Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Microsoft alerta para fraude telefónica - Isto é Real, Muito Cuidado!
    Iniciado por hoopsy
    Lido 5.994 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Se lhe ligarem a dizer que falam da Microsoft e que seu computador foi "infetado por um vírus" estará a ser vítima de uma fraude
A situação já se arrasta há algumas semanas mas só hoje a gigante norte-americana do software lançou o alerta, Portugal incluído. Se receber um telefonema a dizer que falam da Microsoft, é bem provável que esteja a ser vítima de uma tentativa de fraude.

Segundo a empresa que criou o sistema operativo Windows, está em curso a nível internacional - em Portugal não conseguem para já indicar o número de vítimas - uma "estratégia de malware concertada e organizada" no âmbito da qual empresas parceiras e consumidores da Microsoft têm sido contactados em nome da empresa "alegando que o seu PC foi infetado por um vírus" e que para poder continuar a usa-lo tem de digitar "uma série de comandos". É mencionado, ainda, que o problema pode ser resolvido através da compra de pacotes de suporte anuais do Windows.

Em comunicado, a Microsoft informa que os consumidores são contactados por indivíduos (conhecidos como scammers) que dizem estar a ligar do "departamento de segurança de Informática, da equipa de suporte técnico, de investigação e desenvolvimento ou até mesmo de entidades que atuam na área da segurança".

"Em alguns casos, fazem-se passar por parceiros com certificado profissional, a fim de conquistarem a confiança das vítimas e muitas das vezes os contactos parecem verdadeiramente profissionais e credíveis", informa ainda a Microsoft.

"Através de listas telefónicas de acesso público recolhem o nome e outras informações pessoais, e podem até saber qual o sistema operativo que as vítimas estão a utilizar", acrescenta a mesma fonte.

Desta forma, procuram obter detalhes dos cartões de crédito e solicitam a instalação de software malicioso que, segundo a Microsoft, lhes permite "obter dados confidenciais ou aceder remotamente ao computador, alterando as configurações de modo a deixá-lo vulnerável".

"O impacto para as vítimas varia entre a perda financeira direta, o roubo de identidade e malware nos seus computadores", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

A empresa garante que "nenhum destes contactos é concretizado pela Microsoft, nem por nenhum dos seus parceiros".

Como defender-se


Se já foi contactado altere imediatamente a sua palavra-chave (password inicial de acesso ao computador) bem como a que permite aceder à sua conta bancária. A Microsoft recomenda ainda que verifique se foi instalado algum programa malicioso (malware) ou vírus informático no seu computador.

Se ninguém lhe ligou, a Microsoft recomenda: "Desconfie de chamas telefónicas não solicitadas e relacionadas com problemas de segurança, mesmo que afirmem representar a Microsoft ou uma empresa respeitada; nunca forneça informações pessoais, tais como os seus dados bancários para qualquer contacto suspeito e não solicitado; não consulte nenhum website, não execute nenhum comando, não instale nenhum software no seu computador ou qualquer outra instrução que lhe seja indicada; anote a informação da pessoa que o está a contactar (nome e possíveis dados, embora falsos, que lhe possa facultar) e passe-os às autoridades; certifique-se de que as atualizações de segurança são instaladas de forma regular."

in: Expresso



Pois é amigos, esta tarde recebi uma chamada telefónica para o meu numero fixo com esta situação.
Por acaso, desconfiei disto tudo e disse ao fulano (que falou comigo sempre em ingles) que estava muito ocupada e que não podia ir ao pc fazer o que ele me estava a indicar e que ligasse á noite para falar com o meu marido.
Quando o meu marido chegou eu contei-lhe deste telefonema e ele disse-me que andava a correr na net e noticias esta nova fraude (coisa que eu ainda não tinha ouvido falar) e que eu fiz bem em não fazer nada no pc.

Então já sabem, nada de seguir indicações que vos peçam para ir ao pc... o melhor será mesmo nem sequer ligar o pc nessa altura. (ou nao mexer nele)



Já apanhei muitas dessas.
Por mail e tal. Regra geral, a microsoft não manda mail para ninguém. Só através de algum produto deles.
Por tanto, acho que já muito pouca gente cai.
Eu quando recebo, nem abro,  é logo eliminado.
Por telefone, muito menos. Acham mesmo que a Microsoft telefona à malta a avisar de vírus?
Anda ai malta a espetar cada banhada. Temos de andar sempre espertos nestas coisas, e nunca, mas nunca facultar dados pessoais.
Ashesrain

Esta gente é do pioro...
Ainda não tinha ouvido falar nisto, obrigada por partilhares.
É sempre bom estar de "pestana aberta" nestes casos...
Eu geralmente não dou conversa a essa gente, se não for ninguém que eu conheça, despacho-os logo...

Eu também não costumo ligar a nada disto mas quando ele me disse que era da Microsoft e estava a falar por causa de uns downloads ( ups...) que só depois de ele repetir num inglês muita macarrónico que era download of some viroses é que eu comecei a fazer-lhe imensas perguntas e disse-lhe que não ia fazer nada do que ele me estava a dizer, para ligar mais logo.
Quando eu desconfiei realmente que ali havia esturro foi quando ele me pediu para eu lhe responder mais devagar para ele me perceber.... e, modéstia aparte, eu falo fluentemente inglês.... toinnnnn aqui há gato ;D

Há coisas que ouvimos falar que aconteceu ao amigo de um amigo de uma prima e tal.. hoje calhou a mim LOL

tenho curiosidade em saber como eles vão buscar os números de telelf. pois muitas listas são algumas empresas que têm e acredito que essas listas sejam "dadas" por parte do pessoal das empresas a outras e assim consecutivamente tudo para um fim de má fé
supercalifragilisticexpialidocious

Há empresas que vendem as suas bases de dados a outras empresas.. por isso quando preenchemos alguma inscrição, costuma haver lá um quadradinho muito pequenino que devemos seleccionar a dizer que nao autorizamos a cedencia das nossas informações a terceiros.

Citação de: ShellyTantrum em 11 abril, 2013, 23:21
Esta gente é do pioro...
Ainda não tinha ouvido falar nisto, obrigada por partilhares.
É sempre bom estar de "pestana aberta" nestes casos...
Eu geralmente não dou conversa a essa gente, se não for ninguém que eu conheça, despacho-os logo...


O que é gente do pioro? ;D
Abre tu a pestana que eram onze e vinte e j´+a não vÊs as teclas ;D
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Citação de: Niklaus Grimaldi em 13 abril, 2013, 14:04
O que é gente do pioro? ;D
Abre tu a pestana que eram onze e vinte e j´+a não vÊs as teclas ;D
enganei-me nao? tava com fome comi o "i". olha que tu nao podes falar muito... j´+a? que é isto? abre tu a pestana que ja sao duas da tarde...

Esse j´+a, é porque de vez em quando o meu teclado atrofia devido a lhe virar um copo de vinho do porto em cima...

Ou é humidade ou ficou bebedo ;D
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

desculpas, desculpas... ::)
E sobre a fraude, não opinas? olha o off topic :p

Sob a fraude, eu digo apenas que nesse aspecto material, a vida é um jogo. E só se safa quem souber jogar...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós


Citação de: Niklaus Grimaldi em 14 abril, 2013, 18:59
Sob a fraude, eu digo apenas que nesse aspecto material, a vida é um jogo. E só se safa quem souber jogar...

Deves ser fresco...
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Pois...
Mas não deixa de ter uma certa razão.
Anda meio mundo a tentar enganar o outro meio.
Infelizmente até pelas pessoas que deviam tomar conta de nós e do país, somos roubados todos os dias.
Neste momento, e neste pais, ou comes ou és comido!
Infelizmente estamos neste ponto...
:-[
Ashesrain

Citação de: lauviah em 03 maio, 2013, 02:09
Pois...
Mas não deixa de ter uma certa razão.
Anda meio mundo a tentar enganar o outro meio.
Infelizmente até pelas pessoas que deviam tomar conta de nós e do país, somos roubados todos os dias.
Neste momento, e neste pais, ou comes ou és comido!
Infelizmente estamos neste ponto...
:-[

Eu sei disso e é realmente muito triste,mas acho que a única maneira de reverter a situação é não entrar no jogo e deixar nas mãos de Deus,não estou de acordo com o "se os outros fazem vou fazer igual",porque torna-se um ciclo vicioso e dificilmente as mentalidades mudam,sei que é difícil,mas o que é que nesta vida não é difícil?

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!