Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.479
Total de tópicos
26.919
  • Vaticano afirma que Teoria da Evolução é compatível com o Criacionismo
    Iniciado por ricandre
    Lido 6.153 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Segundo representantes do Vaticano, a Teoria Evolucionista de Darwin seria compatível com a versão da história de Adão e Eva no Jardim do Éden.

O Arcebispo Gianfranco Ravasi, chefe do Pontifício Conselho de Cultura, disse que apesar da Igreja ter sido contrária ao evolucionismo, raízes da idéia de Darwin poderiam ser rastreadas até São Tomás de Aquino e São Agostinho.

Segundo o padre Giuseppe Tanzella, Professor de Teologia da Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, São Agostinho nunca usou o termo "evolução", mas sabia que peixes menores eram comidos pelos maiores e que as formas de vida se transformavam com o passar dos anos. Tomás de Aquino,de acordo com Tanzella, também tinha idéias similares.

O Vaticano está propondo a ideia do "Design Inteligente", que tornaria Deus responsável pela complexidade das criaturas e também pela evolução. De acordo com Ravasi, as teorias de Darwin nunca foram propriamente condenadas pela Igreja e o Papa Pio XII teria dito, há 50 anos, que a evolução era uma hipótese válida para entender o desenvolvimento dos humanos.

Segundo religiosos, os ateístas militantes estão afastando as pessoas das teorias evolucionistas usando-as para atacar a religião, enquanto já está na hora dos criacionistas perceberem as evidências da evolução.

Agora como, exactamente, Adão e Eva, a serpente, e a Evolução podem caminhar juntos, ainda não foi explicado.

in hypescience.com

Acho que esse Padre e esse Bispo, vão ser ... afastados de circulação rapidinho !!  ;D ;D ;)

Ainda dão cabo do negocio ....  ;D ;D ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Eu acho que é mais um aproveitamento da Igreja Católica para combater a perca de fieis.
A Igreja, nos dias de hoje, já não escraviza a mente das pessoas, das sociedades, o fluxo de informação é grande e a mudança de opinião baseada nessa informação leva a que a Igreja tenha de se adaptar as novas características sociais.


Epa, também não devemos de ser assim, há por aqui pessoas que crêem na Igreja Católica e que devem de ser respeitadas, eu também não sou adepto das ideias da Igreja, do seu modo de operar e acredito que escondem muitas coisas, mas não devemos ofender. Devemos falar, temos esse direito, mas nunca de uma forma ofensiva ;)

Obrigado por me tentares incutir bom senso e juizo amigo. Respeito a tua opinião e tens toda a razão, eu sei que estou a ser brusco. Mas simplesmente não gosto da igreja católica, não consigo mesmo. os crimes praticados contra a humanidade são severos de mais. Contudo, não tenho nada contra quem pratica a religião e defende o seu credo.

#6
Citação de: Seth em 19 agosto, 2012, 16:03
Acho que esse Padre e esse Bispo, vão ser ... afastados de circulação rapidinho !!  ;D ;D ;)

Ainda dão cabo do negocio ....  ;D ;D ;D

Desculpa-me estar a utilizar um post teu sem responder directamente ao tópico, mas agora fizeste-me rir, acredita que o meu pensamento instantaneo foi precisamente esse, os iluminados vão conseguir destruir um palacio já de si corcunda  ;D ;D ;D
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

 ::) alguém está mesmo muito desesperado...

mas apesar de agora parecerem um gatinho inofensivo, não sei quanto tempo isso vai durar...  :-\
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

chacalnegro
Citação de: haborym22 em 19 agosto, 2012, 22:48
Obrigado por me tentares incutir bom senso e juizo amigo. Respeito a tua opinião e tens toda a razão, eu sei que estou a ser brusco. Mas simplesmente não gosto da igreja católica, não consigo mesmo. os crimes praticados contra a humanidade são severos de mais. Contudo, não tenho nada contra quem pratica a religião e defende o seu credo.
Tão severos como os praticados por qualquer grupo que siga uma ideologia, religiosa, filosófica ou política.

panito
o Vaticano afirma o que lhe convêm quando lhe convém!
qual será o próximo capitulo dessa novela...como disse o Seth...acho que esse padre e esse bispo vão para o fundo de desemprego rapidinho...
O Vaticano é igual a uma maçã...bonita por fora e podre por dentro.

Como é que é?
Pois se a Bíblia apresenta o homem como alguém que descendeu de um ser perfeito  (a criação da humanidade à imagem de Deus) e a partir daí está num processo de degeneração, o evolucionismo apresenta o homem como um animal que está continuamente em evolução.
Parece-me que são contraditórias, caminham em sentidos opostos.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

panito
Eu penso que tudo no vaticano caminha em sentido oposto ao correto...digo eu...

