Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Como Analisar e Identificar os Espíritos?
    Iniciado por Moreno Wilson
    Lido 517 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Como Analisar e Identificar os Espíritos???
Vejamos as explicações de Kardec

Não devemos julgar os Espíritos pelo aspecto formal e a correção do seu estilo, MAS SONDAR-LHES O ÍNTIMO, ANALISAR SUAS PALAVRAS, PESÁ-LAS FRIAMENTE, MADURAMENTE E SEM PREVENÇÃO. TODA FALTA DE LÓGICA, DE RAZÃO E DE PRUDÊNCIA NÃO PODE DEIXAR DÚVIDA QUANTO À SUA ORIGEM, QUALQUER QUE SEJA O NOME DE QUE O ESPÍRITO SE ENFEITE.

Os Espíritos bons só dizem o que sabem, calando-se ou confessando a sua ignorância sobre o que não sabem. Os maus falam de tudo com segurança, sem se importar com a verdade. TODA HERESIA CIENTÍFICA NOTÓRIA, TODO PRINCÍPIO QUE CHOQUE O BOM SENSO REVELA A FRAUDE, SE O ESPÍRITO SE APRESENTA COMO ESCLARECIDO.

OS ESPÍRITOS LEVIANOS SÃO AINDA RECONHECIDOS PELA FACILIDADE COM QUE PREDIZEM O FUTURO e se referem com precisão a fatos materiais que não podemos conhecer. Os Espíritos bons podem fazer-nos pressentir as coisas futuras, quando esse conhecimento for útil, mas jamais precisam as datas. TODO ANÚNCIO DE ACONTECIMENTO PARA UMA ÉPOCA CERTA É INDÍCIO DE MISTIFICAÇÃO.

Os Espíritos bons jamais dão ordens: não querem impor-se, apenas aconselham e se não forem ouvidos se retiram. Os maus são autoritários, dão ordens, querem ser obedecidos e não se afastam facilmente. TODO ESPÍRITO QUE SE IMPÕE TRAI A SUA CONDIÇÃO. SÃO EXCLUSIVISTAS E ABSOLUTOS NAS SUAS OPINIÕES E PRETENDEM POSSUIR O PRIVILÉGIO DA VERDADE. EXIGEM A CRENÇA CEGA E NUNCA APELAM PARA A RAZÃO, POIS SABEM QUE A RAZÃO LHES TIRARIA A MÁSCARA.

Os Espíritos bons não fazem lisonjas. Aprovam o bem que se faz, mas sempre de maneira prudente. OS MAUS EXAGERAM NOS ELOGIOS, excitam o orgulho e a vaidade, embora pregando a humildade, e procuram exaltar a importância pessoal daqueles que desejam conquistar.

Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade. Seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das idéias e das expressões, claro, inteligível a todos, não exigindo esforço para a compreensão. Eles possuem a arte de dizer muito em poucas palavras, porque cada palavra tem o seu justo emprego. OS ESPÍRITOS INFERIORES OU PSEUDO-SÁBIOS ESCONDEM SOB FRASES EMPOLADAS O VAZIO DAS IDÉIAS. SUA LINGUAGEM É SEMPRE PRETENSIOSA, RIDÍCULA OU AINDA OBSCURA, A PRETEXTO DE PARECER PROFUNDA.

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24