Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Pompéia - Erotismo, sexo e prostituição
    Iniciado por TinaSol
    Lido 7.307 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
TinaSol
Cohecia a cidade de Pompeia pela famosa erupção do Vesúvio que sepultou a cidade, mas desconhecia o modo e filosofia de vida do povo na época, deixo parte do texto, na íntegra este descreve ritos e costumes do povo e mostra a "sua arte" com pinturas e artefactos. Se as vossas crianças vão fazer um trabalho sobre esta cidade, tenham alguma cautela... :-[

Pompéia (Pompei em italiano) é a famosa cidade da região da Campania, província de Nápoles, Italia.
Pertencente ao império romano, foi totalmente sepultada pelas pesadas cinzas vulcânicas do Vesúvio em 24 dee Agosto de 79 d.C.  Ficou soterrada e desconhecida por mais de 1600 anos, quando foi encontrada por acaso. Desde então tornou-se um sítio arqueológico extraordinário que atrai milhares de turistas todos os anos.
As escavações revelaram em detalhes a forma de vida e costumes dos habitantes do tempo da Roma antiga.
Pompéia sempre foi cercada de mistérios e proibida para historiadores da arte. As obras artísticas ali descobertas são um verdadeiro testemunho sobre a vida erótica de seus habitantes.
O Museu Nacional de Arqueologia de Nápoles guarda surpreendentes obras eróticas, capazes de fazer corar até os menos puritanos de nossos dias. 
De acordo com os antigos manuscritos e descobertas arqueológicas, orgias, prostituição, homossexualidade, sexo com animais e lesbianismo eram praticados com toda a naturalidade. Vênus, a deusa do amor do Olimpo, teria sido escolhida como protetora de Pompéia. Seu templo foi erigido na parte mais linda da cidade, com uma deslumbrante visão para a Porta Marina. Infelizmente foi destruido por um terremoto no ano de 63 d.C., portanto, antes do soterramento pelo Vesúvio.
Diferentemente da concepção atual, a deusa Vênus não era considerada uma divindade que distribuia apenas amor e encantamento, mas também amargura e desesperança. Vênus era a rainha suprema de Pompéia. Os padrões morais da cidade eram colocados em nível secundário aos prazeres mundanos, independentemente do seu grau de imoralidade. Um fato interessante revelado foi que à Vênus daqueles dias era atribuido o dom de ser a originadora de todas as obscenidades.
Na época de Pompéia, a filosofia do Império Romano era completamente oposta àquela que surgiria com o crescimento do cristianismo. A filosofia era orientada no sentido de que, para chegar ao paraíso após a morte, o homem deveria desfrutar ao máximo os prazeres da vida. Foi nesse período que os Imperadores Romanos promoviam grandes banquetes, onde o exagero era levado ao extremo. Os praticantes se enchiam de comida e vinho até chegarem ao ponto de perderem completamente os sentidos. As orgias sexuais eram parte integrante dos festejos.
Diferentemente da sociedade moderna, em Pompéia e outras cidade romanas a prostituição era considerada uma profissão normal e respeitosa. As prostitutas gozavam de bom acolhimento junto à todas as classes sociais. O sexo era visto simplesmente como uma forma de prazer. As profissionais da arte sexual tinham livre acesso a todos os níveis da vida social e política. Elas não apenas ofereciam seus serviços á ralé, como também tomavam parte nos divertimentos públicos do próprio imperador. Os preconceitos surgiram com o crescimento da religiosidade, principalmente do cristianismo nascente.

Fonte: http://gotasdeculturauniversal.blogspot.pt/2011/05/pompeia-erotismo-sexo-e-prostituicao.html

#1
Olá ...

Bom post Tinasol ...  ;)

De uma forma geral, os usos e costumes dos Romanos, eram nessa base, e estendiam-se a todo o Império.

" à Vênus daqueles dias era atribuido o dom de ser a originadora de todas as obscenidades. "


Esta parte desconhecia ...  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
Citação de: Seth em 16 abril, 2012, 22:49
Olá ...

Bom post Templa ...  ;)

De uma forma geral, os usos e costumes dos Romanos, eram nessa base, e estendiam-se a todo o Império.

" à Vênus daqueles dias era atribuido o dom de ser a originadora de todas as obscenidades. "


Esta parte desconheçia ...  ;D

Sr. Moderador o corrector ortográfico está avariado? o c quando antecede e ou i não tem cedilha  ::)

#3
Citação de: TinaSol em 16 abril, 2012, 22:54
Sr. Moderador o corrector ortográfico está avariado? o c quando antecede e ou i não tem cedilha  ::)


Hehehehe .. olha, tudo bem ..no meu tempo era assim ...

