Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Somos Deus?
    Iniciado por Merry
    Lido 7.672 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Filosofar é uma arte interessante. Entretanto, quando nos aproximamos das fronteiras dos dogmas, ficamos mais suscetíveis aos terremotos das paixões. Mesmo correndo o risco, resolvi incluir este tópico, para ter uma idéia das verdades alheias. Afinal, somos ou não somos Deus?

A dificuldade começa com a definição de Deus, que pode ser tão variada quanto existiram, existem e existirão pessoas na face da Terra. Em que pesem as diferentes opiniões, penso que há uma concordância geral: Deus é onisciente, onipotente e onipresente. Ou seja, Deus é absoluto! Sendo absoluto, poderíamos encontrar algo ou alguém que não fosse Deus?

O absoluto existe por si só. Por definição, o absoluto é! Por definição, o absoluto engloba tudo. E tudo o que não faz parte do absoluto simplesmente não é, não existe, pois se existisse, haveria algo além do absoluto e o absoluto não seria absoluto. Na melhor das hipóteses o que não faz parte do absoluto é apenas uma ilusão. Sou forçado, então, a concluir que somos Deus. Não estou dizendo que somos uma parte de Deus, pois sendo absoluto, Deus não se divide. Também não estou dizendo que somos um deus, pois sendo absoluto, Deus é único. Somos, cada um de nós, Deus!

Se somos Deus, por que não usufruímos nossa divindade? Por que parecemos tão limitados? Após ler o comentário de vários autores muito mais inteligentes e sábios que eu, cheguei à conclusão de que Deus, em um determinado momento que o tempo não consegue medir, decidiu conhecer-se. Para fazê-lo, voltou sua atenção para o que não era, de forma a que pudesse conhecer o que era, como uma luz que apagamos para podermos saber o quanto realmente ilumina, por contraste. Para poder se conhecer plenamente, Deus (ao voltar sua atenção para o que não era) criou a Ilusão-do-não-Deus que, por projeto, pensa ser real e ignora ser Deus. Ignorando tão perfeitamente a própria divindade, o intelecto vê-se incapaz de restaurar sozinho o conhecimento de Si próprio, restando à Ilusão-do-não-Deus apenas a experiência de Ser para poder compreender que É, sempre Foi e sempre Será!

Se o seu cérebro ainda não deu um nó, deve ter entendido que para usufruirmos nossa divindade temos que experimentar a divindade. Todos os atos que estejam de acordo com a grandeza de Deus aproximam-nos Dele, constroem em nosso Ser a certeza da própria divindade. Em contrapartida, todas as ações que não podem se enquadrar em atos divinos reforçam a ilusão e nos mantêm presos a ela.

Isso posto e aceito, será fácil concluir que o egoísmo é uma grande tolice, pois somos os únicos (ou, melhor, o único) a perder. Que quando amamos alguém, amamo-nos a nós mesmos. Que toda solidariedade volta-se para nós. Que todo o bem reverte-se ao doador.

Não é lindo? O que o Deus, que você é, pensa sobre o assunto?"

ricardocosta28
#1
Onde foste buscar isso que cada pessoa pode ser Deus?
Deus é único,soberanamente justo e bondoso.
Deus está em todo lado,em todas as coisas,dentro do nosso coração.
fiquei chocado com o teu post
Deus sabe tudo,nunca se engana nunca volta atrás se assim fosse não seria Deus
muita luz paz e amor

Achei este texto muito interessante... E acho que faz algum sentido, até... Nós somos todos Deus... e ao mesmo tempo somos um!! Porque Deus é uno!
Diz-se vulgarmente "Deus está em toda a parte, é omnipresente", logo Deus tem de estar também em cada um de nós... Daí que faça sentido o que é ensinado no cristianismo "somos todos irmãos"... Na verdade, somos é todos o mesmo! Daí que ao fazer mal aos outros, é a nós próprios que o fazemos... da mesma maneira que ao fazermos bem e amarmos os outros, também é a nós que ofazemos... Lindo!! Gosto desta teoria! Faz-me todo o sentido! E acredito nela! Diz que nós somos Deus... só não temos consciência disso... Deus é omnipresente, omnisciente, omnipotente... Mas nós somos criaturas limitadas... Apenas porque não temos consciência de que tudo está ao nosso alcance... Porque não acreditamos nisso... Já Jesus disse " Tudo é possível ao homem que tem fé" e "nós fomos feitos à imagem e semelhança de Deus"... A nossa imagem e semelhança com Deus é o nosso espírito... Aquilo que nos torna diferentes de Deus é o nosso lado material: o corpo... Quando morremos o espírito liberta-se e passamos a ser espírito: a estar em todo o lado, a saber tudo, e o nosso pensamento converte-se automaticamente em "acção"... Isto li noutros sites... E faz-me tanto sentido... Busco a verdade!

