Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Espadas
    Iniciado por Moon*
    Lido 5.763 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Moon*


"A palavra espada é normalmente usada para se referir a uma série de armas brancas longas, formadas por uma lâmina e uma empunhadura; abrangendo, por extensão, objectos como o sabre, o florete, o gládio, o espadim e a katana, dentre outros. A espada, na verdade, é formada por uma lâmina comprida, normalmente recta e pontiagudo, de metal, com gume em ambos os lados.


Histórico

Durante muito tempo, a espada foi a principal arma para combate corpo-a-corpo, sendo usada tanto pela Infantaria quanto pela Cavalaria. Mesmo com o advento das armas de fogo, continuou a ser usada como instrumento bélico.

Apesar de algumas unidades hipomóveis de polícia ainda adoptarem a espada (inclusive para praças), actualmente ela é principalmente um elemento simbólico. Em celebrações militares, representa a justiça e autoridade do oficial nas Forças Armadas. Em artes marciais, a prática do manejo da espada é um veículo para o desenvolvimento espiritual. Finalmente, há também o lado desportivo, representado por disciplinas como a Esgrima e o Kendo.


No Mundo


Dependendo do país, as espadas podem ter formatos e tamanhos diferentes. No Japão, ela é conhecida como katana; as espadas japonesas são feitas artesanalmente e podem levar até um ano para ficarem prontas, contudo seu corte e peso são precisos para que seja possível manejá-las com facilidade.

A comparação entre peças históricas do Ocidente e do Oriente mostra precisamente o contrário, no entanto. A espada foi popularizada, principalmente, pelos livros de histórias medievais.


A espada na Idade Média

A espada era o instrumento bélico favorito na Idade Média (seguido pelo arco e pela lança). É uma arma de curto alcance e, pelos conceitos da época, bem perigosa. A espada era utilizada em larga escala nessa época, nas Guerras Santas, as batalhas contra os mouros.


A espada e suas características

Normalmente usava-se uma espada curta e direita. Porém, havia muitos outros tipos de espada com diferentes características. Por exemplo, uma espada larga teria maior poder de ataque, mas já seria mais lenta que uma espada mais fina. Uma katana seria bastante boa e teria uma vasta combinação de ataques, devido à sua lâmina de um gume, mas não é boa para estocar. Um florete só serve para estocadas, pelo que só dá para atacar horizontalmente. Uma espada comprida seria boa para atacar ao de longe, mas é pouco ágil e um bocado lenta, além de difícil manuseio. Uma espada curva com a ponta pesada (cimitarra) é boa para atacar um oponente de cima para baixo, mas é muito lenta. Um punhal, embora não seja muito grande é bastante ágil.



Tipos de espada

Espada de uma mão

Espada usada desde à antiguidade até a Baixa Idade Média. Dentre elas podemos destacar o gládio, spatha, e os modelos encontrados no período medieval.


Espada longa

Espada usada na Baixa Idade Média até o Renascimento. Existiam vários modelos de espada longa europeia, começaram a ser usadas para vencer as armaduras no final das cruzadas, no auge da era das armaduras de placas, era usada como uma mini lança, e acabou sendo usada também por civis.


Montante

Espada usada no Renascimento para atacar formações de cavalaria e lanceiro. É também conhecida como Espada de Lamina Larga devido á alguns tipos desta espada terem a lâmina com a espessura mais elevada, estavam entre as mais pesadas das Armas Brancas brandidas por um só homem num campo de batalha nas antigas guerras medievais.



Rapieira


Espada desenvolvida no Renascimento que se tornou muito popular devido aos mestres italianos.


Florete

Espada longa e fina, utilizada na esgrima. Exige muita habilidade do espadachim uma vez que a forma de ataque eficiente, devido à constituição de sua lâmina (cilíndrica e extremamente afiada na ponta), seria a estocada.


Sabre

Arma de Cavalaria, lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. Seu comprimento era suficiente para atacar tanto soldados desmontados quanto montados. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume de um lado e ainda um terço do lado oposto (o chamado "falso gume").


