Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.456
Total de tópicos
26.916
  • Nossa Senhora do Cabo Espichel
    Iniciado por Miss Skye
    Lido 1.293 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa tarde,

Gostaria de vos perguntar o que sabem a respeito da Nossa Senhora do Cabo Espichel. Fiz uma pesquisa, mas não encontrei nada de muito esclarecedor.

É que esta manhã encontrei a figura em cima da mesinha que tenho à entrada da minha casa. Alguém entrou na minha propriedade e deixou a imagem ao centro da mesa, completamente direitinha tal como podem ver na foto.

Obrigada.

#1
O Cabo Espichel, é um local de culto muito antigo. Pré histórico e de tradição pagã. Naturalmente é um local de Culto ao Oceano. Desde a baixa idade média que os católicos transformaram o sitio num local religioso também para eles. A partir do seculo XV, começou a ser cultuada a Senhora do Cabo. É uma tradição que ainda está presente nos pescadores de Sesimbra, Setúbal e Costa da Caparica. Na minha humilde opinião, a Senhora do Cabo, não é mais nem menos que Iemanjá. Fundamento esta opinião não só porque durante os seculo XV, XVI e XVII (que corresponde a edificação do complexo religioso no local) a maioria dos pescadores e mariscadores da Península de Setúbal eram pessoas trazidas de A
frica escravizadas ou descendentes destes, mas pela ritualista associada ao culto, com procissões de barcos, ofertas de flores, as cores usadas e as "competências" atribuídas à "Senhora do Cabo" que convergem com as características de Iemanjá.
Relativamente a imagem que encontrou, independentemente da intenção de quem a deixou, guarda-a e trate-a bem... não lhe fará mal. :-)
Fique bem
Fique em Paz
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Muito obrigada pela resposta Mestre Juremeiro!
Lá está, estamos sempre a aprender coisas novas.