Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.460
Total de tópicos
26.917
  • Porque não há exorcistas em Portugal?
    Iniciado por Paranormalstate
    Lido 18.490 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: GhostLover em 17 janeiro, 2019, 16:30
Não sei como é em outros locais mas na minha zona só há uma paróquia que tem um padre exorcista (e não sei se não será mesmo o único da diocese).
E a verdade é que, pelo menos por aqui, ele não é bem aceite por muita gente desinformada e ignorante, pois embora seja uma prática pertencente à igreja, ele é criticado por "mexer com o diabo" (como dizem...). Nas terrinhas pequenas as pessoas tendem a ter muitas superstições, mas depois não aceitam estas coisas, têm medo do "diferente".
Será que, por isso, não haverá até alguns exorcistas que pratiquem a atividade de forma mais encoberta para não suscitar crítica das populações?

Infelizmente nessas "terrinhas" esse tipo de pensamento ainda está muito enraizado, sei disso porque onde vivo também é assim... e as pessoas só vêm as coisas com outros olhos quando são elas a necessitar de ajuda. Quanto à parte de os padres exorcistas trabalharem "de forma mais encoberta", não creio ser possível devido ao número reduzido que existe no nosso país (seis), e no fundo acredito que já o devem fazer de modo encoberto o suficiente.

O  maior inimigo dos exorcistas é a própria Igreja.
Padres e bispos que dificultam imenso a vida dos exorcistas, porque ou não se acreditam no demónio ou então "trabalham" com esse ser.
Os padres mais antigos tinham uma noção sobre a espiritualidade que esta nova fornada de padres não têm, ou antes, preferem não ter.
Aconselho-te a pesquisares sobre o exorcismo de Annelise Mikcel, isto porque foi este exorcismo largamente publicitado e "explorado" pela comunicação social, que levou a Igreja Católica a ter redobrados cuidados em relação a quem exorcizar.
Isto porque os padres que praticaram o exorcismo na referida pessoa, foram criminalmente responsabilizados pela sua morte, contudo não sei se chegou ou não a haver uma condenação.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Se houvesse mais abertura por parte da igreja e da sociedade, haveria concerteza muito menos pessoas internadas com problemas psiquiátricos, outras não ficariam realmente doentes com tanta medicação mal dada...

Enfim ainda vamos longe na caminhada deste conhecimento, mas não são assim tão poucos a fazê-lo, e o conhecimento esse é de quem realmente o quer receber.

E quem disse que não há? Não é preciso ser padre para ser exorcista. Eles é que não se mostram.

#94
Citação de: mrpauloaguiar em 25 agosto, 2019, 21:02
E quem disse que não há? Não é preciso ser padre para ser exorcista. Eles é que não se mostram.

O exorcismo Católico pode ser somente feito por padres especialmente aptos para essa cerimónia, que são os padres exorcistas.
Contudo o exorcismo no seu aspeto geral, ou seja, sem ser o específico da Igreja Católica era já utilizado antes de Cristo ter nascido e continua atualmente a ser utilizado por religiões não cristãs e inclusivamente por tribos.
Recorde-se que mesmo no tempo de Cristo, pessoas que não faziam parte do grupo dos seus discipulos e apóstolos, praticavam o exorcismo com conhecimento e autorização de Cristo.
No meu ponto de vista, porque para um exorcismo ser realizado não importa minimamente o cargo religioso que alguém ocupa, mas antes, a sua autoridade moral
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Boa tarde a todos,

a igreja católica não congrega mais padres exorcistas, porque não quer que os seus fieis conheçam a verdade. Digamos que é mais fácil manter a ignorância do que o conhecimento.

se for a um centro espirita, não há exorcistas, mas sim doutrinadores que ajudaram os espíritos através dos mediuns a seguirem os seus caminhos.

Citação de: Joaov6 em 26 agosto, 2019, 19:09
Boa tarde a todos,

a igreja católica não congrega mais padres exorcistas, porque não quer que os seus fieis conheçam a verdade. Digamos que é mais fácil manter a ignorância do que o conhecimento.

se for a um centro espirita, não há exorcistas, mas sim doutrinadores que ajudaram os espíritos através dos mediuns a seguirem os seus caminhos.

