Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Uma sombra
    Iniciado por Simples
    Lido 7.808 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Simples
Isto aconteceu a uma amiga minha que mora próximo da estação de Palmela (estação de comboios), não quero referir o nome dela, apenas direi que começa pela letra "S".

Ela contou-me que certo dia, não muito dia mas já um pouco de noite, ela foi passear o cão, um huskie que ainda cheguei a conhecer. Perto da casa dela há um terreno baldio não muito longe de uma pequena estrada com iluminação própria. A "S" ia a passar por aí quando o cão começou a puxar a trela no sentido contrário, como se não quisesse ir por ali.

Ela também sabe que foi naquele sítio que um antigo vizinho teve um acidente rodoviário mortal, a "S" olhou casualmente para o chão e aos pés dela estava uma sombra a estender-lhe os braços. Ela rapidamente percebeu o que seria e decidiu fugir dali rapidamente.

Eu cá também faria o mesmo, não adivinho as verdadeiras intenções de ninguém, e muito menos numa sombra estranha caso me deparasse com uma situação semelhante.

Alguém já viu algo assim?

Viva amiga! Os animais realmente detectam muitas situações estranhas antes dos humanos. No caso do cão, sendo um animal crepuscular, desenvolveu sobretudo a capacidade de ver com pouca luz, ou seja a noite, e detectar movimento. Têm uma visão nocturna, significativamente melhor do que a dos humanos, pensa-se que necessite de 4 a 5 vezes menos de luz do que o Homem. Os cães conseguem percepcionar movimento a 900 metros de distância (se bem que não consigam detectar objectos imóveis para além dos 580 metros). Também possuem um campo de visão muito mais alargado: Os humanos conseguem cobrir 180º graus, ou seja, tudo o que está para trás das nossas orelhas não é perceptível quando olhamos em frente enquanto um cão de focinho achatado chega aos 240º, e um Greyhound chega a 270º! O husky da tua amiga não há dúvida que percepcionou algo agora o quê, não sabemos.  :o
Se calhar o local precisa de ser benzido  :)

Amiga, não amigo... ando a trocar os sexos ao pessoal  8)

''A tradição é a personalidade dos imbecis"

Sem querer parecer demasiado céptico (ou cético segundo o novo acordo  :D)  à noite os olhos enganam muito, e falo por experiencia própria já que trabalho de noite, e muitas vezes vejo coisas,sombras,reflexos, que na realidade julgo ser apenas a minha mente a pregar-me partidas..assim, e como era de noite, talvez a luz de um candeeiro a incidir numa arvore ou objecto qualquer fizesse essa 'ilusão' de uma sombra a estender os braços...quanto ao cão, pode ter simplesmente cheirado qualquer coisa que lhe tenha despertado o interesse. E depois, o poder da sugestão é enorme, se calhar a tua amiga já ia a pensar nessa morte que ali ocorreu e o resto já se sabe..
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Citação de: desant em 05 janeiro, 2010, 12:31
Sem querer parecer demasiado céptico (ou cético segundo o novo acordo  :D)  à noite os olhos enganam muito, e falo por experiencia própria já que trabalho de noite, e muitas vezes vejo coisas,sombras,reflexos, que na realidade julgo ser apenas a minha mente a pregar-me partidas..assim, e como era de noite, talvez a luz de um candeeiro a incidir numa arvore ou objecto qualquer fizesse essa 'ilusão' de uma sombra a estender os braços...quanto ao cão, pode ter simplesmente cheirado qualquer coisa que lhe tenha despertado o interesse. E depois, o poder da sugestão é enorme, se calhar a tua amiga já ia a pensar nessa morte que ali ocorreu e o resto já se sabe..

Também sou da mesma opinião. O cão a puxar no sentido contrário é normal, eles seguem o olfacto e ao mínimo estímulo mudam logo de ideias e de trajecto. A sombra a estender os braços pode ser um conjunto variado de factores que levou a tua amiga a assustar-se. O ambiente nocturno num descampado que lhe trás memórias fê-la decerto sentir-se "alerta" enquanto passeava o cão e ao ver a sombra, que até se podia estar a movimentar caso fosse de um objecto varrido por vento, o cerebro compôs logo a forma humana. Pareidolias acontecem frequentemente e quando não damos conta pregam-nos uns sustos valentes. ;)
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Simples
Citação de: CientificaMente em 03 janeiro, 2010, 04:36
Amiga, não amigo... ando a trocar os sexos ao pessoal  8)

Não faz mal, todos nós erramos. Realmente a diferença que existe entre os animais, em termos de sensibilidade sensorial, é significativa. Charles Darwin diria que isso é uma questão evolutiva, de selecção natural.

Cada animal para ser o que é hoje, teve determinadas condicionantes. Os criacionistas não consideram que seja assim, mas eu não quero discutir aqui o que outros acham acerca da origem das espécies.

Simples
Citação de: desant em 05 janeiro, 2010, 12:31
Sem querer parecer demasiado céptico (ou cético segundo o novo acordo  :D)  à noite os olhos enganam muito, e falo por experiencia própria já que trabalho de noite, e muitas vezes vejo coisas,sombras,reflexos, que na realidade julgo ser apenas a minha mente a pregar-me partidas..assim, e como era de noite, talvez a luz de um candeeiro a incidir numa arvore ou objecto qualquer fizesse essa 'ilusão' de uma sombra a estender os braços...quanto ao cão, pode ter simplesmente cheirado qualquer coisa que lhe tenha despertado o interesse. E depois, o poder da sugestão é enorme, se calhar a tua amiga já ia a pensar nessa morte que ali ocorreu e o resto já se sabe..

