Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Crucificação de Osiris.
    Iniciado por mysterium coniunctionis
    Lido 6.702 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá!

Marthe de Chambrun Ruspoli conta  no seu livro "L'Epervier Divine" uma historia assaz curiosa
e que segundo vários historiadores serviu de base ao que se chamaria  "Operação Jesus"
Assim ,fazendo uma breve introdução, sabemos que Osiris Isis e Horus eram os nomes Gregos de uma trindade  de divindades do Egipto,Osiris era esposo de Isis e Horus era filho destes.
Os irmãos de Osiris não gostavam dele e Seth,ou Typhon,com ajuda dos restantes irmãos,mata-o crucifica-o espalha seus membros pelos quatro cantos da terra,Isis mais tarde recupera-o
e consegue egendrar um filho cujo nome é  Horus o Falcão Divino.
Pessoalmente aqui vejo,a passagem da humanidade da fase nomada e pastoril á fase agraria e sedentarizada, e porquê!?
Porque no periodo pastoril,nómada as Deusas eram na hierarquia mais importantes que os Deuses.
Era-lhes atribuído o papel principal,pois verificavam que era das fêmeas que nasciam os animais e os Humanos,logo era a elas ,ás Deusas,que era implorada todas as necessidades para subsistência.
O macho era ao mesmo tempo visto como pai,filho,amante,papel segundario que podia ser substituído por qualquer um ,mesmo quanto as suas funções.
Quando da sedentarização,a Mãe já é a Natureza,a Terra aravél,mas os seus filhos são mortos espalhados na terra e ressuscitam ,tal como um grão de trigo...
Eis o que é que realmente nos dizem os mitos em que a ressurreição é "centro" da historia,a passagem á sedentarização,não esquecer que o delta do Nilo foi e é,muito fértil.
Mas vamos á nossa Historia.
O PAPYRUS DE ANI E O PAPYROS HUNEFER chamam a Osiris "Senhor de Justiça(Maat)Senhor Santo"
Falam da serpente humana,SATA dos filhos das trevas,da paixão de Osiris,depois de uma ceia no decurso da qual "o rei distribui o pão e as carnes consagradas em seu nome como o Senhor do  Alimento divino.
Este Senhor Santo passou em seguida a sua taça a cada um".Segundo o Papyrus de Ani cap.XVII e texto da piramide de Teta.
"Osiris sabe que chegou a sua hora e que viveu o seu tempo de vida...Osiris tem medo.Osiris tem horror a andar nas trevas...Aqueles que se querem desfazer de mim fazem-me mal e são os filhos das trevas...,diz..."(texto da piramide D`Unas e do Papyrus de Hunefer cap.XVII
"Pai de Osiris!Aton nas trevas!Leva Osiris para o teu lado".
Depois quando o "inimigo" vem capturar o Messias Egípcio ,Osiris diz:
"Eu sou o vosso Senhor.Vinde e tomai os vossos lugares nas minhas fileiras.Eu sou o filho do vosso senhor ,e vóz pertenceis-me  pelo meu divino Pai que vos criou.Eu sou o Senhor da vida"
(Papyrus de Nu cap.XL)
É isto que Jesus dirá dois mil anos mais tarde.