A Igreja Católica forma sim padres exorcistas, aliás, o atual pápa já tornou pública a necessidade da existência de padres exorcistas, assim como aconselhou que essa prática fosse mais utilizada.
Em relação aos centros espiritas, não generalizes, porque eu conheço por exemplo um em que a responsável do centro é uma pessoa que além de ser ignorante, não gosta de pessoas que tenham mais conhecimento sobre a espiritualidade do que ela.
Não existem Igrejas nem ideologias infaliveis, existem sim boas e más pessoas em todas elas.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Quanto á necessidade de mais exorcistas , já foi aqui falado que não é preciso ser padre para o fazer, embora seja prática da igreja,então expliquem , se algum de vós sabe, como se apercebe da necessidade de um exorcismo, e que linhas seguem para o fazer

Obrigada , acho importante a partilha de conhecimento, além obviamente dos vários pontos de vista.

Citação de: Paranormalstate em 17 junho, 2017, 15:38

Diz-se que os exorcistas são poucos e que muitas dioceses não têm nenhum. Porquê?
Infelizmente ainda temos alguns padres e muitos bispos que não acreditam no exorcismo e há um grande silêncio e incredulidade por parte da Igreja sobre este tema.
Porque não se fala de exorcismos, do Diabo ou até do Inferno hoje em dia nas igrejas ? Na sua missa de domingo? 
Pois, infelizmente ainda temos padres e até Bispos, sim Bispos, que afirmam: «o Inferno não existe, o Demónio não existe.. »
Mas Jesus, no Evangelho, fala disso diversas vezes, daí podermos afirmar que ou nunca leram o Evangelho, ou então não acreditam nele ! Muitos afirmam que estes exorcismos executados por Jesus eram apenas curas operadas a meros doentes.
Mas no evangelho faz-se uma distinção clara entre os dois casos - quando Jesus cura os doentes vs quando Jesus os liberta do Demónio. Tal, se pode verificar também pela ordem final dada por Jesus: « ide, pregai a minha palavra, expulsai os demónios e curai os doentes.
No início da história Cristã, executavam-se muitos exorcismos e feitos por pessoas de fé, não por sacerdotes porque na altura não era este o seu "título". Pois Jesus disse: « Em meu nome expulsarão os demónios». Portanto, bastava ter fé e acreditar Nele. E ainda hoje é assim. A palavra do Senhor não mudou.
   
Largas citações do famoso discurso de Paulo VI (15.11.1972), dedicado a este tema, na catequese da audiência geral, afirmando que "uma das maiores necessidades da Igreja atualmente é a defesa contra este mal que chamamos Demônio". O Papa Paulo VI insistiu que "o mal não é apenas uma deficiência, mas uma eficiência, um ser vivo, espiritual, pervertido e que perverte. Uma terrível realidade! Misteriosa e medonha! Deixa a esfera do ensinamento bíblico e eclesial quem se recusa a reconhecer sua existência"...
E que o nosso Papa Francisco reafirma dizendo: " Mas a esta geração – e a tantas outras – fizeram acreditar que o diabo fosse um mito, uma figura, uma ideia, a ideia do mal. Mas o diabo existe e nós devemos lutar contra ele. Di-lo Paulo, não o digo eu! A Palavra de Deus di-lo. Mas nós não estamos tão convencidos."

Então porque se colocam tantos entraves e questões quando é necessário nomear mais exorcistas?

Este silêncio sobre o Diabo no seio da Igreja tem diversas consequências. Uma delas, como já referi, é a ausência total de exorcistas. Portugal é um deles. Assim, quem sofre destes malefícios (um mal provocado por intermédio do Demónio) tem de recorrer a exorcistas de Roma, os quais, estão sobrecarregados de compromissos e de casos que já acompanham. E então onde vão estas pessoas pedir ajuda? Aos bruxos e aos feiticeiros! Vão lá, porque sentem que é a sua última oportunidade e pelo menos lá vão ser ouvidos e compreendidos, uma vez que nas igrejas o que ouvem é: isso são invenções da tua cabeça ! Vai te lá embora!

Escrevo esta pequena reflexão para reafirmar que não podemos deixar que isto suceda. A mentalidade da Igreja tem de mudar, tem de haver mudanças na Igreja e nas paróquias. Se todos nós partilharmos estas ideias entre cristãos, a pressão na igreja para que este assunto seja abordado, aumentará. Escrito por: Letty
existe éxorcistas um deles vive em Lamego, mas na igreja universal os pastores fazem isso também chama se libertarcao espiritual