ricardocosta28
Uma coisa é que Deus esteja em nós e em todas as coisas,outra coisa e que sejamos Deus,sei onde queres chegar mas Deus é pai porque é criador de todas as coisas.Quando dizemos que somos irmaos é porque somos todos filhos do criador.
Em que ao passar para o mundo espiritual a nossa mente se abre,as nossas capacidades aumentem,nao quer dizer que tenhamos o mesmo poder que Deus.Deus é Unico criador,pai de todas as coisas visiveis e invisiveis.Só Deus sabe tudo,nunca chegaremos a saber tanto como ele ,embora como dizes em espirito sabemos mais.Fazemos parte dele mas nao somos ele,se o fossemos nao havia tanta maldade no mundo

#4
Pois, também não tenho certezas de nada para as afirmar... Talvez sejamos todos apenas "uma parte" de Deus e o "todo" correponda ao tal Deus omnipotente, omnipresente, omnsiciente... Mas isto contraria o facto de Deus ser uno e indivisível... É como se Deus se dividisse, mas ao mesmo tempo fosse um... o que é talvez uma contradição fora do alcançe da nossa compreensão...
Mas segundo o texto, como não temos consciência de que "somos Deus", por vezes fazemos escolhas que contrariam a nossa natureza divina e assim afastamo-nos dela... Ou seja, estamos como que a "auto-violar-nos", a violar a nossa própria lei que rege todo o universo... E é esse "agir" contra essa lei que é designado de "má acção", "maldade" e por ir contra a nossa verdadeira natureza, sempre acaba por nos causar dor...

ricardocosta28
#5
Pois mas tens que ter atenção que muita gente fala do espiritismo afirmando coisas que não são,para ganhar a vida.
Há muita gente má no mundo que diz as coisas intencionadamente para fazer uns trocos e não se pode acreditar em tudo que se lê sobre este assunto.Cada vez há mais autores que se designam espíritas e não, na verdade andam a ser enganados por espíritos inferiores.
Se não conheces aconselho te que leias as obras de Allan Kardec começando pelo O Livros dos Espíritos onde muitas das tuas duvidas desapareceram.
Se não quiseres comprar os livros posso dar te um site onde podes fazer o download dos livros em PDF


Muita luz

chacalnegro
Este foi dos raciocínios mais brilhantes que vi sobre esta matéria!!!

Sei que aqui no fórum já devem estar fartos destas citações, mas volto a deixar aqui uma de Jalaluddin Rumi (1207 - 1273), acerca da Unicidade:

"Porque devo procurar? Se eu sou o mesmo que Ele!
A sua essência fala através de mim. Andei à procura de mim próprio!"

"Eu morri como mineral e tornei-me planta
Morri como planta e ergui-me como animal
Morri como animal e eis-me como Homem
Porque devo temer? Quando for menos por morrer?
Uma vez mais, morri como Homem
Para estar entre os anjos abençoados
Mas mesmo sendo um ser angélico, eu devo passar adiante
Tudo perece realmente, menos Deus
Quando tiver sacrificado a minha alma angélica
Tornar-me-ei naquilo que mente alguma pode conceber
Oh, deixa-me não existir. Pela não-existência proclamada em tons de órgão
A Ele temos de retornar."

ricardocosta28
Concordo em tudo menos nas transformações ate ao homem.
Esses senhores sao seres espirtuais muito elevados,encarnam para fazer o homem compreender
conheçemos os autores pelas suas obras,e  esses seres sao fantasticos
Bom texto chacal
S.Tomas de Aquino nos diz
"Como, no entanto, o bem perfeito do homem consiste em conhecer a Deus de algum modo, e para que uma tão nobre criatura não fosse considerada totalmente vã por não poder atingir o seu fim, foi-lhe dado um caminho pelo qual pudesse elevar-se ao conhecimento de Deus, a saber: como todas as perfeições das coisas descem de Deus ordenadamente, de Deus que é o vértice supremo de todas elas, também o homem, partindo das coisas inferiores e subindo gradativamente, deve progredir no conhecimento de Deus, pois também nos movimentos corpóreos há caminho pelo qual se desce e o caminho pelo qual se sobe, distintos em razão do princípio e do fim"
"São Tomás demonstra que o intelecto humano não é capaz de conhecer as substancias imateriais criadas, ou seja, os anjos as almas etc... Ora se o intelecto não pode adquirir esse conhecimento na vida presente, como conhecerá a Deus que é a suma imaterialidade? O Doutor Angélico então explicou que para chegarmos ao conhecimento de Deus precisamos do intermédio das criaturas, pois, conhecemos primeiramente a quididade das coisas materiais e é a partir delas que chegamos ao conhecimento do Criador. No entanto, esse conhecimento exclusivo das coisas que nos circundam (v.gr. o mundo sensível, o universo), não são suficientes para adquirir um conhecimento mais profundo de Deus. Por isso ele se refere à necessidade de que exista uma Revelação no qual o próprio Deus entra em contato conosco através da revelação, que precisa ser crida por nós, e por meio desta chegamos à intuição desse Ser que é o nosso Criador."

