Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Capela do Senhor do Calvário e Capela do Senhor da Pedra (Gaia)
    Iniciado por odrepchaves
    Lido 9.821 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: slam em 19 março, 2012, 14:42
Muito bom tópico sim senhora... obrigado odrepchaves

Quanto á capela do Senhor da Pedra, já lá estivemos e apesar de ser um sítio com alguma energia negativa e com muitas histórias de bruxedo não detectamos nada de especial.

Quanto á Capela do Senhor do Calvário, nem tinha conhecimento da sua existência mas agora fiquei curioso com o que contas e gostávamos de fazer uma visita (a noite claro)  ;)

Será que tu ou alguém que conhece a zona nos poderia facultar a localização exacta dessa capela com nome da rua e localidade ou coordenadas GPS?

Obrigado,



Team Anormal

Não consigo coordenadas gps...
mas vou detalhar ao máximo:
Destino: Capela senhor do Calvario (Curro) - Canelas

Saida A29 - Canelas
Rua das Lages --> Seguir ate aos semaforos
Nos semaforos virar à Esquerda (em frente nas placas de indicação e possivel ler Serra de Canelas) na Rua da Aldeia.
Seguir ate ao proximo entrocamento, virar a Esquerda, na Rua da Lagarteira, seguir até ao entrocamento e virar à direita na Rua principal de canelas, Rua delfim de lima.
Esta estrada vai vos levar quase ao destino, devem seguir esta estrada e so saiem dela quando chegarem à 12ª saida à vossa esquerda... Rua de rabaçal.
Viram nessa rua e seguem ate ao entrocamento, viram a esquerda na Rua da figueirinha, seguem sempre ate chegar a um largo...o largo do senhor do Calvario... deixem ai o(s) carro(s) ..e sigam a pe, pela rua do senhor do calvario...cerca de 10min a subir....metade do percurso ainda tem casas a outra metade... ja nao!

Parece confuso mas acredita quem em 20m desde a saida da A29 chegam la. Desculpa nao ter coordenadas mas coloquei todas as ruas em que tem de virar.

Obrigado odrepchaves

Será então mais fácil colocar no GPS Rua da figueirinha - Canelas e a partir daí temos de ir a pé até á capela.

Abraço,

Team Anormal

bastante curioso belo topico parabens como a Marlene referiu existe em Arcozelo um capela pequena que agora nao e utilizada para nada tirando umas missas ou assim e muita gente tambem acha que existe bruxarias ou assim por ter la umas velas acessas

Citação de: Ghostrider17 em 02 abril, 2012, 01:45
bastante curioso belo topico parabens como a Marlene referiu existe em Arcozelo um capela pequena que agora nao e utilizada para nada tirando umas missas ou assim e muita gente tambem acha que existe bruxarias ou assim por ter la umas velas acessas

Andas desaparecido, homem!  ;D Agora é quase todos os dias pessoal lá a queimar velinhas e a ler papéis, antes eram mais discretos, agora é em plena luz do dia  :o

WOW... Grande post! gostei bastante de ler sobre essas coincidencias (ou não)...
certo é que eu conheço bem ambas as capelas, e quanto á CSP, essa é mais conhecida que o tremoço, nacionalemnte... quanto á CSC essa eu conhecia, mas não sabia tão "curiosa"...
o meu pai chegou a ter uma loja na rua principal de Canelas (R. Delfim de Lima), que é perto da capela, e nós tinhamos uma cliente, uma senhora muito velhinha que ia lá todas as semanas (diziam que ela era bruxa), e mora-va la na serra... lembro-me perfeitamente da primeira vez que ela lá foi buscar milho pras galinhas e pediu ao meu pai pra lhe ir entregar a casa, e o meu pai disse que sim. lembro exactamente do que ela disse, sem conhecer o meu pai de lado nenhum "quando for, vá pelo seu caminho de casa" isto porque de minha casa (Sra. do Monte) é mais perto ir pela serra e consequentemente pra casa da senhora... curioso foi que nós tavamos la ha 2 ou 3 dias e a senhora disse aquilo ao meu pai e eu, miudito, fiquei cagado de medo...
isto tudo pra concluir, que a serra de canelas é um lugar bem misterioso no ocultismo... alias, como muitas serras... ah já agora, ouvir falar duma historia sobre as 3 santas, ou seja Nssa. Sra. da Conceição Imaculada (Monte da Virgem, frente ao Hospital de Gaia), Santa Justa (Serra de Valongo) e Nssa. Sra. da Graça (Mondim de Basto) estarem todas em pontos altos e geograficamente num triangulo estrategico... agradecia a quem soubesse alguma coisa que me comunicasse!


PEACE ;)
Tenho em mim todos os sonhos do mundo

Citação de: Marlene em 07 abril, 2012, 12:23
Andas desaparecido, homem!  ;D Agora é quase todos os dias pessoal lá a queimar velinhas e a ler papéis, antes eram mais discretos, agora é em plena luz do dia  :o
tenho vindo pouco a net loool pois e agora e luz do dia tenho que la ir tirar umas fotos mas ate tenho receio ;D

Citação de: Ghostrider17 em 17 abril, 2012, 22:36
tenho vindo pouco a net loool pois e agora e luz do dia tenho que la ir tirar umas fotos mas ate tenho receio ;D

Vê lá se ainda te confundem e pensam que andas a fazer o mesmo  :laugh:

Citação de: odrepchaves em 07 março, 2012, 01:29
É o primeiro post, por isso qualquer reparo ou comentário façam favor de o fazer.
afim de melhorar a qualidade dos mesmos!


