Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Utilizações,efeitos e os perigos da Cânfora
    Iniciado por MissTiny
    Lido 129.899 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


O canforeiro (Cinnamomum camphora (L.) J. Presl; sin: Laurus camphora L.) é uma árvore pertencente à família Lauraceae e ao género Cinnamomum, o mesmo da árvore que produz a canela. Esta árvore é nativa de algumas regiões do Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional.

Esta árvore é a origem da cetona conhecida como cânfora (C10H16O), uma substância branca, cristalina, com um forte odor característico e obtida a partir da seiva. A extracção é feita pela oxidação do pineno (parte principal da essencia de terebentina). É uma combinação acíclica. Apresenta-se em grandes massas brancas, grano-cristalinas, translúcidas de cheiro particular penetrante e de um sabor um tanto amargo. É pouco solúvel na água, dissolvendo-se facilmente no álcool, éter e demais solventes orgânicos. Volatiliza-se desde a temperatura comum. É usada na fabricação de celulóide e de pólvora sem fumaça.

Conhecida desde a antiguidade, a cânfora é utilizada como incenso e no preparo de medicamentos.

Diz-se que seu cheiro é inibidor de aranhas e traças. Para tanto, é recomendável a diluição em álcool para o seu borrifamento nas paredes e armários.

Princípios ativos: Terpenos (alfa-pineno, nopineno, canfeno, dipenteno, cariofileno, cadineno, bisaboleno, canfazuleno, etc.), álcoois (borneol, linalol, alfa-terpinol, etc.), cetonas (cânfora, piperitona), óxidos (cineol, etc.)


Utilizações e efeitos da Cânfora

A Cânfora tem várias utilizações na industria, podendo ser utilizada em:

- Livros e Cadernos - como replente de insectos.

- Tintas e Venizes - como solvente.

- Sabão; Sabonetes; Cosméticos e desodorizantes - para disfarçar o cheiro de certos ingredientes.

- Farmacologia - anti-séptico; estimulente cerebral; exprectorante; estimulante cardio-vascular; anti-parasitante (sistema gastro-intestinal).

- A Cânfora é um metabólito secundário, que nas plantas, tem um efeito aleopático, isto é, inibe o crescimento e o desenvolvimento das plantas vizinhas.

- Em 1980 a FDA (Food and Drug Administration  - EUA) estabeleceu o limite de 11 % de cânfora nos produtos alimentares, e proíbiu os chamados óleos de cânfora, isto devido ao risco de envenenamento, que pode ser precedido de disturbios mentais, irritabilidade, hiperactividade neuro-muscular e movimentos desconexos das extermidades, os sintomas aparecem ao fim de 5 - 90 minutos depois da ingestão, dependendo da quantidade ingerida e do peso da pessoa.



Considerando que a literatura ressalta o risco de toxicidade de preparações contendo altas concentrações de cânfora(2,4,6);

Considerando que o uso tópico da cânfora em concentrações que excedam 3% apresenta efeito de analgesia(3);

Considerando que um Painel Técnico do FDA recomendou a concentração máxima de 2,5% para produtos de uso externo contendo cânfora(5);

Considerando a hepatotoxicidade apresentada pela cânfora quando aplicada topicamente em bebês(1);

Considerando que a dose letal da cânfora, via oral, para crianças é de 1 grama e que, em adultos, 2 gramas evidenciam sintomas de toxicidade(6);

Considerando que a cânfora atravessa a barreira placentária, provocando efeitos embriotóxicos e abortivos(7);

Considerando que a cânfora é utilizada em esmaltes de unha como plastificante para éteres e ésteres de celulose(8);

Considerando o exposto, a CATEC-Câmara Técnica de Cosméticos recomenda e a Gerência-Geral de Cosméticos determina:

1) estabelecer a concentração máxima de 4% de cânfora em esmaltes para unhas, mantendo-se sua classificação como Grau de risco I;
2) estabelecer a concentração máxima de 2,5% de cânfora para os demais produtos cosméticos e classificá-los, para fins de registro, como Grau de risco II;
3) proibir o uso de cânfora em produtos para crianças com idade inferior a 2 anos;
4) na rotulagem dos produtos cosméticos contendo cânfora, deverá constar obrigatoriamente:
a) manter fora do alcance de crianças
b) não aplicar sobre a pele irritada ou lesada
c) não utilizar durante a gravidez

Fontes:dq   e anvisa


Cânfora pode causar convulsões em crianças, alertam pesquisadores
A cânfora é facilmente absorvida através da pele e das membranas mucosas

DO PEDIATRICS

O uso inadequado da cânfora, substância com forte odor aromático, pode causar convulsões em crianças pequenas, segundo pesquisadores da Universidade Yeshiva, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, as crianças são mais vulneráveis aos efeitos tóxicos da cânfora, que é facilmente absorvida através da pele e das membranas mucosas.

Como resultado desses efeitos tóxicos, o governo dos Estados Unidos, desde 1982, limita o uso de cânfora em produtos para gripes e resfriados a menos de 11% da fórmula e exige que produtos contendo cânfora sejam regulados pela FDA - órgão que controla alimentos e medicamentos no país.

Na edição de maio da revista Pediatrics, os pesquisadores apresentam três casos de convulsões associadas à cânfora em crianças atendidas no departamento de emergência do Children's Hospital, em Nova York, em um período de duas semanas. Em dois deles, as crianças - uma de 15 meses e outra de quase dois anos - ingeriram produtos com cânfora. E, no outro, uma criança de três anos foi exposta a produtos espalhados pela casa para controle de insetos e a uma pomada passada na pele a cada hora por dez horas.

Todas as três receberam tratamento medicamentoso para encerrar as crises convulsivas, e seus pais foram avisados para não usarem mais produtos que contenham a substância. Após acompanhamento feito dez semanas depois, as crianças estavam livres das convulsões.

"Esses casos destacam a toxidade associada ao uso de cânfora na comunidade e que o uso inapropriado de produtos de cânfora vendidos ilegalmente é uma importante questão de saúde pública", disseram os pesquisadores. "São necessários esforços para educar a comunidade sobre os perigos do uso de produtos de cânfora e para limitar a disponibilidade ilegal desses produtos", concluíram.


Fonte:Midia News




AndreiaLi

Dizem que também é bom para afastar o mal, maus espiritos incluídos. Quando comprei o meu último carro, uma amiga deu-me um bocadinho para eu trazer lá dentro...
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 21 abril, 2010, 01:23
Dizem que também é bom para afastar o mal, maus espiritos incluídos. Quando comprei o meu último carro, uma amiga deu-me um bocadinho para eu trazer lá dentro...

Olá :)
Engraçado, a minha avó fez-me o mesmo :)
You have three choices in you life, be good, get gooder or give up

Templa - Membro nº 708

Entre as utilizações não farmacológicas da cânfora é muito utilizada nas zonas rurais, para afastar os gatos.

Também conheço o significado da canfora para afastar más energias. Alcool canforado para afasta "encostos"... mas eu uso a canfora é no tratamento de crioterapia e que nesta altura de calor sabe tão bem ;D ;D.
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 12 agosto, 2010, 16:34
Também conheço o significado da canfora para afastar más energias. Alcool canforado para afasta "encostos"...

Então é por isso que eu farto-me de vender álcool canforado aqui no estaminé... ;D

Será que alguém me saberá explicar qual poderá então ser o motivo pelo qual eu simplesmente não consigo suportar o cheiro da cânfora?A minha vizinha , que é médium de incorporação , quando eu era miúda e no inicio da sua aprendizagem e desenvolvimento , usava as vezes a canfora( agora entendo porquê) e desde ai, acho eu , desenvolvi uma tal aversão pela mesma que simplesmente não funciono, da me dores de cabeça intensas e simplesmente tenho de me afastar, faz-me sentir mal demais.
Serei eu uma má alma? ( Deus me livre e guarde!)

anokidas
A minha sogra costuma meter duas pedras de canfora em casa assoalhada da casa,tem que ser em pares e diz que afasta as entidades e energias negativas.A ser verdade não sei, mas eu também não suporto muito o cheiro.

Como a canfora é um vaso-constritor dizem que davam aos soldados do ultramar para não violarem as nativas...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: anabernardo_4 em 10 dezembro, 2012, 18:01
Será que alguém me saberá explicar qual poderá então ser o motivo pelo qual eu simplesmente não consigo suportar o cheiro da cânfora?A minha vizinha , que é médium de incorporação , quando eu era miúda e no inicio da sua aprendizagem e desenvolvimento , usava as vezes a canfora( agora entendo porquê) e desde ai, acho eu , desenvolvi uma tal aversão pela mesma que simplesmente não funciono, da me dores de cabeça intensas e simplesmente tenho de me afastar, faz-me sentir mal demais.
Serei eu uma má alma? ( Deus me livre e guarde!)

Não sou nenhuma especialista mas acho que podes ficar descansada, o meu namorado tem a mesma reacção á canfora que tu e é uma das melhores pessoas que conheço  :P
Acho que algumas pessoas têm mas sensibilidade ao cheiro que pode ser muito activo, ele sente bastante a intensidade do cheiro.
O que estou a querer dizer é que provavelmente é algo físico, tipo um olfacto mais apurado e daí sentires-te mal por ser um cheiro tão forte.
Está descansada és uma boa alma, não penses nisso ;D

A cânfora serve para afastar entidades negativas. Uma médium onde fui há alguns anos atrás disse-me para colocar cânfora no quarto. Também tenho no carro e no meu local de trabalho.
Outro amigo meu que foi a um médium também este lhe disse para colocar álcool canforado nas têmporas e nos pulsos.
Para além disso, disse-lhe que garguejasse três vezes àgua com sal grosso marinho quando se sentisse mal.
Contudo, não sei se resulta.
Este meu amigo começou a sentir um aperto no peito às 3 da manhã e fez isto e melhorou.