Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Frases & Pensamentos
    Iniciado por Templa
    Lido 103.424 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Defina acreditar e fé, sff
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#136
 :-\

então...

eu posso saltar de uma ponte e acreditar que me vou salvar...

ou posso saltar de uma ponte com Fé em que Deus me vai salvar...

Na primeira hipotese eu dependo de MIM... das minhas capacidades... da minha energia...

Na segunda hipotese eu confio em DEUS... no tudo que me rodeia... e da energia que está à minha volta...

Em termos práticos:

Quando um motociclista cai de uma moto... por "instinto" ele sabe que deve "rebolar"... quanto mais resistir... mais se aleija...  ;)
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 05 fevereiro, 2015, 01:18
:-\

então...

eu posso saltar de uma ponte e acreditar que me vou salvar... (você tem a crença de que se vai salvar)

ou posso saltar de uma ponte com Fé em que Deus me vai salvar...(você tem a crença de que Deus o vai salvar)

Na primeira hipotese eu dependo de MIM... das minhas capacidades... da minha energia...

Na segunda hipotese eu confio em DEUS... no tudo que me rodeia... e da energia que está à minha volta...

Em termos práticos:

Quando um motociclista cai de uma moto... por "instinto" ele sabe que deve "rebolar"... quanto mais resistir... mais se aleija...  ;) (lol esta foi para baralhar de certeza, kkkk)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

pronto... tá bem... tou armado em bétinho...  :P ...no fundo é a mesma coisa...

mas tipo...  ::)

Se eu viver a vida com fé... eu vou fazer o que Deus me "mandar" fazer em cada momento... o que "deve ser"...

Mas posso acreditar em Deus e decidir não o fazer... no fundo por acreditar que não o devo fazer... nesse caso acredito em Deus mas não tenho fé nele...  ::)

a minha religião é a verdade...

Isa Mar
Citação de: incertus em 05 fevereiro, 2015, 01:03
vou ter que discordar concordando...  ::)

Uma coisa é acreditar... outra coisa é ter fé...  ;)

Estou com o Incertus.
Podemos até querer não acreditar, mas a Fé não deixa.
A Fé é um bichinho instalado, uma força interior oculta que não permite desacreditar, com isto, Fé ou se tem ou não.

Citação de: incertus em 05 fevereiro, 2015, 01:50
pronto... tá bem... tou armado em bétinho...  :P ...no fundo é a mesma coisa...

mas tipo...  ::)

Se eu viver a vida com fé... eu vou fazer o que Deus me "mandar" fazer em cada momento... o que "deve ser"...

Mas posso acreditar em Deus e decidir não o fazer... no fundo por acreditar que não o devo fazer... nesse caso acredito em Deus mas não tenho fé nele...  ::)



Deixe ver se percebi... ::)
Podemos acreditar sem ter fé. E podemos ter fé sem acreditar?... ::) ::) ::)

Por exemplo, ontem foi o dia contra o cancro. :( Pode haver o doente que tem fé em Deus, mas não acredita que Ele o vai salvar da doença. Mas também pode acreditar em Deus e não ter fé que vai ser salvo.
Então não é a mesma coisa? Eu acredito em Deus e tenho fé que Ele me vai salvar. Eu tenho fé em Deus e acredito que ele me vai salvar. Eu tenho fé em Deus e tenho fé que me vai salvar. Eu acredito em Deus e acredito que me vai salvar. Eu tenho fé na ciência e na medicina e acredito que me vai salvar. Ou ainda, eu não tenho fé em Deus, quem me vai salvar vão ser os médicos e tenho fé que vou ser salvo...
Enquanto palavras, acho que são sinónimos. Agora se temos fé numas coisas e acreditamos noutras... ::)

sofiagov
Penso eu de que....

ter Fé é acreditar sem qualquer desconfiança, fé é a coragem de confiar sem esmorecer.

::) ::)

Então o facto de ter fé, eu acredito, confio e estes sinónimos entrelaçam-se, um faz parte do outro, um termo completa o outro.


Citação de: sofiagov em 05 fevereiro, 2015, 09:44
Penso eu de que....

ter Fé é acreditar sem qualquer desconfiança, fé é a coragem de confiar sem esmorecer.