Sou da freguesia de Canelas em Gaia, e tambem frequentador da zona de miramar, e como tal,
gostava de partilhar com vós, não assombrações ou algo do genero na sua essência, mas sim
pequenas conclusões a que fui chegando consoante o tempo.

Proponho-me a falar um pouco de duas Capelas:

1ª Capela do Senhor do Calvário -CSC
2ª Capela do Senhor da Pedra - CSP

Agora é aquela parte em que voces se perguntam que raio de relação pode existir com duas capelas em freguesias diferentes... À primeira vista?..Nenhuma...mas se analisarmos alguns dados veremos que não é bem assim...
Começando pelo principio.. A CSC foi a última a ser contruida na freguesia...A primeira foi construida em 1579, e a segunda em 1883... ambas estão na rua principal da freguesia bem à vista de todos...Então porque construir uma terceira capela?
E mais intrigante, porque 6 anos depois contruir a CSC no meio da serra (1889)?
E friso, a capela foi contruida no ponto mais alto da vila, no meio da serra, alias a traseira da capela ja fica na serra...Hoje em dia a capela é ladeada por todos os lados menos pela frente por pinhal denso, o proprio cruzeiro da capela fica à sua
esquerda e já dentro de um caminho pelo pinhal...





Mas agora chego as conclusoes que queria:

Ambas as capelas estão em sitios que durante a noite ninguem gosta de ir, aliás arrisco-me a dizer de fonte segura que a CSP mesmo com as sessões de bruxaria à noite tem mais gente que a sua rival durante a noite..

Ambas durante o dia são sitios lindos e com paisagem magnifica alias o miradouro da CSC permite observar uma curiosidade..advinham qual? Eu digo-vos, permite ver a CSP em perfeita linha recta ....pasmem-se... Prova?


A CSP foi construida em 1686 ou seja 203 anos antes da rival...e porque rival? Porque uma foi contruida para culto pagão e outra cristão...Voces começam a pensar que certamente a capela do senhor do calvario foi contruida de certo para outro fim que nao o de ser uma rival...E se eu vos disser que esta capela nao serve para nada...?! Esta capela encontra-se fechada em 95% do ano... nao acolhe velorios nem missas, exceptuando 3 ou 4 anuais para rezar o terço..
Foi sim construída para se sobrepor e ser simbolo do poder cristão sobre a rival pagã..Numa altura mais elevada e que a glorifica como a superior em relação á CSP..?

E agora o penúltimo ponto fundamental..ambas são grandes em bruxedos...muito grandes...não há nada que possam ver na CSP que nao vejam na CSC...se uma é usada para que os trabalhos possam ser levados pelo mar e serem mais difíceis de detectar a outra possui uma vasta serra e pelos menos uma caverna para o mesmo efeito...

E vai mais um ponto em comum?
Dizem voces que a capela do senhor da Pedra esta de costas para o mar e que isso é uma das razões pagãs (agua um dos elementos) e se eu vos disser que esse não é o seu segredo?

O segredo de AMBAS é que estao de frente e alinhadas uma com a outra, e ainda mais misterioso...a CSP fica de costas para o por-do-sol...e a CSC fica de costas.. para o nascer do SOl...(outro elemento, Fogo)... :laugh:
Qual será a razão para ambas embaterem de frente e ao mesmo tempo "concordarem" em fugir a momentos tão marcantes do Sol..?

Espero que tenham gostado, tudo isto e verificável..ambas são sitios lindíssimos e calmos durante o dia...desertas e soturnas e com muitos segredos durante a noit...se visitarem a CSP durante a noite atenção as ondas (marés) e a quem vos vê e ao que pisam... a CSC fica em zona ligeiramente remota, muito densa, e custuma ter dois visitantes...as bruxas de canelas (Canelas é a terra das bruxas) e as cobras (embora de tamanho pequeno) que se passeiam pelas traseiras... O lugar onde a CSC está é propensa as mais variadas e míticas historias de quem ali mora.. e na minha opinião..e bem mais facil ficar 10 minutos na CSP do que 5m sozinho na CSC...  ;D

é tudo..comentem, perguntem.. OBG
Parabéns pelo excelente post. Mas a meu ver de nada há de misterioso. Era comum na altura dedicar uma pequena construção envolta em mistérios e misticismos. Uma pequena construção não só era dispendioso como teria de ter um fundamento forte que por certo assim o fizeram. Bruxos não foi a razão. Mais uma vez parabéns pela história.

Muito bom testemunho, correcto ou não, dá que pensar de facto.
Sou eu também um habitante de Gaia, e também moro perto da Serra de Canela. O meu gosto pela natureza faz com que por diversas vezes me desloque até lá para passear e abstrair-me um pouco. Posso dizer que este é um lugar com um magnetismo estranho. Aquelas coisas que não dão para explicar, apenas dão para sentir...
Mais recentemente desloquei-me a um pequeno lago existente no interior desta serra (não muito longe da Capelo do Senhor do Calvário), e observei várias coisas estranhas junto do mesmo. Bem junto deste verifiquei que tinham lá deixado um escorpião dissecado junto com duas pinças de caranguejo (penso eu). Alguém me sabe dizer o que é que isto pode significar? A verdade é que mais recentemente voltei a deslocar-me lá, e isso já não se encontrava nesse sítio, no lugar deste estava um pau deitado ao comprido com um fio amarrado.
Neste mesmo "charco", mas do outro lado vi também um grande facão espetado na terra, bem à entrada da água... De notar que para conseguirmos chegar mesmo junto a este "charco", temos que fazer uma pequena escalada, penso não existir nenhum trilho que dê acesso a este. Deixo aqui uma foto que tirei do local:


Uploaded with ImageShack.us