Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.456
Total de tópicos
26.916
  • Monte São Brás (Pequena casa atras do monte)
    Iniciado por Tigz
    Lido 1.584 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Monte de São Brás localiza-se na margem direita do Rio Leça sobre um afloramento granítico que se despenha abruptamente sobre o rio, no limite entre as freguesias de Santa Cruz do Bispo e Custóias. No seu perímetro alberga as capelas de São Brás, também dedicada a Nossa Senhora do Livramento e do Mártir São Sebastião, a cerca de 70 m de altitude. A primeira orienta-se a poente e possui na sua frente uma extensa escadaria, a segunda está orientada a norte e numa cota mais elevada do que a primeira, de costas para o rio Leça.


Estátua
A estátua em granito está enterrada até aos joelhos, atinge a altura de uma pessoa, falta-lhe os dois antebraços, mostra mutilações nos olhos, nariz e boca, e ao lado, no seu sopé, encontra-se uma figura indefinida do mesmo granito, representando algum animal. Para uns é a figura de um antigo guerreiro (lusitano?) a julgar pela vestidura, cinturão, joelheiras e presumível couraça. Junto teria a estátua de um leão ou qualquer outro animal feroz. Nesta hipótese teria a clava na mão, se não estivesse mutilado. Está também desprovido dos membros inferiores e encontra-se implantado até ao meio da coxa sobre uma pedra de superfície plana. Seria, pois, um antigo guerreiro de barba e cabelo engrenhados, isto é, uma estátua representando uma personagem bárbara e togada - arte principal do séc. I. Para outros, a referida estátua é uma figura artesã e não mostra sinais de obra de arte culta. Seria trabalho que mãos habilidosas criaram, num misto de obra de arte culta. Seria trabalho que mãos habilidosas criaram, num misto de religião e paganismo. A opinião (do Dr. Bertino Daciano) faz deste achado um arranjo escultórico quinhentista que decoraria a Quinta do Bispo. A hipótese que parece ser mais estruturada é a que situa a famosa estátua entre os vestígios arqueológicos romanos existentes, outrora, na zona. Será, com efeito, um exemplar da estátua de Hércules ou seu filho - Amato, divindade mitológica grega que os romanos propagam nas suas colonizações da Península. Na mitologia e no mundo romano o culto de Hércules representava uma epopeia como evocação de um homem que ganhou o seu lugar no Olimpo, a premiar uma vida intensa de amores que terminou com uma morte trágica. Hércules, deus guerreiro, está associado ao culto de Vénus, expressão da força e do amor, com grande expansão no mundo ocidental. O relacionamento do "Homem da Maça", como estátua de culto mitológico nas povoações romanas não só é viável mas, inclusivamente, alumia de um modo científico a origem do próprio nome de Matosinhos. Na mitologia, com efeito, Hércules tinha o filho Amato, que prolongava, na colonização, a irradicação mitológica da divindade. Daí que seja viável que os romanos ou primeiros latinos que aqui chegaram tenham chamado ao porto de Leça, no sopé do Monte Castelo, o Porto de Amato, ou seja, no original latino, AMATUS SINUS, AMITI SINUS, AMATUSIAE (sinus quer dizer porto), fórmulas que a semântica transformaria em MATOSINHOS. Esta explicação para o topónimo Matosinhos é tão ingénua como a tradicional que fazia derivar o nome diminutivo de matos (Matos + inhos, vendo analogia entre Mato e Bouças), ou do "Matizadinhos" das conchas da praia, com que Caio Pallantia = Maia se cobriu nas festas do seu noivado.

Boas sou o Tigz e sou novo por aqui e este sera o meu primeiro topico sobre isto desculpem qualquer falha!
Eu e uns amigos decidimos investigar este local pois ouvimos de pessoas da zona que la eram praticados rituais de magia negra,chegando ao local reparamos logo ser um local com uma energia negativa , mal subimos o pequeno monte que da acesso a São Brás vimos a famosa Estátua que é um bocado assustadora só de si mas decidimos nos aproximar para ver melhor a estátua quando nos aproximamos reparamos que aos pés da estátua estava um boneco de Jesus Cristo sem braços e sem pernas com 2 velas negras e 2 velas brancas queimadas (decidi não tirar fotos a isso pois não queria trazer nada comigo daquele local e todos descemos de perto da estátua e continuamos rumo ao antigo raft park (passamos o raft park e reparamos que no fundo havia a casa em que dizem ter morrido alguém em algum dos rituais que correu mal ) decidimos ir la andamos pelo andar terreo sem problema mas subindo ao primeiro andar começamos a nos sentir mal com diversas dores mas avançamos um pouco apesar do medo e um de nos perguntou esta aqui alguém ? e ouvimos 3 pancadas leves na madeira o susto foi tanto que saímos da la as pressas.
Vale uma investigaçao a noite pessoal , penso ir la outra vez mas desta vez de noite se alguém da zona se quiser juntar é so dizer.
Ja deixo aqui as fotos , apenas tirei fotos mas nao filmei sorry.

 A história interessou-me imenso. Voltaram lá? adorava juntar-me a vocês mas sou de Lisboa.

Quero voltar la a noite e também explorar mais o local pois existe la uma pequena capela que nao chegamos a visitar , aqui ficam as fotos , espero que gostem










queres ir ate la de noite ?
onde e que isso fica ?