::) ::)

Então o facto de ter fé, eu acredito, confio e estes sinónimos entrelaçam-se, um faz parte do outro, um termo completa o outro.



Excelente esclarecimento. ;)

Tópico muito interessante.
Partilho as minhas dúvidas:
Sendo a fé uma emoção, não podemos classificar nem generalizar... Isto é cada um deverá viver com a sua fé ou com a falta dela.
Estamos a falar de um sentimento, que as vezes sentimos de uma maneira, outras vezes sentimos de outra maneira.
A minha convicção é que é um sentimento e como tal é interior, porque sendo agnóstico, tenho sérias dúvidas que exista uma entidade superiora chamada deus que tem como competência gerir este universo e os outros... Mas não tenho duvidas nenhumas nas emoções e energias associadas a sentimentos... Será isso a fé, essa ausência de dúvidas?
E pergunto eu, a ausência de dúvidas é uma coisa boa? Parece-me que não... porque tendo dúvidas, procuro mais, estudo mais, trabalho mais de modo a que o que faça tenha menos possibilidades de falhar!!!
Se a fé, for outra coisa, ao em vez de ser ausência de dúvidas, a fé for a confiança no que se faz, então acho que é uma emoção muito útil...
Luz e Paz
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Isa Mar
No entanto, há quem não acredite e ignore Deus, os ateus, e não é egoísta.


Eu tenho que algo de sobrenatural tem que existir.

Eu tenho a crença de que algo de sobrenatural tem que existir.

Eu acredito que algo de sobrenatural tem que existir.

, significa "fidelidade" e consiste na crença de que algo é pura verdade, mesmo não havendo prova ou justificativa objetiva ou comprovação científica. É a absoluta confiança que depositamos em determinada ideia e é absolutamente desprovida de dúvida.

A crença é um estado subjetivo, é aquilo que o sujeito acredita e por isso só existe porque há sujeito. Ela implica convicção e está associada à certeza. Mas, ter certeza não implica necessariamente a verdade da crença, porque há crenças verdadeiras e outras falsas (acreditar).

Um sujeito ateu não acredita em nada, não tem fé em nada e por isso a sua crença é a de que nada existe.
Um sujeito cético duvida de tudo, por isso o acreditar é relativo, duvida da própria fé e por isso tem a crença de que tudo é relativo.
Um sujeito que tem fé, é um sujeito que acredita em algo pelo que sua crença lhe diz que algo existe.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Isa Mar em 05 fevereiro, 2015, 09:55
No entanto, há quem não acredite e ignore Deus, os ateus, e não é egoísta.

Verdade. Ser egoísta é condição do ser humano independentemente daquilo em que acredita. Há crentes egoístas, assim como há ateus egoístas.

A questão que aqui foi configurada pretende associar o egoísmo ao facto de estarmos distanciados de Deus, ou seja, numa perspetiva de crença na sua existência. E nesse sentido, obviamente que aquele que acredita em Deus e na sua essência, deverá procurar não ser egoísta para não se afastar dele, porque aqui Deus será a referência para que o crente retire os seus propósitos de vida. Todavia, o ateu também pode deixar de ser egoísta, mesmo não identificando a essência em Deus, numa perspetiva de altruísmo relativamente ao outro e a si mesmo, sem este ponto de referência.

Muito bem observado Isa Mar :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

um ateu... se for egoista... vai olhar para o umbigo dele em primeiro lugar e só depois para a "comunidade" em que vive... se não for egoista... vai colocar os interesses da "comunidade" à frente dos seus...

...na prática vai dar ao mesmo...  ;) ...ele apenas não acredita em Deus... mas vale-lhe o mesmo que não acreditar na gravidade... ;)
a minha religião é a verdade...

Os mestres dizem que a descoberta espiritual é solitária. "Por que estamos juntos, então?", perguntou um discípulo. "Vocês estão juntos porque um bosque é mais forte que uma árvore só", respondeu o mestre."O bosque resiste muito mais ao vento, além de ajudar ao solo a ser fértil", continuou."O que faz a árvore forte é a raiz, mas ela não pode fazer nenhuma outra planta crescer".E o mestre conclui:"Ter o mesmo propósito e deixar que cada um cresça é o caminho dos que comungam com Deus".


[ "A alegria de seu espírito é o indício de sua força." ]

Paulo Coelho
A verdade doi, mas liberta