Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Mau olhado?
    Iniciado por silva1987
    Lido 815 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá...Boas tardes...Sou novo por estas bandas...mas há algo que me está a inquietar....moro com a minha companheira e com um filho que temos em comum...Há pouco tempo aconteceu algo deveras estranho...A minha companheira comprou umas camisolas novas...usou as e colocou  as para lavar...Assim que saíram da maquina de lavar vinham todas esburacadas...Sim esburacadas...Temos tb uns canteiros no jardim com várias ervas, todas com saúde...excepto a Arruda que secou...será mau olhado?  Se alguém puder dar uma ajuda...Desde já obrigado

Olá silva1987. Eu não lhe posso dizer se é mau olhado ou não, mas relativamente à máquina de lavar (para descartar hipóteses) posso dizer-lhe que já me aconteceu algo semelhante e tratava-se de um pequeno ferro do tambor que estava de fora e que fez buracos na maior parte da roupa. Claro está que teve de ir quase tudo fora e a máquina arranjada.

Quanto à arruda não lhe sei dizer. Talvez alguém lhe possa dar uma ajuda melhor.

#2
Ruta graveolens, dito arruda

Clima
A arruda pode crescer em muitos tipos de clima. Embora os melhores resultados sejam obtidos com temperaturas amenas, esta planta pode crescer bem em temperaturas entre 4°C e 30°C.

Luminosidade
Cresce melhor com luz solar direta, mas também tolera sombra parcial.

Solo
Cultive preferencialmente em solo calcário, bem drenado, com pH entre 7 e 7,5. No entanto, esta planta pode ser cultivada em diversos tipos de solo, incluindo solos pedregosos, pouco férteis e solos levemente ácidos.

Irrigação
As mudas devem ser bem irrigadas, já as plantas bem desenvolvidas toleram curtos períodos de seca, de forma que é possível irrigar de forma esparsa, permitindo que o solo seque superficialmente entre uma irrigação e outra. O excesso de água no solo pode prejudicar esta planta.

Plantio
A arruda pode ser propagada por sementes, por divisão de plantas bem desenvolvidas ou por estaquia.

As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, a uma profundidade de 0,5 cm no solo. A germinação leva de 1 a 3 semanas. Se semeadas em sementeiras, transplante as mudas quando estiverem com cerca de 10 cm de altura.Os ramos de plantas bem desenvolvidas podem enraizar naturalmente em contato com o solo, de forma que plantas mais antigas podem ser divididas. Ramos saudáveis também podem ser cortados e parcialmente enterrados para enraizarem, formando novas plantas.

A arruda pode ser cultivada em vasos e jardineiras grandes.

Acho que a sua Arruda está com sede e calor...

Se tiverem sementes ou mudas de Salvia Apiana digam-me que estou a procura


Grato pela atenção :)
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.