Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Sanatório de Valongo (Pentagrama)
    Iniciado por Ghost.Hunter
    Lido 16.529 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ora bem, como já muita gente sabe, existem alguns pentagramas por diversos locais no Sanatório de Valongo, contudo apenas conseguimos encontrar um.
Gostaria de saber o que para vocês significa, que significado teria na altura e para que servia concretamente.






Já pesquisei bastante sobre símbolos e pelos vários tipos de pentagramas existentes, podemos confirmar que este pentagrama teria um valor simbólico de "Protecção".

Que pensam vocês disto?

Cumprimentos


Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt


eu conheço o pentagrama como o nº7 mágico, o símbolo de Pitágoras, simbologia de reencarnação...


Protecção? Só se for por causa de ter a forma inversa ao pentagrama geócia, de acordo com uma dada seita/religião...
Mas o pentagrama pode significar muitas coisas, ex: cinco pontos, braços e pernas+cabeça= mente sã corpo são, ou podes pesquisar sobre Davinci.


Pode significar os  4 elementos e o quinto ponto ser a essência dos 4


Interpretações  vão haver muitas, pois o pentagrama tem muitos significados em diversas religiões ou crenças (os judeus tb têm muito esse símbolo! =D)

#2
Hiperligação removida

Apenas o pentagrama invertido é que está associado a práticas pagãs.


A fotografia, poderá muito bem ser um desenho decorativo numa parede.  ;)



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.

Não acredito em bruxas mas que elas existem, existem... ;)

é estranho sim .
mas o pentagrama não é invertido, por isso não é stânico.
agora que outro significado poderá ter, não sei.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Legan
inacreditavel...apenas te posso dizer que esse pentagrama e mesmo de Protecção,desculpa nao puder ajudar mais...
vou continuar a pesquisar

Citação de: jnetic em 23 junho, 2010, 22:50
Apenas o pentagrama invertido é que está associado a práticas pagãs.

O Pentagrama invertido não esta associado as praticas pagãs, mas as praticas que lidam com energias mais densas (vulgarmente chamadas de demónios).

Quanto aos significados existem vários, mas é referido de protecção por representar o homem perfeito onde o espirito ou as coisas de deus/divindade funcionam em harmonia com o material. Como há harmonia nada entra em caos e tudo é perfeito.

Uma imagem de um bem disfaçado.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»


Concordo com Ethlar (o pentagrama invertido é dos geócias e não dos pagãos!), mas acho que deveriamos  saber que religiões/povos por aí passaram ao longo dos tempos (celtas, judeus, wiccas, os gregos também tiveram cá, foram eles quem fundaram Lisboa por volta de 1200 a 1100 a.c, etc)


É preciso conhecer a História (com H grande) para entender o verdadeiro significado disso, os pentagramas são muito subjectivos em termos etnias/religiões.

Ghost conheces aí algum historiador/arqueologo ou algo que nos possa indicar quem aí possa ter passado?? ::)

Citação de: Jack Gordon em 24 junho, 2010, 11:56
Ghost conheces aí algum historiador/arqueologo ou algo que nos possa indicar quem aí possa ter passado?? ::)

Sei que estas terras estiveram cheias de romanos, mas o Sanatório foi construído entre 1932 e 1958. Ou seja, terá sido nesta data que terão inserido este pentagrama na parede.

Abraço ;)
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

Legan


Para mim ou é judaico, mas creio mais que seja dos wicca! ;) Isso do Valongo é em que districto?

Legan
nao e obrigatorio ter um circulo a volta do pentagrama ? e que assim parece que e apenas decoracao

deve-se ter apagado com o tempo... Talvez nem sempre seja obrigatório, olha o dos judeus  não tem circulo!  ;D

Legan

O circulo representa uma coisa sem principio nem fim, uma aliança, logo não é obrigatorio que esteja  circundar o pentagrama.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

aliança ou somente o síbolo de um ciclo ;)


Mas além de Judeus ou wiccas alguém tem outra ideia?? ::)