Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.596
Total de tópicos
26.958
  • Artemisia absinthium (absinto)
    Iniciado por ppcom
    Lido 5.452 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Conhecida também como Losna - é o ingrediente principal da legendária bebida Absinto. Foi inventada em 1872 por um médico francês. Criada para efeitos medicinais tornou-se muito popular como bebida recreativa. Era o licor preferido de Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire, Toulouse-Lautrec entre outros. Inicialmente chamada de "fada verde" ou "deusa verde" e posteriormente "a praga" ou "a rainha dos venenos".

O absinto é um estimulante psíquico. O seu efeito é narcótico, levemente anestésico, e proporciona uma sensação de paz e relaxamento. Se misturado com álcool ou tomado em doses elevadas pode causar alucinações e efeitos não muito agradáveis.

Tem fins psicoactivos e medicinais, e tem sido usada contra o reumatismo, a gota e o verme solitária (Tapeworm ou Tênia solium), sendo daí que surgiu a denominação inglesa de "wormwood". O chá de absinto tem um efeito positivo durante os períodos de pós-gripe e pós-infecciosos e também aumenta o apetite.


Recentemente, sugeriu-se que a tuiona seria activa sobre os mesmos receptores cerebrais do tetra-hidrocanabinol, o princípio activo da maconha. No entanto, verificou-se que a activação dos receptores canabinóides pela tuiona é muito fraca. Na verdade, experimentos publicados neste ano indicam que a tuiona é um modulador do receptor tipo A do ácido gama-aminobutírico.

O absinto é uma planta de sabor amargo e aspecto delgado, com folhas verde-cinza e pequenas flores amarelas. Em 1915 a produção do licor foi proibida, mas voltou a ser recentemente legalizada em todos os países europeus. Seu princípio activo é a Tuiona que a união europeia limita sua quantidade a 10 partes por milhão (PPM).

Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinogéno e não com finalidades medicinais.


O absinto pode ser venenoso em doses altas. O uso intenso e prolongado pode causar habituação, declínio físico e mental e provocar nervosismo, ansiedade e cãibras. Doses altas podem causar dores de cabeça e tonturas. Doses mais altas são psico-activas e têm efeitos paralisantes. A overdose causa diarreia, perda da consciência.

O absinto é famoso desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.

Fonte: diariodaerva
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

muito interessante,apesar de não gostar da bebida... ;)

Henutmire
Citação de: Nita em 27 abril, 2010, 18:47
muito interessante,apesar de não gostar da bebida... ;)

Ai que eu gosto tanto!  :laugh:

Beijos  :-*,
Henutmire.

Legan
tambem nao gosto muito da bebida mas gosto do topico ahaha

muito interessante :D :D :D
ótimo post ;D ;D
''A tradição é a personalidade dos imbecis"

AndreiaLi
Eu gosto da bebida, apesar de não a consumir  :D . E do tópico.

Não gosto da bebida, tem demasiado álcool. ;D

Segundo umas amigas minhas gregas, o absinto é ilegal na Grécia.

Henutmire
Citação de: Zanahoria em 28 abril, 2010, 17:49
Não gosto da bebida, tem demasiado álcool. ;D

Segundo umas amigas minhas gregas, o absinto é ilegal na Grécia.
Na Grécia não sei, mas nos Estados Unidos tenho a certeza que é...
Cá em Portugal, está em quase tudo o que é prateleira de estabelecimentos públicos.
Melhor para os portugueses que gostam.  ::)

Beijos  :-*,
Henutmire.

AndreiaLi

Uii, noitada sem absinto para mim não é nada hehehehe ;).
"só se desilude, quem se ilude"

Muito interessante.

Desde pequena que tinha na ideia de que o absinto era uma planta usada por bruxas. Não sei de onde tirei a ideia, mas certamente alguem mo disse. O que não é uma ideia totalmente absurda, especialmente se foi dito por uma pessoa de idade. Uma vez que a medicina antigamente, quando não era bem compreendida, muitas vezes era confundida com bruxaria...



""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

#11
Citação de: Luna S. em 08 dezembro, 2011, 02:30
Muito interessante.

Desde pequena que tinha na ideia de que o absinto era uma planta usada por bruxas. Não sei de onde tirei a ideia, mas certamente alguem mo disse. O que não é uma ideia totalmente absurda, especialmente se foi dito por uma pessoa de idade. Uma vez que a medicina antigamente, quando não era bem compreendida, muitas vezes era confundida com bruxaria...





Por acaso o meu avô usava absinto para quando tinha dores musculares nas costas (visto que o homem trabalhava no campo) e realmente aquilo até que resulta (e não, não é a dermencia do alcool, são mesmo propriedades relaxantes do absinto).


Por acaso eu sou apreciador de absinto. Gosto desde do paladar ao efeito posterior x) lol
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

RR
Citação de: Henutmire em 28 abril, 2010, 18:53
Na Grécia não sei, mas nos Estados Unidos tenho a certeza que é...
Cá em Portugal, está em quase tudo o que é prateleira de estabelecimentos públicos.
Melhor para os portugueses que gostam.  ::)

Beijos  :-*,
Henutmire.

Atenção que o absinto também é proibido em Portugal, assim como em quase toda a Europa, desde finais do séc. XIX. O que vemos nas prateleiras, um pouco por todo o lado, é apenas uma mistela feita com uma espécie de extracto de absinto, que não tem nada a ver com o original! Tanto assim que a preparação do original obedece a um verdadeiro "ritual", que requere instrumentos específicos, nomeadamente a "colher de absinto", não é só despejar no copo e emborcar...
No entanto, nos últimos anos, apareceram alguns produtores do verdadeiro absinto, um pouco por toda a Europa ( um deles, curiosamente é o Marilyn Manson :P )...

Nos finais do séc XIX houve uma verdadeira campanha anti-absinto, por se julgar que levava à loucura, demência, etc. ( talvez com alguma razão).Os seus resultados duraram até hoje.








VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

bebi uma vez, este ano, e de cada vez que me deitava parecia que voava foi giro... ::)
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

O absinto que o meu avô arranjava (e consequente os meus primos e tios) é mesmo do puro, e feito lá (certamente não direi onde por questões de segurança) ;D

Mas aquilo é muitissimo bom, e deixa-te bue relaxado e leve (e de cabeça leve) lol e o paladar é muito caracteristico, contrariamente aquela coisa que se vende nos supermercados que é mais bagaço que outra coisa ;D

Mas claro se abusares no absinto, este irá castigar-te. Aquilo para alem de ser forte alcoolicamente, tem os seus side-effects
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...