Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Lendas ligadas ao universo dos videojogos
    Iniciado por Zanahoria
    Lido 11.371 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Polybius, o jogo maldito

Esta é possivelmente a lenda urbana ligada aos videojogos mais conhecida em todo o mundo. Há ainda muita gente que acredita na existência deste jogo como tendo sido uma conspiração criada pelo governo americano.

Segundo a lenda, o Polybius foi um jogo de arcada lançado ao público no ano de 1981, que causou que os seus jogadores tivessem ataques de loucura, stress intenso, pesadelos horríficos, e mesmo tendências suicidas. Pouco tempo após o seu lançamento, supostamente desapareceu sem deixar rasto. Não há provas concretas que confirmem a existência deste jogo.




supostas fotografias das máquinas do jogo

História:

De acordo com a história, um jogo de arcada inédito até então apareceu nos subúrbious de Portland, Oregon, em 1981, o que até então era uma raridade.

Este jogo, o Polybius, tornou-se incrívelmente popular em pouco tempo, chegando a viciar os seus jogadores, ao ponto de formar longas filas à volta das máquinas de jogo, seguidos por visitas de "homens vestidos de negro". Supostamente, estes homens de negro coleccionavam dados nas máquinas, alegadamente testando os seus efeitos psicológicos provocados nos jogadores.

Os jogadores sofreram uma série de efeitos-secundários provocados pelo vício neste jogo: amnésia, insónia, pesadelos, terrores nocturnos, e nalguns casos pessoas chegaram mesmo a suicidar-se.

Alguns dos "sobreviventes" pararam de jogar videojogos, e um deles tornou-se mesmo num activista anti-videojogos famoso.

O suposto criador do Polybius é Ed Rotberg, e a companhia que distribuiu o videojogo chamava-se Sinneslöschen (em alemão: "apagador-de-sentidos"), frequentemente citado como uma organização governamental secreta, ou um nome de código para a famosa marca de videojogos Atari.

A jogabilidade do Polybius é considerada semelhante à do jogo Tempest (um shoot 'em up com gráficos vectorizados), e o próprio jogo contém diversas mensagens subliminares, que afectariam a experiência do jogador.

A origem desta lenda é desconhecida. Algumas pessoas julgem que esta lenda está relacionada com o próprio jogo Tempest, que causou problemas de epilepsia, enjoos e vertigens até ser retirado do mercado.

Há também diversas pessoas que garantem possuir o ROM do jogo, mas nenhuma o disponibilizou até agora.

A 20 de Março de 2006, um homem chamado Steven Roach, criou um post no site coinop.org onde colocou as suas supostas experiências com o Polybius. Segundo Steven, este trabalhou numa companhia sediada na América do Sul (Sinneslöschen) que tinha como objectivo criar uma "nova forma" de criação dos videojogos. O jogo em si era muito viciante e inovador mas os gráficos eram muito perigosos e causaram alguns ataques epilétricos. O produto foi então retirado do mercado, a companhia foi extinta e o jogo desapareceu da vista de todos.

No dia 26 de Abril de 2006, Duane Weatherall do site Gamepulse.co.uk (agora bitparade.com.uk), entrevistou Steven Roach. A história de Steven continha muitas inconsistências, e foi investigada, no entanto sem conclusões em relação à veracidade da sua história.

No dia 20 de Julho de 2007, um website chamado Sinneslöschen (sinnesloschen.com) apareceu na internet, onde é possível fazer um download de uma conversão para o PC do jogo Polybius. Não se sabe a origem do website, o seu propósito, a sua veracidade, ou os seus criadores, a não ser uma possível promoção da lenda.


Uma máquina do jogo Polybius apareceu num episódio dos Simpsons, chamado "Please Homer, Don't Hammer 'Em", onde se pode ver uma máquina do Polybius ao lado de outros jogos de arcada. Na máquina do Polybius pode-se ler a frase: "propriedade do governo dos EUA".



O síndrome de Lavender Town (Pokemon Red/Blue)

Há várias lendas urbanas ligadas e histórias macabras ligadas ao universo Pokemon, desde centenas de crianças que foram parar ao hospital com ataques epilétricos causados por um episódio do anime (hoje em dia banido em todo o mundo), cartuchos de jogos amaldiçoados, mas a lenda de longe mais famosa consiste no "síndrome" ou no "episódio de Lavender Town".

Segundo esta lenda, em 1996, aquando do lançamento no Japão dos jogos Pokemon Red e Blue para a Gameboy, houve um número significante de suicídios entre as crianças japonesas, e após muita investigação, as autoridades chegaram à conclusão de que estes suicídios foram causados pelo jogo Pokemon, em que as crianças eram grandemente afectadas pela música de fundo tocada na cidade de Lavender Town, demonstrando comportamentos estranhos e na grande maioria dos casos chegando a suicidar-se. A música foi alterada ligeiramente para as versões posteriores do jogo (foram retiradas frequências perigosas), e a história foi abafada para não prejudicar as vendas.



História:
Quando o jogo Pokemon Red/Blue foi lançado pela primeira vez no Japão, com o nome de Pokemon Red e Green, ocorreu um fenómeno estranho entre as crianças com idades entre os 7 e os 12 anos, principalmente naquelas que jogavam com auscultadores para ouvirem melhor os efeitos sonoros.

Entre estas crianças, apareceram uns efeitos inexplicáveis: aumento de sangramentos do nariz, irritabilidade, insónias, vómitos, ataques de medo e vício no jogo, em que as crianças ficavam coladas ao jogo horas e horas sem fim, chegando mesmo a chorar quando os pais as obrigavam a largar a consola.

Cerca de 70% destes casos acabaram em suicídio.

Segundo as investigações, na grande maioria dos casos em que as crianças apresentavam estes sintomas, o jogo não tinha progredido para além da área "Lavender Town" (uma cidade no jogo).

Uma análise mais profunda revelou tons na música de "Lavender Town", numa frequência não detectada pelos adultos (que têm os ouvidos devidamente formados) mas que algumas crianças conseguiam ouvir.

Num espaço de semanas, todas as cópias da primeira edição do jogo foram retiradas do mercado, e o jogo foi relançado com uma versão da música remasterizada, com a estranha frequência removida.

A versão da música que todos nós conhecemos, é suposto conter menos três tons que a versão original, apesar de isto não estar confirmado devido à raridade de cópias da primeira edição do jogo. Nas poucas cópias recuperadas desta primeira edição, a função "save game" e o relógio do jogo já não funcionam.

Esta história começou a ser divulgada em 1997, pela primeira vez no site cornus.lensig.net/index538a.html – um endereço morto há já muito tempo.

No youtube está disponível uma suposta versão da música original (sem credibilidade). Recomenda-se o uso de auscultadores/headphones para ouvir esta versão, mas só as crianças pequenas poderão detectar tons extra:

【ポケモン赤緑】 シオンタウンのテーマ 【オリジナルテーマソング】

E a versão modificada (recente):

Pokemon Blue/Red - Lavender Town

(confesso que tinha medo desta música quando era pequena, mas nunca fiquei maluca, lol, mas apesar de tudo foi um grande jogo!)

Há várias versões desta lenda, algumas muito interessantes, podem ser lidas em:

pastebin.com/f71e6728f (a mais famosa - leitura muito recomendada)

falconchurch.com/showthread.php?180-Lavender-Town-Tone%28Pokemon-Red-Green%29-THIS-IS-VERY-VERY-LONG

Nos dois casos é preciso acrescentar o www. antes dos endereços. ;)

Edit: Por agora fico por estas 2 lendas, depois ponho mais, mas agora estou meia virolha de traduzir tanto texto... Estejam à vontade para acrescentar outras lendas ou completar estas. :laugh:

uau,Zanahoria,que tópico tão fixe!adorei,muito interessante  ;)

#2
qual e a lenda dos cartuchos amaldiçoados de pokemon?;D



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


#3
Citação de: kalabdog13 em 20 janeiro, 2011, 01:22
qual e a lenda dos cartuchos amaldiçoados de pokemon?;D



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


Quando actualizar o tópico acrescento isso. ;D

Obrigada, Nita! :-*


#5
zanahoria ja estive a pesquisar e acredita...tenho o emulador da N64 e tava a jogar o majoras por coincidencia mas nunca mais o jogo :O
P.S. o ocarina of time e tao awesome ;D
mas era uma boa ideia acrescentar se neste forum a componente sobrenatural na modernidade tipo videojogos ;D



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


isto lembra me da historia do tails doll

Citação de: JFilipe em 25 janeiro, 2011, 19:03
isto lembra me da historia do tails doll
Por acaso gosto muito dessa história. ;D

Podes por aqui no tópico. ;)

Citação de: Zanahoria em 25 janeiro, 2011, 19:45
Por acaso gosto muito dessa história. ;D

Podes por aqui no tópico. ;)

Não sei bem a historia toda e não tenho muito jeito para contar historias

CitaçãoEntre estas crianças, apareceram uns efeitos inexplicáveis: aumento de sangramentos do nariz, irritabilidade, insónias, vómitos, ataques de medo e vício no jogo, em que as crianças ficavam coladas ao jogo horas e horas sem fim, chegando mesmo a chorar quando os pais as obrigavam a largar a consola.

Cerca de 70% destes casos acabaram em suicídio.

A matéria que escreveste está bastante interessante e bem escrita até porque mesmo extensa uma pessoa fica a ler.

Em relação ao excerto que retirei, qualquer jogo seja de computador, game boy ou o que seja pode provocar ataques epilépticos, não é aconselhável a ninguém jogar mais do que x horas por dia, muito menos a crianças pequenas, todos os jogos apresentam esses aviso no livrinho.
E o facto de as crianças quererem ficar horas e horas a jogar e chorarem por os pais as obrigarem a largar a consola é mais que normal! São crianças! Querem estar entretidas e fazer o que lhes apetece em relação a tudo, fazem birra se for preciso para ficarem acordados até mais tarde, ou quererem um brinquedo, ou mesmo para poderem jogar mais tempo. Se um jogo não é minimamente interessante nem viciante ninguém o vai jogar.
E sim a partir do momento que estás sempre a olhar para um visor, sentes dores e ficas mais cansado e irritado. Isso acontece a qualquer um. Não é saudável e não tem nada a ver especificamente com nenhum conteúdo do jogo mas sim com a quantidade de radiações que são emitidas directamente para nos quando dormimos com um PC ligado ao nosso lado, quando jogamos horas a fio e quando vemos televisão dias inteiros e seguido disso nem saimos de casa!

É assim eu e praticamente todos os meus amigos jogaram pokemon na infância, viamos os episódios e tinhamos as cartas e de vez em quando ainda jogamos, e nunca nos fez mal, mesmo ao jogarmos horas e horas a fio por isso não sei até quanto é que esse 70% são fiáveis.

Apenas a expressar a minha opinião, espero que não leves a mal
Beijoca*

Obrigada. :laugh:

Eu também fui uma grande viciada em Pokémon... E ainda hoje em dia gosto dos jogos. ;D

Eu jogava aquilo horas a fio mas nunca me viciei... Até porque partilhava o Gameboy com a minha irmã e com os meus primos e tinhamos que dividir o tempo. :P

Mas concordo com o que dizes que são efeitos que acontecem a qualquer pessoa que exagere. ;)

Há pouco tempo comprei um jogo (The Legend of Zelda: Spirit Tracks para a DS, já agora ;D) e numa tarde pus-me a jogar, e havia um mini-jogo que eu não conseguia passar nem por nada, então tentei aquilo dezenas de vezes, e quando dei por mim, estava a jogar há 5 horas, o sol já se tinha posto, estava com a visão meia turva, enjoada, com o ritmo cardíaco acelerado... Nunca me tinha acontecido tal coisa, mas eu estava tão envolvida que nem reparei no passar do tempo!

E sou uma "criança" de 21 anos. ;)

Como tudo, é preciso moderação. Lêem-se quase diariamente notícias de pessoas que morrem, ou que deixam os filhos ou os animais de estimação morrer, porque ficam viciadas (e sem reparar) em videojogos e não param de jogar durante dias e dias, esquecem-se até de comer...

Eu tirei a informação da Internet e não é por isso que acredito no que escrevi, sei que são lendas urbanas sem grande fundamento. ;)

#11
eu em historial de jogos sou o que se pode considerar um bocado para o nerd -.- ;D mas quanto a jogar horas a fio quando começo nao paro mas com a faculdade e tal agora e raramente mas mesmo assim fazia maratonas de dias inteiros e o maximo era so os olhos a " arderem" e tenho uma visao muito boa...o que é estranho ;D



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


Sao lendas urbanas sem fundamento mas é sempre interessante ler, ainda bem que postaste  ;)

#13
lembrei me mesmo agora...as lendas urbanas referentes a residente evil...alguem as sabe?;D



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.


#14
Na minha infância também joguei imenso pokémon, e verdade seja dita, a música assustava-me, mas daí a levar-me a suicidar e a sangrar dos olhos acho que ia um bom bocado. E eu jogava mesmo MUITO. 10 horas por dia à vontade, senão mais. Hoje em dia não tanto porque me chega a uma parte fico um pouco farto (excepto com Sillent Hill, mas isso é outra loiça)..

Btw, curti imenso das lendas que aí meteram, se alguém conhecer mais meta aí se faz favor!



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.