Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.519
Total de mensagens
369.631
Total de tópicos
26.969
  • Os eventos celestiais que não pode perder em 2019
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 1.521 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


O ano de 2019 começou da melhor forma para quem gosta de ter os olhos apontados para o céu. Um eclipse total da Lua, uma super Lua, uma 'Lua de Sangue' e até uma queda de meteoros das Quadrântidas já ocorreram em janeiro. É certo que estes fenómenos não são facilmente observáveis em qualquer lugar do mundo, no entanto é sempre bom saber onde e quando estes ocorrem.


19 de fevereiro - Lua cheia, super lua

A segunda super lua do ano irá ocorrer no dia 19 de fevereiro. Este fenómeno ocorre quando a Lua está cheia e o mais próximo possível da Terra em sua órbita.


20 de março - Equinócio de março

O equinócio de março ocorre quando o Sol brilha diretamente sobre a linha do Equador, iluminando todas as partes da Terra com a mesma quantidade de luz solar. Diversos rituais antigos ocorrem por todo o planeta.


21 de março - Lua cheia, superlua

Com a luz ainda próxima do planeta Terra em sua órbita, a Lua Cheia volta a transformar-se numa super lua. O belo evento ocorre no dia 21 de março.


19 de abril - Lua Cheia

Abril é o primeiro mês de 2019 onde ocorre uma Lua Cheia que não é uma super lua, uma vez que a órbita da Lua já se afasta da Terra.


22 e 23 de abril - Chuva de meteoros Líridas

Conta com cerca de 20 meteoros por hora durante os momentos de pico. Ocorre todos os anos entre os dias 16 e 25 de abril. Esta chuva de meteoros é feita de partículas de poeira que caem do cometa C/1861 G1 (Thatcher).


6 e 7 de maio - Chuva de meteoros Eta Aquáridas

Conta com cerca de 60 meteoros por hora, a Eta Aquáridas é vista como um espetáculo. O evento é mais visível no hemisfério sul, sendo meio visível no norte.


18 de maio - Lua Cheia, Lua Azul

Este fenómeno ocorre uma vez a cada 2.7 anos, tendo lugar quando existe uma quarta Lua Cheia ao invés das três habituais. As Luas Cheias ocorrem a cada 29.53 dias, sendo que este ano há uma extra.


10 de junho - Júpiter em oposição


A melhor altura para ver Júpiter da Terra, em 2019, é no dia 10 de junho. O enorme planeta de gás fará a sua maior aproximação à Terra, na sua rotação ao redor do Sol, que iluminará a superfície de Júpiter.


17 de junho - Lua Cheia


Algumas tribos da América do Norte apelidam este evento de 'Lua Cheia de Morango', devido ao amadurecimento das frutas.


21 de junho - Solstício de verão (solstício de junho)

É o primeiro dia de verão no hemisfério norte e primeiro dia de inverno no hemisfério sul. Ocorre quando o Pólo Norte se inclina para o Sol.


2 de julho - Eclipse solar total

O primeiro eclipse solar total de 2019 será visível apenas no sul do Pacífico, no centro do Chile e centro da Argentina. É um dos dois eclipses
totais do sol deste ano.


9 de julho - Saturno em oposição

Saturno fará a sua a maior aproximação à Terra no dia 9 de julho, sendo totalmente iluminado pelo Sol durante a noite. Os anéis do planeta também ficarão visíveis.


16 de julho - Lua Cheia

Algumas tribos indígenas chamaram este evento de Lua Cheia do Fanfarrão, uma vez que ocorre quando crescem os chifres dos cervos.


16 de julho - Eclipse parcial da Lua


Será visível da Europa, África, Ásia Central e Oceano Índico. A lua 'viajará' de forma parcial pela zona mais escura da sombra da Terra.


28 e 29 de julho - Delta do Sul Aquariids

Com cerca de 20 meteoros a passar no céu por hora, este fenómeno ocorre todos os anos entre os dias 12 de julho e 23 de agosto.


12 e 13 de agosto - Chuva de meteoros Perseidas

É um sonho para quem gosta de observar estrelas. São cerca de 60 estrelas cadentes a voar pelo céu por hora. O fenómeno brilhante é causado por fragmentos que saem do cometa Swift-Tuttle.


15 de agosto - Lua Cheia

As tribos indígenas chamam a este fenómeno de Lua Cheia de Esturjão, uma vez que este tipo de peixe é fácil de apanhar durante o mês de agosto.


9 de setembro - Neptuno em oposição

Esta é a distância mais próxima a que Neptuno estará da Terra, durante todo o ano. O planeta ficará visível ao longo de toda a noite, mas somente como um ponto azul.