Papyrus De Hunefer cap.LVII:
"Possam a minha carne e os meus membros não ser retalhados por facadas!Que eu possa não ser fustigado"(Jesus foi fustigado).
Papyrus de Nu cap.L e XLII:
"Oh,fortificai-me contra os assassinos do meu Divino Pai.Ninguem me arrastará pelos Braços!
Ninguém me agarrará violentamente as mãos"(Jesus implorará a seu Pai e será tratado da mesma forma)
Papyrus de Any pag.32:
"As mãos de Osiris são as mãos de BA_Neb_Tatu",(o carneiro,senhor do sacrificio),Jesus é o Carneiro Pascal.
E tal como Jesus Osiris é crucificado numa cruz formada por um tronco de sicomoro,sobre a qual um madeiro é disposto horizontalmente,a sua cruz chamava-se TAT.
Papyrus de Paris cap.CLXXX:
"Oh!não me amarreis á vossa cruz de morte!Não me arrasteis até ao lugar onde os meus inimigos imolam."
Papyrus de Kerasher,cap.IV-9:
"Possa eu não ter os braços garrotados!Possam as minhas mãos não ser agarradas!"
Texto da Piramide de Pépi II:
"Saudo-te ó Sicomoro grande cruz,Companheiro de Deus.O teu peito toca o ombro de Osiris" 
As mãos e os pés de Osiris estão presos á arvore.
"Eu sou aquele que ligou as suas mãos e causou a sua morte"
Papyrus de Any cap.CXLVII-3:
"Cheguei e tirei aquela coisa ofensiva(a coroa de URERET)que estava sobre Osiris.coloquei a coroa Atef(coroa de seu pai)no lugar da coroa talhada de Ureret.Aliviei a dor de  Osiris.Sustive o suporte de  seus pés"
Piramide de PEPI II.:
"Pepi vem para ti ,Osiris!Possa ele limpar a tua cara"(repetindo quatro vezes)
Papyros de Amenhotep cap.CXXX :E perto da morte o Deus murmura:
"Meu coração!Minha mãe!Meu coraÇão!Minha mãe!"
.....
É dificil não establecer uma aproximação entre a crucificação de Osiris e a de Jesus.
É de crer que a primeira fabula tenha servido de modelo á segunda
Alem de mais é mais uma versão da morte de osiris.



Este titulo foi editado devido a conter erros ortográficos. Por favor utilize o corrector ortográfico do fórum. Obrigada.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

AndreiaLi
#1
Não, Seth era o único dos irmãos que "não morria de amores" por Osiris. Seth matou-o com a ajuda dos seus seguidores, os Sethians.


Sim, em alturas primordais a mulher tinha um papel de destaque marcadamente diferente do papel actual.

A continuidade da vida é uma constante, para aqueles que assim têm uma alma imortal. Maa't é o nome dado ao Principio da justiça, difere de Osiris (que outrora foi sim conhecido como Green King, Rei verde).



A sua pena era determinante na altura do julgamento, da pesagem do coração. Se ele fosse mais pesado que a sua pena, um terrivel monstro devoraria o coração do julgado.



Imensas comparações podem ser feitas entre religiões. Investigando a fundo se verá, que todas coincidem com a mais antiga religião de todos os tempos, a instituída no Kemet.

um pequeno reparo. Não é Hora. é Horus, ou Heru.


#3
"...Auxiliado por 72 conspiradores, Seth convidou Osíris para um banquete. No decurso do banquete, Seth apresentou uma magnífica caixa-sarcófago (ataúde) que prometeu entregar a quem nela coubesse. Os convidados tentaram ganhar a caixa, mas ninguém cabia nesta, dado que Seth a tinha preparado para as medidas de Osíris. Convidado por Seth, Osíris entra na caixa. É então que os conspiradores, sits, servos do proprio Seth trancam-na e atiram-na para o rio Nilo. A corrente do rio arrasta a caixa até o mar Mediterrâneo, acabando por atingir Biblos (Fenícia). Ísis, desesperada com o sucedido, parte à procura do marido, procurando obter todo o tipo de informações dos que encontra pelo caminho. Chegada a Biblos Ísis descobre que a caixa ficou inscrustrada numa árvore que tinha entretanto sido cortada para fazer uma coluna no palácio real. Com a ajuda da rainha, Ísis corta a coluna e consegue regressar ao Egito com o corpo do amado, que esconde numa plantação de papiros..."
wikipedia.
Hórus (ou Heru-sa-Aset, Her'ur, Hrw, Hr ou Hor-Hekenu) é o Deus dos céus.
Perfeito Andreia, tuas considerações.
Não existe Evolução de Espécie sem Manipulação Genética.

