Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Formas rochosas no fundo do Oceano
    Iniciado por _Indigo_
    Lido 385 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite

Recentemente andei a fazer uma pesquisa sobre ilhas nos oceanos e através do Google Maps, usando a visão de "Satélite", é possivel verificar com algum detalhe a superficie terrestre e também o fundo dos oceanos.
Após ter verificado a "Ilha Jarvis", no Pacífico, pude verificar uma forma rochosa no fundo do Oceano que considerei um pouco incomum.

Dados Geográficos: -0.217303,-161.574505

Coloco aqui a imagem:



O que acham dessa forma rochosa?




"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Olá,

Bem, Geologia nunca foi o meu forte, mas parece-me resultado de erupções vulcânicas no fundo do oceano.
Se afastares, vês mais mais irregularidades no fundo.
Neste print das coordenadas que deste, podes ver irregularidades maiores e parecidas e, mais ao lado das indicadas, uma menor e idêntica.



No entanto, no Google Earth, posso observar em 3D com melhor pormenor que as formações se encontram em crateras. As formações podem ser resultado do arrefecimento do magma.



Pelas medições no Google Earth, as crateras têm um diâmetro de 1500m, aproximadamente. Penso que lhes podemos chamar mini vulcões. O aspeto cónico também faz lembrar um vulcão.

Chamo a atenção para as coordenadas remeterem para o Pacífico, conhecido pelo Anel de Fogo que tem atividade sísmica e vulcões ativos.

Isto é apenas opinião e pode estar errada, claro.


Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.

Bom dia

Existindo diversas irregularidades no fundo do oceano devido à actividade sismica subaquática é possivel observar que os vulcões na sua grande maioria estão separados e possuem formas bastante irregulares. Apenas surgiu alguma curiosidade ao observar dois possiveis vulcões com uma circunferência quase idêntica um ao lado do outro.  :)
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Não deixa de ser curioso haver vulcões assim tam perto, mas se consultares o IVAR dos Açores, podes ver que há 26 vulcões ativos e que apenas 8 são submarinos.
Isto para dizer que não deve de ser assim tão incomum. Provavelmente deverá depender da crosta terrestre nas suas mutações com o deslocar das placas tectónicas.
Enquanto te podes mexer, treina o corpo. Quando não te podes mexer, treina a mente.