14 de setembro - Lua Cheia

É popularmente conhecida por Lua da Colheita, uma vez que ocorre próximo do equinócio de setembro. Algumas tribos também a designam por Lua Cheia de Milho, já que este fenómeno tem lugar perto da altura da colheita do milho.


23 de setembro - Equinócio de setembro

É o primeiro dia de outono no hemisfério norte e primeiro dia de primavera no hemisfério sul. Os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar no dia 23 de setembro de 2019.


23 de setembro - Equinócio de setembro

É o primeiro dia de outono no hemisfério norte e primeiro dia de primavera no hemisfério sul. Os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar no dia 23 de setembro de 2019.


13 de outubro - Lua Cheia

Algumas tribos indígenas da América do Norte apelidam este fenómeno de Lua Cheia do Caçador, referindo-se ao facto de o caçador ter tido sorte durante a época da caça.


21 e 22 de outubro - Chuva de meteoros Oriónidas

Observada desde tempos muitos antigos, esta chuva de meteoros conta com 20 estrelas cadentes por hora, voando dos remanescentes do cometa Halley.


21 e 22 de outubro - Chuva de meteoros Oriónidas

Observada desde tempos muitos antigos, esta chuva de meteoros conta com 20 estrelas cadentes por hora, voando dos remanescentes do cometa Halley.


5 e 6 de novembro - Chuva de meteoros Táuridas


Esta longa chuva de meteoros conta com poeira espacial de dois cometas diferentes, produzindo apenas 10 meteoros por hora. O asteróide 2004 TG10 e o Cometa Encke são responsáveis por este fenómeno, que ocorre anualmente entre os dias 7 de setembro e 10 de dezembro.


11 de novembro - Rara passagem de Mercúrio pelo Sol

A próxima passagem de Mercúrio pelo Sol ocorrerá apenas em 2039. O evento tem lugar apenas em alguns anos, sendo visível na América do Norte, México, Europa, Médio Oriente e África. 


12 de novembro - Lua Cheia

As tribos indígenas norte-americanas apelidam este fenómeno de Lua Cheia do Castor, uma vez que era por esta altura que eles colocavam as armadilhas para os castores.


17 e 18 de novembro - Chuva de meteoros Leónidas


Grãos de poeira do cometa Tempel-Tuttle enviam 15 meteoros por hora pelo céu. A cada 33 anos esta chuva tem centenas de estrelas cadentes.


24 de novembro - Conjunção de Vénus e Júpiter

No dia 24 de novembro, Júpiter e Vénus estarão visíveis a olho nu.


12 de dezembro - Lua Cheia

As tribos indígenas norte-americanas apelidam este fenómeno de Lua Cheia Fria, uma vez que esta ocorre na altura das temperaturas mais baixas.


12 de dezembro - Lua Cheia


As tribos indígenas norte-americanas apelidam este fenómeno de Lua Cheia Fria, uma vez que esta ocorre na altura das temperaturas mais baixas.


22 de dezembro - Solstício de dezembro

Com o Pólo Sul a apontar para o Sol, o inverno cai sobre o hemisfério norte enquanto o verão chega ao hemisfério sul, a 22 de dezembro.


21 e 22 de dezembro - Chuva de meteoros Ursídeos


Esta pequena chuva de meteoros, produzida pelo cometa Tuttle, permite que entre cinco a dez meteoros voem pelo céu por hora.


26 de dezembro - Eclipse solar anual

Este eclipse solar anual ocorre quando a Lua está tão longe da Terra, na sua órbita, que bloqueia por completo o Sol. Um anel em forma de raio de luz forma-se á volta da Lua, criando um belo efeito. Será visível da Arábia Saudita, sul da Índia, norte do Sri Lanka e Indonésia


Fonte: http://www.msn.com/pt-pt/noticias/ciencia-e-tecnologia/os-eventos-celestiais-que-n%c3%a3o-pode-perder-em-2019/ss-BBSRF4q?ocid=ientp#image=35
ILYM

Vou apontar na agenda. Eu adoro estes fenómenos, fazem sentir que somos tão pequenos, e ao mesmo tempo, que temos tanta sorte de existirmos !
DeepGirl

Citação de: DeepGirl em 31 janeiro, 2019, 08:28
Vou apontar na agenda. Eu adoro estes fenómenos, fazem sentir que somos tão pequenos, e ao mesmo tempo, que temos tanta sorte de existirmos !

Concordo a 100%!! Aquela sensação de que "ainda bem que posso e consigo ver estes acontecimentos extraordinários"
ILYM