#4
Há mais, e a questão de quem copiou quem, é considerável ..  ;D
Por exemplo :

Quetzalcóatl (587 A.C. ) México

Venerado por astecas, toltecas e maias, seu nome combina "quetzal" (uma ave nativa, com belas plumas) e "cóatl" (serpente).

Também nasceu de uma mãe virgem para livrar os homens dos seus pecados. Foi baptizado na água, ungido com óleos e jejuou por 40 dias. Crucificado entre dois ladrões, renasceu e subiu aos céus.

Esus ( 834 A.C. ) Bretanha

Nasceu da virgem Mayence, hoje representada como uma santa envolta em 12 estrelas e uma serpente aos pés.  ( 12 estrelas? Foi daí que se inspiraram para criar os 12 apóstolos de Jesus?)

Foi crucificado num carvalho, considerada "a árvore da vida", entre um elefante (que simbolizaria a magnitude dos pecados da humanidade) e um cordeiro (alusão à pureza de quem se oferece para o sacrifício divino).

O poeta romano Lucano (39-65) não estabelece de que maneira Esus (essa é a grafia correcta) teria morrido.

Mitra (persa romano) 1200 a.C

Nasceu dia 25 de Dezembro; nasceu de uma virgem; foi baptizado; teve 12 discípulos; praticou milagres; morreu crucificado; ressuscitou no 3º dia...

Attis (Frígia – Roma) 1200 a.C.

Nasceu dia 25 de Dezembro; Nasceu de uma virgem; Foi crucificado, morreu e foi enterrado; Ressuscitou no 3º dia...

Bali (Índia 725 A.C. )

Segundo o historiador Godfrey Higgins, a cidade de Mahabalipore, na Índia, traz registos dessa crucificação, que também teria servido para limpar os nossos pecados.

"Bali" significa "Segundo Senhor" , ele integrava uma trindade que compunha um só Deus. Era cultuado como Deus e como filho Dele.

Indra (Tibete 725 A.C.)

A sua mãe, virgem, era negra. Indra também. Acreditava-se que ele tinha poderes extraordinários, como prever o futuro, andar sobre as águas e levitar. ( Jesus também caminhara sobre as águas)

Indra era um deus guerreiro, que não pregava a paz, e defendia que a castidade era o único caminho para se tornar santo.  


Krishna (Índia 900 A.C. )

Tem muitos pontos em comum com Jesus. Segundo textos hindus, como o Bhagavata Purana e o Mahabaratha, o seu nascimento estava previsto num livro sagrado.

Para evitar que a profecia se concretizasse, o governante da região mandou matar todos os recém-nascidos. A sua mãe era uma virgem de origem humilde, que recebeu a visita de pastores quando deu à luz. ( muito semelhante á história de Jesus! Mas Krishna surgiu muito antes de Jesus )

Krishna peregrinou por regiões rurais dando sermões, curando doentes e operando milagres, como a multiplicação de peixes. Recomendava aos discípulos que amassem os seus inimigos.

Segundo alguns relatos, teria sido crucificado , assim como Jesus, entre dois ladrões e aos 33 anos. Ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus, mas avisou que ainda voltaria à Terra. Numa segunda versão dos factos, Krishna teria sido vítima de flecha, aos 125 anos.

Sakia (Índia 600 A.C.)

Nasceu para expiar os pecados do mundo e a sua mãe era chamada pelos seus seguidores de Virgem Sagrada. Assim como Jesus, operou milagres e curou doentes.

Foi tentado pelo diabo e deixou mandamentos como "não matarás", "não roubarás", "não pecarás", "não cometerás adultério" e "não mentirás". Ficou eternizado pelo símbolo da cruz. ( mais uma divindade com história idêntica à de Jesus, mas que surgiu muito antes! )

Existem outros deuses com características muito semelhantes a estes:

Adad de Asiría , Hércules da Grécia , Baal de Fenicia , Beddou do Japão , Deva Tat da Tailândia , Jao de Nepal , Salivahana de Bermudas , Thor da Mitologia Nórdica .