Caros Desant e Pontozero

Antes de deixar aqui este post, não significa que não tenha considerado a hipótese de ela se ter deixado iludir com outro objecto qualquer. Quando ela me contou isto, ainda pensei em pedir uma descrição do local para tentar averiguar se ainda havia alguma árvore por perto se alguém se podia esconder para lhe pregar uma partida. Mas como ela parecia tão assustada e tão convicta, decidi não insistir.

Se deixei aqui este post, foi porque queria saber o que outros diriam.

Citação de: Simples em 05 janeiro, 2010, 22:32
Caros Desant e Pontozero

Antes de deixar aqui este post, não significa que não tenha considerado a hipótese de ela se ter deixado iludir com outro objecto qualquer. Quando ela me contou isto, ainda pensei em pedir uma descrição do local para tentar averiguar se ainda havia alguma árvore por perto se alguém se podia esconder para lhe pregar uma partida. Mas como ela parecia tão assustada e tão convicta, decidi não insistir.

Se deixei aqui este post, foi porque queria saber o que outros diriam.

E fizeste bem!
"Extraordinary claims require extraordinary evidence" - Carl Sagan

"Just 'cause you feel it doesn't mean its there." - Radiohead

Simples é um bocado difícil saber ao certo o que terá sido  :-\ Tanto pode ter sido uma manifestação paranormal como outra coisa qualquer... Tal como o pontozero disse, pareidolias acontecem frequentemente. Arrisco mesmo dizer que acontecem a toda a hora, só que como já nos habituamos a algumas delas, não ligámos à maior parte...

Quanto ao caso em questão, Simples, já foste ao local onde isso aconteceu? Se sim, viste alguma coisa que pudesse provocar uma ilusão parecida com o que a tua amiga viu?

À partida, há grande probabilidade de a sombra ter sido causado por um jogo de luzes. Sabendo que era de noite quando a tua amiga foi passear o cão e que naquela sítio circulam carros (pois já um vizinho da tua amiga lá sofreu um acidente), estou mais inclinado a acreditar que terá sido um carro (ou mais que um) que, ao passar, projectou a luz dos faróis contra qualquer coisa - postes, sinais, arbustos, plantas, etc... - e deu a sensação de a sombra estar a estender os braços para ela.

Já agora, ela disse-te se a sombra se movia ou se estava estática?

Pode haver mais explicações alternativas, mas agora não me ocorre mais nenhuma  :-\ E não conhecendo o local, também é um bocado complicado...

Cumps
;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Olá, sou novo aqui, e não sei se estou a por uma questão muito básica e já respondida, mas a curiosidade passa por cima da pesquisa: li num tópico, que certos encontros podem-nos fazer um "encosto"(podria ter acontecido com a sombra). Que materiais ou qual o estado de espírito adequado para me defender? Supondo que era um espírito mau ou o demónio (é que isto tudo é mesmo muito recente e é muita curiosidade pa minha cabeça) como é que posso combater um desses dois? (Ou deli-los se tb der! =D)

Muito interessante :)
Podes dizer onde fica esse local exactamente?
Costumo passar muitas vezes perto da estação de Palmela.Podia ir lá dar uma vista de olhos  :)
Já me contaram algumas histórias dessa zona mas não sei se será no mesmo local  :-\
Believe to see...

VNog
possas....
Os animais realmente detectam e sentem mais Esse tipo de coisas...

Simples
#13
Citação de: ppcom em 05 janeiro, 2010, 22:56
Simples é um bocado difícil saber ao certo o que terá sido  :-\ Tanto pode ter sido uma manifestação paranormal como outra coisa qualquer... Tal como o pontozero disse, pareidolias acontecem frequentemente. Arrisco mesmo dizer que acontecem a toda a hora, só que como já nos habituamos a algumas delas, não ligámos à maior parte...

Quanto ao caso em questão, Simples, já foste ao local onde isso aconteceu? Se sim, viste alguma coisa que pudesse provocar uma ilusão parecida com o que a tua amiga viu?

À partida, há grande probabilidade de a sombra ter sido causado por um jogo de luzes. Sabendo que era de noite quando a tua amiga foi passear o cão e que naquela sítio circulam carros (pois já um vizinho da tua amiga lá sofreu um acidente), estou mais inclinado a acreditar que terá sido um carro (ou mais que um) que, ao passar, projectou a luz dos faróis contra qualquer coisa - postes, sinais, arbustos, plantas, etc... - e deu a sensação de a sombra estar a estender os braços para ela.

Já agora, ela disse-te se a sombra se movia ou se estava estática?

Pode haver mais explicações alternativas, mas agora não me ocorre mais nenhuma  :-\ E não conhecendo o local, também é um bocado complicado...

Cumps
;)


Peço desculpa pela demora em responder. Nunca estive no local que a minha amiga indicou, na altura não tive interesse, limitei-me a seguir o que ela relatou. Ela nunca me disse se havia carros a passar, ela diz que viu mesmo a sombra a mexer-se.

Devia ter tido mais curiosidade quando ela me relatou tudo.

Simples
Citação de: Jack Gordon em 07 janeiro, 2010, 23:49
Olá, sou novo aqui, e não sei se estou a por uma questão muito básica e já respondida, mas a curiosidade passa por cima da pesquisa: li num tópico, que certos encontros podem-nos fazer um "encosto"(podria ter acontecido com a sombra). Que materiais ou qual o estado de espírito adequado para me defender? Supondo que era um espírito mau ou o demónio (é que isto tudo é mesmo muito recente e é muita curiosidade pa minha cabeça) como é que posso combater um desses dois? (Ou deli-los se tb der! =D)


Gostava de te ajudar mas não sei responder a isso, provavelmente se estivesse à beira de um "encosto", eu desataria a fugir embora julgue que essa não pudesse ser sempre a melhor solução.