Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Capela do Senhor do Calvário e Capela do Senhor da Pedra (Gaia)
    Iniciado por odrepchaves
    Lido 9.822 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É o primeiro post, por isso qualquer reparo ou comentário façam favor de o fazer.
afim de melhorar a qualidade dos mesmos!


Sou da freguesia de Canelas em Gaia, e tambem frequentador da zona de miramar, e como tal,
gostava de partilhar com vós, não assombrações ou algo do genero na sua essência, mas sim
pequenas conclusões a que fui chegando consoante o tempo.

Proponho-me a falar um pouco de duas Capelas:

1ª Capela do Senhor do Calvário -CSC
2ª Capela do Senhor da Pedra - CSP

Agora é aquela parte em que voces se perguntam que raio de relação pode existir com duas capelas em freguesias diferentes... À primeira vista?..Nenhuma...mas se analisarmos alguns dados veremos que não é bem assim...
Começando pelo principio.. A CSC foi a última a ser contruida na freguesia...A primeira foi construida em 1579, e a segunda em 1883... ambas estão na rua principal da freguesia bem à vista de todos...Então porque construir uma terceira capela?
E mais intrigante, porque 6 anos depois contruir a CSC no meio da serra (1889)?
E friso, a capela foi contruida no ponto mais alto da vila, no meio da serra, alias a traseira da capela ja fica na serra...Hoje em dia a capela é ladeada por todos os lados menos pela frente por pinhal denso, o proprio cruzeiro da capela fica à sua
esquerda e já dentro de um caminho pelo pinhal...





Mas agora chego as conclusoes que queria:

Ambas as capelas estão em sitios que durante a noite ninguem gosta de ir, aliás arrisco-me a dizer de fonte segura que a CSP mesmo com as sessões de bruxaria à noite tem mais gente que a sua rival durante a noite..

Ambas durante o dia são sitios lindos e com paisagem magnifica alias o miradouro da CSC permite observar uma curiosidade..advinham qual? Eu digo-vos, permite ver a CSP em perfeita linha recta ....pasmem-se... Prova?


A CSP foi construida em 1686 ou seja 203 anos antes da rival...e porque rival? Porque uma foi contruida para culto pagão e outra cristão...Voces começam a pensar que certamente a capela do senhor do calvario foi contruida de certo para outro fim que nao o de ser uma rival...E se eu vos disser que esta capela nao serve para nada...?! Esta capela encontra-se fechada em 95% do ano... nao acolhe velorios nem missas, exceptuando 3 ou 4 anuais para rezar o terço..
Foi sim construída para se sobrepor e ser simbolo do poder cristão sobre a rival pagã..Numa altura mais elevada e que a glorifica como a superior em relação á CSP..?

E agora o penúltimo ponto fundamental..ambas são grandes em bruxedos...muito grandes...não há nada que possam ver na CSP que nao vejam na CSC...se uma é usada para que os trabalhos possam ser levados pelo mar e serem mais difíceis de detectar a outra possui uma vasta serra e pelos menos uma caverna para o mesmo efeito...

E vai mais um ponto em comum?
Dizem voces que a capela do senhor da Pedra esta de costas para o mar e que isso é uma das razões pagãs (agua um dos elementos) e se eu vos disser que esse não é o seu segredo?

O segredo de AMBAS é que estao de frente e alinhadas uma com a outra, e ainda mais misterioso...a CSP fica de costas para o por-do-sol...e a CSC fica de costas.. para o nascer do SOl...(outro elemento, Fogo)... :laugh:
Qual será a razão para ambas embaterem de frente e ao mesmo tempo "concordarem" em fugir a momentos tão marcantes do Sol..?

Espero que tenham gostado, tudo isto e verificável..ambas são sitios lindíssimos e calmos durante o dia...desertas e soturnas e com muitos segredos durante a noit...se visitarem a CSP durante a noite atenção as ondas (marés) e a quem vos vê e ao que pisam... a CSC fica em zona ligeiramente remota, muito densa, e custuma ter dois visitantes...as bruxas de canelas (Canelas é a terra das bruxas) e as cobras (embora de tamanho pequeno) que se passeiam pelas traseiras... O lugar onde a CSC está é propensa as mais variadas e míticas historias de quem ali mora.. e na minha opinião..e bem mais facil ficar 10 minutos na CSP do que 5m sozinho na CSC...  ;D

é tudo..comentem, perguntem.. OBG

Mephisto
Bom post odre  ;)
Há aqui uma pessoa excelente para te responder a essas questões mais históricas. A minha opinião é que cada uma delas foi dedicada a alguém (normalíssimo). O povo se pudesse, nessa altura, acho que construiria mais capelas do que casas.
Quanto a bruxarias e trabalhos na capela junto ao mar, a serem deitados ao mar, é trabalho perdido. Esperemos pelo perito dessas matérias  ;)

Citação de: Mephisto em 07 março, 2012, 01:49
Bom post odre  ;)
Há aqui uma pessoa excelente para te responder a essas questões mais históricas. A minha opinião é que cada uma delas foi dedicada a alguém (normalíssimo). O povo se pudesse, nessa altura, acho que construiria mais capelas do que casas.
Quanto a bruxarias e trabalhos na capela junto ao mar, a serem deitados ao mar, é trabalho perdido. Esperemos pelo perito dessas matérias  ;)

Em 1º . O meu Obrigado...
em relação a dedicação da construção, pode ter sido a cristão vs pagão ou mesmo e sendo os dois sítios de grande afluência de bruxos (e afins) porque não um rivalidade entre as mezinhas das diferentes vilas... em honra dos santos a que ambas tem o nome..nao acredito tanto até pela questão da Cap. Senhor da Pedra..
em relação à última parte do teu comentário...não tenho qualquer dado ou mais valia nessas áreas para afirmar ou discordar da tua opinião.. apenas escrevi o que ouço dizer (nesse ponto). aguardemos

;D

Excelente post sim senhor.
Conheço bem a CSP tanto de dia como de noite e conheço a CSC apenas de dia, um lugar muito calmo, relaxante e agradável, mas nunca pensei que pudesse haver tantas coincidências entre ambas.

#4
Citação de: BarbaraSoares em 07 março, 2012, 10:57
Excelente post sim senhor.
Conheço bem a CSP tanto de dia como de noite e conheço a CSC apenas de dia, um lugar muito calmo, relaxante e agradável, mas nunca pensei que pudesse haver tantas coincidências entre ambas.

Ola, Obrigado :-)
Então talvez devesses visitar a CSC um dia à noite... não quero dizer que vejas ou aconteça algo... mas penso que para quem gostar decerto que não se arrepende  ;D

Citação de: odrepchaves em 07 março, 2012, 13:03
Ola, Obrigado :-)
Então talvez devesses visitar a CSC um dia à noite... não quero dizer que vejas ou aconteça algo... mas penso que para quem gostar decerto que não se arrepende  ;D

É uma excelente ideia =D


Sou natural de Gaia, mas confesso que nunca visitei a capela do Senhor do Calvário, aliás nem sequer tinha conhecimento da sua existência, mas a cidade de Gaia é grande e dificilmente se pode conhecer toda a cidade, mas o post aguçou a minha curiosidade e vou tentar visitar a capela.
A capela do Senhor da Pedra fica numa das minhas zonas favoritas, por isso, conheço-a bem, no verão gosto de fazer caminhadas à beira mar e muitas delas terminam em Miramar em frente à capela.
Bom post.



chacalnegro
#10
Boas, não leves a mal mas isso não tem nada de misterioso, é interessante sim, mas não misterioso.

Por norma qualquer povoação antiga tem numerosas capelas igrejas e lugares de culto em geral.  Se pudessemos voltar atrás no tempo constatávamos isso de uma forma ainda mais flagrante, porque muitos foram destruídos ao longo do tempo ou arruinaram-se.
O facto de aparecerem dispostas segundo um padrão deve-se a uma lógica muito precisa que tenta reproduzir um percurso. Esse percurso não é mais do que o caminho da Via Sacra, em que cada templo desempenha o papel de estação. Muitas vezes pode nem haver capelas suficientes para albergar estações em todo o percurso, então utilizam-se cruzeiros, cruzes de azulejos ou marcos religiosos para as assinalar. Neste caso tens só três capelas (se não foi nenhuma destruída com o passar do tempo), hás-de ter outra coisa a marcar as referidas estações da Via Sacra (nem sempre havia dinheiro ou vontade para construir tanta capela, nem tãopouco as capelas eram construídas em função disso, eram sim aproveitadas para o efeito). A Capela do Calvário está aí para concluir o percurso.