;D  ;D
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

O interessante nestas lendas e mitos é que surgem em povos que supostamente não contactaram entre si, que estavam distantes e tinham tradições religiosas distintas.

É necessário ter em conta que praticamente todos os povos têm lendas associadas a um dilúvio universal, provocado pelos deuses para castigar a Humanidade. Depois do dilúvio os sobreviventes deram origem às actuais raças humanas. Como é possível que povos tão distantes e tribos sem contacto entre si tenham uma lenda em comum, com pormenores em comum?

Foi a partir destas extraordinárias coincidências que Carl Jung estabeleceu o conceito de inconsciente colectivo.

Outras questões se levantam. Um povo do interior de África que venerava a estrela Sirius representava-a há muitos milhares de anos como um sistema binário. Tal foi provado apenas pela ciência moderna. Sirius é e foi venerada por diversos povos.



C'est dans l'air.

chacalnegro
Acrescento ainda que, no Antigo Egipto,  terra não é uma divindade feminina, mas o deus Geb, consorte de Nut a deusa do céu.

O Cristianismo não «copiou» nada. O conhecimento ocultista/esotérico/religioso é só um. O problema está na teologia da Igreja Católica, das seitas cristãs ou do islamismo. Está na especulação intelectual e na cegueira e superstição das grandes religiões. O cristianismo primitivo não era nada disto em que se transformou o cristianismo moderno, cheio de dogma, mentira, hipocrisia ou intolerância.

Para perceber o cristianismo seria útil falar do platonismo ou dos essénios. Está aí parte da chave.

Outra parte da chave passa por perceber as alegorias do Novo Testamento. Que a Igreja rejeita, e quem as estuda «blasfema», ou ia para a fogueira, noutros tempos. Veja-se o que sucedeu aos Templários ou aos Cátaros, bem como aos gnósticos do Império Romano.

O cristianismo puro é pagão.
C'est dans l'air.

#8
Citação de: Stalker em 10 junho, 2012, 13:05
Olá, Gens. No que se toca ao Paganismo creio que tens razão. O maior exemplo disto é a celebração do 25 de Dezembro o nascimento de Jesus Cristo. Contudo, tenho de te dizer que a Biblia é uma livro estratégico, foi pensado e elaborado de forma consciênte para a manipulação e controlo. Os Essénios nunca me fascinaram e sei pouco sobre o seu conhecimento. Podes fazer um resumo rápido s.f.f? Para eu entender ao que te referes especificamente.

A Bíblia não foi feita originalmente para controlar ninguém. Tudo o que lá está escrito tem uma explicação esotérica/ocultista.

Quem utilizou a Bíblia para controlo foram os sacerdotes judeus, a Igreja Católica ou os protestantes, que ignoraram os erros de tradução, as alegorias e a metáforas, interpretaram à letra e impuseram de modo criminoso a morte e a ignorância às populações ao longo da História. Seria como os gregos compilarem os seus mitos num livro, e depois levar aquilo tudo à letra e impôr à população. Quem escreveu os livros da Bíblia não tem culpa nenhuma, a sua intenção não era essa. Quem veio depois é que distorceu o objectivo do conhecimento bíblico.

Quanto aos essénios.

