Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Echelon: o sistema que espia todas as comunicações do Mundo
    Iniciado por ppcom
    Lido 2.545 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"
Podemos estar enganados ao acreditar que nossas comunicações via e-mail, telefone, ou qualquer outro meio eletrónico são confidenciais diante da existência do Programa Echelon, projeto com base em vários países, entre eles os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que tem como princípio básico a espionagem em larga escala..

O sistema é encabeçado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e, segundo estudiosos, serve para interceptar mensagens provenientes da internet, fax, telemóvel, dentre outros meios electrónicos.


Os mecanismos analisam as mensagens e filtram aquelas que podem representar risco para a segurança mundial. As informações, inclusive, servem para a espionagem industrial.

Para realizar essa tarefa o sistema se aproveita de aproximadamente 120 satélites vortex, capazes de decifrar cerca de dois milhões de mensagens por hora. A filtragem toma como base palavras chaves que possam comprometer a segurança, entre essas palavras constam: Bin Laden, Greenpeace,Al-qaeda, Terrorismo, tráfico, guerrilha, IRaque, China, dentre outras.

O que torna o Echelon tão poderoso é a forma como realiza a interconexão de todos os sistemas de escuta, unindo fragmentos de sua triagem pelos serviços de espionagem dos países envolvidos com instrumentos de inteligência artificial.



Defensores de teorias de conspiração defendem que até mesmo os cabos de submarinos e da  lnternet, são constantemente monitorizados.

Engana-se quem acredita que pode trabalhar com criptografia para burlar o sistema, a inteligência artificial foi desenvolvida para quebrar chaves e analisar também códigos e cifras.

Está incluso cifras-chave. 5.535 representa as comunicações diplomáticas japonesas; 8.182 indica a troca de tecnologias criptográficas. Os documentos resultantes das pesquisas recebem símbolos distintivos: Moray (secreto), Spoke (ul¬tra-secreto), Gamma (interceptação de comunicações russas, mesmo no pós-Guerra Fria).

De forma totalmente ilegal, a NSA utilizou a rede Echelon para espionar todos os movimentos do Greenpeace por ocasião dos protestos contra os ensaios nucleares franceses, no Atol de Mururoa, no Pacífico Sul.

O Brasil já sofreu intervenções, que apontam a presença do Echelon como responsável, segundo adeptos de teorias conspiratórias, o governo norte-americano interceptou as negociações entre o presidente Fernando Henrique Cardoso,  no primeiro mandato, e a empresa francesa Thomson, para a compra dos equipamentos de vigilância da Amazônia, através do Sivam. de posse dos dados, a Casa Branca e o complexo industrial americana conseguiram derrubar Thomson e, finalmente, a empresa norte-americana Raytheon acabou ganhando a concorrência internacional.


As comunicações provenientes dos países e cidadãos latino-americanos são processadas nas estações de Sabana Seca, em Porto Rico, Leitrim no Canadá e Sugar Grove, West Virginia, EUA.

O Brasil não é o único exemplo de uso indiscriminado e para fins comerciais, em 1994, nas negociações que ficaram conhecidas como Airbus versus Boeing, onde estava em jogo um contrato de 6 milhões de dólares com a Arábia Saudita, foi revelado suborno do consórcio europeu Airbus. O método utilizado, para essa descoberta foi a escuta de faxes e telefonemas entre o consórcio europeu Airbus, a companhia aérea e o Governo sauditas utilizando satélites de comunicações.

Outro exemplo do poder desse sistema foi na morte do dirigente militar do Jihad Islâmico, Iyad Hardan, 30 anos, em 2001, ele foi localizado no norte da Cisjordânia e morto por uma explosão quando utilizava um telefone público. Outro palestino, Yahya Ayyash, do Hamas, teve o mesmo fim. Seu telefone celular explodiu quando fazia uma ligação.

Para por fim à espionagem em larga escala,  a Electronic Frontier Foundation, uma entidade ligada à defesa das liberdades no mundo digital, iniciou uma acção judicial contra a operadora de telefonia americana AT&T devido a uma suposta colaboração com o Echelon, no final de Janeiro de 2006.

Segundo consta em dados oficiais do Governo Norte Americano, as actividades da Echelon tiveram início nos anos 80, tendo como embrião o Pacto Ukusa, firmado em 1948, entre Grã-Bretanha e EUA, no início da Guerra Fria.


O Pacto resultou, na década de 1970, na instalação de estações de rastreio de mensagens de satélites das redes Intelsat (International Telecommunica¬tions Satellite Organisation) e Inmarsat. Agregando outros satélites de observação que foram enviados ao espaço para a escuta de ondas de rádio, celulares e registo de mensagens de correios eletrônicos.

A sede central do sistema funciona em Fort Meade, mas as bases se estendem para Yakima (200 quilómetros a sudoeste de Seattle) e Sugar Grove (250 quilômetros a sudoeste de Washington). Fora dos Estados Unidos, opera no Canadá, em Morwenstow (Cornualha britânica), Waihopai (Nova Zelândia) e Geraldton, no Oeste da Austrália. O que justifica o nome de "rede de espionagem dos anglo-saxões".


Em Novembro de 1997, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea norte-americana General Ronald R. Fogleman palestrou na Câmara de Representantes, em Washington e afirmou. "No primei¬ro trimestre do próximo século, seremos capazes de localizar, seguir e mirar — praticamente em tempo real — qual¬quer alvo importante em movimento, na superfície da Ter¬ra".

As agências de inteligência governamentais são proibidas de espiar os seus próprios cidadãos, para contornar esse problema, teóricos da conspiração sugerem que as instalações no Reino Unido monitorizam cidadãos americanos e as dos EUA os cidadãos Europeus. Depois procedem a troca da informação.

As actividades vieram à tona, através de um  relatório do Parlamento Europeu afirmando que o "Echelon é um sistema global de vigilância, que se espalha por todo o mundo e tem como alvo todos os principais satélites Intelsat usados para a maioria das comunicações mundiais com telefones, Internet, e-mail e faxes, que são rotineiramente interceptados, garantindo que o Echelon foi concebido para espionar governos, organizações e empresas em todos os países do mundo".

Na ocasião, o Ministério da Defesa da França denunciou que agentes da NSA ajudaram a instalar chips de espionagem em programas da Microsoft, concedendo controle das comunicações na Internet e a transformação dos computadores mundiais, em linha auxiliar do governo dos Estados Unidos. A Microsoft contou com o apoio da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, desde a sua fundação, inclusive com recursos financeiro. A agência também obrigou a IBM a aceitar o sistema operativo MS-DOS para operar com a administração norte-americana.

Como funciona


"

Fonte: O grito notícias

Há também um filme sobre este sistema de vigilância, chamado Echelon Conspiracy.

Sinopse

Quando cada telefonema, mensagem de texto e até mesmo o e-mail está a ser vigiado, registado e analisado via satélite, não existe um dispositivo telemóvel que poderia escapar de isto tudo. Contudo Max Peterson descobre que um telemóvel é especial, o telemóvel foi enviado por alguém que ele desconhece, obrigando Max a fazer o que ele quer. Sendo guiado pelo telemóvel, Max tem agora que lutar para mantê-lo longe de outros e lutar pela própria vida.

Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=KEcLIn13HSo#ws
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein


que espectáculo!
fiquei a pensar na conspiração...  :o
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin