Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Capela do Senhor da Pedra, Vila Nova de Gaia
    Iniciado por Moony
    Lido 84.708 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
http://maps.google.pt/maps?q=Senhor+da+Pedra,+Miramar&hl=pt-PT&ll=41.068863,-8.656564&spn=0.001076,0.002642&sll=41.072776,-8.657227&sspn=0.002151,0.005284&t=h&hnear=Senhor+da+Pedra,+Miramar,+Porto&z=19&layer=c&cbll=41.068938,-8.65658&panoid=dTnE6MkLG7LNuBslJ4xklQ&cbp=12,265.66,,3,-0.84


por Sandra Alves

Vila Nova de Gaia: N 41º 4' 8,77'' , W 8º 39' 29,61''

Foi construída no século XVII, de planta hexagonal com um Altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada e de estilo Barroco/Rococó. Possui diversa estatuária religiosa, sendo de salientar a imagem de Cristo crucificado. A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais típicas de Vila Nova de Gaia e da freguesia de Gulpilhares, é uma festa muito antiga que se realiza anualmente nas praias do Srº da Pedra, no Domingo da Santíssima Trindade e que se prolonga até à Terça-feira seguinte.

A origem do culto a Cristo na Capela do Senhor da Pedra pode ter origem num antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo. De cado lado da entrada da Capela, está um painel de azulejos, monocromático de cor azul, com as seguintes inscrições:

Painel de azulejos do lado esquerdo:

"O LOCAL ONDE SE LEVANTA ESTA CAPELA DO SENHOR DA PEDRA É CERTAMENTE O MAIS ANTIGO LUGAR DE CULTO DA FREGUESIA ANTES DE NELE SE CELEBRAR A CRISTO SERIA ALTAR PAGÃO"

Painel de azulejos do lado direito:

"A ORIGEM DO GRUPO POPULACIONAL DE GULPILHARES REMONTA A MAIOR ANTIGUIDADE COMO BEM SE DEMONSTRA COM O NOTÁVEL ESPÓLIO ARQUEOLÓGICO QUE NESTA REGIÃO TEM SIDO ACHADO"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_do_Senhor_da_Pedra

Dizem ser a única igreja virada de costas para o mar.
Esta tem a fama de ser palco de inúmeros feitiços realizados nas suas traseiras e já vi algures aqui um relato de uma experiencia com um espírito.
A unica coisa que nunca percebi foi a historia da pegada...

Na praia?! Brutalissimo!!!  :o
Parece ser um local muito bonito.
Que história é essa da pegada?
Believe to see...

A primeira vez que ouvi falar nessa capela foi aqui, agora a segunda vez.
Agora vejo que é totalmente normal encontrem trabalhos de magia perto da capela.
Afinal de contas foi mais um espaço convertido do paganismo para o cristianismo, no paganismo existem muitas praticas mágicas que podem ser associadas a feitiçaria e linhagens do género.

Não irei morrer sem visitar essa capela ;)
Afinal de contas sou pagão  ;D hehehehe

Obrigado pelo post, fico à espera dessa História da "pegada"!
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

boa tarde. Aqui na zona do porto...esta capela é muito conhecida...principalmente para quem se interessa pelo oculto...
até ja apareceu no programa da sic "casos de policia" à uns anos atrás...
até a policia é chamada para lá ir...
há pessoa que rastejam pela praia até à capela...
em certas alturas do ano...as noites são de uma "animação"!!...

Cumprimentos

Gabriel

Citação de: gabrielcron em 13 julho, 2009, 21:32
há pessoa que rastejam pela praia até à capela...
Com que finalidade? Pagamento de promessas?

Trebalig

Citação de: IceBurn em 13 julho, 2009, 22:57
Com que finalidade? Pagamento de promessas?
Boa noite...
uns será para pagar promessas...por aquilo que sei...das historias que me contam...é pelo lado do "mal"...velas vermelhas...velas pretas...
pessoalmente nunca lá fui...mas conheço pessoas que la foram...e assistiram...quem tiver interesse em ir visitar a capela...durante o dia julgo nao haver "grandes movimentos" iguais aos que referi...à noite é que se torna pior...
mas em qualquer lugar religioso...ha quem o use para o bem e para o mal...
aquele tem a particularidade de estar num local diferente do habitual...
há até quem diga que é por estar tão perto do mar...e por se conseguir juntar os 4 elementos da natureza...
outros dizem que é para fazer "trabalhos" e lança-los ao mar...
enfim...há várias versões

cumprimentos

#7
Segundo dizem há lá uma pegada de incalculável valor, mas eu, sinceramente não vejo mais nada para além de uma deformação no cimento... :-X

Quanto aos rituais que lá se praticam... Velas e flores e cinza hão para lá com fartura, de manhãzinha. Nunca lá fui durante a noite, mas é algo que tenciono fazer.  ;)

Qual é a história dessa tal pegada?

Cumps  ;)
Believe to see...

Segundo consta, nas traseiras da capela está cravada a marca de uma ferradura na rocha, com explicações diversas para o facto:

- foi deixada por um burrito, no qual seguia montada a Virgem.
- o cavalo de D. Sebastião, numa manhã de nevoeiro.
- um Boi Bento, que por ali passou.

Mais não sei dizer, também estou a ver se alguém conhece a história...  ;)

bem eu já vivi ali perto e um dia estava eu triste de vida e fui dar um passeio na praia fui ate a praia do senhor da pedra derrepente vejo uma luzinhas e fui ver o k era, eram velas no chao e estava lá uma mulher com algo k parecia uma trança de cabelo enorme e estava a levantar akilo para o ceu bem lá xeirava muito mal havia pedras em circulo, quando me ia a virar para correr dali apareceu alguem por traz de mim nao sei vindo de onde e disse-me muito baixinho
-nao vires costas vai-te enbora e anda de costas ate nao veres nada do k ves aki .
eu cheinha de medo nao virei e andei de costas como me tinham dito essa pessoa andou comogo tambem mas sempre atraz de mim kaundo ja nao via mais nada voltei-me e olhei para kem me tinha dado o conselho, era um senhor muito sereno os olhos dele transmitam uma paz enorme ele disse k se eu me voltasse o bruxedo poderia cair sobre mim e disse para nunca mais lá voltar pois sabia k eu estava fraca de espirito e nao estava preparada.disse tambem k akele lugar nao era bom pois fazia-se muitas coisas más nakele lugar era um lugar negro.esse senhor cujo nome era daniel fiu o k me disse k eu teria algo de importante a fazer com crianças.bem nunca mais lá voltei e mudei de casa.mas eide lá voltar porque ja me sinto preparada.talvez encontre o senhor daniel outravez...

Essa capela é relativamente perto de minha casa nunca a visitei mas agora fiquei mais interessado quanto á pegada a única historia que conheço é da senhora da Nazaré
Cumps


estava a dizer que a única historia que conheço de uma pegada é na senhora da Nazaré
a lenda que a senhora da Nazaré apareceu a um caçador a cavalo evitando que ele caísse por um penhasco e diz-se também que ficou a pegado do cavalo na pedra
cumps

Também há uma lenda semelhante no cabo espichel (penso que as pegadas existem mesmo mas são de dinossaurios).
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.