Era uma seita do povo judeu que não se dava com o resto dos judeus. Defendiam a igualdade de direitos entre homens e mulheres, e as mulheres podiam ser sacerdotisas. Organizavam-se em grupos de 12, e cada grupo tinha um chefe, sendo que o chefe era escolhido pela sua elevação espiritual e sabedoria. Viviam no deserto, pois eram descriminados pelo resto da população. Desprezavam os bens materiais e defendiam a igualdade, a abolição das tribos e a amizade e os casamentos entre pessoas de diferentes povos, tribos ou condição social. Estudavam ocultismo e esoterismo e diz-se que curavam com as mãos e com a aplicação de argilas. Refiro que ainda hoje em dia a lama do Mar Morto é utilizada para tratar várias doenças. Tal como os pitagóricos eram vegetarianos e opunham-se ao sofrimento animal.
C'est dans l'air.

chacalnegro
Citação de: Stalker em 10 junho, 2012, 12:19
Sim. Concordo contigo. Ao contrário do que vemos hoje em dia em Wicca, onde a Terra é a Deusa Mãe, energia feminina. No Antigo Egipto era diferente, Geb é o Deus da Terra, a terra é energia masculina e o céu feminina – Nut.

No Antigo Egipto e na Península Ibérica  ;)

chacalnegro
Citação de: Stalker em 10 junho, 2012, 15:30
Interessante, chacalnegro....

É que algumas pessoas do Antigo Egipto estão atualmente incarnadas na Península Ibérica.. Gostei do promenor. ;)

Bom,  reencarnção é para quem acredita... ;) Mas voltando à P. Ibérica, há semelhanças incriveis.

Citação de: chacalnegro em 10 junho, 2012, 15:33
Bom,  reencarnção é para quem acredita... ;) Mas voltando à P. Ibérica, há semelhanças incriveis.

E desenvolverem um bocadinho mais sobre essas semelhanças, hein!! :)
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"

chacalnegro
#12
Citação de: Gens em 10 junho, 2012, 12:31
O Cristianismo não «copiou» nada. O conhecimento ocultista/esotérico/religioso é só um. O problema está na teologia da Igreja Católica, das seitas cristãs ou do islamismo. Está na especulação intelectual e na cegueira e superstição das grandes religiões. O cristianismo primitivo não era nada disto em que se transformou o cristianismo moderno, cheio de dogma, mentira, hipocrisia ou intolerância.

Para perceber o cristianismo seria útil falar do platonismo ou dos essénios. Está aí parte da chave.

Outra parte da chave passa por perceber as alegorias do Novo Testamento. Que a Igreja rejeita, e quem as estuda «blasfema», ou ia para a fogueira, noutros tempos. Veja-se o que sucedeu aos Templários ou aos Cátaros, bem como aos gnósticos do Império Romano.

O cristianismo puro é pagão.

Lamento Gens, mas o cristianismo copiou sim os mitos mediterrânicos para fundamentar a divindade de Jesus. Quanto ao platonismo e movimento essénio, tens toda a razão. A "doutrina" essénia está eivada de platonismo e bem como os ensinamentos de Jesus (ou não tivesse passado ele a sua infância, provavelmente em Alexandria. Quanto aos templários e aos cátaros, em primeiro lugar não têm uma génese partilhada e as suas bases doutrinárias são batante diferentes. Os cátaros foram perseguidos por defenderem ideias maniqueístas absorvidas provavelmente dos paulicianos. Os paulicianos não foram pereguidos tão ferozmente como o cátaros e subsistem até hoje em pequenos grupos na Bulgária.
O templários, por seu turno, foram exterminados por motivos económico e porque formaram um estado supra-nacional que punha em causa o poder da Igreja e dos reis dos países onde estavam instalados.

O Cristianismo puro não é pagão nem deixa de o ser. Mas a qual te referes enquanto "cristanismo puro"? Aos monofisitas, aos gnósticos, ao trinitários (que tiveram a sorte de "vencer" o concílio de Niceia), aos maronitas, aos coptas, aos priscilianistas, ao valentinianos e a tantos outros que apareceram entre o sécs. I e III?

