Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Mouras Encantadas
    Iniciado por Gens
    Lido 4.129 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Conhecem o fenómeno? Faz parte do nosso folclore as aparições de mouros e mouros encantados, em especial no Sul do país.

Supostamente antes de partirem, os mouros encantaram as suas filhas e os seus filhos mais jovens, juntamente com os tesouros, para que um dia quando recuperassem as terras perdidas pudessem resgatar as suas filhas puras, que assim não seriam violadas pelos portugueses caso os mouros perdessem as suas cidades e vilas. Regra geral, os encantamentos eram feitos em poços, noras, ribeiras, cisternas e castelos.

As aparições ocorriam todos os anos, regra geral na noite de São João, dia em que tradicionalmente as mouras saíam para se banharem de madrugada nas ribeiras do Sul de Portugal. A moura aparecia a jovens, e pedia ajuda para ser desencantada, em troca da perda dos óleos do baptismo. Se o jovem aceitasse, receberia todos os tesouros encantados. Também há relatos do aparecimento de crianças mouras encantadas.

Antigamente, era costume as mulheres irem lavar roupa para as ribeiras antes  do sol nascer, mas costumavam evitar os locais onde havia aparições de mouros e mouras encantadas.

Quem quiser saber mais sobre o assunto poderá ler a obra do século XIX feita pelo teólogo Ataíde de Oliveira, que recolheu várias lendas e relatos de aparições no Algarve.

Uma nota.

O vale da ribeira de Odelouca é uma região serrana praticamente desabitada na maior parte da sua extensão. No século XIX havia relatos da aparição de um ser estranho, em forma de ave. Quem ouvisse de madrugada os seus gritos teria desgraça certa, regra geral a morte de um amigo ou familiar. Quem penetrasse no vale de madrugada poderia mesmo ser morto pelo tal ser. Havia várias controvérsias sobre a natureza deste ser fantástico: moura encantada, alma penada, demónio, etc.
C'est dans l'air.

Sempre julguei que as mouras encantadas estavam mais relacionadas com a região de Trás-os-Montes, e Beira Interior  ::)

#2
Mas não, aliás os Mouros habitaram o sul do país, antes da zona do Tejo para sul ser conquistada pelos portugueses, eram os Mouros quem a tinham descoberto... daí o Reino dos Al-garves ;)

Ainda se faz, em Cacela-a-Velha as festividades das Noites da Moura Encantada :)

que eu saiba existem lendas e histórias de moiras necantadas em todo o pais.
Na minha zona de origem existem mesmo locais onde elas costumavam aparecer e ainda hoje são conhecidos e pouco frequentados.

Eu que o diga que um dia iamos acampar perto de um e tivemos de ir para outro local porque não nos deixaram acampar lá.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

#4

Fixe, levo as mouras como recordação! ;D



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


Gens, mais que a parte das mouras encantadas (que são, tal como disseste, muito comuns aqui no Sul), achei muito curiosa a tua referência à criatura do Vale da Ribeira de Odelouca.

Já tenho ouvido falar muito dela, mas nunca tinha ouvido a versão que era sob a forma de ave. Nas versões que me foi contada, seria uma raposa ou zorra berradeira / zorra urreira, que (pelo menos nas aldeias da Serra do Caldeirão que ficam na parte do Alentejo) ficou conhecida como zorra de Odelouca. A primeira vez que soube, foi-me contado por habitantes de São Barnabé (Almodôvar), em 2007, quando eu fiz uma disciplina optativa de Antropologia nessa zona. Disseram-me que só aparecia de 7/7 anos, outros disseram-me de 10/10... e que quem ouvisse e gozasse ou tentasse espantar aquilo, era perseguido por azares, ficava com sintomas depressivos, etc.

Parece que aparece em todo o vale e uma conhecida minha que estudou em Silves também ouviu falar por lá. Uns amigos dos meus pais moram em Estômbar, não muito longe da foz de Odelouca, e eles no entanto nunca ouviram falar dessa lenda. Pode ser que seja um folclore (ou não!) da zona mais serrana.

Olá!

Creio que existe já um tópico com o mesmo tema ao que já respondi.
O tema é recorrente na cultura IndoEuropeia.
Na nossa literatura temos uma criatura lendaria como a Dama Pé de Cabra bem contada por Alexandre Herculano nas "lendas e narrativas".

O mesmo Ser com propriedades nefastas para quem com ele de uma forma ou outra se cruzar é a famosa Meluzina a famosa serpente alada da mitologia Gaulesa,bem contada por Jean Dárras.

Os Grimm contam historias idênticas do folclore Germânico.etc.etc.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

O meu avô conta que em miúdo viu um pássaro gigante passar por ele quando foi à casa de banho à noite em quanto guardava o gado, isto na zona de Castro Verde. Muito interessante este tópico!

Citação de: Makawele em 07 novembro, 2019, 20:05
O meu avô conta que em miúdo viu um pássaro gigante passar por ele quando foi à casa de banho à noite em quanto guardava o gado, isto na zona de Castro Verde. Muito interessante este tópico!

Sei que já passaram 4 anos, mas se ainda usares este site; podes dar mais informações sobre isto? não será que era só uma ave normal do alentejo e ele confundiu por ser de noite? Houve outros dados/traços que ele tenha referido? Consegues saber mais?

obrigado desde já. Estou a fazer uma pesquisa sobre monstros e criptidos em Portugal e tudo ajuda