Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Livro dos espíritos de allan kardec
    Iniciado por Lhodies
    Lido 1.845 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
quando vi este livro que já há muito ouvia falar comecei a ler e rapidamente perdi o interesse, trata se de um livro de uma época mais antiga mas o que realmente me fez perder o interesse é a própria escrita do autor, que fala de forma autoritária e põe o nome de Deus nos quatro cantos das páginas, quase como um "não acreditas vais para o inferno".
Não sei a que ponto é importante o conhecimento deste livro para uma determinada evolução no conhecimento. Alguém que o tenha lido acha que vale a pena ?

#1
O livro dos Espiritos foi escrito por Allan kardeck segundo o que os espiritos lhe "ditaram".
O espiritismo não acredita na existência do inferno, como acreditam por exemplo os Católicos.
Na ideologia espirita existem vários planos etéreos, uns mais e outros menos elevados.
O Livro dos Espiritos é apenas um livro que ensina a ideologia do Espiritismo, pode-se por isso acreditar ou não, afinal é mais uma ideologia entre imensas existentes.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Bem eu não entendo muito sobre kardek, mas pelo pouco que eu sei, ou pelo pouco que me disseram,
fiquei com uma impressão um pouco mais positiva, kardek penso que no tempo em que ele viveu foi uma lufada de ar fresco, mas a sua ideologia acho que para ser bem entendida é através de filmes,
deixo aqui um dos filmes espíritas mais conhecidos para quem queira entender mais do assunto,
eu vi o filme, e confesso que gostei, mas só cada um que veja, é que poderá tirar suas próprias conclusões:

filme no youtube " o nosso lar "
http://www.youtube.com/watch?v=T3ZU5DGAPa4

há um outro filme mais recente e tb muito famoso, tirado de um livro, penso que dentro da mesma doutrina espírita . A cabana
http://www.youtube.com/watch?v=WkSizIsHLvw

Mesmo que não assistam os filmes, leiam os comentários, para terem uma ideia.
Espero ter ajudado de alguma forma.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#3
Citação de: Miguel Fernandes em 26 junho, 2019, 22:47
Bem eu não entendo muito sobre kardek, mas pelo pouco que eu sei, ou pelo pouco que me disseram,
fiquei com uma impressão um pouco mais positiva, kardek penso que no tempo em que ele viveu foi uma lufada de ar fresco, mas a sua ideologia acho que para ser bem entendida é através de filmes,
deixo aqui um dos filmes espíritas mais conhecidos para quem queira entender mais do assunto,
eu vi o filme, e confesso que gostei, mas só cada um que veja, é que poderá tirar suas próprias conclusões:

filme no youtube " o nosso lar "

há um outro filme mais recente e tb muito famoso, tirado de um livro, penso que dentro da mesma doutrina espírita . A cabana

Também não li as obras dele, ainda. No entanto partilho da tua opiniao em relação ao filme "o nosso lar", pois também o vi e gostei muito. Quanto ao segundo, ainda não vi, mas deixaste uma boa sugestão para os próximos dias.. 😉

Já vi a cabana falta o outro uma boa sugestão para o meu fim de semana 😍

MrB
Eu diria que o melhor livro para compreender o Espiritismo é o Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), na medida em que é neste que é explicitada a moral espirita. Partindo de trechos bíblicos e de comunicações de espiritos, é explicado o pensamento do autor físico e espiritual. O primeiro terço do ESE é igualmente pesado, uma tónica um pouco pessimista que depois no resto do livro do livro.

Outro livro bom é o Livro dos Mediuns (LM). Este é um livro técnico, ou seja, procura explicar a comunicação do mundo físico e do mundo espiritual segundo a óptica do Espiritismo, ou seja, indicado para quem quer abordar este tema em especifico.

