Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Frases & Pensamentos
    Iniciado por Templa
    Lido 103.421 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
sofiagov
Para mim acho que  a maioria das misérias humanas tem a sua fonte no egoísmo dos homens.
O egoísmo tem a sua fonte no orgulho leva o Homem a se considerar como acima dos outros.
Deus não criou o mal foi o homem pelo abuso que fez dos dons de Deus, em virtude de seu livre arbítrio.



obrigado Sofiagov , gostei muito da resposta
A verdade doi, mas liberta

Puca
Olá Kalki, na minha opinião sim, sendo Deus a fonte de todas as virtudes da Alma.

Egoísmo, como mostra a própria palavra, é a supremacia dos egos sobre as virtudes. E em todas as culturas e religiões os egos são representadas por figuras grotescas, no cristianismo são os sete pecados mortais. Portanto naturalmente são os factores que nos distanciam da divindade. :)

Isa Mar
"Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo."
Santo Agostinho

Citação de: Isa Mar em 03 fevereiro, 2015, 14:40
"Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo."
Santo Agostinho

muito elucidativa, esta frase.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: Isa Mar em 03 fevereiro, 2015, 14:40
"Se o homem soubesse as vantagens de ser bom, seria homem de bem por egoísmo."
Santo Agostinho


A minha reflexão tem muito a ver com essa frase , bem haja Isa Mar.


Ora se DEUS é o TODO , não é o egoismo parte do todo ?

Se Jesus nos disse. Amei ao proximo como a ti mesmo .... se nos amarmos também não é egoismo ?

O reino é das crianças diz Jesus ... não são naturalmente egoistas as crianças ?


Se escolhermos Deus não podemos dizer MEU DEUS ... não fará isso um egoismo = DIVINO ????


bem hajam pelas respostas
A verdade doi, mas liberta

O egoismo é uma forma de tentar alcançar a felicidade ...
Tudo o que fazemos aos outros, retorna a nós ... portanto será egoísmo praticar o bem???
:o :o :angel:
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Puca
Deus é criador de tudo, logo também criador da dualidade, dos opostos: Como saberíamos o que é Luz se não conhecermos as trevas? Dia /Noite; Bem/Mal; Egoísmo/Altruísmo....

Dá-nos as alternativas, as escolhas, mas deixa ao nosso critério seguir em sua direcção ou na contrária.

A frase "Amai ao próximo como a ti mesmo" não é uma apelo ao egoísmo, mas á consciência de que todos somos parte do Todo, logo ao teres estima e amor por ti está a fazer o mesmo por tudo e por todos.

"O reino é das crianças", da inocência, da nossa criança interior que brinca, se surpreende com a coisa mais simples, sorri pelo coração. Que ideia as crianças são egoístas, acho que te referes é a crianças mal educadas!! ;)

Definição de egoísmo: "Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo."

Como é possível afastar-nos de uma coisa que existe dentre de nós?
:-)
"Sabemos o que está certo, sabemos o que está errado, fazemos o que esta certo e evitamos o que está errado"

Antes de mais Kalki, parabéns pelo tópico.

Já dediquei imenso tempo a refletir sobre este tema. :) As minhas conclusões foram as seguintes:

- O egoísmo é uma faceta da nossa vida, o lado oposto do altruísmo, mas ambos num mesmo contínuo... O altruísmo pode ser um ato disfarçado de egoísmo! A nossa vida é repleta de contrários, aliás não encontro nada que não tenha o lado do 8 e o lado do 80.

- Por conseguinte, todo o ser humano tem que experimentar os contrários para poder posicionar-se onde considera que é importante para si. A isto chama-se evolução! Não é possível compreendermos um dos polos, se só vivenciarmos o outro polo. Qualquer critica a um deles, será uma crítica vazia, porque na verdade nós não vivenciamos os dois lados da questão. Mas você pode dizer-me: "isso não é verdade, eu não preciso de matar para saber dar valor à vida". Pois certamente que se hoje, você é uma pessoa que dá valor à vida, então digo-lhe que as suas vidas passadas já lhe ensinaram (de forma inquestionável) que matar não é a posição mais correta. Essa aprendizagem já está tão bem inscrita dentro de si para a poder questionar! Você já certamente viveu vidas em que matou e outras em que foi morto e por isso a aprendizagem, dentro de si, já ocorreu. Repare que é isto que o distingue dos seres que ainda não evoluíram neste aspeto sobre a vida e a morte, sobre o matar e o morrer.

- Da mesma forma, quando chegamos a esta vida somos bebés e tremendamente egoístas... porque o véu do esquecimento nos faz regressar dessa forma. O bebé atrai todas as atenções para si, porque precisa delas. Não podemos dizer que ele é um ser egoísta, mas que ele está numa posição egoísta. À medida que vai crescendo e sendo educado é que conseguimos compreender se na verdade se trata de um ser egoísta ou não.

- Isto leva-nos à questão do amar-se a si mesmo e aos outros. A nossa influência católica, enraizada no pecado, na culpa e no castigo, ensina-nos que devemos amar os outros. Pois certamente se esqueceu de sublinhar que só o podemos fazer, quando nos amamos a nós mesmos. Você acha que uma pessoa que não cuida da sua casa, que não arranja e arruma a sua casa, que a mantém limpa pode ajudar a arranjar corretamente a casa dos outros? Mantê-la limpa e asseada?

- Muitas vezes o egoísmo é tal ordem diluído pela nossa própria razão que nem sequer nos apercebemos. Há mães, extremamente tóxicas que amam os seus filhos de uma forma obsessiva impedindo-os que eles se amem a si próprios. Porque razão teriam eles que o fazer, se a mãe os ama? Certamente que estas mães não esperam que os seus filhos se amem. E quando dão conta, os seus filhos só pensam neles e no amor que os outros lhe possam ceder... mas dar esse amor aos outros é quase impensável em suas mentes. Ou seja, são mães que educaram os seus filhos egoístas... a pensar apenas no seu próprio "umbigo".

- Se você me diz amar-me a mim mesma é um ato de egoísmo. Então assumo. Eu sou egoísta. Porque me amo primeiramente, porque mantenho a minha "casa" limpa pois só consigo ajudar os outros a "limpar" a sua casa, só consigo dar... aquilo que eu tenho dentro de mim. Parece um paradoxo aceitar que amando os outros o amor retornará a mim... Pois na verdade o que retorna a mim é apenas aquilo que eu já tenho e que dou gratuitamente ao outro!

Osho tem frases muito interessantes sobre o amar-se a si mesmo e ao próximo. Há uns tempos fiz uma meditação na União Budista do Porto, com a Tsering Paldron, exatamente sobre este tema. E foi muito interessante compreender que quando nos amamos a nós mesmos com verdade, esse amor é tão grande que não consegue mais caber dentro de nós e daí a necessidade de amar o outro! Quem faz o percurso contrário, ou seja ama primeiro os outros para depois se amar a si mesmo.... está apenas a iludir-se!

Pense comigo: um professor que seja bom, tem que estudar, investigar, procurar, experimentar para si mesmo primeiro e só depois, quando chegar a algumas respostas poderá ensinar, certo? Pois, ele está numa posição egoísta quando procura, pesquisa para depois atenuar esse egoísmo com o altruísmo de ensinar os outros :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Tudo deve ter um peso e uma medida. Se para me amar a mim mesma, tenho de ser egoísta, pois realmente sou!
O egoísmo "saudável", que faz com que evoluamos positivamente, sem prejudicar o próximo, amando-nos a nós próprios, acho que não nos afasta de Deus...
Agora sim, devemos saber distinguir o que faz bem do que faz mal, porque amarmos-nos não é sinónimo de não olhar a meios para atingir os fins!!!

Faty Lee , mais uma vez grato pela partilha tão completa :) e a todos os que colaboraram


Então chegaremos a reflexão que mais vale abrir os braços da nossa mente e abraçar o TODO que nos Envolve , pois como disse :
Citação de: Tokobá del Rey em 03 fevereiro, 2015, 15:33
Como é possível afastar-nos de uma coisa que existe dentre de nós?
:-)

Sendo o Egoismo uma faceta da vida, há que aceita-lo , doutrina-lo e seguir em frente de braços abertos à vida

abraços e bem hajam


A verdade doi, mas liberta

Citação de: KALKI em 03 fevereiro, 2015, 14:49

Ora se DEUS é o TODO , não é o egoismo parte do todo ?

Eu acredito que não seja egoísmo a parte do "TODO". Se está escrito que Deus é o criador, quem mais poderia ter criado tais coisas para além Dele? Deus criou os seres vivos, os anjos, os demónios, inclusive Lúcifer a quem chamam de Satanás. Resumindo, somos todos parte de Deus.

Se Jesus nos disse. Amei ao proximo como a ti mesmo .... se nos amarmos também não é egoismo ?

Eu não acredito que seja egoísmo amar a nós mesmos... Amar a nós mesmos não significa que tenhamos de nos beijar no espelho ou efectuar coisas estranhas com o nosso corpo. Amar a nós mesmos significa que devemos respeitar o nosso corpo que é o Templo da nossa alma. Devemos cuidar dele para que não adoeça e assim possa a nossa alma evoluir neste mundo por mais tempo.

O reino é das crianças diz Jesus ... não são naturalmente egoistas as crianças ?

As crianças não são egoistas, pois ninguém nasce com conhecimento do bem ou do mal. Elas (as crianças) absorvem os ensinamentos que aprendem através da familia / sociedade onde se inserem. Se tiverem uma família responsável e humilde que lhes mostre a bondade, certamente evoluem com esses ensinamentos. Porém se lhes mostrarem o lado negro (maligno) elas podem ter tendências a seguir esse caminho... Todavia também há excepções. Há crianças que crescem com bons ensinamentos e em adultos podem tornar-se maus e também há crianças que crescem com maus ensinamentos e em adultos se tornarem boas.

Se escolhermos Deus não podemos dizer MEU DEUS ... não fará isso um egoismo = DIVINO ????

Depende do sentido em que dizemos "Meu Deus". Há quem use essa frase como forma de Blasfemar o nome de Deus, mas também há quem o diga como forma de se aproximar de Deus, considerando-o como um amigo, um irmão, um pai celestial. Por exemplo, Jesus quando estava crucificado disse "Meu pai, porque me abandonaste?"...

bem hajam pelas respostas
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

E o que é a fé? É apenas a crença numa entidade superior ou tambem a crença em nós proprios e nas nossas capacidades?

Citação de: flexter em 03 fevereiro, 2015, 17:40
E o que é a fé? É apenas a crença numa entidade superior ou tambem a crença em nós proprios e nas nossas capacidades?

A fé é simplesmente a crença... nada mais! Por isso ela é aplicada a tudo onde existe crença. Se você tem a crença nas suas capacidades, então você tem fé. O cientista tem a crença de que aquela variável se relaciona com a outra. Então ele também tem fé... Se você partilha, juntamente com o cientista a crença no divino, então a fé é o vosso critério de verdade! :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334