mesmo junto à casa do meu marido. A minha mãe é Touro o meu pai era Leão. Eu sou Touro ele é Leão.

Ele nasceu a 28/07/1968, a filha nasceu a 27/08/1998.

Não sei qual o sentido das coincidências mas sinto que o meu marido é a minha alma gémea.

tig
Citação de: simplesmentemaria em 13 setembro, 2013, 15:35
Não sei qual o sentido das coincidências mas sinto que o meu marido é a minha alma gémea.

Atenção que uma alma gémea pode não ser apenas a pessoa que fica connosco no campo amoroso. Mas sim uma alma que nos acompanha à muitas gerações!!! Ou seja a tua alma gémea pode ser o teu marido, mas também pode ser a tua mãe o teu pai, uma amiga, um amigo... :)

Alguém mais "dentro" disto pode explicar isto bem melhor que eu... Disse assim muito por alto!