O Livro dos Espíritos (LE) acaba por ser algo de consulta. E é importante compreender que as perguntas são do Alan Kardec, mas as respostas não directamente. As respostas são compilações de textos. Na prática o que o Alan Kardec fez foi reunir um conjunto de perguntas e enviar para vários grupos de médiuns. A concordância/similitude de informações era o garante da qualidade das respostas, através daquilo que foi designado por CUEE - Controlo Universal do Ensino dos Espiritos. O CUEE está presente em toda a Codificação Espirita, contudo, é importante perceber o seu papel no LE e nas respostas que este contem. As respostas não são de Kardec.

No Céu e o Inferno é curioso principalmente a existência de casos reais. Ou seja, no ESE, LE e LM existe um agregar de informações cuja aplicabilidade prática vamos ver no Céu e no Inferno.

#6
O Hippolyte Rivail, nome do escritor que usou o pseudónimo de Allan Kardec, escreveu vários livros de divulgação do espiritismo.
Independentemente das características da própria religião do Espiritismo, que respeito, como todas as outras, os livros do Allan Kardec tiveram um papel muito importante na abordagem conceptual das grandes questões religiosas e existenciais do seculo XIX e XX.
Quando o Allan Kardec escreve sobre a reencarnação e evolução pessoal daquilo que chamou "alma", está a inovar profundamente as crenças religiosas e sobretudo está a por em causa os modelos cristãos (quer católico quer luterano). Alguns autores falam até do espiritismo como a religião do positivismo cientifico.
Claro que o estilo literário, é o estilo literário de um escritor do século XIX mais interessado a chegar a muitas pessoas do que a produzir grandes paginas de literatura. Claro que hoje, sob  o ponto de vista literário a sua obra é datada...
Sob o ponto de vista religioso, e a agora, se me permitem, darei a minha opinião, colagem aos valores cristãos próprios do inicio da doutrina espirita, por exemplo a valorização de Jesus Cristo, as ideias de Caridade, as ideias de Almas Puras (Anjos), de alguma forma tendem a tornar a Doutrina Espirita como uma espécie de cristianismo fora das igrejas, mas ainda muito ligado aos princípios cristãos do livre arbítrio, pecado, alma e sobretudo um único deus universal que manda nisto tudo...
No entanto, apesar de "datada" e de reflectir uma abordagem de moral cristã, a doutrina espirita, e o trabalho do "companheiro" Hippolyte Léon Denizard Rivail, continua a ser uma referencia para todos aqueles que pretendem aprender um bocadinho mais sobre as questões da vida e da morte e sobre as relações com os universos ocultos.
Ainda a acrescentar, que Kardec, e agora sito da Wikipedia,  " como um erudito de sua época, acreditava na suposta superioridade racial dos brancos europeus e inferioridade de outros grupos étnicos/raciais".
Mas por favor, leiam os livros do homem, mesmo que a leitura implique algum esforço, leiam criem o vosso próprio pensamento critico!
Fiquem bem
Fiquem em Paz

#7
Óptimos esclarecimentos Tokobá de Xang...
já agora uma pergunta e o famoso médium psicográfico Xico chavier , ele parece-me que era também espírita , ou estou enganado ?
( cheguei a ver partes do programa que ele fez para a tv Pinga Fogo )
hoje em dia fala-se muito dele novamente, devido ao que chamam " data limite " a 20 de Julho deste ano,
o que já falta pouco tempo.
Pelo pouco que entendo a gente passou no " teste " dos 50 anos

Também não tenho nada contra a doutrina espírita, nem contra nenhuma outra ( mas evito os hipócritas )
acho que cada uma é importante, para uma determinada cultura de um determinado local e num determinado espaço,
por exemplo para uns é mais fácil entender anjos, para outros os djin, para outros exus, para outros o karma e o ciclo reencarnatório, e por ai adiante..
mas no fundo acredito que se formos Às fontes de cada uma, todas têm a sua validade,
e aprenderemos mais coisas boas, do que coisas más,
pois com o tempo o homem tem tendência para deturpar as fontes para seu próprio benefício..
por exemplo se quero estudar o cristianismo, não vou as igrejas, mas estudo aquilo que o mestre realmente falou,
da própria boca dele, normalmente é muito mais enriquecedor.
bem claro é apenas uma opinião, nada mais.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.