Ligeia
Esta "teoria" não é assim tão recente, já Espinoza defendia que "Deus e Natureza eram dois nomes para a mesma realidade, a saber, a única substância em que consiste o universo e do qual todas as entidades menores constituem modalidades ou modificações. Ele afirmou que Deus sive Natura ("Deus ou Natureza" em latim) era um ser de infinitos atributos, entre os quais a extensão (sob o conceito atual de matéria) e o pensamento eram apenas dois conhecidos por nós." E havia também um grego (pré-socrático, salvo erro) que já afirmava a similitude entre o livro divino e o livro da Natureza, sendo apenas as suas linguagens diferenetes para diferentes capacidades de entendimento (não me lembro agora é do nome do dito cujo, desculpem!).
Se ao Vaticano convém agora este "acatar de filosofias"... Mais vale tarde que nunca  ;D

(citação retirada da bíblia dos preguiçosos: Wikipedia, artigo "Baruch Espinoza")

Zen
Não estando a defender nada nem ninguém, eu posso tentar dar a minha modesta opinião, não quer dizer que seja verdade ou mentira, é apenas uma hipótese que poderá fazer sentido.

Sabemos que o Universo está em constante evolução desde o início, e que os primeiros seres vivos aparentemente a aparecer na Terra, foram os seres unicelulares designados por Procariontes, e que digamos tinham um código genético muito simples, os Mens da Ciência pensam que o surgimento deles foi originado pela reacção de diversos gases que estariam na Atmosfera.

Com o passar do tempo, foram surgindo outros seres com um código genético um bocadinho mais evoluído, os Eucariontes.

Consequentemente, estes últimos foram dando origem a outros seres, e o ciclo de evolução foi sempre por aí em diante até ao homem actual, segundo a Ciência, o homem de hoje descende do Chimpanzé, mas entretanto neste ciclo gigantesco de evolução, acredito que o código genético das espécies foi igualmente evoluindo.

Seguindo este raciocínio, poderá existir a possibilidade de o que diz na Bíblia acerca de Adão e Eva, ser verdade, passo a explicar de forma rápida e simples.

Quando pela vontade de Deus/ou por força da evolução natural das espécies, o ser-humano atingiu uma determinada evolução no seu código genético, por exemplo quando evoluiu para Homosapiens (a própria designação até significa homem-sábio), talvez tivesse "ganho" maior capacidade de inteligência, entendimento e compreensão comparativamente aos seus ancestrais, e por esse motivo, quando Deus achou que aquele ser estava no "ponto certo" da evolução e reúnia as condições minímas necessárias para compreender, talvez Deus tivesse nesse momento iniciado o primeiro contacto com o homem, e daí surgir a teoria de Adão e Eva na Bíblia, de Adão ter sido o primeiro ser, a ser considerado verdadeiro homem, devido ao seu código genético ter atingido uma etapa que permitia melhor compreensão e racíocinio.

Acho que esta possibilidade, não anula a Teoria da Evolução, nem o que está escrito na Bíblia, mas poderei estar enganado ou ter-me escapado alguma coisa.


Nota: Como a Bíblia contém muitas metáforas, parábolas, alegorias, e textos escritos por pessoas daquela altura que utilizavam uma forma vocabular ligeiramente diferente da nossa actual, por vezes pode fazer-nos uma tremenda confusão á nossa compreensão, mas atenção, a ideia da verdade até pode lá estar, mas estar escrito de uma maneira, de dificil interpretação para nós.


chacalnegro
Citação de: panito em 20 agosto, 2012, 09:13
o Vaticano afirma o que lhe convêm quando lhe convém!
qual será o próximo capitulo dessa novela...como disse o Seth...acho que esse padre e esse bispo vão para o fundo de desemprego rapidinho...
O Vaticano é igual a uma maçã...bonita por fora e podre por dentro.
Não é assim que a coisas e processam no Vaticano presentemente. Quando não é possível refutar teorias científicas, a Cúria Romana lança comentários conciliadores a partir de porta-vozes de vanguarda, que parecem padres renovadores. Esta estratégia tornou-se muito frequente depois do concílio Vaticano II. A ideia é: como a hierarquia da Igreja não pode de um dia para o outro mudar de posição sob pena de entrar em contradição, lança estes "renovadores" para fazê-lo por ela. Assim, ganham a simpatia dos fiéis renovadores em iminente ruptura com o Catolicismo e mantêm-nos dentro  da Santa Madre.

O Vaticano é uma maçã tão bonita por fora, sem dúvida, e tão podre por dentro como as restante religiões. Portanto, não confundir fé com hierarquia. Teve e tem coisas más, como teve e tem coisas boas. Mais uma vez volto a dizer que não sou católico, muito menos cristão, mas não posso pôr em causa uma religião milenar porque é moda.

Só para que tenham ideia, até o pacífico Budismo teve o seu lado negro. Espaço: Tibete; Tempo: séc. XVI = vários candidatos a lamas digladiam-e pelo poder espiritual e temporal desta parte do globo. Vários elementos de famílias da aristocracia tibetana arrogam-se do direito de ser reencarnações de Buda, encetando uma guerra que durou vários anos e teve milhares de mortos.

Portanto, nem tudo é tão "líquido" como parece.