Citação de: Gens em 10 junho, 2012, 14:03

Quem utilizou a Bíblia para controlo foram os sacerdotes judeus, a Igreja Católica ou os protestantes, que ignoraram os erros de tradução, as alegorias e a metáforas, interpretaram à letra e impuseram de modo criminoso a morte e a ignorância às populações ao longo da História. Seria como os gregos compilarem os seus mitos num livro, e depois levar aquilo tudo à letra e impôr à população. Quem escreveu os livros da Bíblia não tem culpa nenhuma, a sua intenção não era essa. Quem veio depois é que distorceu o objectivo do conhecimento bíblico.




Até pode ser, mas poder-se-á afirmar isso com toda a segurança quando for encontrada a versão original da Bíblia. Até lá tudo o que for dito sobre o assunto é mera especulação

Citação de: Gens em 10 junho, 2012, 14:03
Quanto aos essénios.

Era uma seita do povo judeu que não se dava com o resto dos judeus. Defendiam a igualdade de direitos entre homens e mulheres, e as mulheres podiam ser sacerdotisas. Organizavam-se em grupos de 12, e cada grupo tinha um chefe, sendo que o chefe era escolhido pela sua elevação espiritual e sabedoria. Viviam no deserto, pois eram descriminados pelo resto da população. Desprezavam os bens materiais e defendiam a igualdade, a abolição das tribos e a amizade e os casamentos entre pessoas de diferentes povos, tribos ou condição social. Estudavam ocultismo e esoterismo e diz-se que curavam com as mãos e com a aplicação de argilas. Refiro que ainda hoje em dia a lama do Mar Morto é utilizada para tratar várias doenças. Tal como os pitagóricos eram vegetarianos e opunham-se ao sofrimento animal.

Mais uma vez lamento, mas as coisa não são bem assim.
1º Os essénios são oriundos da classe sacerdotal e exilaram-se no deserto por descontentamento em virtude da atitude corrupta nas nomeações quer, do sumo-sacerdote do templo de Jerusalém quer da corte sacerdotal, cargos usurpados pelos príncipes macabeus. Por outro lado recusavam veementemente as influências helénicas na sociedade judaica da época, vista como uma corrupção de costumes, mas tão queridos à elite governante.

2º Não viviam mulheres entre os essenios. Havia sim, grupos de mulheres de filiação essenia, provavelmente Mariamne (Maria Madalena?) era mestra de um desses grupos, fazendo fé do túmulos de Talpiot. Nesse sítio existe o ossário de Mariamne "mara" (mestra), entre outros, nomeadamente os de Maria e Jesus, filho de José.
Não viviam mulheres na comunidades maculinas. Esse dado foi veiculado pela escavação de um cemitério adjacente a Qumram nos anos 40, em que estavam presentes, de facto, esqueletos de mulheres. No entanto, verificou-se que esse mesmo cemitério foi reutilizado na Idade Média por beduínos, sendo que os esqueletos femininos datarão dessa época.

3º Estudavam esoterismo/ocultismo, mas hebraico, profundamente marcado pela religião. Mas concordo que tenha grande influência platónica (e maniqueísta) e isso é visível, por exemplo, na oposição príncipe da luz/príncipe da trevas. Provavelmente Jesus e João Baptista abraçaram a dado momento a causa essénia. No entanto, os ensinamentos de Jesus transcendem subtancialmente quer o judaísmo ortodoxo, quer a doutrina essénia.

4º Não confundir zelotas com essenios; Masada com Qumram ;)

TinaSol
Bolas Chacal, ainda que incorrendo em infracção de off-topic  :-X, não leves a mal  ::) mas começo a desconfiar que comes uns livrinhos de História ao pequeno almoço... :-X

chacalnegro
Citação de: TinaSol em 12 junho, 2012, 17:39
Bolas Chacal, ainda que incorrendo em infracção de off-topic  :-X, não leves a mal  ::) mas começo a desconfiar que comes uns livrinhos de História ao pequeno almoço... :-X

Nada disso, nem gosto de ler... Só tenho boa memória para temas que me interessam ;D ;D