E o corrector deve estar porque verifiquei ... mas já mudo ...  ;D  ;D

obrigada !  ;)

E agora a vingança ...  >:D  >:D


" à Vênus daqueles dias era atribuido o dom de ser a originadora de todas as obscenidades. "

Atribuído leva acento ...  >:D  >:D

;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

TinaSol
#4
Estava a brincar, foi por ter-me chamado outro nome ... ;D deixe que com o novo acordo ortográfico eu e muita gente vamos dar muitos erros durante uns bons tempos...  ;D

Citação de: Seth em 16 abril, 2012, 22:58

E agora a vingança ...  >:D  >:D


" à Vênus daqueles dias era atribuido o dom de ser a originadora de todas as obscenidades. "

Atribuído leva acento ...  >:D  >:D

;D

estou a ver que é tramado...  ;D, mas essa parte do texto foi retirada da fonte, não fui eu, vou avisar o autor... ;D

#5
Tinasol ... vou-me martirizar pelo erro grosseiro ... :'( 

O que não invalida que o post seja bom ...

Já aprendi mais umas coisinhas ...  ;D


Obs: já corrigi ...  ::)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro
#6
O post está bom, mas estas "obscenidades" eram extensíveis e naturais em toda a sociedade romana. Coisas simples como lucernas (candeias de cerâmica usadas na iluminação doméstica) têm como decoração, na maior parte das vezes, temas eróticos como variações de posições do acto sexual. Experimentem ir ao Museu Nacional de Arqueologia, em Belém, e têm lá uma eloquente amostra... ;D



Já lá estive! É uma cidade interessante e bem mais bonita do que Nápoles, que fica à sua beira.
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

TinaSol
#8
Citação de: Seth em 16 abril, 2012, 23:11
O que não invalida que o post seja bom ...

Já aprendi mais umas coisinhas ...  ;D


Obrigado Seth, aprendeste umas coisitas... também eu  ;D.

Citação de: chacalnegro em 16 abril, 2012, 23:37
O post está bom, mas estas "obscenidades" eram extensíveis e naturais em toda a sociedade romana. Coisas simples como lucernas (candeias de cerâmica usadas na iluminação doméstica) têm como decoração, na maior parte das vezes, temas eróticos como variações de posições do acto sexual. Experimentem ir ao Museu Nacional de Arqueologia, em Belém, e têm lá uma eloquente amostra... ;D

Creio que as orgias e libertinagem romanas eram de conhecimento geral, mas não pensei que chegassem ao ponto de terem filosofia, ritos e arte própria inspirada no tema, nem que era o paraíso "bacanístico" da época... ::)

Citação de: Dougas em 17 abril, 2012, 08:01
Já lá estive! É uma cidade interessante e bem mais bonita do que Nápoles, que fica à sua beira.

Se já tinha curiosidade em conhecer esta cidade, pela fatalidade ocorridada e pela localização, então assim...  ::), a ver as "posturas" e decifrar as imagens saía de lá com um torcicolo ;D

Grata pelos v/ comentários  :D

Eu sei que na ásia menor haviam cidades que era tão natural as obescenidades que até o faziam na rua como quem está a ler um jornal na praça! Muito fixe a sério! XDD

chacalnegro

Era dizes bem, agora só de burka e quanto muito...  ::)

chacalnegro
#12
Burka é no Afeganistão. No resto chama-se hijab. Jack, a área geográfica a que te estás a referir é hoje a actual Turquia, que é um estado laico desde os anos 20. O Islão ali é tão conservador como o Catolicismo em Portugal. No entanto não me parece que seja muito salutar que hajam ogias na rua...

TinaSol
Citação de: Jack Gordon em 17 abril, 2012, 15:02
Eu sei que na ásia menor haviam cidades que era tão natural as obescenidades que até o faziam na rua como quem está a ler um jornal na praça! Muito fixe a sério! XDD

epa, não é estar armada em púdica mas como os cãezinhos também não...

O melhor será o meio termo   :-\


Eu estava a falar na antiguidade, não agora.... Como Portugal?? Andar de hijab na rua e só poderem ficar em casa as mulheres achas isso pouco conservador?  :o

O que é salutar menino tonecas???  ::)