Katana

Arma-padrão dos samurais para a prática do Kenjutsu, tem gume apenas de um lado e sua lâmina é ligeiramente curva.
Existem katanas que possuem a lâmina reta para facilitar a sua ocultação, utilizadas por ninjas. Essas katanas tinham a guarda (tsuba) quadrada e podiam ser utilizadas como apoios para ajudar a pular muros.
Dependendo do tamanho, as katanas eram classificadas como daito, katana ou wakisashi. O conjunto de espadas utilizado por um samurai chamava-se daisho e consistia em uma katana e um wakisashi.
Há ainda um tipo de Katana chamada Nodachi, cujo comprimento varia de 120 a 175 centímetros, sendo assim uma espécie de equivalente oriental da Montante


A espada de perto

A espada é formada por uma lâmina de metal recta, com gumes dos dois lados e uma ponta. Essa lâmina era fixada no cabo da espada, feito de metal ou madeira; normalmente o cabo era grande o suficiente para que pudesse ser segurado com as duas mãos, diferentemente do que é visto nos filmes e jogos. A espada tem seus caminhos, forças e usuários. Sua dimensão é variável, comportando a origem do metal, forja, força efectiva e maneabilidade.

Outrora, mestres forjadores europeus, árabes e orientais estabeleceram as regras principais da lâmina: concisa, formato variável, tenaz, durável ao combate. Diversos materiais e feitos deram forma ao objeto marcial, do bambu ao titânio. Seu significado permanece forte na História Antiga e Moderna."

Fonte: Wikipédia

Excelente tópico!!! :)

Moon*
São sem dúvida muito bonitas e algumas pesadas. Já tive a possibilidade de fazer esgrima e gostei bastante. Penso que já tenha tocado em quase todas as espadas que falei e algumas é necessário ter pulso e braço pois são pesadas.

#3
Espadas sempre foi dos objectos "armas" que sempre apreciei, mais pelo valor artístico e pelo simbolismo romântico, do que por outra coisa... :)
Há algumas que são verdadeiras obras de arte...

Citação de: Moon* em 16 julho, 2010, 12:54
São sem dúvida muito bonitas e algumas pesadas. Já tive a possibilidade de fazer esgrima e gostei bastante. Penso que já tenha tocado em quase todas as espadas que falei e algumas é necessário ter pulso e braço pois são pesadas.






AndreiaLi
#4
Muito bom tópico, bela ideia  :D

São mais pesadas do que parecem sim... muito mais lol. As katanas para mim são as mais lindas. As que menos gosto sempre foram os floretes (de aspecto) mas isso não quer dizer que não goste deles claro. Não me importava nada de experimentar esgrima, tens sorte.

Adorei o topico!  ;)
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

são muito bonitas,sim senhor ;)

Tenho uma espada que é uma recordação do meu pai, ele ofereceu a ao meu falecido avô á cerca de 40 anos atrás.
Assim que puder, coloco uma foto da mesma aqui.
Tem umas escritas e uns desenhos um tanto estranhos, só é pena estar um pouco enferrujada.
Bom tópico.

Cumprimentos
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

adoro espadas! o meu bisavô tinha uma colecção magnifica  :) é pena terem sido vendidas, juntamente com a sua casa, que era um autentico museu  :)

beijinho*
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

Moon*
Citação de: Ghost.Hunter em 17 julho, 2010, 02:43
Tenho uma espada que é uma recordação do meu pai, ele ofereceu a ao meu falecido avô á cerca de 40 anos atrás.
Assim que puder, coloco uma foto da mesma aqui.
Tem umas escritas e uns desenhos um tanto estranhos, só é pena estar um pouco enferrujada.

Aguardamos fotos.


AndreiaLi
O Aizen tem uma katana. É pesadita, inicialmente custou-me a pegar nela só com uma mão mas agora já vou conseguindo razoavelmente...

Moon*
Citação de: AndreiaLi em 20 julho, 2010, 02:04
O Aizen tem uma katana. É pesadita, inicialmente custou-me a pegar nela só com uma mão mas agora já vou conseguindo razoavelmente...

Será caso para dizer "és um perigo"?  :laugh:

AndreiaLi

Aqui está a espada que o meu pai deu ao meu avô á cerca de 40 anos atrás, vinda de Espanha.


Imagem 1


Imagem 2                                                Imagem 3


Imagem 4                                          Imagem 5


Imagem 6 - Frente                                                     Imagen 7 - Verso

Já agora, se alguém conseguir traduzir o que diz nas imagens 6 e 7 agradeço :D

Cumprimentos :)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Moon*
Muito interessante. Do que consegui compreender fala de Itália e de alguma vitória ocorrida, mas não sou conhecedora da língua morta.
Pode ser que alguém conheça latim.