Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Mais de 400 milhões de números de telefone dos utilizadores do Facebook (e não só) expostos online
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 415 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nomes, género, localizações e número de identificação de utilizadores no Facebook foram outros elementos expostos online. Base de dados é anterior a abril de 2018, mas "maioria das pessoas no Facebook pode ter tido o seu perfil público afetado", reconhece a multinacional



A tecnológica fundada por Mark Zuckerberg está no centro de mais uma fuga de dados dos seus utilizadores, noticiou esta quarta-feira o TechCrunch. Mais de 419 milhões de números de telefone e números de identificação dos utilizadores no Facebook (Facebook IDs) foram armazenados num servidor online, não protegido através de palavra-passe.

Não sendo tão sensíveis como dados financeiros ou palavras-passe, os números de telefone podem ser utilizados por piratas informáticos para explorar vulnerabilidades, utilizando-os para spam ou ataques ao cartão SIM.

Nesta base de dados - que continha ainda dados como nomes, género e localização - estavam cerca de 133 milhões de dados de utilizadores nos Estados Unidos, 18 milhões no Reino Unido e 50 milhões no Vietname, entre outros.

O número de utilizadores cuja informação foi exposta rondava os 210 milhões, uma vez que os dados expostos continham dados duplicados, confirmou à imprensa internacional o Facebook, que garante estar a investigar quando e por quem essa base de dados foi compilada.

Os registos foram compilados através de uma ferramenta que o Facebook desativou em abril de 2018, depois de ter estalado a polémica associada ao uso abusivo de dados de mais de 80 milhões de utilizadores por parte da empresa Cambridge Analytica, para influenciar o voto nas eleições presidenciais norte-americanas.

"A base de dados é antiga e parece ter informação obtida antes de realizarmos mudanças no ano passado para retirar a capacidade às pessoas de encontrarem outras pessoas através do seu número de telefone", declarou um porta-voz da tecnológica liderada por Mark Zuckerberg em comunicado. "Dada a escala e sofisticação da atividade que vimos, acreditamos que a maioria das pessoas no Facebook pode ter tido o seu perfil público afetado desta forma."

Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/mais-de-400-milh%c3%b5es-de-n%c3%bameros-de-telefone-dos-utilizadores-do-facebook-e-n%c3%a3o-s%c3%b3-expostos-online/ar-AAGQt84?ocid=ientp
ILYM