No caso do Senhor da Pedra, trata-se de uma edificação muito interessante, creio que a única capela em Portugal que está "dentro de água". Sendo o rochedo onde se implanta um lugar onde estão mais patentes as forças da Natureza, é bastante possível que existisse aí um santuário desde, pelo menos, a Idade do Bronze. Há também inúmeros santuários destes em Portugal, geralmente sobre imponentes fragas nos meandros de rios e sobre promontórios marítimos. São santuários cuja continuidade de culto permanece até à Época Romana.
Com a cristianização do mundo romano, esses sítios são também cristianizados. S. Martinho de Dume na obra De Correctione Rusticorum (da correcção dos rústicos), refere essa prática como aconselhável para evitar que o cristãos continuem a peregrinar a sítios onde se adoram as divindades ancestrais e as forças da Natureza.
A propósito disto, boa parte dos santos padroeiros das capelas erguidas nesses sítios têm os mesmos atributos das divindades cultuadas anteriormente.
A título de exemplo deixo aqui um dos casos mais flagrantes. Perto da vila alentejana do Alandroal existe uma capela no topo de um monte, onde outrora existia um templo dedicado ao deus lusitano Endovélico. Esta divindade entre outros atributos ,como a cura de várias enfermidades, era o guardião do submundo, um encaminhador de almas. A capela que hoje existe, arruinada, era dedicada ao Arcanjo S. Miguel, o santo que pesa e justiça as almas dos defuntos!
Espero não ter apresentado isto de forma muito confusa.
Cumprimentos

#11
Citação de: Marlene em 07 março, 2012, 16:27
Bom tópico, gostei  :)

Obrigado  ;)

Citação de: Nita em 07 março, 2012, 22:47
Impressionante este post!muito bom :thumbsup:

Obrigado  ;)

Citação de: visualbasic em 07 março, 2012, 23:02
Bom post, parabéns  ;D

Obrigado  ;)

Citação de: romi em 07 março, 2012, 22:32
Sou natural de Gaia, mas confesso que nunca visitei a capela do Senhor do Calvário, aliás nem sequer tinha conhecimento da sua existência, mas a cidade de Gaia é grande e dificilmente se pode conhecer toda a cidade, mas o post aguçou a minha curiosidade e vou tentar visitar a capela.
A capela do Senhor da Pedra fica numa das minhas zonas favoritas, por isso, conheço-a bem, no verão gosto de fazer caminhadas à beira mar e muitas delas terminam em Miramar em frente à capela.
Bom post.

Eu vivo em Gaia vai fazer 21 anos, e nem assim conheço tudo... felizmente conheço (conheci) muito bem a zona da serra de Canelas..  a gruta, as lagoas, os jogos do copo no meio da serra que fazíamos, a casa de cruz invertida, os sons em certas noites na rua...os mais velhos com as suas histórias e algumas provas das mesmas...era bons tempos... se visitares o senhor do calvário podes levar farnel pois tens umas mesas disponíveis :-)  Obrigado  ;)

Citação de: chacalnegro em 07 março, 2012, 23:50
Boas, não leves a mal mas isso não tem nada de misterioso, é interessante sim, mas não misterioso.

Por norma qualquer povoação antiga tem numerosas capelas igrejas e lugares de culto em geral.  Se pudessemos voltar atrás no tempo constatávamos isso de uma forma ainda mais flagrante, porque muitos foram destruídos ao longo do tempo ou arruinaram-se.
O facto de aparecerem dispostas segundo um padrão deve-se a uma lógica muito precisa que tenta reproduzir um percurso. Esse percurso não é mais do que o caminho da Via Sacra, em que cada templo desempenha o papel de estação. Muitas vezes pode nem haver capelas suficientes para albergar estações em todo o percurso, então utilizam-se cruzeiros, cruzes de azulejos ou marcos religiosos para as assinalar. Neste caso tens só três capelas (se não foi nenhuma destruída com o passar do tempo), hás-de ter outra coisa a marcar as referidas estações da Via Sacra (nem sempre havia dinheiro ou vontade para construir tanta capela, nem tãopouco as capelas eram construídas em função disso, eram sim aproveitadas para o efeito). A Capela do Calvário está aí para concluir o percurso.

No caso do Senhor da Pedra, trata-se de uma edificação muito interessante, creio que a única capela em Portugal que está "dentro de água". Sendo o rochedo onde se implanta um lugar onde estão mais patentes as forças da Natureza, é bastante possível que existisse aí um santuário desde, pelo menos, a Idade do Bronze. Há também inúmeros santuários destes em Portugal, geralmente sobre imponentes fragas nos meandros de rios e sobre promontórios marítimos. São santuários cuja continuidade de culto permanece até à Época Romana.
Com a cristianização do mundo romano, esses sítios são também cristianizados. S. Martinho de Dume na obra De Correctione Rusticorum (da correcção dos rústicos), refere essa prática como aconselhável para evitar que o cristãos continuem a peregrinar a sítios onde se adoram as divindades ancestrais e as forças da Natureza.
A propósito disto, boa parte dos santos padroeiros das capelas erguidas nesses sítios têm os mesmos atributos das divindades cultuadas anteriormente.
A título de exemplo deixo aqui um dos casos mais flagrantes. Perto da vila alentejana do Alandroal existe uma capela no topo de um monte, onde outrora existia um templo dedicado ao deus lusitano Endovélico. Esta divindade entre outros atributos ,como a cura de várias enfermidades, era o guardião do submundo, um encaminhador de almas. A capela que hoje existe, arruinada, era dedicada ao Arcanjo S. Miguel, o santo que pesa e justiça as almas dos defuntos!
Espero não ter apresentado isto de forma muito confusa.
Cumprimentos

Não tenho de levar nada a mal  :) Aliás no inicio do post fiz questão de referir que este tema não se centrava em ocultos ou assombrações.. mas sim em coisas que me fui apercebendo e foram dizendo desde que aqui vivo... das pessoas mais antigas que vivem na zona dizem que a capela não foi construída para o efeito das anteriores mas sim para combater a má fama e frequentação da capela Senhor da Pedra..mas que infelizmente foi construída dentro da Serra, (hoje em dia esta um pouco mais a vista) mas já esteve dentro da serra, e que com isso acabou por servir para o mesmo efeito para o qual usavam a Senhor da Pedra... Não quis usar arquivo histórico mas sim de forma leve contar algumas das coisas que me foram sendo passadas... como ja disse secalhar nao contavam que Canelas fosse também ela terra de bruxas...  ;D Obrigado

Citação de: chacalnegro em 07 março, 2012, 23:50
Boas, não leves a mal mas isso não tem nada de misterioso, é interessante sim, mas não misterioso.

Por norma qualquer povoação antiga tem numerosas capelas igrejas e lugares de culto em geral.  Se pudessemos voltar atrás no tempo constatávamos isso de uma forma ainda mais flagrante, porque muitos foram destruídos ao longo do tempo ou arruinaram-se.
O facto de aparecerem dispostas segundo um padrão deve-se a uma lógica muito precisa que tenta reproduzir um percurso. Esse percurso não é mais do que o caminho da Via Sacra, em que cada templo desempenha o papel de estação. Muitas vezes pode nem haver capelas suficientes para albergar estações em todo o percurso, então utilizam-se cruzeiros, cruzes de azulejos ou marcos religiosos para as assinalar. Neste caso tens só três capelas (se não foi nenhuma destruída com o passar do tempo), hás-de ter outra coisa a marcar as referidas estações da Via Sacra (nem sempre havia dinheiro ou vontade para construir tanta capela, nem tãopouco as capelas eram construídas em função disso, eram sim aproveitadas para o efeito). A Capela do Calvário está aí para concluir o percurso.


O que é certo é que aqui em Gaia não faltam dessas capelinhas e cruzeiros, para vê-las é só seguir pela estrada velha a fora, que liga o centro de Gaia a Espinho. Quase todos os dias faço esse percurso e encontro dois cruzeiros, um em Gulpilhares junto ao Salvador Brandão e outro em Arcozelo, à beira da Cabelt. Esse de Arcozelo também tem uma capelinha estranha à beira (Capela do Espírito Santo).
O que é certo é que as pessoas associam esses lugares a cultos e bruxarias e volta e meia é vê-las a acenderem velinhas e a fazerem rituais, em plena luz do dia, por vezes.


Ricardo Martinho

Muito bom tópico sim senhora... obrigado odrepchaves

Quanto á capela do Senhor da Pedra, já lá estivemos e apesar de ser um sítio com alguma energia negativa e com muitas histórias de bruxedo não detectamos nada de especial.

Quanto á Capela do Senhor do Calvário, nem tinha conhecimento da sua existência mas agora fiquei curioso com o que contas e gostávamos de fazer uma visita (a noite claro)  ;)

Será que tu ou alguém que conhece a zona nos poderia facultar a localização exacta dessa capela com nome da rua e localidade ou coordenadas GPS?

Obrigado,

Team Anormal