Muita luz

ricardocosta28
Claro chacal mas ao que me referia é que não importando a religião,a uns tempos tivemos esse debate não sei se te recordas.
esses seres superiores,profetas..encarnam em qualquer que seja o estatuto social/religião dizem a verdade mas nem toda a gente tem a capacidade de os entender.Como sabes sou contra a católica Instituição em si, mas esses seres que falam coisas tao bonitas que tocam no coração mesmo sendo dessa religião,tocam-me também

Olá!

Devo dizer que este tema dá "terra para muitas e variadas sementeiras".Tema muito prolifero e nunca terminado.

Diria mais,Aristóteles contrapondo o pensamento filosófico tendencialmente racional,cunhou o termo Filomitia em que o definiu como um estado mental de credulidade em que ficaram os povos,por conseguinte o indivíduo-o, que não chegaram pela duvida e ceticismo as noções racionais da filosofia.Disse Aristotéles que o que mais nos encanta é aquilo em que acreditamos.

Uma citação análoga á que o Chacal negro apresenta é a chamada Canção ou Lamento de Amergin.

Desde Santo Agostinho ,mesmo antes nas culturas pré clássicas ou de qualquer povo ,até por exemplo, Kalil Gibran o tema Deus , Cultos,espiritualismos,religiões associadas são reconhecidos como tópicos caracteristicos,intrínsecos da natureza e cultura humana sejam racionais ou irracionais
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Sandrareginabr
"Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo". Salmo 82,6
"Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?" João 10,34

Não sou teóloga, muito longe disto, mas tenho ouvido, mas sei, empiricamente, que o Espírito de Deus nos habita, se nos torna deuses? Não sei. Filhos de Deus? Com certeza, e sua divindade reside em nós, e temos um longo caminho para aprender a reverenciá-la em nós mesmos, e principalmente... no próximo.

#11
nós somos criação de Deus. Não Deus. O vaso de barro não se pode confundir com o oleiro.
:angel: :laugh:
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Eu por acaso, costumo seguir o blog Expressão Máxima, que diz: ‎"O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer."

E o autor deste exercício filosófico, o Luiz Cláudio também não sabe o autor, o que é uma pena pois escritos deste calibre são massagens para a alma.

Quanto ao facto de sermos Deus, bem li algures que nós somos centelhas divinas e o cumprimento Namaste, não quer dizer "o deus que habita em mim saúda o deus que habita em ti"?
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

ricardocosta28
Citação de: Salomé em 13 outubro, 2012, 16:43
Eu por acaso, costumo seguir o blog Expressão Máxima, que diz: ‎"O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer."

E o autor deste exercício filosófico, o Luiz Cláudio também não sabe o autor, o que é uma pena pois escritos deste calibre são massagens para a alma.

Quanto ao facto de sermos Deus, bem li algures que nós somos centelhas divinas e o cumprimento Namaste, não quer dizer "o deus que habita em mim saúda o deus que habita em ti"?

Namastê é um cumprimento ou saudação utilizada geralmente no Sul da Ásia. Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação e faz-se um gesto com as mãos dobradas, sem ser necessário falar algo.
Namastê é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa "curvo-me perante a ti", e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo, portanto o termo e a acção possuem uma força pacificadora muito intensa.
Namastê também é muito utilizado na ioga, e é algo que se diz ao instrutor,, para demonstrar que o praticante é um criado, e o gesto significa "curvo-me perante ti"; e o próprio termo significa "fazer uma saudação."
Como saudação, namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax e com uma ligeira curvatura, para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, e no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo e Namastê é aceito em todas as religiões.

Fonte: http://www.significados.com.br/namaste/

chacalnegro
#14
Citação de: ricardocosta28 em 13 outubro, 2012, 13:42
Concordo em tudo menos nas transformações ate ao homem.
Esses senhores sao seres espirtuais muito elevados,encarnam para fazer o homem compreender
conheçemos os autores pelas suas obras,e  esses seres sao fantasticos
Bom texto chacal

Muita luz

Ricardo, as transformações até ao homem são uma metáfora aos estados da "matéria", da mundanidade: dunia, na terminologia sufi.

Rumi era muçulmano (embora dentro do Sufismo seja um pormenor de somenos importância) e como tal não acreditava na reencarnação. Logo esta evolução não trata de sucessivas "transmigrações" da mesma alma, mas antes dos diversos estados de consciência. Se forçarmos a interpretação, mostra o processo evolutivo de uma Terra essencialmente mineral até à existência do Homem enquanto ser pensante.