Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.456
Total de tópicos
26.916
  • “Pulseiras do equilíbrio”, Power Balance, não funcionam
    Iniciado por maryn
    Lido 6.331 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Segundo seus vendedores, as "pulseiras do equilíbrio" funcionam porque "contêm embutidos dois hologramas quânticos de Mylar programados com frequências que interagem naturalmente com o campo eletromagnético do corpo humano". Mas será que funcionam mesmo?

Um estudo com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, demonstrou que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio. Comandado por Jesús Javier Rojo, médico e professor, o estudo envolveu estudantes e duas provas de equilíbrio, com e sem a pulseira, que foram fornecidas pelas própria companhia que as vende.

Aqui está o detalhe importante: foi um estudo "duplo cego", onde nem os estudantes nem os realizadores do experimento sabiam quais pulseiras continham os "hologramas quânticos" e quais os tinham removidos. Isso só seria descoberto depois. Os testes de equilíbrio foram de apoio monopodal e Romberg forçado, e "uma vez terminada a tomada de dados, realizou-se um estudo estatístico para ver se havia efeito em ostentar a pulseira com ou sem o holograma ou se o efeito, se existisse, seria placebo. Os resultados indicam que a pulseira não tem nenhum efeito", conclui Rojo em declaração ao jornal El País.

Em quase todos os países onde está sendo vendida, cientistas e médicos opinam claramente como as pulseiras do equilíbrio – que são vendidas por outras marcas também, como "Biolectik" – não funcionam. Aí se incluem Portugal e Austrália.

No Brasil, o quadro do Fantástico, "Detetive Virtual", já expôs as pulseiras e explicou os "testes de equilíbrio" usados para vendê-las:

Detetive Virtual - Pulseiras Power Balance

Como nota o físico Marco Moriconi, a forma como a força é aplicada na pessoa sendo testada – seja diretamente para baixo, ou de forma inclinada – pode responder por que algumas pessoas com e sem a pulseira conseguem se equilibrar ou não. Note que esses testes não são duplo cegos: tanto a pessoa quanto o "experimentador", que na verdade é o vendedor, sabem quando a pulseira está ou não sendo usada.

Esse truque para "diagnosticar" e manipular resultados é em verdade anterior às pulseiras do equilíbrio, e vem sendo explorado por curandeiros na forma da "Kinesiologia Aplicada" (em inglês), uma espécie de "teste de músculos" sem fundamentos científicos criada em 1964, na qual o terapeuta pode obter qualquer tipo de diagnóstico que deseje e fazer com que o paciente acredite que foi realmente diagnosticado.

Como explicar o sucesso de pulseiras que não funcionam? Marketing e muito dinheiro. Diversas personalidades internacionais como Shaquille O'Neal, Cristiano Ronaldo e mesmo esportistas brasileiros como Rubens Barrichello usam e promovem a pulseira, provavelmente em contratos de publicidade.

Fonte: cepticismo Aberto
Eu, eu e eu, mai nada! :P

#1
Estas pulseiras são vendidas como outrora o foram outras (denominadas como pulseiras magnéticas) que se destinavam a curar as dores, o reumático etc. Para quem as compra o seu efeito é de placebo.

Eu lembro-me dessas pulseiras, se não estou em erro, eram anunciadas na TV, com um anúncio apresentado por António Sala...
Houve uma grande febre em volta disso, houve vizinhas minhas que compravam essas coisas... :)
Mas vamos admitir, essas pulseiras fazem muitíssimo bem a alguém: a quem teve a ideia de as criar e vender, pois tá a enriquecer!!!  :laugh:


Citação de: oculto em 26 agosto, 2010, 11:43
Estas pulseiras são vendidas como outrora o foram outras (denominadas como pulseiras magnéticas) que se destinavam a curar as dores, o reumático etc. Para quem as compra o seu efeito é de placebo.


Aqui fica uma foto para quem não conhece as ditas:



Pessoalmente não acredito muito nisso, especialmente as que são vendidas por aí a 5€.

Eu, eu e eu, mai nada! :P


Eu também não acredito mas o certo é que existe muita gente a usar-las...

Raedon
Citação de: OvniTuga em 23 setembro, 2010, 22:27
Eu também não acredito mas o certo é que existe muita gente a usar-las...

Se eu me lembro de andar um dia com a braguilha das calças abertas e vira moda, um dia depois todo o pais anda :S

Portugal é mesmo assim!



AndreiaLi

 :laugh:para mim quem inventou essas pulseiras foi um génio..quanto ao que elas podem fazer de bem ou nao...para mim é mais um placebo..mas quem sou eu

AndreiaLi
É mesmo, nao passa de um efeito placebo, semelhante a determinados farmacos feitos apenas com açucar entre outras coisas acreditando as pessoas que lhes irá fazer bem, que irão ter um efeito positivo acabando assimpor funcionar. O acreditar e a vontade estão na mente.

Mas alguém se admira mesmo de não funcionarem? ;D

Haha, agora quase toda a gente que tinha uma diz que "ah deram-me"  ::)