Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.480
Total de mensagens
369.585
Total de tópicos
26.952
  • Alminhas bem guardadas
    Iniciado por lili
    Lido 3.271 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Este acontecimento (entre outros) foi presenciado pela minha mãe à mais ou menos 50 anos atrás.
Os meus avós tinham vacas e vendiam o leite a uma vacaria o trabalho acabava sempre tarde, quem ia levar o leite já ia de noite, normalmente ia a minha mãe e o irmão e encontravam-se sempre com outro casal de irmãos, ao vir de entregar o leite como crianças que eram vinham sempre na brincadeira e costumavam "roubar" fruta nas árvores que encontravam, nessa noite não encontraram fruta, e como estavam a passar perto de umas alminhas o meu tio propôs na brincadeira de assaltarem as alminhas, mal acabou de falar eles ouviram um barulho muito forte e viram uma pedra gigante a rebolar que tapou a entrada das alminhas, eles puseram-se a correr por lá fora , ao virar para uma outra estrada eles viram um cão enorme e pelo o que a minha mãe me diz tinha cerca de 2 metros de comprimento a correr atrás deles, só pararam ao chegar a casa e nunca mais viram o cão.
Na manhã seguinte a minha mãe foi para a escola e passou pelas alminhas e como era de esperar não havia lá pedra nenhuma nem vestígios dela.


lili

Será que me podias dizer o que são alminhas? é que não consegui perceber pelo contexto da historia :s
Tá um gajo em casa, sentado num sofá e a beber uma cerveja. De repente, o sol espreita pela janela e bate-lhe na cara. Qual é o filme?

- Solzinho em casa.

Citação de: BrunoF em 21 fevereiro, 2010, 01:25
Será que me podias dizer o que são alminhas? é que não consegui perceber pelo contexto da historia :s

vou tentar explicar o melhor que consigo. aqui para os meus lados existem muitas alminhas e não conheço outro nome para isso, mas é tipo de um memorial ou uma capela muito pequena que tem um Santo qualquer, tem sempre velas acesas e tem uma caixa para as esmolas, e as pessoas metem lá dinheiro
Não sei se me fiz entender
lili

Ah já percebi , uma especie de santuario
Obrigado :)
Tá um gajo em casa, sentado num sofá e a beber uma cerveja. De repente, o sol espreita pela janela e bate-lhe na cara. Qual é o filme?

- Solzinho em casa.

Citação de: BrunoF em 21 fevereiro, 2010, 17:02
Ah já percebi , uma especie de santuario
Obrigado :)

sim, mas pequeno.
dizem que se estiver num cruzamento dá para fazer bruxaria >:D
lili

#5
Exemplo



Completo a informação :)

CitaçãoAs Alminhas são padrões de culto aos mortos, hoje consideradas património artístico-religioso. São pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração. É frequente encontrar velas e lamparina acesas, deixadas pelas pessoas que passam no local, ou mesmo oferendas de flores.

Geralmente, as alminhas são erguidas em encruzilhadas de caminhos, quase sempre em caminhos rurais, em matas ou perto de cursos de água, embora também se possa encontrar alminhas junto às estradas nacionais. As alminhas também podem ser incrustadas em velhos muros ou na frontaria de casas e podem ser construídas nos mais diversos materiais.

Aos diferentes estilos de alminhas dá-se o nome de:
colunas de granito trabalhadas
capelinhas
nichos
estelas

Um painel pintado a óleo, ou de azulejo, representa as almas do purgatório.
Fonte : Wikipedia
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

lili

Raedon
Essa historia esta arrepiante, incluindo a parte do cao  :o

Citação de: Raedon em 21 fevereiro, 2010, 17:14
Essa historia esta arrepiante, incluindo a parte do cao  :o
é mesmo arrepiante, e da mesma maneira que o cão apareceu, desapareceu
lili

Raedon
pelo menos tira.se dai uma liçao, nao devemos gozar com coisas "sagradas". cumprimentos

boa tarde.

na zona do porto esse nome (alminhas) é muito conhecido.
há varias capelinhas dessas um pouco por todo o lado.
e as que ficam perto de cruzamentos (ou encruzilhadas) dizem ser o local apropriado para cerimonias de bruxarias.

cumprimentos

bem,que susto que levaram...é porque havia alguma coisa que protegia essa alminha :angel:

efc
Já conhecia essa historia (a mãe é a mesma).
Já agora podias contar as outras... sendo a minha mãe a contalas eu acredito

>:D >:D >:D >:D >:D >:D

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem