Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Reportagem sobre percursos de sítios assombrados
    Iniciado por schnookieBoo
    Lido 8.195 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta, ao barulho de bocas cheias mas de mentes vazias.‎"

"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

nem penses, e que nem penses mesmo... olha que eu sou má no que toca a dinheiro >:D

Em Praga na republica checa tambem fazem esse tipo de tours. Tive imensa pena de nao ter feito quando lá estive. É uma cidade cheia de historias de aparições e lendas.


É com cada invenção... Mas pronto, é uma espécie de publicidade ;D
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

mas, olha que o nosso país precisa de evoluir...

Mais que evoluir o nosso país necessita de uma mudança de mentalidades, o que é muito mais difícil...
"Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta, ao barulho de bocas cheias mas de mentes vazias.‎"

para começar necessita de uma mudança de governantes antes de mais outra coisa qualquer ;)

Não é só a crise monetária os principais problemas que o Scorp fala...

Acho que um dos problemas que ele referia poderia eventualmente também ser a ganância do homem...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós


Por acaso fiz uma dessas vistas do Ghost Tours Portugal. Na altura pediam 18€ por pessoa, o que me pareceu exagerado, mas ainda assim, decidi alinhar.

A visita dura cerca de 2h +-. Somos acompanhado por um guia, que nos vai relatando histórias de outros tempos, ocorridas em certos pontos da Lisboa antiga. Mais concretamente na zona da Baixa e Chiado. Os relatos, no geral, são compostos de alguma dramatização, já que o guia, é também actor, e dá algum ar da sua graça. Algumas das histórias já conhecia, outras desconhecia por completo. Supostamente, de acordo com  o que foi dito no início da vista, as histórias (à excepção de uma, baseada na lenda da criação de Lisboa) são baseadas em factos e relatos históricos, estudados pelos organizadores destas visitas.

O percurso da visita, vale essencialmente pelas vistas e ambientes lisboetas, pois as histórias em si, não são nada de extraordinário, salvo uma ou outra mais interessante. Rapidamente, se percebe que a visita vai ter sempre o mesmo padrão até ao fim, e pouco há além disso. Também não ajuda muito o facto de que por vezes, "outsiders" transeuntes, se colem à visita, e comecem a perturbar um pouco os relatos do guia (que neste caso, até levou a coisa com humor).

No geral, a sensação com que fiquei, é que isto é mais para turista ver (até pelo preço). O ano passado, estive também presente nas "celebres" visitas à casa assombrada de Alcântara, que por um preço menor, ofereciam bem mais impacto e animação, por assim dizer.

pois, também tentei ir a essa casa, mas não consegui entretanto a casa "deixou de funcionar"

Em relação às tais visitas à "Casa Assombrada" de Alcântara, o que se passou (com base no que a organização do evento  facultou na altura) foi que o proprietário da casa, ordenou a dada altura, que as visitas fossem todas suspensas. O motivo, foi o grau de mediatismo que aquele evento estava a ganhar nos meios de comunicação. Algo que nem a própria organização pensou que fosse acontecer, já que aparentemente, tudo não passou de um projecto alternativo underground, para um nicho de público. E de um dia pó outro, já se viam reportagens em jornais e revistas. Até chegou a passar num programa da RTP2.

Posto isso, parece que o proprietário ficou algo apreensivo ao ver a sua casa associada a fenómenos paranormais, para todo o país ver. (Nota: o projecto não partiu do proprietário da casa, mas sim de um grupo de teatro, em parceria com um núcleo artístico ao qual a casa estava temporariamente alugada). Na realidade, aquando das minhas duas visitas à casa, foi-nos pedido pela organização, algum sigilo, em relação a alguns dos testemunhos divulgados no decorrer da visita. Uma vez que, aparentemente envolviam famílias conhecidas da nossa "praça" que não queriam ver os seus nomes expostos nos meios de comunicação, entre outras coisas.

Foi pena o desfecho final, pois o projecto tinha uma base interessante para vingar por cá. E viu-se que havia público para tal.  A organização na altura, disse que estava a estudar a hipótese de realizar um evento semelhante, mas numa mansão em Sintra. Entretanto, parece que o projecto ficou em stand by, pois já passou quase dois anos, e nunca mais ouvi nada. Pode ser que de futuro, alguém faça algo do género, noutro local qualquer. Sabemos, que existem bem mais por aí, com histórias por contar...

Maria, aquela em alcantara que também tinhamos de pagar? também tentei ir a essa.

Sim, mas como falhei essa, vou à Ghost Tour! :laugh: